Projeto leva Cabras de Lampião e Xaxado a oito comunidades do Pajeú
Já imaginou um magote de cangaceiros chegando e tomando conta de uma povoação nos confins do Sertão do Pajeú, chamando as pessoas da localidade para, no lugar de se travarem numa brigada, fazerem uma peleja de Xaxado, música e poesia?
É isso que vai acontecer com o projeto Nos carrascais do Pajeú, com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que irá percorrer oito comunidades da zona rural de oito cidades da região. Um verdadeiro mergulho na história. As apresentações do Grupo acontecerão em escolas, nas feiras livres e praças, onde o espectador vai reviver a história de Lampião, promovendo uma verdadeira festa.
O projeto Nos Carrascais do Pajeú irá permitir a promoção e divulgação do Xaxado, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, conforme Lei Estadual nº 13.776 publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 26/09/2009 e de Serra Talhada, de acordo com a Lei N° 1.404, de 15 de abril de 2014.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é um dos maiores divulgadores desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos – exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o Cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. Com músicas ao vivo – sanfona, triângulo e zabumba – e um repertório do Cangaço, MPB e uma indumentária semelhante à dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada de uma forma envolvente e de singular beleza.
Confira o roteiro das comunidades que receberão o projeto:
Dia 13 de setembro de 2022
São José do Egito
10h: comunidade Curralinho.
Tabira
16h – Comunidade Borborema
Dia 14 de setembro de 2022
Iguaracy
10h – Jabitacá.
Ingazeira
16h – Comunidade Sítio Minadouro.
Dia 15 de setembro de 2022
Carnaíba
10h – Comunidade da Itã.
Quixaba
15h – Escola Municipal Verríssima D’Arc dos Santos.
Dia 16 de setembro de 2022
Triunfo
10h – Comunidade de Jericó.
Santa Cruz da Baixa Verde
19h – Comunidade Jatiúca.
O projeto é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e Agência Cultural de Criação e Produção, com incentivo de Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco.