Notícias

Prefeitura de Afogados inaugurou quadra coberta na escola Gizelda Simões‏

Por Nill Júnior
Ney Quidute atuando na marcação. O Secretário levou um tombo grande, pelo que apurou a reportagem e precisou de apoio médico. A queda foi batizada por colegas de FPM
Ney Quidute atuando na marcação. O Secretário levou um tombo grande, pelo que apurou a reportagem e precisou de apoio médico. A queda foi batizada por colegas de FPM

Um jogo festivo entre pais de alunos e equipe da administração municipal marcou a inauguração da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Professora Maria Gizelda Simões Inácio, que atende aos bairros São Sebastião e Costa.

Entraram em campo nomes como o prefeito José Patriota e os Secretários de Finanças Ney Quidute e Saúde Arthur Belarmino, um time “de peso”. Na partida festiva, o resultado foi 3×2 para a equipe formada pelos pais de alunos da escola ou seja, nenhuma surpresa.

A nova quadra também vai atender à comunidade escolar dos bairros vizinhos. A Secretaria de Educação do município está finalizando o modelo de gestão da quadra, com o objetivo de disciplinar o seu uso, garantindo a preservação do patrimônio.

A quadra recebeu o nome da Professora Silmara Gracyelly Nascimento Amaral, que ensina na Escola e faleceu, prematuramente, no último mês de Agosto. Familiares, amigos e alunos da Professora estavam bastante emocionados durante a solenidade de inauguração.

Acompanhado da primeira-dama, Madalena Leite, o Prefeito José Patriota destacou o conjunto de ações de sua administração na área de educação.

“Conquistamos prêmios importantes, garantimos merenda de qualidade, inauguramos duas creches modernas, duas escolas, e estamos concluindo outra escola na zona rural, dessa vez no Sítio São João Velho,” afirmou Patriota.

Outras Notícias

Sebastião Oliveira nega possibilidade de Waldemar sair do Avante

Sebastião Oliveira,  presidente estadual do Avante em Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, negou qualquer possibilidade de o deputado federal Waldemar de Oliveira deixar a legenda. A declaração foi dada ao Portal Júnior Campos, após especulações surgirem na imprensa sobre uma possível troca partidária envolvendo o PSD. Segundo Sebastião, o assunto foi tratado de forma […]

Sebastião Oliveira,  presidente estadual do Avante em Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, negou qualquer possibilidade de o deputado federal Waldemar de Oliveira deixar a legenda.

A declaração foi dada ao Portal Júnior Campos, após especulações surgirem na imprensa sobre uma possível troca partidária envolvendo o PSD.

Segundo Sebastião, o assunto foi tratado de forma clara durante o encontro político realizado neste domingo, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do presidente nacional do Avante, Luís Tibé . A reunião aconteceu na residência de Waldemar de Oliveira.

De acordo com Sebastião Oliveira, houve, de fato, convites e investidas da própria governadora para atrair Waldemar para outra legenda [PSD], mas a posição do Avante foi firme.

“De fato houve o convite de Kassab a Waldemar que é um excelente quadro, um excelente deputado federal, mas ficou claro e bem definido que o Avante tem chapa de estadual e chapa de federal. Não existe a menor condição, a menor possibilidade de Waldemar sair do Avante”, afirmou.

“Ficou claro que o partido [Tibé] não abre mão nem de Waldemar nem de mim. O Avante segue forte, com chapas próprias para estadual e federal”, reforçou.

Sebastião destacou ainda que o Avante seguirá apoiando o projeto político da governadora Raquel Lyra, mas com ressalvas.

“Nós vamos apoiar a governadora com entusiasmo, desde que haja respeito aos espaços do partido e à nossa chapa. Se ela quiser ajudar a chapa, será bem-vinda. Se não quiser, tudo bem”, pontuou.

A declaração encerra os rumores de uma eventual migração partidária e reafirma o posicionamento do Avante como aliado do governo estadual, mantendo, no entanto, autonomia política e eleitoral em Pernambuco.

São José do Belmonte celebra 27ª Cavalgada à Pedra do Reino

Festa, que contará com cavalhada, cavalgada, exposições e apresentações musicais e de dança, começa dia 19 e vai até 26 de maio Em mês dedicado ao encantamento, à religiosidade e ao lúdico, o município de São José do Belmonte, em Pernambuco, promove a sua 27ª Cavalgada à Pedra do Reino. Neste ano, a festividade que […]

Festa, que contará com cavalhada, cavalgada, exposições e apresentações musicais e de dança, começa dia 19 e vai até 26 de maio

Em mês dedicado ao encantamento, à religiosidade e ao lúdico, o município de São José do Belmonte, em Pernambuco, promove a sua 27ª Cavalgada à Pedra do Reino. Neste ano, a festividade que mais atrai visitantes à região acontece de 19 a 26 de maio. Entre os destaques da programação, está a missa de abertura, no Sítio da Pedra do Reino, em homenagem aos mortos no Movimento Sebastianista da Pedra do Reino.

Cavalhada, cavalgada e encontro de poetas, cantadores, recitadores e mesas de glosas são outros destaques anunciados pela Associação da Pedra do Reino e a Prefeitura de São José do Belmonte, organizadoras da festa. O evento conta ainda com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur.

A festa contará ainda com duas exposições: “Mostra de Artes Sobre a Pedra do Reino” e “A Pedra do Reino e o Sebastianismo na Chapada do Araripe” – com curadoria de Alemberg Quindins.

Quase diariamente, haverá apresentações de boa música regional e números de dança. Banda de Pífanos do Mestre Ulisses, os grupos de forró pé de serra Serra Talhada e Zé de Balbina, e a dupla Neto Barros e Nilsinho Aboiador são alguns dos nomes que prometem colocar o público para forrozar. Em São José do Belmonte, na Praça Sá Moraes, será montado ainda um polo gastronômico, para a comercialização dos produtos das associações rurais do município.

“Em mais um ano, a Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, nos convida a contemplar essa festa carregada de tradição, cultura e fé. As apresentações musicais, as exposições e o encontro de poetas só reforçam essa reunião do povo para celebrar essa história, que é tão tradicional e carregada de simbolismo”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Todas as atividades da 27ª Cavalgada à Pedra do Reino é gratuita.

Confira a programação na íntegra

Cine São José em Afogados continua “à espera de um milagre”

Do Afogados On Line Sem funcionar há mais de um mês, o Cinema São Luiz no Recife segue de portas fechadas. O motivo da pausa foi um defeito na placa ICP do projetor digital. “A peça é responsável pela distribuição de luz e som do aparelho. Sem ela, o filme não roda”, explica Geraldo Pinho, […]

Do Afogados On Line

Sem funcionar há mais de um mês, o Cinema São Luiz no Recife segue de portas fechadas. O motivo da pausa foi um defeito na placa ICP do projetor digital. “A peça é responsável pela distribuição de luz e som do aparelho. Sem ela, o filme não roda”, explica Geraldo Pinho, programador do Cinema São Luiz.

Enquanto isso, o Cine São José de Afogados da Ingazeira, continua “à espera de um milagre”, já que precisa da digitalização de sua sala.

No dia 4 de novembro passado, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), esteve em Afogados da Ingazeira e, durante entrevista na Rádio Pajeú, disse que entraria em contato com o prefeito de Afogados, José Patriota, para que pudessem encontrar uma solução para o atual cinema que se encontra fechado devido a falta de equipamentos modernos (digitais) para a exibição de filmes.

Estamos nos encaminhando para 3 meses após a entrevista e parece que a conversa entre ambos para tratar sobre o assunto do cinema tá difícil igual a digitalização do cinema.

Sertão tem saldo de 2.687 empregos formais no 1º trimestre de 2022

Os melhores desempenhos foram das cidades de Petrolina, Lagoa Grande e Inajá; já o pior resultado foi de São José do Belmonte. Na análise por região, o Pajeú ficou em quarto lugar, com saldo de 222 empregos.  Por Juliana Lima O Sertão de Pernambuco registrou saldo de 2.687 empregos formais no primeiro trimestre de 2022, […]

Os melhores desempenhos foram das cidades de Petrolina, Lagoa Grande e Inajá; já o pior resultado foi de São José do Belmonte. Na análise por região, o Pajeú ficou em quarto lugar, com saldo de 222 empregos. 

Por Juliana Lima

O Sertão de Pernambuco registrou saldo de 2.687 empregos formais no primeiro trimestre de 2022, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

As dez cidades sertanejas que mais geraram empregos no período foram Petrolina (1.101), Lagoa Grande (396), Inajá (231), Araripina (171), Salgueiro (95), Arcoverde (93), Serra Talhada (92), Trindade (75), Santa Maria da Boa Vista (73) e Afogados da Ingazeira (62).

Os piores desempenhos no período foram registrados em Santa Terezinha (-12), Flores (-18), Terra Nova (-18), Bodocó (-20), Dormentes (-24), Custódia (-27), Tabira (-32), Jatobá (-73), Belém do São Francisco (-103) e São José do Belmonte (-110).

No levantamento por região os resultados são os seguintes: Sertão do São Francisco (1.590), Sertão do Araripe (378), Serão do Moxotó (329), Sertão do Pajeú (222), Sertão Central (107) e Sertão de Itaparica (61). Confira o resultado por região:

Sertão do São Francisco

  1. Petrolina 101
  2. Lagoa Grande 396
  3. Santa Maria da Boa Vista 73
  4. Afrânio 10
  5. Cabrobó 10
  6. Orocó -10
  7. Terra Nova -18
  8. Dormentes -24

Sertão do Araripe

  1. Araripina 171
  2. Trindade 75
  3. Ipubi 48
  4. Exu 32
  5. Santa Filomena 27
  6. Ouricuri 16
  7. Moreilândia 7
  8. Santa Cruz 2
  9. Granito 0
  10. Bodocó -20

Sertão do Moxotó

  1. Inajá 231
  2. Arcoverde 93
  3. Ibimirim 3
  4. Sertânia 2
  5. Betânia -3
  6. Manari -6
  7. Custódia -27

Sertão do Pajeú

  1. Serra Talhada 92
  2. Afogados da Ingazeira 62
  3. São José do Egito 21
  4. Itapetim 15
  5. Iguaracy 13
  6. Tuparetama 11
  7. Calumbi 7
  8. Triunfo 1
  9. Brejinho 0
  10. Ingazeira 0
  11. Quixaba -1
  12. Santa Cruz da Baixa Verde -1
  13. Solidão -1
  14. Carnaíba -6
  15. Santa Terezinha -12
  16. Flores -18
  17. Tabira -32

Sertão Central

  1. Salgueiro 95
  2. Parnamirim 9
  3. Cedro 3
  4. Mirandiba 0
  5. Serrita -3
  6. Verdejante -5
  7. São José do Belmonte -110

Sertão de Itaparica

  1. Floresta 30
  2. Petrolândia 30
  3. Carnaubeira da Penha 0
  4. Itacuruba -1
  5. Tacaratu 1
  6. Jatobá -73
  7. Belém do São Francisco -103

Ranking geral da geração de empregos no Sertão no 1º trimestre de 2022 (Caged):

  1. Petrolina 101
  2. Lagoa Grande 396
  3. Inajá 231
  4. Araripina 171
  5. Salgueiro 95
  6. Arcoverde 93
  7. Serra Talhada 92
  8. Trindade 75
  9. Santa Maria da Boa Vista 73
  10. Afogados da Ingazeira 62
  11. Ipubi 48
  12. Exu 32
  13. Floresta 30
  14. Petrolândia 30
  15. Santa Filomena 27
  16. São José do Egito 21
  17. Ouricuri 16
  18. Itapetim 15
  19. Iguaracy 13
  20. Tuparetama 11
  21. Afrânio 10
  22. Cabrobó 10
  23. Parnamirim 9
  24. Calumbi 7
  25. Moreilândia 7
  26. Cedro 3
  27. Ibimirim 3
  28. Santa Cruz 2
  29. Sertânia 2
  30. Tacaratu 1
  31. Triunfo 1
  32. Brejinho 0
  33. Carnaubeira da Penha 0
  34. Granito 0
  35. Ingazeira 0
  36. Mirandiba 0
  37. Itacuruba -1
  38. Quixaba -1
  39. Santa Cruz da Baixa Verde -1
  40. Solidão -1
  41. Betânia -3
  42. Serrita -3
  43. Verdejante -5
  44. Carnaíba -6
  45. Manari -6
  46. Orocó -10
  47. Santa Terezinha -12
  48. Flores -18
  49. Terra Nova -18
  50. Bodocó -20
  51. Dormentes -24
  52. Custódia -27
  53. Tabira -32
  54. Jatobá -73
  55. Belém do São Francisco -103
  56. São José do Belmonte -110
Augusto César cobra Governo do Estado por atraso de pagamento no Sassepe

por Anchieta Santos Ex-aliado do governo e agora membro da oposição, o deputado Augusto César (PTB) criticou na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, a falta de pagamento pelo Governo do Estado aos fornecedores credenciados no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe) na região do Araripe e do São Francisco. Segundo […]

augusto cesar

por Anchieta Santos

Ex-aliado do governo e agora membro da oposição, o deputado Augusto César (PTB) criticou na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, a falta de pagamento pelo Governo do Estado aos fornecedores credenciados no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe) na região do Araripe e do São Francisco.

Segundo ele, o Hospital Santa Maria, em Araripina, único credenciado na região do Araripe para atender aos mais de seis mil associados do Sassepe, suspendeu o serviço porque não houve pagamento.

Faturas do ano de 2013 ainda estão em aberto, de acordo com o deputado petebista.