Prefeito de Salgueiro reafirma que não disputa reeleição e detona oposição
Por Nill Júnior
Depois de circularem por redes sociais a informação que o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, estaria convicto a disputar a reeleição em 2020, contradizendo o que vinha afirmando desde o ano passado, o gestor, segundo o Blog de Alvinho Patriota, voltou a negar que tenha pretensão de tentar renovar o mandato.
A declaração foi feita em discurso na noite dessa sexta-feira (11), durante inauguração de uma escadaria no bairro Santa Margarida.
“Não sou candidato, mas tenho candidato para derrotar vocês [oposição]. Batam em mim, que eu tenho o couro grosso. Pode bater, pode bater que eu não ligo não”, esbravejou.
Antes, Clebel fez críticas à oposição. “Vá buscar emendas oposição. Vá buscar [calçamento de] ruas pra gente entregar em nossa cidade. Não fica criticando não. Vem pra dentro da gestão ajudar. ‘Vereadorzinhos’ tem lugar aqui pra vocês, tragam obras, porque esses aqui trazem”, disse, referindo-se aos vereadores da oposição e situação.
O prefeito concluiu a fala convidando a população para a festa de comemoração ao Dia das Crianças, que a Prefeitura realizará em frente à ACS na tarde deste sábado (12).
Numa cerimônia bastante concorrida, o novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), foi empossado, neste domingo (1°), junto com a vice Luska Pereira (DEM) e 23 vereadores. Na solenidade, o socialista assegurou que a cidade irá voltará a ser referência econômica e política no Estado, além de prometer trabalho incansável durante os quatro anos de mandato. A reafirmação de vários compromissos de […]
Numa cerimônia bastante concorrida, o novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), foi empossado, neste domingo (1°), junto com a vice Luska Pereira (DEM) e 23 vereadores. Na solenidade, o socialista assegurou que a cidade irá voltará a ser referência econômica e política no Estado, além de prometer trabalho incansável durante os quatro anos de mandato.
A reafirmação de vários compromissos de campanha foi o principal foco do discurso de posse do novo prefeito. Miguel reforçou que vai garantir a gratuidade do programa de educação infantil Nova Semente, a implantação de um novo Centro de Abastecimento e um abatedouro público. O prefeito ainda assegurou que vai lutar para combater a insegurança ao lado do Governo do Estado e investir na mobilidade. “Que saudade que temos das grandes avenidas, do trânsito fluindo rapidamente. Mas posso dizer que a saudade vai acabar e o trabalho está voltando”, ressaltou Miguel.
A união de forças políticas em todas esferas políticas para levar mais investimentos para a capital do São Francisco também foi citada pelo novo prefeito. “Temos um objetivo em comum, recuperar o protagonismo político, econômico e social de Petrolina. Para isso, irei pedir apoio de todas as lideranças, colocando Petrolina acima de todos os interesses políticos e pessoais.”
Miguel ainda falou do aspecto simbólico e pessoal proporcionado pela união da família na eleição após três décadas de divergências políticas. “Através da humildade e espírito público de Guilherme Coelho e Fernando Bezerra conseguimos reunir, depois de 30 anos, a nossa família. Agora, posso dizer de peito cheio que os Coelho estão mais fortes e unidos do que jamais estiveram”, afirmou emocionado o socialista.
Depois da posse, Miguel foi a pé até a sede da Prefeitura de Petrolina, onde foi recebido pelo ex-prefeito Júlio Lóssio. Na oportunidade, foi celebrada a cerimônia de transmissão de cargo e, em seguida, Miguel falou da sacada da sede municipal para centenas de pessoas.
Aos 26 anos, Miguel será um dos prefeitos mais jovens do estado e vai administrar uma cidade com mais de 330 mil habitantes. Nesta terça (02), o novo gestor terá seu primeiro compromisso oficial de governo com a assinatura de um termo de cooperação técnica para abastecimento na zona rural. O evento ocorre na sede regional da Codevasf, em Petrolina, a partir das 10h.
Lula e Bolsonaro morrem de medo de Ciro Hoje, no #CiroNaBand, o homem responde: – Qual o papel do estado? pic.twitter.com/dk5lcLFhpS — Todos Com Ciro (@todoscomciro) August 16, 2021 Um dos motivos pelos quais Bolsonaro e Lula se alimentam um do outro é o chamado fator Ciro. Eles não admitem publicamente, se referem a ele […]
Um dos motivos pelos quais Bolsonaro e Lula se alimentam um do outro é o chamado fator Ciro. Eles não admitem publicamente, se referem a ele sem aprofundar o debate, mas morrem de medo da possibilidade de crescimento de Ciro Gomes, no esteio do discurso #nemlulanembolsonaro .
O presidenciável tem cumprido uma agenda midiática da Globo à Band. Da Conversa com o Bial ao Canal Livre da Band, debatendo os problemas do país com uma lucidez difícil de ver no plano nacional. Um dos exemplos foi a sabatina no Canal Livre, com respostas sobre os problemas do país como a que você assiste acima.
O ex-governador do Ceará e ex-ministro analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022. “É necessário que o Brasil celebre um novo modelo econômico e um novo modelo de governança política. Ainda que eu não esteja solitário, [há] um apelo para que a população brasileira nos livre dessa bola de chumbo que nos prende ao passado. O momento brasileiro pede muito equilíbrio, muita autoridade e muita severidade”, disse o pré-candidato à presidência.
Sobe a pecha de desequilibrado, que pejorativamente tentam lhe imputar para descredenciá-lo, afirmou: “Percebi que muitas vezes uma frase mais forte, que é a expressão da minha indignação, muito mais assusta do que comovem. E a mensagem, para um bom comunicador, pertence a quem recebe e não a quem emite. Não me custa nada aprender com os erros que cometi”, completou.
Sobre Bolsonaro: “Historicamente, ele não está na linha dos presidentes que escaparam dos suicídios, das renúncias e dos impeachments. Depois, a psicologia do Bolsonaro está se agravando. É um paranoide imbecil, com traço de canalhice muito grave. Um grande pilantra envolvido em corrupção. Ele roubava dinheiro de gasolina na Câmara Federal. Isso tudo posso provar, tanto é que ele não me processa”, disparou.
Sobre Lula disse recentemente: “Eu venho de longa data, o Lula também. O Lula comete equívocos estratégicos que tem uma explicação: o lulocentrismo. O egolatrismo absolutamente sem contraste e agora piorado porque os grandes amigos que ele tinha que diziam ‘menos, Lula’ morreram todos. Ele está cercado de bajuladores de quinto nível. O ego do Lula agora não tem reparo, não tem contradição, despirocou geral. Não mudou nem uma ideia sobre nada. E agora tá piorado, porque ele considera, vamos dizer, que o crime compensa”, disse.
O ranço do petista e a ida de Ciro a Paris no segundo turno Bolsonaro x Haddad foram explicados por Delfim Neto. “Lula tinha organizado Ciro como presidente e Haddad como vice. Os dois foram ao meu escritório, o jornalista Mario Sergio Conti é testemunha. O objetivo era formular um programa de desenvolvimento do Brasil para sair da situação complicada em que se encontrava. Se não tivessem traído o Ciro, ele teria sido eleito. PT não teve a grandeza de ser o segundo na chapa”, revelou.
Ciro aposta nos debates que terá pela frente e no crescimento do eleitor que quer algo diferente de Lula e Bolsonaro, que ele calcula hoje em cerca de 41%. E sua capacidade de diálogo mais a fragilidade de vidro dos projetos de Lula e Bolsonaro faz com que os dois lutem pela polarização, façam pouco caso do projeto do cearense e até tentem ridicularizar suas posições. Freud explica. Os dois tentam a todo custo evitar Ciro contra um deles no segundo turno. O grande desafio do pedetista é furar a bolha e chegar ao segundo turno contra um ou contra outro. Se chegar, pode encomendar o paletó…
Pega a senha
Zé Negão foi alvo de umas dez ações por danos morais em virtude de falas na campanha. Na lista, por ter chamado José Patriota de “FDP”, por ter questionado a doação de secretários para a campanha de Sandrinho, por acusar Daniel Valadares de ter recebido diárias na gestão do pai Totonho. “Não vou perder uma”, diz confiante. Parte delas já teve audiência de conciliação, sem sucesso.
Golpista trapalhão
O mesmo golpista que usou o nome do vice Márcio Oliveira para extorquir comerciantes em Serra Talhada foi o que fez de vítima o prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira. Segundo o prefeito ele chegou a fazer uma trapalhada: se passou por Sandrinho, mas esqueceu de trocar de foto e mostrou a foto de Márcio (detalhe ao lado). Um comerciante percebeu a diferença e claro, não cau no golpe.
Melhores
No ranking dos melhores índices de transparência 2020 no ranking TCE, destaque para as prefeituras sertanejas de Triunfo (94,72% de itens atendidos), Flores (92,71%), Petrolina (89,95%), São José do Belmonte (88,94%), Arcoverde (86,68%) e Santa Cruz da Baixa Verde (85,93%). Em 2020, os prefeitos eram João Batista, Marconi Santana, Miguel Coelho, Romonilson Mariano e Tássio Bezerra.
Bons
Serra Talhada ficou em 30º com 83,92% dos critérios atendidos. Na sequência com avaliação positiva Ingazeira (81,41%), Carnaíba (81,16%), Sertânia (80,65%), Afogados da Ingazeira (78,89%), Salgueiro (76,88%), Tuparetama (75,13%), Tabira (74,87%), Betânia (74,62%) e Solidão (74,62%). Em Ingazeira o prefeito era Lino Morais, Sebastião Dias em Tabira, Patriota em Afogados e Clebel em Salgueiro.
Moderados
Figuram com avaliação moderada Custódia (72,61%), Floresta (72,36%), São José do Egito (69,10%), Iguaracy (67,84%), Calumbi (67,09%), Brejinho (59,05%), Santa Terezinha (58,79%), e Itapetim (58,29%). Dessas, tinham outros prefeitos Floresta (Ricardo Ferraz), Calumbi (Sandra da Farmácia), Brejinho (Tânia Maria) e Santa Terezinha (Vaninho de Danda).
Ruim e péssima
Só Quixaba ficou no rabo da gata. O índice de transparência do último ano da gestão de Tião de Gaudêncio foi considerado insuficiente, atendendo apenas 23,63% dos critérios. E a pior do Estado é também do Sertão, Mirandiba, que foi gerida por Rose Cléa Máximo (PSD), tendo apenas 1,01% de critérios atendidos. Uma tragédia.
Ferro no PSB
Fernando Ferro deu entrevista à Rádio Pajeú e reafirmou sua vontade de que o PT tenha candidatura própria em PE. “Marilia pontua muito bem”, lembrou. Ainda cutucou Humberto, que da boca da fora fala em candidatura própria. “Precisa ser mais firme na posição. Não podemos ficar a reboque do PSB”. Ferro quer voltar à Câmara. Em 2018 foi sacrificado por não ter palanque, contra a decisão nacional que rifou a candidatura própria.
192
A ansiedade pelo início das atividades do SAMU Regional é tão grande que, pouco depois da entrega da Central de Regulação, foram cinco chamados para o 192 de emergências que caíram na unidade, que ainda não está atendendo porque a OS ITGM ainda não assumiu os trabalhos. Isso deve ocorrer até setembro, depois de nova visita técnica do Cimpajeú à gestão do SAMU Fortaleza.
Frase da semana:
“Quando um não quer, dois não brigam”.
Do ex-presidente Lula, sobre as críticas que tem recebido de Ciro Gomes.
Por André Luis O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), esteve em uma reunião na manhã desta sexta-feira (17), na Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, onde foi recebido pelo secretário Diogo Bezerra e pelo gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho. A principal pauta da reunião foi a […]
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), esteve em uma reunião na manhã desta sexta-feira (17), na Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, onde foi recebido pelo secretário Diogo Bezerra e pelo gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho.
A principal pauta da reunião foi a pavimentação da PE-282, que liga Iguaracy ao distrito de Jabitacá. A obra é um anseio antigo da população e é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
O prefeito Zeinha Torres saiu animado da reunião e afirmou que está confiante na concretização da obra. “Saímos da reunião com a certeza de que a PE-282 será pavimentada. O secretário Diogo Bezerra e o gerente Mário Viana Filho foram muito receptivos e demonstraram o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento de Iguaracy”, disse.
A pavimentação da PE-282 vai beneficiar diretamente cerca de 10 mil pessoas que moram em Iguaracy e Jabitacá. A obra vai melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de deslocamento e facilitar o acesso a serviços públicos e oportunidades de emprego.
Além da PE-282, o gestor municipal também discutiu outras demandas que beneficiarão o município de Iguaracy.
Zeinha Torres afirmou que vai continuar trabalhando para garantir melhorias para a população de Iguaracy. “Vamos continuar lutando por mais investimentos e recursos para o nosso município. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, concluiu.
Por Tiago Areias – Assessoria Deputado O Deputado Federal Ricardo Teobaldo visitou na tarde desta sexta-feira (31), durante agenda administrativa no Sertão do Pajeú, as obras da Barragem de Ingazeira. Na ocasião, Teobaldo garantiu a continuidade das obras da barragem. Participaram da visita Sebastião Dias (Prefeito de Tabira), Sávio Torres (Ex-Prefeito de Tuparetama) e Mário […]
O Deputado Federal Ricardo Teobaldo visitou na tarde desta sexta-feira (31), durante agenda administrativa no Sertão do Pajeú, as obras da Barragem de Ingazeira. Na ocasião, Teobaldo garantiu a continuidade das obras da barragem.
Participaram da visita Sebastião Dias (Prefeito de Tabira), Sávio Torres (Ex-Prefeito de Tuparetama) e Mário Viana (liderança Local). A Barragem de Ingazeira situa-se entre os municípios de Ingazeira e Tuparetama e beneficiará cerca de 36 mil habitantes.
Durante a visita Teobaldo foi enfático ao garantir a execução da obra. “A obra continua. Estive com o Ministro da Integração, Gilberto Occhi, no mês passado e hoje falei novamente com ele ao telefone. A obra vai continuar. A Barragem de Ingazeira é fundamental para a região do alto pajeú e sua continuidade está assegurada”, frisou.
Ricardo também destacou que além de garantir a melhoria de vida para a população a Barragem da Ingazeira tem um alto potencial econômico. “Com a barragem teremos uma melhora significativa na qualidade de vida da população, promovendo um maior desenvolvimento local. Além disso coloca a região em outro patamar econômico”, destacou Ricardo Teobaldo.
A Barragem de Ingazeira vai acumular um volume de água de 48,7 milhões de metros cúbicos. Com investimentos da ordem de R$42 milhões, o projeto vai levar água para consumo, irrigação, turismo e piscicultura às famílias dos municípios de Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Tuparetama.
Só na piscicultura estima-se a produção de pescado da ordem de 150 toneladas por ano. Também haverá um aumento no potencial de irrigação da região em mais 522 hectares, o que deve gerar cerca mil empregos diretos e três mil empregos indiretos
Portal BR 247 O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que passou os últimos dias comemorando duas pesquisas eleitorais, do Datafolha e da parceria Istoé/Sensus, que mostravam seu fortalecimento num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, enfrentou, neste domingo, a primeira crise de sua campanha. O motivo foi a denúncia feita pela Folha de S. […]
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que passou os últimos dias comemorando duas pesquisas eleitorais, do Datafolha e da parceria Istoé/Sensus, que mostravam seu fortalecimento num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, enfrentou, neste domingo, a primeira crise de sua campanha. O motivo foi a denúncia feita pela Folha de S. Paulo de que ele, quando governador de Minais Gerais, teria construído um aeroporto na fazenda de um tio, na cidade de Claudio (MG), usando R$ 14 milhões em recursos públicos .
Nesta manhã, ele publicou uma longa de nota de esclarecimento sobre o caso, na qual alega que o aeroporto foi construído em área pertencente ao estado, ‘não havendo portanto o investimento publico em área privada afirmado no título da reportagem’. Seu tio seria o ex-proprietário do terreno, que, segundo a nota, até hoje, não teria sido indenizado pelo estado. ‘De forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado na reportagem como dono do terreno’.
Na sua explicação, Aécio também anexou uma correspondência trocada entre a Secretaria de Transportes do governo de Minas e a Agência Nacional de Aviação Civil, tratando da jurisdição da pista de pouso.
Leia, abaixo, a nota divulgada nesta pelo tucano:
ESCLARECIMENTOS
O jornal Folha de S. Paulo publicou, hoje, a matéria “Governo de Minas fez aeroporto em terra de tio de Aécio”, que apresenta diversos equívocos, envolvendo o nome de Aécio Neves. A Coligação Muda Brasil lamenta e esclarece que:
Ao contrário do que foi publicado, ‘o Governo do Estado não construiu aeroporto em terra de tio de Aécio’. O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo portanto o investimento publico em área privada afirmado no título da reportagem.
De forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado na reportagem como dono do terreno.
Não se trata também de construção de um novo aeroporto, mas de melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de 20 anos no local, realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado.
O senador Aécio Neves não é proprietário da fazenda da Mata, no município de Cláudio, em Minas Gerais. O imóvel é de propriedade do espólio da avó da Aécio, Risoleta Neves —portanto, pertence aos três filhos dela. A fazenda está há cinco gerações na família. A bisavó do senador nasceu no local.
A documentação para homologação do aeroporto foi enviada à Anac em 22 de julho de 2011. Assim como vários outros aeroportos no Estado, aguarda a conclusão do processo.
Todos os aeroportos do país pertencem à Secretaria Nacional de Aviação Civil. Em maio de 2014, a Secretaria assinou convênio com o governo de Minas transferindo a jurisdição do aeroporto para o Estado.
Não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio como insinua a reportagem. O ex-proprietário não concordou com as bases da desapropriação definidas pelo Estado e luta até hoje na Justiça contra elas. Até hoje ele não recebeu nenhum centavo.
Todas as atitudes do governo de Minas Gerais referentes ao aeroporto de Cláudio se deram dentro da mais absoluta transparência e lisura.
É também lamentável que a reportagem não tenha registrado que aeroportos locais (que não possuem voos comerciais) ou pistas de pouso fechadas são prática comum em aeroportos públicos, no interior do país, como forma de evitar invasões e danos na pista que possam oferecer riscos à segurança dos usuários. Ao ignorar esse fato, a reportagem deu a entender que o acesso à pista feito de forma controlada no município de Cláudio constitui algum tipo de exceção.
Você precisa fazer login para comentar.