Notícias

Prefeito de Bodocó paga atrasados da Educação

Por Nill Júnior

O prefeito de Bodocó, Túlio Alves (DEM), mandou pagar nesta quinta-feira (23), os salários atrasados de servidores da área de educação que foram deixados pela gestão anterior.

O pagamento contemplou zeladores, vigilantes, merendeiras e auxiliares administrativos, e já está disponível na conta de todos.

Os professores estão com seus salários atualizados desde o início da atual gestão. Túlio Alves, filho do ex-prefeito Brivaldo Alves, foi o único prefeito eleito pelo DEM no Sertão do Araripe. A exemplo dele, pelo menos 80 novos prefeitos herdaram dívidas dos antecessores relativamente a pessoal. A informação é do blog de Inaldo Sampaio.

Outras Notícias

Lucas Ramos faz discurso em homenagem a Eduardo Campos e Miguel Arraes

Nesta quinta-feira (13), data que marca os dez anos do falecimento de Miguel Arraes de Alencar e de um ano de Eduardo Campos, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) prestou homenagens aos companheiros de partido. No início da tarde, o parlamentar esteve no Cemitério de Santo Amaro, onde foram enterrados os dois líderes políticos, para […]

Lucas Ramos _foto Rinaldo MarquesNesta quinta-feira (13), data que marca os dez anos do falecimento de Miguel Arraes de Alencar e de um ano de Eduardo Campos, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) prestou homenagens aos companheiros de partido. No início da tarde, o parlamentar esteve no Cemitério de Santo Amaro, onde foram enterrados os dois líderes políticos, para visitar os túmulos. Lucas Ramos teve a companhia de outros colegas parlamentares.

Mais cedo, o vice-líder do governo na Alepe proferiu um discurso durante sessão plenária, em memória a Miguel Arraes e a Eduardo Campos. “Tenho muito orgulho de dizer que acompanhei parte da trajetória desses dois grandes políticos do Brasil”, disse. Vários deputados de diferentes legendas fizeram apartes ao discurso do socialista, aproveitando para tratar da importância política do ex-governador Eduardo Campos, além de ressaltar as características pessoais, como a inteligência, a determinação e a paixão pelo que fazia.

“Eduardo transformou a política em Pernambuco e estava preparado para fazer isso no Brasil. Se o nosso país não pôde conhecê-lo de perto, hoje temos a oportunidade de seguir seu exemplo, trabalhar seus ideais e tocar suas ações adiante”, comentou Lucas Ramos. O socialista participa logo mais, às 19h30, da missa em memória ao falecimento de Eduardo, que será na Paróquia de Casa Forte, no Recife.

Gonzaga Patriota anuncia votação da PEC 02 que trata da efetivação de servidores

Boa notícia para os servidores cedidos que estavam aguardando a votação da PEC 02/03 de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Em entrevista a TV Câmara, nesta quinta-feira (29), o socialista anunciou que a PEC entrará em pauta na próxima semana. “Conversei com o presidente da Casa, Rodrigo Maia, e ele afirmou que na […]

Boa notícia para os servidores cedidos que estavam aguardando a votação da PEC 02/03 de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Em entrevista a TV Câmara, nesta quinta-feira (29), o socialista anunciou que a PEC entrará em pauta na próxima semana.

“Conversei com o presidente da Casa, Rodrigo Maia, e ele afirmou que na próxima semana a PEC 02/03 entrará em votação. A aprovação dessa PEC está sendo aguardada principalmente pelas mulheres, já que a maioria dos servidores cedidos é do sexo feminino e agora servidores concursados que preencheram todos os requisitos constitucionais e, que estão há mais de 10 anos cedidos e servindo em outros órgãos públicos, por cessão, serão obrigados a optar à continuar nesse órgão de destino ou retornarem ao seu órgão de origem, permitindo assim, a abertura de concurso para ocupação dessas vagas que estão presas”, explicou Patriota.

A Proposta de Emenda à Constituição nº 02/03 visa acrescentar os artigos 90 e 91 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal, lançando mão de um permissivo constitucional para que os servidores públicos concursados, que estejam cedidos há mais de 10 anos ininterruptamente para outros órgãos, possam optar pela efetivação no órgão cessionário, em cargo de atribuições semelhantes e do mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional do cargo efetivo ocupado no órgão de origem.

Segundo a proposta de Gonzaga Patriota, os servidores públicos requisitados terão o prazo de 30 dias, após a sua promulgação, para optarem por permanecer onde estão trabalhando ou retornarem ao órgão de origem.

Gilmar Mendes autoriza, e PF apreende armas da deputada Carla Zambelli

Zambelli é investigada por ter perseguido com arma em punho homem com quem discutiu nas ruas de São Paulo. Familiar da deputada entregou arma para a PF, mas ela tinha outras em casa. A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (3) dois mandados para apreender armas em endereços ligados à deputada Carla Zambelli (PL-SP). A ação […]

Zambelli é investigada por ter perseguido com arma em punho homem com quem discutiu nas ruas de São Paulo. Familiar da deputada entregou arma para a PF, mas ela tinha outras em casa.

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (3) dois mandados para apreender armas em endereços ligados à deputada Carla Zambelli (PL-SP). A ação foi autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No fim de outubro, Zambelli discutiu com um apoiador do presidente Lula na rua de um bairro nobre de São Paulo e perseguiu o homem com arma em punho.

A atitude rendeu uma investigação contra a deputada. Gilmar Mendes já havia determinado a suspensão do porte de armas da deputada e que ela entregasse a arma usada na perseguição. Nos últimos dias de 2022, um familiar da deputada levou a arma para a Polícia Federal.

O ministro também já havia determinado que ela entregasse outras armas que tivesse em casa.

A TV Globo apurou que, após a entrega da pistola em dezembro, a Polícia Federal foi cumprir o cancelamento do porte de armas e descobriu que a autorização era para uma arma diferente da que foi repassada. Os investigadores entenderam que havia indícios de que Zambelli possuía mais armamento e comunicou ao STF. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu a apreensão das outras armas.

Uma arma foi apreendida em Brasília e duas em São Paulo. Todas estavam registradas. A Procuradoria-Geral da República chegou a pedir busca no gabinete da deputada, mas o STF não autorizou.

“Hoje eu sofri busca e apreensão a mandado do STF para entrega de outras três armas que eu tenho”, disse a deputada em uma rede social.

“Apesar de ter entregue espontaneamente minha G3C 9mm, eles levaram também agora minha 380 Taurus, uma Ruger 9mm e uma arma de coleção 38 que eu tinha”, continuou Zambelli. As informações são de Márcio Falcão e Fernanda Vivas/TV Globo/Brasília.

‘Temos que nos virar nos 30’, afirma Diógenes Patriota sobre gestão com fundo mínimo

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, apresentou um balanço positivo de seu primeiro ano de gestão, destacando um índice de 74% de aprovação popular. Em entrevista ao programa A Tarde é Sua, o gestor enfatizou que o sucesso administrativo, apesar das limitações orçamentárias severas, deve-se a um modelo de parcerias e continuidade de projetos iniciados […]

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, apresentou um balanço positivo de seu primeiro ano de gestão, destacando um índice de 74% de aprovação popular. Em entrevista ao programa A Tarde é Sua, o gestor enfatizou que o sucesso administrativo, apesar das limitações orçamentárias severas, deve-se a um modelo de parcerias e continuidade de projetos iniciados ainda em seu mandato como vice-prefeito.

Um dos pilares celebrados pelo prefeito é a área educacional, que alcançou o Selo Ouro em alfabetização. Para Patriota, manter entregas em todos os setores exige um esforço extra de gestão, uma vez que o município opera com o coeficiente 0.6 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — o menor patamar de repasse da União.

“Paretama recebe o menor repasse do FPM e a gente tem que se virar nos 30 para atender a população e fazer as entregas”, destacou o prefeito.

Diógenes reforçou que a viabilidade das obras que ocorrem hoje nos “quatro cantos da cidade” é fruto de uma articulação política ampla, que ignora o isolamento administrativo e busca recursos em outras esferas.

  • Esfera Federal: Apoio de deputados para a viabilização de emendas.
  • Esfera Estadual: Alinhamento direto com a governadora Raquel Lyra.
  • Equipe Local: Foco em resultados qualitativos em todas as secretarias.

Perspectivas para 2026

Com o início do novo ano, o gestor projeta um ritmo acelerado de inaugurações. Ele ressalta que muitos dos recursos que estão sendo executados agora foram articulados por ele mesmo em funções anteriores na vida pública, garantindo uma continuidade administrativa que beneficia o cidadão.

“A gente sempre está correndo atrás de parcerias porque ninguém faz nada sozinho. É isso que faz a engrenagem andar”, concluiu.

Arcoverde: Zirleide anuncia apoio a Raquel Lyra

A vereadora Zirleide Monteiro,  segunda mais votada no pleito passado com 1.856 votos, anunciou apoio a Raquel Lyra. Ela ainda não havia anunciado seu candidato ao Governo do Estado. Zirleide já havia sido notícia quando deixou a condição de principal oposicionista na Câmara e anunciou apoio ao bloco do prefeito Wellington Maciel. Agora, pesou o […]

A vereadora Zirleide Monteiro,  segunda mais votada no pleito passado com 1.856 votos, anunciou apoio a Raquel Lyra.

Ela ainda não havia anunciado seu candidato ao Governo do Estado. Zirleide já havia sido notícia quando deixou a condição de principal oposicionista na Câmara e anunciou apoio ao bloco do prefeito Wellington Maciel.

Agora, pesou o alinhamento político,  já que foi eleita pelo PTB de Armando Monteiro, que apoia Raquel. Também a questão de gênero.

“Abraçamos a sua candidatura por acreditar que nós, mulheres, lado a lado com os homens, podemos transformar esse estado em um Pernambuco muito melhor. A hora de mudar Pernambuco chegou”, afirmou.

Em suas redes sociais, Zirleide Monteiro anuncia seu apoio a candidata tucana, destacando ter a “certeza de que a grande e verdadeira mudança para nosso estado é colocar no Palácio do Campo das Princesas uma mulher de garra, experiente, testada na administração pública e competente”.

Na manhã desta sexta-feira (16), Raquel Lyra esteve visitando o comércio central de Arcoverde ao lado de militantes e correligionários.

Zirleide Monteiro que também apoia as candidaturas de Kaio Maniçoba a deputado estadual e Clodoaldo Magalhães a deputado federal.