Por maioria, prefeitos de Pernambuco defendem o fortalecimento da Funasa
Por André Luis
Em assembleia realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no último dia 17 de janeiro, os prefeitos e prefeitas aprovaram a defesa da manutenção e fortalecimento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) como promotora de saúde pública e de inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, com reflexo direto nos municípios.
A medida se deu após a publicação da Medida Provisória 1.156/2023 dispor sobre extinguir a autarquia.
No dia 24 de janeiro, a própria Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio do seu presidente Paulo Ziulkoski, enviou ofício ao presidente da República pleiteando a reestruturação e o fortalecimento da Funasa ao invés de sua extinção.
No ofício, foi apontado o risco de Municípios de até 50 mil habitantes e consórcios de até 150 mil habitantes ficarem desassistidos de políticas públicas de saneamento.
O vereador serra-talhadense André Terto (AVANTE) anunciou em sua rede social que está deixando o bloco do Federal Sebastião Oliveira. André não deu detalhes de sua insatisfação, mas disse que não se sentia mais “bem vindo” no grupo do parlamentar. “Não tenho mágoas de Sebastião Oliveira, de Carlos Evandro ou Dona Socorro Brito”, disse. O […]
O vereador serra-talhadense André Terto (AVANTE) anunciou em sua rede social que está deixando o bloco do Federal Sebastião Oliveira.
André não deu detalhes de sua insatisfação, mas disse que não se sentia mais “bem vindo” no grupo do parlamentar. “Não tenho mágoas de Sebastião Oliveira, de Carlos Evandro ou Dona Socorro Brito”, disse.
O vereador não sinalizou se passará à base governista. Deu a entender que, por hora, seguirá como vereador independente.
André, de 42 anos, foi eleito com 1079 votos. Sebastião Oliveira ainda não se manifestou sobre o desembarque.
Bombardeios foram registrados na Faixa de Gaza e Israel neste domingo (8). Grupo Hezbollah reivindicou novo ataque contra Israel por ‘solidariedade’ aos palestinos. Por g1 O conflito entre Israel e o Hamas entrou em seu segundo dia neste domingo (8). O balanço mais recente das autoridades locais indica que ao menos 1.120 pessoas morreram, sendo […]
Bombardeios foram registrados na Faixa de Gaza e Israel neste domingo (8). Grupo Hezbollah reivindicou novo ataque contra Israel por ‘solidariedade’ aos palestinos.
Por g1
O conflito entre Israel e o Hamas entrou em seu segundo dia neste domingo (8). O balanço mais recente das autoridades locais indica que ao menos 1.120 pessoas morreram, sendo 700 em Israel, 413 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia (veja mais no vídeo acima). Milhares de pessoas ficaram feridas.
A disputa começou depois que o Hamas, um grupo extremista armado que é uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos, realizou neste sábado (7) um ataque-surpresa contra o território israelense. A partir da Faixa Gaza, foram lançados 5 mil foguetes.
Por terra, ar e mar, homens armados do Hamas invadiram o território israelense na região sul do país. Agências internacionais relataram que eles atiraram em pessoas que estavam nas ruas da região. Também houve relatos de dezenas de israelenses levados como reféns para de Gaza, incluindo mulheres e crianças.
Esse foi considerado um dos maiores ataques que Israel sofreu nos últimos anos (leia detalhes mais abaixo nesta reportagem). Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Ainda no sábado, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza. Segundo as forças israelenses, os alvos eram locais ligados ao Hamas, que controla a região.
Na madrugada deste domingo, novas explosões foram reportadas em Gaza, e os ataques se intensificaram ao amanhecer.
Além disso, de acordo com a agência de notícias Reuters, militares israelenses afirmaram que ataques foram feitos contra o norte de Israel a partir do Líbano. Esses novos bombardeios foram reivindicados pelo grupo armado Hezbollah, que afirmou ter disparado foguetes em “solidariedade” ao povo palestino.
Os alvos, segundo o próprio Hezbollah, seriam três posições militares israelenses em uma região conhecida como Fazendas de Shebaa, que está em um território ocupado por Israel desde 1967. Essa área é reivindicada pelo Líbano.
Ainda no sábado, o Hezbollah anunciou apoio ao ataque promovido pelo Hamas contra Israel, afirmando estar em contato direto com líderes de grupos de resistência. As Forças Armadas de Israel disseram que revidaram o ataque do Hezbollah e que um drone atingiu um posto do grupo na região da fronteira com o Líbano.
As forças israelenses também afirmaram que continuariam executando uma operação em oito áreas que ficam nos arredores da Faixa de Gaza, no sul do país. Um complexo, que seria usado pela inteligência do Hamas, foi bombardeado em Gaza.
Por sua vez, o Hamas divulgou um comunicado dizendo que seus integrantes continuam engajados em “lutas ferozes” dentro de Israel.
O Gabinete de Segurança de Israel emitiu uma declaração oficial de guerra contra o Hamas neste domingo. A medida oficializa o que já havia sido anunciado por Netanyahu e permite que o governo mobilize mais reservistas e intensifique a resposta militar ao conflito.
O conflito entre Israel e Palestina se estende há décadas. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.
Israel foi reconhecido como país no ano seguinte. Desde então, há uma disputa por território, e vários acordos já tentaram estabelecer a paz na região, mas sem sucesso.
Aprovação foi comemorada por Sílvio Costa Filho e entidades municipalistas A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta terça- feira (04), o parecer favorável do deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE) ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 48/2019. O texto trata da transferência de recursos […]
Aprovação foi comemorada por Sílvio Costa Filho e entidades municipalistas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta terça- feira (04), o parecer favorável do deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE) ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 48/2019. O texto trata da transferência de recursos federais a Estados, ao Distrito Federal e a municípios mediante emendas ao Projeto de Lei do Orçamento Anual.
Com o objetivo de desburocratizar os repasses de recursos federais a estados e municípios, Silvio afirma que com a aprovação da PEC, os entes federativos vão dar mais celeridade na execução das emendas para as necessidades específicas de cada localidade. “A destinação de emendas é muito importante para deputados e senadores atenderem demandas da sociedade. Com esses recursos, os gestores vão conseguir ampliar os investimentos de forma mais célere em áreas como saúde, educação, infraestrutura, entre outros. A proposta vai permitir ainda que prefeitos e governadores possam ampliar seus investimentos, melhorando a qualidade de vida da população”, destaca Costa Filho.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota, e o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi comemoraram a aprovação da pauta, que é um pleito antigo dos municípios de todo o país. “Essa é uma pauta importante que a CNM tem defendido há anos. Agora será criada a Comissão Especial para tratar da matéria, para posteriormente ir ao plenário da Câmara dos Deputados e assim definir de vez essa situação para que os municípios possam receber os valores das emendas individuais dos parlamentares. Portanto é mais um avanço nessa luta de transferência direta para os municípios. Silvio tem sido um grande defensor dos municípios brasileiros”, destaca Aroldi.
Essa PEC dialoga com o novo Pacto Federativo, pois visa fortalecer um novo padrão de execução orçamentária. ‘’Eu digo sempre que o futuro do país não está apenas em Brasília, mas, sobretudo, nos estados e municípios do Brasil. Nesse momento é muito importante desburocratizar e reforçar o repasse dos recursos para destravar obras e ações importantes que vão estimular a geração de emprego e renda no país’’, pontua Silvio.
Após a aprovação na CCJC, uma comissão especial será instaurada para discutir a proposta. Após a discussão, ela segue para o plenário da Câmara dos Deputados para ser votada.
Por André Luis O Debate das Dez da Rádio Pajeú FM tem buscado ouvir em uma série de entrevistas às terças-feiras, personagens importantes na política de Afogados da Ingazeira. Nesta terça (03), foi a vez do vereador Augusto Martins. O nome de Augusto é tido como uma das peças importantes do quebra-cabeça político nas eleições […]
O Debate das Dez da Rádio Pajeú FM tem buscado ouvir em uma série de entrevistas às terças-feiras, personagens importantes na política de Afogados da Ingazeira. Nesta terça (03), foi a vez do vereador Augusto Martins.
O nome de Augusto é tido como uma das peças importantes do quebra-cabeça político nas eleições de 2020. Ele já foi presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito do município, faz parte do conjunto de forças denominado de Frente Popular e é da base governista, sendo, portanto, aliado ao prefeito José Patriota, que segundo especulações, já teria escolhido como seu sucessor, o vice-prefeito, Alessandro Palmeira.
Augusto, que tem tido o seu nome defendido por alguns para encabeçar a majoritária é uma grande incógnita. Para onde vai Augusto nas eleições do ano que vem? Segundo ele, isso só será definido após o prefeito José Patriota, líder da Frente Popular no município der a definição. Mas garantiu que caso haja o “racha” entre Totonho e Patriota, continuará na Frente Popular. “Sou Frente Popular, sempre fui e vou continuar sendo”, garantiu.
Augusto também falou durante a entrevista ao comunicador Nill Júnior, que se sente preparado para ser candidato a qualquer cargo eletivo no município e fora dele, como deputado por exemplo. “Eu me sinto preparado e isso não é arrogância, nem prepotência, na verdade é uma preparação que eu tenho por estar militando no campo político há muito tempo”, afirmou.
O vereador defendeu que Sandrinho tem bagagem para encabeçar uma chapa majoritária, disse torcer pela unidade do grupo e quando questionado se acha que exista má vontade com relação ao seu nome não ser colocado nas pesquisas, disse que não, que a polarização em torno da disputa Totonho/Sandrinho se dá por conta da expectativa do “racha”, que muitos torcem para que aconteça.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou mais um ônibus para auxiliar no transporte fora de domicílio (TFD). A entrega aconteceu em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, logo após a missa. O ônibus é da marca Mercedes-Benz, comar-condicionado, frigobar, banheiro, poltronas reclináveis, televisão e aparelho de DVD. Será usado para os pacientes […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou mais um ônibus para auxiliar no transporte fora de domicílio (TFD). A entrega aconteceu em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, logo após a missa.
O ônibus é da marca Mercedes-Benz, comar-condicionado, frigobar, banheiro, poltronas reclináveis, televisão e aparelho de DVD. Será usado para os pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames ou outros procedimentos médicos fora de Afogados.
“Esse é um momento muito gratificante na minha vida como gestor. Poder através da ação pública, garantir mais conforto, segurança e comodidade para as pessoas na hora em que elas mais precisam,”avaliou o Prefeito José Patriota.
A cerimônia contou com a benção do Padre Joaci e as presenças do vice-prefeito, Alessandro Palmeira, Secretários e servidores municipais, moradores e dos vereadores Augusto Martins, Franklin Nazário, Cancão, Luiz Besourão e Raimundo Lima. O layout do ônibus traz homenagens a Dom Francisco e celebra pontos importantes da cidade, como a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, a Serra do Giz, o cineteatro São José e o Museu do Rádio.
O novo ônibus foi adquirido com recursos do IPTU e custou R$ 169.850,00. Também foram entregues dois veículos ônix, 0 quilômetro para auxiliar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Logo após a entrega oficial, o ônibus seguiu para a sua primeira viagem ao Recife, transportando passageiros que necessitam utilizar os serviços do TFD. Esse é o segundo ônibus adquirido pela Prefeitura de Afogados em pouco mais de três anos, segundo nota. O primeiro foi entregue em 2014, e é da marca Scania.
Você precisa fazer login para comentar.