Pesquisa aponta 95% de aprovação da gestão do prefeito de Ouro Velho
Por André Luis
Levantamento realizado pela Opinião Pesquisas Sociais e divulgado pelo Mais PB nesta quarta-feira (23), aponta que a gestão do prefeito de Ouro Velho, Gilvanei Júnior (União), conhecido como Doutor Júnior, registra 95% de aprovação popular após seis meses à frente da administração municipal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23).
De acordo com o levantamento, apenas 4,6% dos entrevistados desaprovam a gestão e 0,4% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Na avaliação por conceito, 56,6% classificaram a administração como “ótima”, 35% como “boa” e 6,3% como “regular”. Apenas 0,4% dos entrevistados disseram considerar a gestão “ruim”, enquanto 1,3% avaliaram como “péssima”. Outros 0,4% preferiram não opinar.
O levantamento também investigou a percepção dos eleitores sobre os rumos do município. Segundo os dados, 93,7% dos entrevistados afirmaram que a cidade “está andando para frente”, enquanto 3,8% acreditam que o município “está parado”. Outros 1,7% disseram que Ouro Velho “está regredindo” e 0,8% não responderam.
A pesquisa foi realizada no dia 18 de julho e aplicou 240 entrevistas em bairros da zona urbana — Alto do Chorão, Antônio Cordeiro de Sousa, Boca do Sapo, Centro, José Mariz, Mutirão e Vila Mabel — e localidades da zona rural, como Alto dos Pedros, Balanço, Boa Vista dos Barões, Boa Vista dos Nunes, Boa Vista dos Zuza, Independência, Olho d’Água de Baixo, Olho d’Água de Cima, Pantaleão, Pilões, Pitombeira, São Paulo dos Dantas e Xique-Xique.
A margem de erro da pesquisa é de 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança estimado em 90%.
O Tribunal de Contas deu início na quinta (28) ao prazo para recebimento das Prestações de Contas de 2018 de seus jurisdicionados. As informações deverão ser encaminhadas pelos gestores e ordenadores de despesas de órgãos públicos estaduais e municipais, em meio eletrônico, por meio do sistema e-TCEPE, implementado pela instituição em 2015. Os responsáveis pelo […]
O Tribunal de Contas deu início na quinta (28) ao prazo para recebimento das Prestações de Contas de 2018 de seus jurisdicionados. As informações deverão ser encaminhadas pelos gestores e ordenadores de despesas de órgãos públicos estaduais e municipais, em meio eletrônico, por meio do sistema e-TCEPE, implementado pela instituição em 2015.
Os responsáveis pelo envio dos documentos devem estar devidamente credenciados no e-TCEPE e com cadastro atualizado. Para isso eles devem aderir às regras do sistema e assinar eletronicamente o Termo de Adesão. Entretanto, os usuários já credenciados em anos anteriores não precisam mais cumprir essa etapa. Basta acessar o site do Tribunal, ou clicar aqui.
TIPOS – As Prestações de Contas de Governo são encaminhadas pelos prefeitos e pelo Governador, e possibilitam examinar, sob os aspectos técnicos e legais, a gestão dos recursos públicos a cargo do Chefe do Poder Executivo, em especial as funções de planejamento, organização, direção e controle de políticas públicas.
As Prestações de Contas de Gestão, por sua vez, são encaminhadas pelos administradores e demais responsáveis pelos recursos públicos, inclusive prefeitos, quando atuarem como ordenadores de despesas na gestão de bens, dinheiros e valores públicos durante o exercício financeiro.
PRAZOS – O encaminhamento dos documentos de Prestações de Contas dos Prefeitos e gestores dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta Municipal deverá ocorrer até o dia 31 de março. Já as contas dos gestores dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta Estadual terá que ser remetida até 30 de março. Nesta lista estão inclusas as Secretarias de Estado, as Autarquias, os Fundos Especiais, as Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual e as demais Unidades Gestoras Estaduais. Como as datas caem em final de semana, os gestores poderão cumprir com a obrigação na segunda-feira, dia 1º de abril. A mesma regra vale para os gestores dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público de Pernambuco.
A Prestação de Contas do Governador, por sua vez, deve ser enviada à Assembleia Legislativa até 60 dias após a abertura da sessão legislativa, que este ano aconteceu no dia 1º de fevereiro. A partir daí, os documentos serão encaminhados ao TCE para emissão de parecer prévio.
Por outro lado, as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista do Estado e Municípios têm até o dia 15 de maio para enviar os documentos.
O Tribunal de Contas antecipou-se ao prazo, que terminaria em 1º de março, para prestar contas à Assembleia Legislativa. A instituição encaminhou os documentos à Alepe na última quarta-feira (27).
Com apoio dos patrocinadores Galeria São José, Valério Construções, Ana Maria Calçados, Grupo Empresarial VSV, Banco do Nordeste e Governo Federal, a CDL Afogados realizou neste sábado pela manhã o sorteio do Show de Prêmios. O sorteio aconteceu em estrutura armada na Avenida Manoel Borba e foi transmitido ao vivo pela Rádio Pajeú. Foram sorteadas três motos Pop 100 e trinta e […]
Com apoio dos patrocinadores Galeria São José, Valério Construções, Ana Maria Calçados, Grupo Empresarial VSV, Banco do Nordeste e Governo Federal, a CDL Afogados realizou neste sábado pela manhã o sorteio do Show de Prêmios.
O sorteio aconteceu em estrutura armada na Avenida Manoel Borba e foi transmitido ao vivo pela Rádio Pajeú.
Foram sorteadas três motos Pop 100 e trinta e sete vale-compras no valor de R$ 100,00, em premiação total de R$ 22.435,00 reais.
Ganharam as motos três clientes de Afogados da Ingazeira. Simone Michelli da Silva, do Sítio Poço de Pedra, Marlene Leite dos Santos, da Dário Mascena Bastos e Luiz Fernando Intera, da Travessa Cícero Cruz. O evento contou com a atração musical Marcos e Pavão.
O Presidente da CDL, Glauco Queiroz, fez uma avaliação positiva do evento falando à Rádio Pajeú. “O comercio deu uma resposta boa, a população vem participando. A CDL esgotou seu estoque de bilhetes. Foram mais de 40 mil”, comemorou.
Profissionais que até ontem faziam parte do quadro da Transertaneja FM e receberam a notícia do arrendamento da emissora pela Rede Brasil e consequente fim de seus contratos estiveram no Debate das Dez do Programa Manhã Total, retransmitido pela Cidade FM e falaram do impacto que a notícia teve em suas vidas profissionais e pessoais. […]
Wellington, Welligtânia e Erivânia: faltou respeito à história
Profissionais que até ontem faziam parte do quadro da Transertaneja FM e receberam a notícia do arrendamento da emissora pela Rede Brasil e consequente fim de seus contratos estiveram no Debate das Dez do Programa Manhã Total, retransmitido pela Cidade FM e falaram do impacto que a notícia teve em suas vidas profissionais e pessoais.
Em suma, externaram tranquilidade com a saída da emissora, afirmaram ter outros projetos, mas manifestaram indignação com a forma como receberam o comunicado do Gerente do Grupo, Victor Oliveira. De acordo com os relatos de Erivânia Barros, Wellington Rocha e Welligtânia Rocha, o comunicado foi sucinto e direto. E pior, não deixou margem para que eles tivessem tempo de realizar uma transição mais tranquila da emissora e se manifestar juntos aos seus ouvintes.
Pelo que foi colocado, até os dez minutos que ocuparam para se despedir dos ouvintes teria sido “monitorado” a fim de evitar qualquer manifestação contrária ao grupo Inocêncio Oliveira. “Pra você ter uma ideia, ainda tenho versos meus guardados no computador que iria pegar qualquer dia. Estão lá e não pude voltar”, lamentou.
Erivânia comparou a situação que viveram esses meses, após rumores da migração para uma rede, a um paciente em estado terminal. “A gente sabia que a qualquer momento podia acontecer. Mas foi pior. É como se o paciente em estado terminal chegasse a óbito e alguém disse que não teremos tempo de velar, pois vai ser sepultado imediatamente”, disse, ao comparar a situação com o fato de que o afastamento foi sumário.
Hoje a emissora está fechada e toca apenas músicas até a transição para a Rede Brasil. As portas estão fechadas e só há acesso do técnico que está cuidando da migração. “O mais difícil é acordar e não poder manter a rotina. Brinquei dizendo que se abrir meu guarda-roupa, as peças saem correndo para a Rádio, subindo a ladeira”, disse Welligtânia, ex-secretária do grupo. Em todas as falas, o sentimento de que faltou mais respeito aos anos de casa e doação de cada um.
O radialista Dionneys Rodrigues disse à produção do programa estar sem condições de falar e não participou. “Ele ainda acreditava em um milagre”, disse Erivânia. “É um ser humano sem maldades”, completou Wellington. Por telefone, foram muitos os ouvintes e colegas de profissão que lamentaram o fechamento da emissora.
Cobrança ao Sindicato da categoria: os profissionais também cobraram um posicionamento do Sindicato dos Radialistas, que questionaram pela passividade desde o início do episódio. “Esperamos uma posição do sindicato que até agora não fez nada por nós”, questionou Erivânia, reforçada por Wellington.
Hora das Broncas: lembra falando ao blog o jornalista Luiz Carlos, hoje na TV e Rádio Jornal Caruaru, depois de recente passagem pela Vilabella FM , que o programa Hora das Broncas foi apresentado inicialmente por ele e Wellington Rocha. Luiz inclusive foi o criador do programa e seu formato. Em 2010, ele foi contratado em 2010 para reforçar o jornalismo na emissora. Também tem sua marca o Bom Dia Transertaneja. Luiz ficou até 2014, quando Dionneys assumiu a cadeira no programa. Fica a correção.
O prefeito Luciano Duque iniciou nesta quinta-feira (31) a entrega do fardamento escolar aos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Serra Talhada. Na manhã de ontem receberam os uniformes alunos da Creche São João Batista, no IPSEP, e nesta sexta-feira, 1º de setembro, foi a vez da Creche Francisco Torres, na […]
O prefeito Luciano Duque iniciou nesta quinta-feira (31) a entrega do fardamento escolar aos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Serra Talhada. Na manhã de ontem receberam os uniformes alunos da Creche São João Batista, no IPSEP, e nesta sexta-feira, 1º de setembro, foi a vez da Creche Francisco Torres, na Caxixola.
“Iniciamos a entrega do fardamento escolar aos nossos alunos e nos contagiamos com a alegria das crianças, não apenas pelo recebimento do fardamento, mas por terem um ambiente escolar de qualidade. Esse é o nosso propósito, construir o futuro a partir do fortalecimento da educação, com um quadro de profissionais qualificado, com uma estrutura adequada, merenda de qualidade, transporte seguro e agora os uniformes pra criançada”, disse o prefeito Luciano Duque.
As próximas creches que vão receber os uniformes são a Creche Rosely Xavier, no Vila Bela; Creche Any Karolyne, na COHAB; Creche Recanto Sagrada Família, no Mutirão; Creche Rosália Vieira, na Borborema; Creche Imaculada Conceição, no Centro; e a Creche Anita Vilarim, no Bom Jesus. Também receberão o fardamento os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. No total são 12 mil uniformes para os alunos do município.
Mais dois veículos
Além do fardamento para os alunos, a educação do município também está sendo contemplada com mais dois veículos para reforço da frota, sendo um ônibus escolar com 42 lugares do Programa Caminho da Escola e um Fiat Strada cabine dupla adquirida com recursos do Tesouro Municipal. A entrega dos veículos será na quarta-feira, dia 13, às 08h, na Praça Sérgio Magalhães.
Do DP A partir da próxima segunda-feira, os interessados em concorrer às 6.972 vagas de 96 cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Pernambuco oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão se inscrever na página do Sisu na internet. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 14. A UFPE oferece […]
A partir da próxima segunda-feira, os interessados em concorrer às 6.972 vagas de 96 cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Pernambuco oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão se inscrever na página do Sisu na internet. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 14.
A UFPE oferece 5.502 vagas para o campus Recife, 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e 1.040 vagas para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Metade das vagas está reservada ao sistema de cotas, atingindo o teto exigido pela Lei nº 12.711/2012. Todos os candidatos serão classificados com base na nota do Enem 2015, divulgada nesta sexta. Os pesos e as notas mínimas serão os mesmos considerados no ano passado.
Para o ingresso 2016, a UFPE mantém o argumento de inclusão regional para os estudantes que residem no entorno dos campi Vitória e Agreste. Ao optarem por cursos das unidades acadêmicas do interior, esses candidatos terão um acréscimo de 10% na nota final do Enem. O acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios.
O argumento de inclusão regional destina-se exclusivamente a candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões listadas abaixo. Não será oferecido nenhum tipo de argumento de inclusão regional para os cursos do Campus Recife. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do argumento de inclusão regional quanto da política de cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa delas.
Seleção específica
Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura e Dança/Licenciatura não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2016. O ingresso para esses cursos será regido por processo seletivo específico, no qual se utilizarão a nota do Enem e as provas aplicadas pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest/Copset).
Brasil
Ao todo, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Você precisa fazer login para comentar.