Notícias

Paulo Câmara reforça pleito dos governadores à ONU por mais vacinas contra a Covid-19

Por Nill Júnior

O governador Paulo Câmara participou, nesta sexta, de reunião online do Fórum de Governadores do Brasil com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O grupo solicitou auxílio na viabilização de mais vacinas, com o intuito de acelerar o processo de imunização no País e deter a disseminação da doença, e pleiteou assistência das entidades para a aquisição de insumos hospitalares. Participaram do encontro a secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e o conselheiro sênior do diretor-geral da OMS, Bruce Aylward.

“A aceleração da pandemia no Brasil tem chamado a atenção do mundo. Essa é uma preocupação que levamos à reunião com as entidades internacionais. Deixamos claro que precisamos da cooperação dessas organizações para garantir mais vacinas e frear a atual escalada de casos e óbitos, que colocou o Brasil como epicentro da crise mundial provocada pela Covid-19”, disse Paulo Câmara.

A fim de evitar a interrupção da vacinação com a primeira dose da Coronavac, os governadores pediram esforços das entidades para mediação das negociações entre o Brasil e a China, visando antecipar a entrega dos insumos farmacêuticos necessários, ainda neste mês de abril.

Foi colocada a necessidade de 10 milhões de doses, quantidade que garantiria ainda a aplicação das segundas doses. Os gestores também solicitaram apoio para viabilizar a importação da AstraZeneca/Coréia, na quantidade acordada por meio do consórcio global Covax Facility, sendo cinco milhões de doses em abril e 3,1 milhões em maio.

Outro pleito apresentado pelo Fórum na reunião foi um apoio para garantir o cumprimento do contrato firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a AstraZeneca/Oxford, a fim de viabilizar a entrega da quantidade de matéria-prima necessária à produção de 15 milhões de doses de vacinas, considerando que foram entregues somente quatro milhões até fevereiro. O objetivo é assegurar a entrega de dois milhões de doses que estavam previstas para o mês de março, quatro milhões para abril e cinco milhões de doses para maio.

Outras Notícias

Carnaíba realiza 2ª Corrida de Rua

Evento teve recorde de participação A manhã deste domingo (25) foi marcada pela realização da 2ª Corrida de Rua. O evento reuniu 300 atletas inscritos nas categorias masculino e feminino, que disputaram a premiação total de R$ 8.400, além de troféus e medalhas, estas entregues a todos os participantes. Com corredores vindos do Estado e […]

Evento teve recorde de participação

A manhã deste domingo (25) foi marcada pela realização da 2ª Corrida de Rua.

O evento reuniu 300 atletas inscritos nas categorias masculino e feminino, que disputaram a premiação total de R$ 8.400, além de troféus e medalhas, estas entregues a todos os participantes.

Com corredores vindos do Estado e também da Paraíba, cidades como Triunfo, Sertânia, Serra Talhada e Custódia marcaram presença na competição. Na categoria local, os vencedores foram João Paulo e Thaiany Burgo.

A competição foi chipada pela Cronosvale, garantindo precisão nos tempos e mais segurança aos atletas no percurso de 5 quilômetros.  Os corredores também contaram com suporte de educadores físicos, avaliação com fisioterapeutas, aferição de sinais vitais (pressão arterial e HGT) e equipe de emergência no local.

Todos os inscritos receberam gratuitamente um kit completo com camisa, número de peito, chip de cronometragem e medalha. A corrida foi promovida pela Prefeitura de Carnaíba, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude. Veja imagens:

Opinião: manipulação de pesquisa é crime?

Por Djnaldo Galindo * A legislação eleitoral estabelece regras rigorosas com relação à divulgação de pesquisas eleitorais. Isso ocorre porque é comum a utilização política e eleitoral dessa ferramenta. Já houve muitos casos de manipulação dos resultados em pesquisa para influenciar na decisão dos eleitores, pois, se sabe que há um contingente importante de eleitores, […]

Por Djnaldo Galindo *

A legislação eleitoral estabelece regras rigorosas com relação à divulgação de pesquisas eleitorais. Isso ocorre porque é comum a utilização política e eleitoral dessa ferramenta. Já houve muitos casos de manipulação dos resultados em pesquisa para influenciar na decisão dos eleitores, pois, se sabe que há um contingente importante de eleitores, especialmente em cidades pequenas, que prefere votar em ele acha que vai ganhar. A campanha eleitoral está só no início e a guerra de pesquisas já começou aqui em Arcoverde.

A legislação eleitoral estabelece que as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação. O registro deve conter a informação de quem contratou a pesquisa, o nome de quem pagou pela realização do estudo, o valor e a origem dos recursos, a metodologia e o período de realização e o questionário completo a ser aplicado. Mas, se há manipulação, essa é quase impossível de identificar. Muita vezes os valores e os reais contratantes estão ocultos.

A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações de que trata este artigo sujeita os responsáveis à multa. A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa. Se é crime, desconhecesse algum caso de punição e se não há punição burlar a lei é uma vantagem.

É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. Em Arcoverde tem sido comum observar blogs realizando enquetes no instagram, o que construiu também um crime eleitoral.

Para o eleitor, a orientação é para que acredite apenas nas pesquisas que estiverem registradas junto à Justiça Eleitoral. O registro significa que o estudo foi feito de acordo com as regras estabelecidas pela Legislação Eleitoral e com menor risco, mas, não imune a manipulação.

*Djnaldo Galindo é formato em História pela AESA e graduando em Ciências Políticas pela Uninter.

Prefeitura de Petrolina requalifica orla do São Francisco

Cartão postal da capital do Sertão, a orla de Petrolina está de cara nova. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, neste sábado (15), as obras de requalificação da beira do rio da cidade. A entrega foi marcada pelo concerto de Carnaval da Philarmonica 21 de Setembro e um festival de atividades esportivas. A intervenção mudou o […]

Cartão postal da capital do Sertão, a orla de Petrolina está de cara nova.

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, neste sábado (15), as obras de requalificação da beira do rio da cidade. A entrega foi marcada pelo concerto de Carnaval da Philarmonica 21 de Setembro e um festival de atividades esportivas.

A intervenção mudou o visual da orla com um projeto para valorizar o Rio São Francisco, melhorar a autoestima dos petrolinenses e atrair turistas.

Para isso, a obra removeu quiosques e outros obstáculos que bloqueavam a vista para o “Velho Chico”. Ainda foram reformados o calçadão e a ciclovia. A acessibilidade foi ampliada com a implantação de equipamentos como rampas. A orla ainda recebeu iluminação especial, arborização, sistema de irrigação e banheiros.

Nova fase – Além das obras já concluídas, a Prefeitura de Petrolina, por meio do programa “Nossa Praça”, fará intervenções na faixa de areia, num trecho próximo à Porta do Rio.

Essa nova etapa da intervenção começa este mês e prevê a instalação de quadra poliesportiva, pisos educativos para desenvolvimento pedagógico infantil, equipamentos de ginástica, pista de cooper, área para prática de esportes urbanos (skate e patins), além de um espaço recreativo para animais domésticos.

A previsão é de concluir em junho o projeto em parceria com a iniciativa privada.

Ricardo Teobaldo cumpriu agenda extensa no Pajeú

O deputado federal Ricardo Teobaldo cumpriu nos últimos dias uma extensa agenda no Sertão do Pajeú. O parlamentar percorreu os municípios de Brejinho, Ingazeira, Iguaraci, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama inaugurando obras e visitando lideranças. Além das visitas, Teobaldo participou de diversas entrevistas onde pode fazer um balanço da sua atuação […]

IMG_2558

O deputado federal Ricardo Teobaldo cumpriu nos últimos dias uma extensa agenda no Sertão do Pajeú. O parlamentar percorreu os municípios de Brejinho, Ingazeira, Iguaraci, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama inaugurando obras e visitando lideranças.

Além das visitas, Teobaldo participou de diversas entrevistas onde pode fazer um balanço da sua atuação parlamentar em Brasília e os compromissos com a região.

Em Tabira, ao lado do prefeito Sebastião Dias, o deputado Ricardo Teobaldo participou da inauguração do Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal de Tabira. Cerca de 100 câmeras estão integradas ao novo prédio garantindo uma maior cobertura e atuação da guarda municipal. A estrutura ainda abriga refeitório, sala de comando, dormitório, academia de ginástica, entre outros.

A Barragem de Ingazeira também recebeu a visita do deputado Ricardo Teobaldo. “Mais uma vez venho até Ingazeira vistoriar a barragem. Essa é uma obra que estou acompanhando e cobrando de perto. A conclusão trará diversos benefícios pra região. Teremos uma melhora significativa na qualidade de vida da população, promovendo um maior desenvolvimento local. Além disso coloca o Sertão do Pajeú em outro patamar econômico””, destacou Teobaldo.

IMG_2643

A agenda pelo Pajeú também contou com diversas entrevistas. Na Tupã FM, em Tuparetama, o parlamentar abordou temas locais e nacionais, como a conjuntura política do Brasíl após o afastamento da presidenta Dilma. Ricardo também relembrou o seu voto contrário a essa saída. “ A gente não pode esquecer que político tem que ter lado”, contou Teobaldo.

Já na Cultura FM, de São José do Egito, o parlamentar também destacou suas ações destinadas ao município e a região. Ele frisou a destinação de uma emenda parlamentar de sua autoria para a realização de obras de calçamento na cidade.

Além das inagurações, visitas a obras e entrevistas, a agenda pelo Sertão do Pajeú contou com diversas visitas a prefeitos e lideranças. Em Iguaraci o deputado Ricardo Teobaldo participou de encontro com o prefeito Dessoles e pré-candidatos a vereador.

Doentes reclamam da falta de remédios nas Unidades Básicas de Tabira

A Farmácia do Hospital de Tabira foi fechada. A Secretaria de Saúde anunciou que os medicamentos da atenção básica serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde. O problema é que os postos nem sempre contam com os remédios indicados pelos profissionais médicos. Ontem mesmo a senhora Bernadete Lopes procurou a UBS do seu bairro em […]

CA_F_RemediosHipertensaoDiabetes_FarmaciaPopular_02
Falta é incompatível com gastos da Prefeitura em medicamentos desde 2013, segundo dados do TCE

A Farmácia do Hospital de Tabira foi fechada. A Secretaria de Saúde anunciou que os medicamentos da atenção básica serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde.

O problema é que os postos nem sempre contam com os remédios indicados pelos profissionais médicos. Ontem mesmo a senhora Bernadete Lopes procurou a UBS do seu bairro em busca de remédios para o seu pai Jose Lopes, ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A resposta foi negativa e ela aconselhada a buscar a medicação indicada pelo médico no hospital. Como ser atendida se a Farmácia foi fechada? Dá para entender?

Este ano, houve questionamentos do advogado Jorge Márcio, que atua nas duas Ações Civis Públicas afirmando que  os gastos na gestão Sebastião Dias em algumas rubricas tem majoração enorme se comparados com os dois últimos anos da gestão Dinca Brandino, questionado pelos atuais governistas por supostos desmandos em sua gestão.

um dos exemplos é exatamente a compra de medicamentos : no item, os dois últimos anos da gestão Dinca Brandino gastaram R$ 2.408.499,56. Já a atual gestão consumiu R$ 13.832.114,63. Diferença de mais de R$ 11 milhões.

O que se levanta é que para a população essa diferença de gastos não foi traduzida em maior distribuição de medicamentos. Não há proporcionalmente  a sensação de melhora significativa na disponibilidade de remédios comparada com o aumento dos gastos.