Notícias

Parte das críticas de Bolsonaro à imprensa é correta, diz Lula

Por André Luis
Foto: UOL/Reprodução

Congresso em Foco

O ex-presidente Lula afirmou que parte das críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa é “correta”. “Acho que tem crítica que ele faz que é correta. Dê a ele o mesmo direito que dá aos outros, direito de falar, abra para ele falar”, disse em entrevista ao Uol.

“Na greve dos jornalistas de 1979, os donos de jornais descobriram que não precisavam tanto de jornalistas, que poderiam fazer jornalismo sem precisar do jornalista. Agora, o Bolsonaro está provando que é possível fazer notícia sem precisar dos jornais, da televisão. Ele faz por ele mesmo. Aliás, o Trump já fez escola”, completou.

Lula, no entanto, não considera correto um presidente da República se comunicar pelo Twitter e afirma que Bolsonaro “tem a obrigação de prestar contas à democracia, atendendo a imprensa”.

“Não aquele cafezinho formal, em que tem um general como porta-voz, que é tudo quase militarizado. Mais do que no tempo dos militares. Marca uma entrevista livre com a imprensa e deixa a imprensa perguntar!”, comentou.

O ex-presidente acredita que a imprensa tem que dar uma informação correta, mas não “inventar uma mentira”. “Quando a imprensa mente, ela não está desrespeitando o atingido, ela está desrespeitando o eleitor, o telespectador, o ouvinte, que merece respeito”, disse.

Outras Notícias

Pajeú registra apenas 164,9 milímetros de chuvas em novembro

As pancadas de chuva que caíram na região do Pajeú no último mês de novembro somaram 164,9 milímetros, de acordo com os dados divulgados pelo Índice Pluviométrico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A maior precipitação pluviométrica do mês foi registrada em Serra Talhada, com 45,2 milímetros. Afogados da Ingazeira registrou 43 milímetros, Calumbi 22,7 […]

As pancadas de chuva que caíram na região do Pajeú no último mês de novembro somaram 164,9 milímetros, de acordo com os dados divulgados pelo Índice Pluviométrico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A maior precipitação pluviométrica do mês foi registrada em Serra Talhada, com 45,2 milímetros. Afogados da Ingazeira registrou 43 milímetros, Calumbi 22,7 milímetros, Tabira 19 milímetros, Santa Cruz da Baixa Verde 18 milímetros, Quixaba 6 milímetros, Triunfo 6 milímetros e Carnaíba 5 milímetros.

As cidades de Flores, São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy, Santa Terezinha, Solidão, Ingazeira e Itapetim não registraram chuvas no período segundo o IPA. As trovoadas que estão caindo nesse mês de dezembro em cidades como Serra Talhada ainda não foram contabilizadas.

A tendência é que as chuvas permaneçam na região nos próximos dias. A previsão é da APAC, que emitiu alerta para chuvas moderadas no período de 03 a 05 dezembro no Pajeú e São Francisco.

Câmara de Tuparetama empossa novos servidores aprovados em concurso

A Câmara Municipal de Tuparetama realizou a cerimônia de posse dos novos servidores aprovados no concurso público recentemente realizado. O evento contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Valmir Tunu, e dos vereadores Domênico Perazzo, Priscilla Filó, Carlos Roberto, Joel Gomes, Fifita e Vandinha da Saúde que deram as boas-vindas aos novos integrantes […]

A Câmara Municipal de Tuparetama realizou a cerimônia de posse dos novos servidores aprovados no concurso público recentemente realizado.

O evento contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Valmir Tunu, e dos vereadores Domênico Perazzo, Priscilla Filó, Carlos Roberto, Joel Gomes, Fifita e Vandinha da Saúde que deram as boas-vindas aos novos integrantes da equipe.

Foram empossados os servidores Vinícius Luciano de Freitas Lima (Agente Administrativo/Auxiliar Legislativo), Cíntia Rachael Freitas de Almeida Brito (Contadora) e Luis Eduardo Pessoa Rafael Teles (Vigilante).

Ao todo, seis candidatos foram aprovados no concurso. Os três restantes serão convocados em breve.

“A posse dos novos servidores reforça o compromisso da Câmara Municipal de Tuparetama com a transparência e a valorização do serviço público, garantindo um atendimento mais eficiente e qualificado para a população”, diz a Câmara de Vereadores em nota.

TCE reforma decisão e aprova contas de Cleide Ferreira referentes a 2011

Em dezembro de 2021 o blog noticiou que a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) julgou irregulares as contas de gestão da ex-prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira, relativas ao exercício financeiro de 2011. Foi o que saiu dno Acórdão T.C. Nº 2026 /2021. Os conselheiros analisaram os autos do Processo TCE-PE nº 1270162-2, […]

Em dezembro de 2021 o blog noticiou que a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) julgou irregulares as contas de gestão da ex-prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira, relativas ao exercício financeiro de 2011.

Foi o que saiu dno Acórdão T.C. Nº 2026 /2021.

Os conselheiros analisaram os autos do Processo TCE-PE nº 1270162-2, considerando o Relatório de Auditoria, os Relatórios Complementares de Auditoria, as defesas e documentos apresentados, bem como as Notas Técnicas de Esclarecimento e parte dos pareceres nºs 00310/15, 367/16 e 20/2017 do Ministério Público de Contas (MPC).

Não foi aplicada multa à ex-gestora Cleide Ferreira.  O relator do processo foi o conselheiro Ricardo Rios.

Agora, após Recurso Ordinário, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado julgou as contas de gestão como Regulares com Ressalvas.

Após essa aprovação, a ex-prefeita, esposa do atual gestor, Ângelo Ferreira,  tem todas as suas prestações de contas aprovadas.

Família paraibana sofre acidente na PE 320

Na manhã desta terça-feira (15), uma família da cidade de Tavares, na Paraíba, se envolveu em um acidente de trânsito na PE 320, nas proximidades do Sítio Riacho do Peixe, em Carnaíba. Segundo informações, a família seguia no sentido Afogados-Carnaíba em uma caminhonete D-20, de cor preta, cabine simples, placa CWJ 3968-Juru- PB. No trecho […]

SAM_2532
Foto: Cauê Rodrigues

Na manhã desta terça-feira (15), uma família da cidade de Tavares, na Paraíba, se envolveu em um acidente de trânsito na PE 320, nas proximidades do Sítio Riacho do Peixe, em Carnaíba.

Segundo informações, a família seguia no sentido Afogados-Carnaíba em uma caminhonete D-20, de cor preta, cabine simples, placa CWJ 3968-Juru- PB.

acidente de juruense em carnaiba (1)

No trecho conhecido como “ladeira do padre” tentou ultrapassar uma Sprinter, se deparando com um caminhão. Para não bater de frente, o motorista jogou o veículo para fora da rodovia. A área é conhecida assim porque foi onde faleceu em um acidente há anos atrás o Padre Adelmo, que atuava na Diocese de Afogados.

SAM_2560
Foto: Cauê Rodrigues

Além do motorista, único natural de Jurú, estavam na caminhonete uma mulher e um garoto de aproximadamente 13 anos da cidade de Tavares. Todos tiveram graves ferimentos. A GT da Polícia Militar juntamente com uma ambulância de Carnaíba e o Corpo de Bombeiros fizeram o resgate das vítimas para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira. As informações são do Blog Cauê Rodrigues.

Planalto reúne seis ministros para discutir crise hídrica no país

Do Correio Braziliense O governo já começa a preparar o discurso para um possível racionamento de energia. Na quinta-feira, o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o país pode enfrentar “problemas graves” de abastecimento de energia elétrica se o nível dos reservatórios das usinas atingir um patamar de 10%. No Sudeste e […]

7

Do Correio Braziliense

O governo já começa a preparar o discurso para um possível racionamento de energia. Na quinta-feira, o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o país pode enfrentar “problemas graves” de abastecimento de energia elétrica se o nível dos reservatórios das usinas atingir um patamar de 10%. No Sudeste e no Centro-Oeste, as reservas já estão em apenas 17% da capacidade total, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ontem, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, reuniu os titulares de seis ministérios — da Integração Nacional, Gilberto Occhi; de Minas e Energia, Eduardo Braga; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Kátia Abreu; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello — para tratar da questão hídrica. O objetivo da reunião foi colocar recursos disponíveis em parcerias e projetos que resolvam a crise hídrica brasileira.

Como 75% da energia do país são provenientes de fontes hidrelétricas, a situação crítica de abastecimento de água ameaça também a geração de energia, sobretudo porque a pior seca dos últimos 80 anos adentrou o período úmido. Em relatório divulgado ontem, o ONS reduziu a previsão do volume de chuvas em janeiro para todas as regiões do país. Agora a média histórica para o mês, que já estava baixa, em 44%, caiu para 43% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No ano passado, choveu 54% da média histórica em janeiro, mês considera o mais volumoso do período úmido.

Na avaliação do diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico — Ilumina, Roberto Pereira d’Araujo, o problema do país não é apenas climático. “Nós temos publicado, há mais de dois anos, que a tendência é de ficarmos com reservas menores em relação ao consumo. Era evidente, desde 2009, que os reservatórios do país estavam numa trajetória descendente”, ressaltou.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, quanto maior o problema, mais difícil sair dele. “O governo foi escondendo e continua, mesmo depois das eleições, com atitude muito imobilista. A única coisa que fez foi o tarifaço, que, na minha opinião, não vai ser suficiente”, disse. Segundo ele, dada a gravidade da crise, o governo deveria fazer como Fernando Henrique Cardoso, em 2001 — ano do racionamento —, e criar um comitê gestor de crise para buscar uma solução.