Notícias

Operações de distribuição de água em Tacaimbó e Cachoeirinha são iniciadas

Por André Luis
Foto: Heudes Regis/SEI

Nesta sexta-feira (15), o governador Paulo Câmara deu início as operações de distribuição de água no distritos de Igrejinha, em Tacaimbó, e Cabanas, em Cachoeirinha, ambos no Agreste do Estado. Com mais de um século de existência, Cabanas terá pela primeira vez um sistema de abastecimento de água encanada. Ao todo, a ação beneficiará cerca de três mil habitantes.

“Investimos mais de R$ 1 milhão para que esse sonho se tornasse realidade. Agora, é enxergar o futuro. Com água, a qualidade de vida da população melhora, mas podemos fazer mais e, junto com o prefeito, vamos ver o que podemos fazer para melhorar ainda mais a vida do povo”, afirmou o governador.

A intervenção demandou a implantação de 9 km de sistema adutor e rede de distribuição. Com a obra, a população de Cabanas e de Igrejinha contará com fornecimento de água oriunda do Sistema Adutor do Agreste, distribuída por tubulações até suas residências.

Além do presidente da Compesa, Roberto Tavares e da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, participaram das ações o deputado federal João Campos; os deputados estaduais João Paulo Costa e Sivaldo Albino; os secretários Nilton Mota (Casa Civil); Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Albéres Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação); o presidente da AD Diper, Roberto Abreu; e os secretários executivos Tarcísio Ribeiro (Recursos Hídricos); e Zé Maurício (Casa Civil).

Entre os prefeitos, estiveram presentes Ivaldo de Almeida (Cachoeirinha), Sandro Arandas (Ibirajuba), Débora Almeida (São Bento do Una), Álvaro Marques (Tacaimbó), Uilas Leal (Alagoinha), Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Antônio de Roque (Jataúba), Jadiel Braga (São Caetano), Gustavo Adolfo (Bonito), Douglas Duarte (Angelim), Neide Reino (Capoeiras), Merson (Poção), Heraldo de Sidônio (Sanharó), Marcos Patriota (Jupi), Eduardo de Delino (vice-prefeito de Cachoeirinha).

Outras Notícias

Carlos Veras cobra melhorias no atendimento do INSS

Parlamentar também cobrou convocação de aprovados em concurso e realização de um novo certame Por André Luis  Nesta terça-feira (16), o deputado federal Carlos Veras (PT), participou de reunião com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O parlamentar estava acompanhado de por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social […]

Parlamentar também cobrou convocação de aprovados em concurso e realização de um novo certame

Por André Luis 

Nesta terça-feira (16), o deputado federal Carlos Veras (PT), participou de reunião com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O parlamentar estava acompanhado de por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev/PE) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social ligado a Central Única dos Trabalhadores (CNTSS-CUT).

“Apresentamos as reivindicações dos servidores e das servidoras do INSS e a necessidade urgente de melhoria do atendimento à população”, destacou Veras em suas redes sociais.

Veras também relatou que reforçou a importância da chamada dos aprovados do último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda a realização de novo concurso.

“Também apontei a necessidade de as perícias serem realizadas de forma regionalizada e em menos tempo, para minimizar os danos aos trabalhadores e às trabalhadoras que precisam ter acesso rápido aos benefícios previdenciários”, informou o parlamentar.

Walber Agra nomeado para importante Comissão de Estudos Constitucionais

O advogado, procurador do Estado e colaborador do programa Frente a Frente, Walber Agra, foi designado, pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, membro integrante da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. A comissão, considerada uma das mais importantes do Conselho Federal, é responsável pela análise das principais reformas propostas pelo […]

O advogado, procurador do Estado e colaborador do programa Frente a Frente, Walber Agra, foi designado, pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, membro integrante da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais.

A comissão, considerada uma das mais importantes do Conselho Federal, é responsável pela análise das principais reformas propostas pelo Executivo Nacional.

No Pajeú, a notícia foi comemorada pelo advogado Carlos Marques, amigo e parceiro de Walber Agra. Para Marques, justiça pela condição de Agra como um dos juristas mais respeitados do país

Reservatórios que abastecem Itapetim apresentam baixo nível hídrico

Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim. Foto: Teresa Pereira. Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico. De acordo com o […]

Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim. Foto: Teresa Pereira.

Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota

Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já choveu em 2020 no Ventre imortal da poesia 966 mm. O volume pode ter sido menor na área onde estão localizados os mananciais e suas cabeceiras, o que explicaria a pouca quantidade de água que entrou nos reservatórios este ano.

A barragem da Boa Vista fica no Rio da Boa Vista e Caramucuqui está localizada no Rio Pajeú, ambos os ribeirinhos nascem no município de Brejinho onde o volume de chuva é de 789.3 milímetros do início do ano até o momento, conforme o IPA.

Segundo dados repassados essa semana ao blog do Marcello Patriota pelo funcionário da Compesa, Sílvio Jordão, Boa Vista está atualmente com 106.000 m³, quantidade que corresponde a apenas 6.5 % da capacidade. Já Caramucuqui está com 62.000 m³ (8% do seu volume total).

O mês de junho se aproxima e a tendência é de diminuição das chuvas. Se a água das barragens não aumentar, o líquido precioso pode faltar na torneira dos itapetinenses daqui a três ou quatro meses.

A esperança se concentra na Adutora do Pajeú que está com a obra pronta, mas a água do São Francisco ainda não chegou a Itapetim. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, era que a adutora entrasse em funcionamento no mês de abril o que não aconteceu.

Em fevereiro a Compesa informou que necessitaria de uma ligação por parte da Celpe na EE 9 em São José do Egito. Nesta sexta-feira (29) a Celpe disse em nota enviada ao Repórter do Sertão que já realizou a obra de extensão da rede para o abastecimento da estação.

A companhia também informou que comunicou à Compesa a necessidade de adequação nas instalações da Estação. A Celpe disse ainda que aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. Leia nota abaixo.

Com relação ao fornecimento de energia para a Estação Elevatória de Água 09 em São José do Egito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que realizou a obra de extensão da rede para abastecimento da estação, concluindo o serviço e comunicando ao cliente a necessidade de adequação nas instalações do empreendimento, de responsabilidade do consumidor, para finalização da ligação de energia com a rede elétrica.

No dia 17 de março, a distribuidora forneceu, ainda, os equipamentos auxiliares de medição para a empresa responsável pelas instalações elétricas da estação elevatória. A concessionária aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. A Celpe se coloca à disposição.

Através do WhatsApp o Repórter do Sertão procurou saber da Gerência Regional da Compesa os motivos que impedem o início da operação da adutora, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

O prefeito Adelmo Moura também já fez cobranças junto a Compesa para que a adutora entre em operação.

O Blog e a história: quando Carlos Evandro defendia Luciano Duque

Em 15 de abril de 2008 – O Prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro mandou recado para o Deputado Inocêncio Oliveira : “Em time que se ganha não se mexe”. Luciano Duque é seu preferido para continuar como vice. Inocêncio e o Secretário Sebastião Oliveira querem outro nome que pode ser Ronaldo Melo (PSB) ou […]

Em 15 de abril de 2008 – O Prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro mandou recado para o Deputado Inocêncio Oliveira : “Em time que se ganha não se mexe”. Luciano Duque é seu preferido para continuar como vice.

Inocêncio e o Secretário Sebastião Oliveira querem outro nome que pode ser Ronaldo Melo (PSB) ou Faeca (PMN).

Carlão e Eduardo – circulam pelas ruas de Serra Talhada fotografias de Eduardo Campos com o prefeito Carlos Evandro . O prefeito é um bicho de palavra: disse que iria com Mendonça até o
final, e foi mesmo, pagando o preço do rompimento com Inocêncio Oliveira. Compromisso zerado, deseja, em 2010, marchar ao lado do PSB.

Quando invadiram a Fazenda de Zé Marcos – Representantes do MST da área de Ipanema invadiram a Fazenda Melancia de propriedade do ex-deputado estadual e ex-prefeito José Marcos de Lima.

Ao todo, 150 famílias ocupam a área de mais de 7 mil hectares. A ação faz parte do “Abril Vermelho”. Foram 16 áreas invadidas ontem. A fazenda é utilizada para criação de cavalos. O MST garante que não depredará a fazenda. Em 14 de abril de 2008.

São José do Egito: Homem é assassinado a tiros na noite deste domingo

Segundo o Blog do Marcello Patriota, um homem foi assassinado a tiros no Conjunto habitacional Junior Valadares em São José do Egito na noite deste domingo (21).  Segundo relatos de populares, Jocelmo Adriano Brito de Oliveira foi alvejado com  vários disparos de arma de fogo, cerca de quatro tiros perfuraram seu corpo.  Jocelmo foi socorrido […]

Segundo o Blog do Marcello Patriota, um homem foi assassinado a tiros no Conjunto habitacional Junior Valadares em São José do Egito na noite deste domingo (21). 

Segundo relatos de populares, Jocelmo Adriano Brito de Oliveira foi alvejado com  vários disparos de arma de fogo, cerca de quatro tiros perfuraram seu corpo. 

Jocelmo foi socorrido para o Hospital Maria Rafael de Siqueira, mas logo em seguida não resistiu e faleceu. O corpo foi levado para o IML-Instituto de Medicina legal de Caruaru.

Jocelmo era natural de São José do Egito-PE e tinha 47 anos. Segundo relatos, por volta das 23h ele vinha acompanhado de sua esposa e outra pessoa, numa esquina do Conjunto habitacional, quando um homem  o esperava, e fez vários disparos de arma de fogo. Pelo Modus Operandi, foi acerto de contas e/ou queima de arquivo, a polícia está em diligência e já tem o nome do suspeito. Segunda a polícia, Jocelmo  tinha passagens. Ainda não se tem informações sobre sepultamento e velório.

Nas redes sociais a população pede uma Companhia Independente para São José do Egito e região, que foi uma promessa do então Governador Eduardo Campos. 

A Cia Independente abrangeria o município e outras localidades como Itapetim, Brejinho,Tuparetama e Santa Terezinha, mas a questão é que proporciona melhorias de um modo geral, tanto no efetivo policial quanto na estrutura para oferecer condições ideais de trabalho aos policiais militares.

Em 2020, no Sertão, chamaram a atenção o número de homicídios em Custódia, com 18 registros, Tabira, com 13 homicídios e São José do Egito, com 10 mortes. O Blog do Marcello Patriota apurou que este é o 9º assassinato em 2021 em São José do Egito.