Notícias

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 11 mil

Por André Luis

Trabalhos de busca entram no terceiro dia com frio extremo e milhares ainda sob escombros, mas também histórias de crianças e famílias inteiras retiradas com vida. Ajuda internacional começa a chegar.

G1

Passa de 11 mil o número de mortos por conta do maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial.

O tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) e foi seguido de mais de 70 réplicas até esta quarta-feira (8).

O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na Turquia, o balanço até a manhã desta quarta era de 8.754. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de 2.530. Os dados foram compilados pelos governos dos países e por grupos de resgate.

Até agora, sabe-se que:

O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.

O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros e, portanto, foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.

O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície — esta é uma profundidade considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.

O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas ou feridos nesses países.

Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.

Cerca de 90 réplicas também foram registradas após o primeiro tremor.

Segundo o último balanço do governo turco, 7.108 pessoas morreram na Turquia.

Na Síria, foram 2.000 mortos, segundo levantamento do governo e da ONU.

A OMS afirmou que o número de vítimas pode ser até oito vezes maior.

Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas.

Segundo o governo turco, mais de 70 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca, entre eles EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel.

Outras Notícias

A análise das eleições no Pajeú, no Política e Gestão. Assista!

Excelente o bate papo do Programa Política e Gestão com meu amigo Erbi Andrade na TV Pajeú . Falamos de minha história na comunicação, do primeiro programa apresentado na Rádio Pajeú até minha chegada na Asserpe . Conto também toda a história de antes, desde a história de minha vida, nascido em Brasília, filho de pais sertanejos, depois chegando […]

Excelente o bate papo do Programa Política e Gestão com meu amigo Erbi Andrade na TV Pajeú . Falamos de minha história na comunicação, do primeiro programa apresentado na Rádio Pajeú até minha chegada na Asserpe .

Conto também toda a história de antes, desde a história de minha vida, nascido em Brasília, filho de pais sertanejos, depois chegando ao Pajeú que amo.

Ele quis saber como começou o blog lá em 2004, um dos pioneiros de Pernambuco e entre os cinco mais lidos no seu gênero no Estado. Contei toda a história.

Sobre a Asserpe, falei do papel de uma das mais respeitadas associações de Rádio e TV do país e sua missão institucional. Com a Abert, tem participado de lutas importantes como a do chip FM para acesso gratuito ao rádio, trabalhou pela digitalização da TV, migração do Rádio AM para FM e na defesa da liberdade de expressão. Quem deve controlar o que assiste ou não é a sociedade. Esse não é o papel de governos.

No último bloco, Erbi pediu para falar de bastidores das pesquisas Múltipla realizadas em parceria com o blog. Contei detalhes da histórica pesquisa de 2016 em São José do Egito. Ela mostrava crescimento de Romério Guimarães e dava empate em 44×44. A coordenação jurídica do então petista conseguiu uma “liminar tiro no pé” que barrou sua divulgação.

Ele também pediu minha análise sobre as eleições em Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Itapetim, Santa Terezinha, Brejinho e Tuparetama. O que eu disse sobre a corrida sucessória em cada uma? Só assistindo pra saber. É só acessar a TV Pajeú no YouTube.

MPPE investiga falta de nomeação no concurso da SEE-PE 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, instaurou o Inquérito Civil nº 01940.000.653/2024 para investigar a falta de nomeação dos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). A portaria de instauração, assinada pelo promotor Jairo José de Alencar Santos e publicada […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, instaurou o Inquérito Civil nº 01940.000.653/2024 para investigar a falta de nomeação dos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE).

A portaria de instauração, assinada pelo promotor Jairo José de Alencar Santos e publicada no Diário Eletrônico do MPPE nesta quarta-feira (29), tem como objetivo apurar eventuais irregularidades na não convocação dos candidatos aprovados no certame.

De acordo com o documento, o caso foi inicialmente tratado na esfera educacional, mas, após análise do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Educação (CAOPEDU), concluiu-se que a matéria está “eminentemente afeta ao Patrimônio Público”, devido à possibilidade de cometimento de ato de improbidade administrativa por ex-gestor.

O pronunciamento do CAOPEDU, datado de 12 de março de 2025, fundamenta-se em precedente da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que, em situação semelhante, reconheceu a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social como o órgão competente para conduzir casos relacionados à probidade administrativa e à proteção do patrimônio público.

Com base nesse entendimento, o promotor determinou o encaminhamento dos autos à 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, que possui atribuição na Curadoria do Patrimônio Público.

O inquérito seguirá com a realização de diligências para instrução do processo e eventual responsabilização de agentes públicos, caso sejam identificadas irregularidades na condução do concurso da SEE-PE.

Prefeitura traça plano de ações para garantir serviços durante a crise dos combustíveis em Petrolina

Plano emergencial busca minimizar transtornos à população. A Prefeitura de Petrolina está trabalhando na elaboração de um plano de ações a fim de garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos no município. Depois de ter readequado o planejamento das secretarias, autarquias, agências e demais órgãos municipais na semana passada, quando foi definida a redução […]

Plano emergencial busca minimizar transtornos à população.

A Prefeitura de Petrolina está trabalhando na elaboração de um plano de ações a fim de garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos no município.

Depois de ter readequado o planejamento das secretarias, autarquias, agências e demais órgãos municipais na semana passada, quando foi definida a redução do uso da frota municipal a fim de economizar combustível, agora o prefeito Miguel Coelho vai debater com os secretários a situação atual dos serviços na cidade e as estratégias necessárias para garantir o atendimento à população. Um encontro está marcado para o fim da tarde desta segunda-feira (28). Na oportunidade, o seguinte panorama será discutido:

Os serviços da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, relacionados ao programa Cidade Mais Limpa, à Central de Atendimento da Iluminação Pública e à Operação Tapa-buraco, com a recuperação em paralelepípedo e a manutenção de calçadas e meio-fio, estão garantidos até a próxima sexta-feira, 1º de junho. A recuperação asfáltica segue suspensa devido à falta de compostos utilizados na fabricação do asfalto. Já a coleta de lixo, prevista para seguir até o último sábado (26), está segue normalmente até a próxima terça-feira (29).

Na Secretaria de Saúde, as ambulâncias do SAMU seguem atendendo a população normalmente. Já os serviços das ambulâncias sociais estão passando por triagem, com prioridade para o transporte de pacientes oncológicos e doenças crônicas. Estão mantidos os transportes de pacientes de hemodiálise. As idas para o Recife, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), continuam suspensas. Uma equipe foi direcionada para informar a todos os hospitais com pacientes do TFD e remarcar os procedimentos agendados. Uma reunião está marcada para esta segunda-feira para avaliar a continuidade dos serviços.

A Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana de Petrolina (AMMPLA) lembra que os ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas urbanas, assim como o transporte complementar, continuam circulando de forma reduzida. Para diminuir os transtornos, a frota na zona urbana deve circular normalmente apenas nos horários de maior demanda como o início da manhã e da noite. A situação segue dessa forma até que o abastecimento de combustíveis seja retomado na cidade. Já as atividades de fiscalização de trânsito e transporte seguem sem alteração.

Zé Adalberto lança trabalho no Clube do Livro em Triunfo

Projeto é realizado pelo Sesc e aproxima escritores e leitores, ampliando o acesso ao universo literário O escritor José Adalberto de Itapetim lança, neste sábado (11/11), às 16h, na Fábrica de Criação Popular do Sesc em Triunfo, seu livro “Circo do Meu Sonho”. A atividade integra a programação do Clube do Livro, projeto realizado pelo […]

Projeto é realizado pelo Sesc e aproxima escritores e leitores, ampliando o acesso ao universo literário

O escritor José Adalberto de Itapetim lança, neste sábado (11/11), às 16h, na Fábrica de Criação Popular do Sesc em Triunfo, seu livro “Circo do Meu Sonho”.

A atividade integra a programação do Clube do Livro, projeto realizado pelo Sesc que tem como objetivo estimular a leitura e ampliar o acesso ao universo literário, aproximando leitores e escritores por meio de conversas e trocas de experiências.

“Circo do Meu Sonho” é o segundo livro infantil do escritor que tem o circo como tema, o primeiro foi “Real ou Imaginário: Circo é Diversão”.

O poeta também tem obras direcionadas aos públicos juvenil e adulto. Seus versos já foram publicados em diversas coletâneas. Nessa nova obra, Zé Adalberto, como é conhecido, traz o trabalho desenvolvido por Ana Carolina Cardoso, que é ilustradora de Artes na Fábrica de Criação Popular, e utiliza em seus trabalhos as técnicas de aquarela e nanquim.

Serviço: Clube do Livro

Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro)

Data: Dia 11 de novembro, às 16h

Entrada: gratuita

Informações: (87) 3846-1341

Fernandha Batista e as estradas,na Revista da Cultura

A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, é convidada de hoje do programa Revista da Cultura, às 11h, na Cultura FM 92,9. Ela fala do anúncio de recapeamento de estradas na região que tem sido alvo de questionamentos, como a PE 365, no trecho de Serra Talhada a Santa Cruz da Baixa […]

A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, é convidada de hoje do programa Revista da Cultura, às 11h, na Cultura FM 92,9.

Ela fala do anúncio de recapeamento de estradas na região que tem sido alvo de questionamentos, como a PE 365, no trecho de Serra Talhada a Santa Cruz da Baixa Verde, além da obra de expansão da rede da Compesa, para ampliar o abastecimento de água na localidade.

Outro anúncio foi da reestruturação das rodovias PE 337, que corta a cidade até Sítio dos Nunes.

Para a PE 337, foi assinada a ordem de serviço de requalificação de 41,7 quilômetros, na extensão que vai do entroncamento da BR 232, no distrito de Sítio dos Nunes, até a sede de Flores. Com um investimento estimado em R$ 26 milhões, a expectativa é que as intervenções sejam iniciadas agora em abril e concluídas em até um ano, beneficiando mais de 30 mil moradores da cidade e do entorno, que precisam circular diariamente pela rodovia.

Sobre o projeto para requalificação da PE 365, no segmento entre os municípios sertanejos de Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde, a secretária Fernandha Batista explicou que o trabalho deve ser concluído até o final de abril, com a reestruturação de 32,4 quilômetros da rodovia.

No pesquisão do programa, em quem você votaria se as eleições presidenciais fossem hoje? Participe,  pelo (87) 3831-1314 ou (87) 9-8874-1314. Acompanhe também pelas redes sociais da Cultura FM.