Notícias

Novo ministro da Saúde diz que não haverá ‘definição brusca’ sobre isolamento social

Por André Luis

G1

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta quinta-feira (16) que não haverá uma “definição brusca” em relação às orientações sobre o isolamento social.

Teich deu a declaração em um pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O isolamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O antecessor de Teich, Luiz Henrique Mandetta, demitido nesta quinta, defende o isolamento. Bolsonaro, por sua vez, quer o fim do “confinamento em massa” e a reabertura do comércio, de lotéricas e de igrejas.

“A parte do distanciamento e do isolamento, o que acontece? Não vai haver qualquer definição brusca, radical, do que vai acontecer. O que é fundamental hoje? Que a gente tenha informação cada vez maior sobre o que acontece com as pessoas, com cada ação que é tomada. Como a gente tem pouca informação, como é tudo muito confuso, a gente começa a tratar ideia como se fosse fato e começa a trabalhar cada decisão como se fosse tudo ou nada e não é nada disso”, afirmou.

“O que é fundamental é que a gente consiga enxergar aquela informação que a gente tem até ontem, decidir qual a melhor ação do momento e seguir qual a melhor forma de isolamento e distanciamento. Que isso seja cada vez mais baseado em informação sólida”, acrescentou.

‘Alinhamento completo’

Ainda no pronunciamento no Planalto, o novo ministro da Saúde disse que há um “alinhamento completo” entre ele, Bolsonaro e “todo o grupo do ministério”.

“Deixar claro que existe um alinhamento completo aqui entre mim, o presidente e todo o grupo do ministério. Realmente o que a gente está fazendo aqui hoje é trabalhar para que a sociedade retome de forma cada vez mais rápida uma vida normal e a gente trabalha pelo país e pela sociedade”, afirmou.

Outras Notícias

Segundo turno no Recife: Armando vai de Marília

Deputado Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos, também já acenou apoio a petista no segundo turno. O PTB tem uma resolução que proíbe alianças com o PT, mas o ex-senador Armando Monteiro Neto, presidente de honra da legenda no Estado, fará uma declaração no campo pessoal em favor da candidatura de Marília Arraes.  De acordo com […]

Deputado Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos, também já acenou apoio a petista no segundo turno.

O PTB tem uma resolução que proíbe alianças com o PT, mas o ex-senador Armando Monteiro Neto, presidente de honra da legenda no Estado, fará uma declaração no campo pessoal em favor da candidatura de Marília Arraes. 

De acordo com a legenda, o posicionamento do ex-senador e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, sobre o segundo turno das eleições no Recife, será oficializado nesta terça-feira (17), do escritório em Brasília.

O presidente do Podemos, partido da candidata, Delegada Patrícia Domingos, deputado Ricardo Teobaldo, também manifestou apoio à Marília.

O candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, declarou, nesta segunda-feira (16), que optou pela neutralidade na disputa do 2º turno pela prefeitura do Recife. Com isso, Mendonça não irá apoiar João Campos (PSB) nem Marília Arraes (PT).

Colapso em Rosário também afeta Itapetim. Prefeito cobrou providências à Compesa

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, se reuniu-se com o diretor regional da Compesa, Leonardo Selva,  na Diretoria Regional do Interior (DRI). O Deputado Estadual Ângelo Ferreira e o gerente estadual da Casa Civil, Adelmo Moura estiveram no encontro. Na ocasião, o chefe do Executivo itapetinense solicitou o aumento do número de caminhões pipas e de […]

IMG-20150413-WA0001
Adelmo Moura, Ângelo Ferreira, Leonardo Selva e Arquimedes Machado: debate sobre grave situação de Itapetim

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, se reuniu-se com o diretor regional da Compesa, Leonardo Selva,  na Diretoria Regional do Interior (DRI). O Deputado Estadual Ângelo Ferreira e o gerente estadual da Casa Civil, Adelmo Moura estiveram no encontro.

Na ocasião, o chefe do Executivo itapetinense solicitou o aumento do número de caminhões pipas e de caixas de água que atendem a população diariamente. De acordo com Arquimedes, a ação se faz necessária tendo em vista que apesar das últimas chuvas a situação de colapso dos reservatórios que abastecem o município permanece e que a seca vem se intensificando.

O atraso na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município também foi discutido na reunião. Leonardo Selva explicou que a empresa vencedora da licitação está querendo desistir da obra, mas que está dialogando com a mesma para solucionar o impasse. Segundo o diretor, caso a desistência se confirme será realizado um novo certame para escolha de uma nova empresa.

No encontro, ainda foi tratada a situação da Barragem do Rosário. Grande parte da água que chega a Itapetim através de caminhões pipas vem do manancial, que se encontra na iminência de colapso. O diretor assegurou que já está providenciando outro reservatório para captação da água a ser destinada aos itapetinenses.

Itapetim: Prefeitura entrega calçamento

Em Itapetim, o Governo Municipal entregou a obra da pavimentação da rua Alexandrino Pereira de Lima, ao lado do Estádio O Maxixão. O prefeito do município, Adelmo Moura agradeceu à população que compareceu para acompanhar a inauguração . Adelmo também agradeceu ao senhor Dé, e da esposa Socorro, donos da residência onde aconteceu o evento. […]

Em Itapetim, o Governo Municipal entregou a obra da pavimentação da rua Alexandrino Pereira de Lima, ao lado do Estádio O Maxixão.

O prefeito do município, Adelmo Moura agradeceu à população que compareceu para acompanhar a inauguração . Adelmo também agradeceu ao senhor Dé, e da esposa Socorro, donos da residência onde aconteceu o evento.

“Temos o compromisso de tornar as casas do nosso município cada vez mais valorizadas. Já solicitamos que a Celpe recoloque os postes da rua também”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Junio Moreira, o ex-prefeito Arquimedes Machado, o diretor de Infraestrutura, Seu Dido e demais secretários, diretores e colaboradores, além dos vereadores Carlos, Jordânia, Clodoaldo e Jacinto também estiveram presentes.

Em e-mail, Andrade Gutierrez citou Lula para fazer negócios na Venezuela

Da Folhapress Emails apreendidos no âmbito da Operação Lava-Jato revelam que a empresa Andrade Gutierrez agendou um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para intermediar seus negócios na Venezuela. Na troca de mensagens, ocorrida em março de 2014, os executivos da Andrade Guitierrez citam uma reportagem para afirmar que o presidente da […]

Brasilianischer Präsident Luiz Inacio Lula da Silva in Hamburg

Da Folhapress

Emails apreendidos no âmbito da Operação Lava-Jato revelam que a empresa Andrade Gutierrez agendou um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para intermediar seus negócios na Venezuela. Na troca de mensagens, ocorrida em março de 2014, os executivos da Andrade Guitierrez citam uma reportagem para afirmar que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, está “incomodado” com a postura de distanciamento político da presidente Dilma Rousseff.

Um dos executivos recomenda, então, que seu “ponto focal de apoio” seja Lula. Em março de 2014, Sérgio Lins Andrade, dono da Andrade Gutierrez, enviou ao presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, a cópia de uma reportagem sobre a decisão de Dilma de se distanciar da Venezuela.

“Isto pode complicar a situação dos contratos lá. Abs”, escreveu ele, no email endereçado aos executivos. Em resposta, o executivo Flávio Gomes Machado Filho fala de um descontentamento de Maduro e cita Lula como canal na Venezuela.

“Temos que tomar todos os cuidados. O Presidente Maduro já está incomodado com essa postura dela há algum tempo. O nosso ponto focal de apoio tem que ser o ex-Presidente Lula. O Pres Maduro reconhece como um grande amigo pessoal e um grande amigo da Venezuela.”

Flávio Gomes diz, então, que se encontraria com Lula na semana seguinte para buscar uma solução para traçar uma estratégia de apoio. “Estou marcando um encontro com o Pres Lula na próxima semana em SP para discutir com ele a situação da Venezuela e uma estratégia de apoio. Abs, Flavio.”

Outro lado: Procurado para confirmar o encontro, o Instituto Lula afirmou, por intermédio de sua assessoria, que não comentaria “documentos supostamente oficiais extraídos de seu contexto”. A Andrade Gutierrez informou que não comentará o assunto.

“O ex-presidente Lula sempre atuou legitimamente em defesa do Brasil e das empresas brasileiras nos mercados internacionais, e continuará exercendo esse papel, sempre que possível, como fazem ex-governantes responsáveis de diversos países. O ex-presidente não faz e nunca fez lobby ou consultoria. A lista das empresas que contrataram palestras do ex-presidente, por meio da empresa LILS, está publicada pelo Instituto Lula neste endereço”.

Cleonice Maria diz a Duque que colocará nome a disposição em 2024

Presidente do PT de Serra Talhada,  Cleonice Maria esteve ao lado do marido, Anildomá William, no gabinete do Deputado Estadual Luciano Duque,  do Solidariedade. Os dois tem alinhamento político desde que Luciano Duque era do Partido dos Trabalhadores. Pelo que o blog foi informado,  o fato novo é que a petista, tida como histórica e […]

Presidente do PT de Serra Talhada,  Cleonice Maria esteve ao lado do marido, Anildomá William, no gabinete do Deputado Estadual Luciano Duque,  do Solidariedade.

Os dois tem alinhamento político desde que Luciano Duque era do Partido dos Trabalhadores.

Pelo que o blog foi informado,  o fato novo é que a petista, tida como histórica e orgânica na legenda,  informou ao Deputado que seu nome será colocado a disposição do partido para o debate eleitoral de 2024.

Cleonice e Domá perderam protagonismo na gestão Márcia Conrado,  que apoiaram em 2022. A presidenta da legenda chegou a ser desautorizada por Márcia quando fez cobranças políticas à gestão.

Em dezembro do ano passado,  a prefeita exonerou Anildomá Williams de Souza, o Domá,  da Fundação de Cultura de Serra Talhada, após 13 anos na gestão, além de outros nomes como Cristiano Menezes e Marta Cristina.

Voltando ao nome de Cleonice a disposição do debate eleitoral no PT, Luciano abonou a possibilidade de sua candidatura.  “É um nome qualificado,  por quem Serra Talhada tem muito respeito”, disse,  registrando que entende ser uma questão a ser debatida no fórum interno do partido.