Notícias

Novo ministro da Fazenda diz que compromisso com ajustes continua

Por Nill Júnior
“Estamos em fase de ajustes para um novo ciclo de crescimento
“Estamos em fase de ajustes para um novo ciclo de crescimento”, disse Nelson Barbosa

Agência Brasil – O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou hoje (18), em coletiva realizada no início da noite no Palácio do Planalto, que os esforços para o ajuste fiscal devem continuar para estabilizar a economia e promover sua recuperação.

“O compromisso com a estabilidade fiscal se mantém o mesmo. O volume de cortes e despesas discricionárias deve atingir R$ 78,5 bilhões. Em 2016, esperamos gastar o mesmo que gastamos seis anos atrás. Esse fato já mostra o nosso compromisso [com o ajuste]”, disse Barbosa.

Ele mostrou otimismo com a retomada do crescimento da economia e frisou a importância dos ajustes para que isso ocorra. “Estamos em uma fase de transição na economia brasileira, em fase de ajustes para um novo ciclo de crescimento. Temos adotado também várias medidas de gestão para otimizar o gasto público. [O trabalho] continua sendo promover o reequilíbrio fiscal. Somente com a estabilidade fiscal é que teremos um desenvolvimento sustentável”, afirmou o ministro.

Barbosa assumiu hoje a pasta, deixada por Joaquim Levy. No seu primeiro pronunciamento após o anúncio oficial do Planalto, Barbosa elogiou o trabalho de Levy enquanto esteve à frente da pasta. “Gostaria de agradecer o trabalho do ministro Levy no ministério da Fazenda em todos esses meses. Foi um trabalho bastante positivo, que já vem dando resultados, com reequilíbrio fiscal”.

A troca no comando da equipe econômica foi anunciada há pouco pelo Palácio do Planalto, por meio de nota à imprensa, e ocorre após uma semana conturbada no Congresso Nacional, onde estiveram em votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Pluriananual (PPA) e o Orçamento de 2016. De acordo com o comunicado, Dilma agradeceu Levy e elogiou o trabalho do ministro.

Outras Notícias

Serra Talhada se aproxima de 110 mortes por Covid-19

Uma idosa de 69 anos faleceu na tarde desse sábado (20) no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, após ser contaminada pelo novo coronavírus. Segundo o Farol de Notícias,  ela residia no bairro São Cristóvão, e estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital desde o mês passado. O teste positivo para a […]

Uma idosa de 69 anos faleceu na tarde desse sábado (20) no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, após ser contaminada pelo novo coronavírus.

Segundo o Farol de Notícias,  ela residia no bairro São Cristóvão, e estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital desde o mês passado.

O teste positivo para a Covid-19, tipo Swab, foi feito no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), ainda no início de fevereiro.

De acordo com informações da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) a serra-talhadense tinha, pelo menos, seis tipos de comorbidades.

Agora Serra Talhada contabiliza 107 óbitos pelo novo coronavírus. Esta contagem se aproxima de 110 mortes, uma vez que os órgãos de saúde ainda não confirmaram, oficialmente, as mortes de Waldir Tenório, que ocorreu em Recife, mas que residia em Serra e a morte do Carlos do Bar Scorpions, que ocorreu em João Pessoa (PB), mas também residia no município onde foi infectado.

Áudio detalha conversa entre co-piloto e base aérea antes do acidente que matou Campos

do Diário de Pernambuco “Devido as condições climáticas nós vamos aguardar e chamar novamente”. Essas foram uma das últimas palavras ditas pelo co-piloto do avião Cessna 560XL, que transportava o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A gravação, divulgada pela Rede Globo, comprova que o co-piloto buscou informações sobre o tempo e confirmou que iria arremeter. […]

Eduardo-Campos-Aeronave

do Diário de Pernambuco

“Devido as condições climáticas nós vamos aguardar e chamar novamente”. Essas foram uma das últimas palavras ditas pelo co-piloto do avião Cessna 560XL, que transportava o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A gravação, divulgada pela Rede Globo, comprova que o co-piloto buscou informações sobre o tempo e confirmou que iria arremeter.

A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e se dirigia ao Aeroporto de Guarujá, em São Paulo. No momento em que a aeronave se preparava para o pouso, arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato. O áudio mostra que, após a arremetida, a base aérea tentou por dez vezes contato com a cabine mas não obteve sucesso.

No aeródromo, componentes da base aérea e membros do PSB, que aguardavam a chegada da comitiva, foram informados que o avião estava desaparecido. Devido o mau tempo, uma busca visual foi descartada. A queda ocorreu em Santos, no litoral paulista, por volta das 10h, atingindo residências do bairro Boqueirão.

Isaltino Nascimento quer aliança com PT

Segundo o deputado, a aliança é importante para combater a ‘direita conservadora’ Do blog da Folha Em meio às especulações de que o PT e PSB podem se aliar, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Isaltino Nascimento (PSB), avaliou como positiva uma possível aliança. Segundo o deputado, a aliança […]

Foto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Segundo o deputado, a aliança é importante para combater a ‘direita conservadora’

Do blog da Folha

Em meio às especulações de que o PT e PSB podem se aliar, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Isaltino Nascimento (PSB), avaliou como positiva uma possível aliança.

Segundo o deputado, a aliança é importante para combater a “direita conservadora”. “O PSB vai ter congresso em março para definir a orientação. Sou favorável à aliança no Estado com o PT porque vamos ter a disputa de centro esquerda com a direita conservadora”, afirmou Isaltino.

Habitação e saúde: Raquel Lyra se reúne com Jader Filho e Nísia Trindade

A governadora Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, a chefe do Executivo estadual apresentou ao ministro uma relação de terrenos que podem ser destinados à construção de empreendimentos habitacionais. Antes disso, a governadora esteve com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, […]

A governadora Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, a chefe do Executivo estadual apresentou ao ministro uma relação de terrenos que podem ser destinados à construção de empreendimentos habitacionais.

Antes disso, a governadora esteve com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e debateu sobre recursos para investimentos voltados à regionalização da saúde no Estado.

“Apresentamos ao ministro Jader vários terrenos para a construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e também conversamos com ele sobre novas obras em Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra. A gestão estadual tem trabalhado permanentemente no sentido de ampliar o acesso dos pernambucanos a moradias dignas. Uma das ações que a administração estadual adotou nesta área foi o programa Morar Bem PE, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos.

Uma das metas do programa é facilitar a construção de unidades habitacionais populares no Estado, otimizando os recursos disponibilizados pelo governo federal no Programa Minha Casa, Minha Vida. Quando oferece terrenos ao Executivo federal para esta finalidade, os processos de propriedade que podem ser usados como contrapartidas nos planos de habitação federais são agilizados, possibilitando a contratação de mais unidades do que o Planalto havia previsto inicialmente.

“A portaria do Minha Casa, Minha Vida FAR publicada para Pernambuco já destinava 6.325 unidades para o Estado, e nós catalogamos terrenos que podem ser usados para a construção de empreendimentos habitacionais com esta finalidade. Agora, pleiteamos junto ao ministro Jader o máximo de imóveis para auxiliar na solução dos nossos problemas de habitação”, disse Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que acompanhou a visita da governadora ao lado do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

O Minha Casa, Minha Vida FAR tem como objetivo fornecer unidades habitacionais novas em áreas urbanas para determinados grupos de famílias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial. O plano do governo federal estabelece a meta de contratar 130.000 unidades habitacionais no País em 2023, sendo 6.325 em Pernambuco.

Devem ser beneficiadas pela iniciativa famílias que perderam suas casas devido a obras públicas federais, desastres naturais ou que residem em áreas de alto risco. O governo vem pleiteando junto ao governo federal a inclusão das famílias afetadas pelos desastres dos prédios-caixão na modalidade FAR.

Com a ministra Nísia Trindade, a governadora também tentou atrair novos investimentos para o Estado. “No Ministério da Saúde negociamos novas maternidades e aumento de recursos”, pontuou. Na última semana, Raquel Lyra anunciou a construção da segunda maternidade da gestão, em Ouricuri, no Sertão. A unidade, que é um dos pleitos da população na região, vai dispor de leitos de alto risco, banco de leite, além de outros atendimentos. A primeira maternidade está sendo construída em Caruaru, no Agreste.

Silvio Costa Filho visita o Sertão do Pajeú

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, cumpre agenda, nesta sexta-feira, no Sertão do Pajeú, uma das regiões mais importantes de Pernambuco. Silvio aproveitará a passagem pela região para reforçar o seu compromisso com os municípios sertanejos, que já somam quase R$ 50 milhões em investimentos garantidos por meio do Governo Federal e enquanto deputado […]

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, cumpre agenda, nesta sexta-feira, no Sertão do Pajeú, uma das regiões mais importantes de Pernambuco.

Silvio aproveitará a passagem pela região para reforçar o seu compromisso com os municípios sertanejos, que já somam quase R$ 50 milhões em investimentos garantidos por meio do Governo Federal e enquanto deputado federal.

Durante a passagem, o ministro participará de reuniões com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças locais. O objetivo é fortalecer alianças políticas, ouvir as demandas da população e, ao mesmo tempo, dialogar sobre novas obras e projetos que possam ser contemplados nos próximos meses. Vale ressaltar que, na região, o Republicanos, sob a liderança de Costa Filho, administra três prefeituras.

Segundo o ministro de Lula, a visita faz parte de um esforço contínuo para ampliar a presença do Governo Federal no interior de Pernambuco escutando as demandas da população para avançar em parcerias.

“Estamos trabalhando para levar mais obras e investimentos para o Sertão, ajudando a melhorar a vida do povo do Pajeú. Essa é uma região de gente batalhadora, que merece ter seus sonhos atendidos com mais desenvolvimento e oportunidades. O presidente Lula tem olhado com carinho para Pernambuco, e nós estamos juntos para transformar esse olhar em realizações concretas”, disse Costa Filho.

Nos últimos anos, a articulação do ministro em Brasília tem resultado em conquistas importantes para os municípios do Pajeú, consolidando-o como um dos principais porta-vozes da região junto ao Palácio do Planalto. Além do reforço na infraestrutura, Silvio destacou que continuará empenhado em garantir novos recursos para áreas como saúde, educação, mobilidade e estradas, impulsionando o crescimento econômico e social do Sertão.

A agenda começará bem cedo em um encontro com o prefeito de Brejinho, Gilson Bento. Logo depois, o ministro visitará os prefeitos de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde.