Notícias

MPPE investiga COMPESA por vazamento em Petrolina; Afogados vive problema parecido

Por André Luis

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu uma investigação para apurar um vazamento prolongado de água tratada no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina. A denúncia, feita pela moradora Daiana Karen Araújo Silva, relata que o problema persiste há vários meses sem solução, mesmo após contatos com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).

Segundo o MPPE, a COMPESA teria informado à moradora que seria necessário quebrar calçadas para identificar a origem do vazamento, sugerindo que ela acionasse o Ministério Público. A Promotoria destaca que a concessionária tem obrigação legal e contratual de manter o sistema em bom funcionamento, garantindo continuidade, regularidade e eficiência no serviço.

O caso está sendo conduzido pela 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina. A promotora Ana Paula Nunes Cardoso instaurou o Inquérito Civil nº 01879.000.583/2024 para reunir novas provas e definir as medidas a serem tomadas. A portaria foi assinada em 4 de agosto de 2025, em Recife.

Situação parecida em Afogados da Ingazeira

O problema de vazamentos e reparos malfeitos não é exclusividade de Petrolina. Em Afogados da Ingazeira, a população tem reclamado constantemente na Rádio Pajeú sobre buracos deixados nas ruas após obras da COMPESA, além de vazamentos que demoram a ser consertados.

Moradores denunciam que, muitas vezes, os consertos deixam as vias em péssimas condições, prejudicando o trânsito e aumentando o risco de acidentes. Em alguns casos, a água tratada chega a escorrer por dias antes que a companhia envie equipes para solucionar o problema.

Nesta segunda-feira (11), uma ouvinte revoltada com um vazamento se prolonga se manifestou na Rádio: “Eu não sou fiscal de vocês. Façam o seu trabalho”, criticou.

Outras Notícias

Zé Amaral entrega cargos e anuncia candidatura à Prefeitura de Tabira

Por Anchieta Santos O grupo do ex-prefeito Josete Amaral deu mais um sinal de afastamento do Prefeito Sebastião Dias (PTB) em Tabira. Notícias passadas por importante fonte da política tabirense à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, dão conta de que o empresário Zé Amaral (PTB), também conhecido por Zé de Helena,  irmão […]

DSCN4986Por Anchieta Santos

O grupo do ex-prefeito Josete Amaral deu mais um sinal de afastamento do Prefeito Sebastião Dias (PTB) em Tabira. Notícias passadas por importante fonte da política tabirense à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, dão conta de que o empresário Zé Amaral (PTB), também conhecido por Zé de Helena,  irmão do ex-prefeito Josete Amaral, entregou os cargos que tinha na administração municipal.

Além de oficializar o rompimento, ao mesmo tempo anunciou a sua candidatura a Prefeito para a eleição de 2016. Rápido no gatilho, Zé Amaral já espalhou pela cidade o adesivo “Agora é Zé”.

Resta saber o que pensa agora o irmão de Zé Amaral, o ex-prefeito Josete Amaral que na semana passada em entrevista à Rádio Cidade FM disse claramente: “Ninguém é candidato de si mesmo. Tem que debater dentro do próprio partido. Lançar candidatura agora é prematuro e até irresponsável”.

Um dos episódios mais conhecidos de Zé Amaral foi quando entrou no estúdio da Cidade FM para tentar intimidar o ex-prefeito Dina que o criticava na emissora. Até a polícia teve que entrar no meio.
Um dos episódios mais conhecidos de Zé Amaral foi quando entrou no estúdio da Cidade FM para tentar intimidar o ex-prefeito Dina que o criticava na emissora. Até a polícia teve que entrar no meio.
Prefeitura de Tuparetama faz balanço das ações contra o Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Tuparetama vem desenvolvendo diversas ações para combater a doença. Com a implantação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, no dia 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma uma grande força-tarefa para que a população respeite as medidas restritivas […]

Vigilância Sanitária orienta na feira livre. Foto: Bruno Araújo¹

Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Tuparetama vem desenvolvendo diversas ações para combater a doença.

Com a implantação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, no dia 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma uma grande força-tarefa para que a população respeite as medidas restritivas de circulação, distanciamento social e conscientização sobre a higiene pessoal.

As ações contam com a parceria do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, todas as secretarias da prefeitura além dos esforços dos profissionais de saúde da Atenção Básica, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde.

Segundo o prefeito Sávio Torres, a gestão tem trabalhado com planejamento de estratégias para minimizar os efeitos do vírus em Tuparetama. “Estamos vivenciando uma guerra onde a arma mais potente para enfrentar o nosso inimigo é a consciência.”, alertou o gestor.

Confira as ações realizadas:

Barreiras sanitárias nos portais da cidade;

Ronda da equipe para orientação aos comerciantes e fiscalização dos descumprimentos das recomendações do Ministério da Saúde;

Organização do fluxo e monitoramento da população na feira livre do município;
-Implantação de pias sanitárias no pátio da feira para lavagem de mãos obrigatória;

Sanitização de praças, espaços urbanos, unidades básicas de saúde, órgãos públicos e bancas da feira livre;

Organização do atendimento em casas lotéricas;

Monitoramento de pacientes com síndrome gripal;

Orientação e observação das pessoas vindas de regiões endêmicas;

Compra de EPI para os profissionais de saúde das unidades de saúde (avental cirúrgico, luvas de procedimentos, máscaras descartáveis, máscaras N95, macacão para atendimento a paciente com covid, viseiras de proteção, entre outros);

Capacitação de profissionais para utilização de EPI e acolhimento de pacientes com suspeita ou com Covid-19;

Organização de ala hospitalar para atendimento de pacientes em isolamento para tratamento de covid;

Compra de mais um ventilador pulmonar portátil para transferência de pacientes;

Ala hospitalar equipada com dois ventiladores pulmonares e monitor cardíaco para maior suporte em atendimento a pacientes;

Aquisição de testes rápidos para acompanhamento de sintomas em profissionais de saúde;

Compra de medicamentos para suporte em atendimento aos pacientes com suspeita ou com covid;

Compra de equipamentos e insumo hospitalar para acolhimento e tratamento dos pacientes;

Confecção de máscara de tecido para distribuição à população (em breve);

Álcool em gel em todos os órgãos públicos;

Entrega de kits alimentação para alunos da zona rural;

Campanha de vacinação contra o H1N1 e a Influenza, no esquema ‘drive-thru’ (dentro do carro) ou em casa quando solicitado aos agentes de saúde.

Sertão do Pajeú registra mais duas mortes por Covid-19 e totaliza 174

Afogados da Ingazeira e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (09.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.274 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número […]

Afogados da Ingazeira e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (09.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.274 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.602 confirmações. Logo em seguida, com 1.277 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 941, São José do Egito está com 870, Santa Terezinha tem 360, Triunfo tem 351 e Carnaíba também está com 351.

Itapetim tem 228, Flores está com 201, Calumbi está com 182 casos, Brejinho tem 179, Iguaracy tem 164, Quixaba tem 155, Solidão tem  134, Tuparetama tem 114, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 69 casos confirmados.

Mortes – Com mais uma morte registrada em Afogados da Ingazeira e outra em Serra Talhada, a região tem no total, 174 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 63, Afogados da Ingazeira tem 16, Triunfo e Tabira tem 12 cada, Carnaíba tem 11 óbitos, São José do Egito tem 10, Iguaracy tem 9. Santa Terezinha e Flores tem 8 cada,  Tuperatema tem 7 óbitos, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi tem 2, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 9.459 recuperados. O que corresponde a 92,06% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h15 desta terça-feira (10.11), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Patriota participa de evento com Dilma e Câmara

Por Anchieta Santos A presidente Dilma Rousseff (PT) vem ao Recife neste sábado (5) para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e mais 17 prefeitos, incluindo o gestor do Recife, Geraldo Julio (PSB) e o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Amupe Jose Patriota. Na pauta, ações de enfrentamento ao mosquito […]

IMG_1870

Por Anchieta Santos

A presidente Dilma Rousseff (PT) vem ao Recife neste sábado (5) para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e mais 17 prefeitos, incluindo o gestor do Recife, Geraldo Julio (PSB) e o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Amupe Jose Patriota.

Na pauta, ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A reunião ocorrerá no Comando Militar do Nordeste às 10h30. Após a reunião, a presidente retornará a Brasília. Pernambuco tem enfrentado um surto de microcefalia.

Uma das principais causas pode ser o Zika Vírus, transmitido pelo mosquito, que também é transmissor da dengue e da Chikungunya.

Depois do encontro com a Presidenta Dilma e o Governador Paulo Câmara, o Prefeito José Patriota retorna a Afogados da Ingazeira onde hoje a noite inaugura a pavimentação asfáltica da Rua Décio Amaral Padilha no centro da cidade.

CDL Afogados abre inscrições para o curso “Domine sua Empresa Impactando Seus Resultados”

A CDL Afogados da Ingazeira em parceria com a Infose abrem as inscrições para o curso “Domine sua Empresa Impactando Seus Resultados”. O primeiro encontro acontecerá em 4 de junho, na CDL. O objetivo, capacitar empresários e gestores de micro e pequenas empresas, demonstrando a importância de uma gestão eficiente, além de apresentar ferramentas úteis […]

A CDL Afogados da Ingazeira em parceria com a Infose abrem as inscrições para o curso “Domine sua Empresa Impactando Seus Resultados”. O primeiro encontro acontecerá em 4 de junho, na CDL.

O objetivo, capacitar empresários e gestores de micro e pequenas empresas, demonstrando a importância de uma gestão eficiente, além de apresentar ferramentas úteis para o cotidiano das organizações.

Em primeiro momento, antes do curso, será feito um diagnóstico da empresa, repassando o feedback do resultado durante o curso.

O segundo passo será a realização do curso com exposição de conteúdos, estudos de caso, resolução de exercícios práticos, dinâmicos de grupo e utilização de ferramentas. Serão realizados cinco encontros e trabalhados cinco módulos, cada um com um tema em específico.

Os temas, Análise Estrutural da Organização, Criação de Valor, Elaboração do Planejamento Estratégico, Marketing Digital e Estratégias de Equipe e Finanças Corporativas.

A duração é de 5h cada encontro, totalizando 25 horas. Ao concluir o curso o participante receberá um certificado. O investimento ficará no valor de R$ 100,00 por participante, os interessados podem procurar a CDL Afogados da Ingazeira para realizar as inscrições. Mais informações: (87) 9-9944-1396 e (87) 3838-2300.