Notícias

Mortes no trânsito aumentam no Brasil e cidades do Pajeú apresentam índices preocupantes

Por André Luis

O Brasil registrou um crescimento no número de mortes no trânsito, conforme dados atualizados em 2023. Foram contabilizadas 34.881 vítimas fatais no transporte terrestre, um aumento de 2,9% em relação aos 33.894 óbitos registrados em 2022. O índice nacional subiu de 15,8 para 16,2 mortes a cada 100 mil habitantes.

No Sertão de Pernambuco, dados mais recentes divulgados pelo Governo do Estado mostram que algumas cidades do Pajeú apresentam índices preocupantes.

Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito já superaram Serra Talhada, maior cidade da região, em número de mortes no trânsito. Nos primeiros quatro meses de 2025, Serra Talhada contabilizou três vítimas fatais, enquanto Afogados, Tabira e São José do Egito registraram, cada uma, cinco mortes.

Afogados da Ingazeira, inclusive, ocupa a sétima posição entre as cidades com mais mortes no trânsito em todo o Sertão em 2025, superando municípios como Arcoverde, Serra Talhada e Ouricuri, que possuem população significativamente maior. As informações são da Rádio Gazeta FM de São José do Egito.

Outras Notícias

Júnior Venâncio assume a Prefeitura de Ouro Velho

Na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro, Dr. Júnior Venâncio foi empossado como prefeito de Ouro Velho em uma cerimônia que marcou o início de sua gestão. Em entrevista à Rádio Gazeta FM, o novo prefeito expressou orgulho e gratidão pela oportunidade de liderar o município que já o acolheu como assessor em gestões anteriores. […]

Na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro, Dr. Júnior Venâncio foi empossado como prefeito de Ouro Velho em uma cerimônia que marcou o início de sua gestão. Em entrevista à Rádio Gazeta FM, o novo prefeito expressou orgulho e gratidão pela oportunidade de liderar o município que já o acolheu como assessor em gestões anteriores.

“Este é um momento histórico para mim. Desde 2012, meu nome foi cogitado para disputar a Prefeitura, mas questões de legenda me impediram. Hoje, realizo um sonho e, principalmente, cumpro a vontade do povo, que nos deu quase 90% dos votos nesta eleição”, destacou Dr. Júnior, emocionado.

O novo gestor atribuiu sua vitória, com 2.345 votos, ao trabalho sólido realizado nos últimos 12 anos, período em que Ouro Velho avançou significativamente sob as gestões de Natália e Dr. Augusto Valadares. Ele ressaltou sua contribuição direta a esses governos e agradeceu à população, à Câmara Municipal e à equipe de governo pelo sucesso coletivo.

Compromisso com o progresso

Com o lema “Ouro Velho cada vez melhor”, Dr. Júnior reafirmou o compromisso de manter o município como referência na região, prometendo continuidade aos avanços conquistados e uma gestão voltada para o bem-estar do povo. “Ouro Velho cresceu e se destacou. Vamos manter esse ritmo de desenvolvimento, sempre priorizando as necessidades da população”, declarou.

O prefeito também fez questão de agradecer o apoio de importantes lideranças políticas, como o governador João Azevedo, o senador Efraim Filho e os deputados Wilson Santiago (federal) e Wilson Filho (estadual), afirmando que a parceria será fundamental para novos projetos e investimentos no município.

Gratidão e expectativas

Dr. Júnior reforçou sua gratidão a todos que contribuíram para sua eleição e para o crescimento de Ouro Velho. “Essa expressiva votação demonstra que estamos no caminho certo. Nosso município só tem a crescer, e vou me dedicar para fazer uma gestão à altura das expectativas do nosso povo.”

Em live, Danilo Augusto debate causa animal com vereador caruaruense

O Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto,  dá sequência à sua série de lives debatendo temas relacionados à pandemia. Hoje, às 19h, ele debate a causa animal na pandemia. Danilo conversa com o vereador caruaruense Fagner Fernandes, que é fundador da ONG Instituto 4 Patas. Ano passado, a ONG conseguiu instalar uma […]

O Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto,  dá sequência à sua série de lives debatendo temas relacionados à pandemia.

Hoje, às 19h, ele debate a causa animal na pandemia. Danilo conversa com o vereador caruaruense Fagner Fernandes, que é fundador da ONG Instituto 4 Patas.

Ano passado, a ONG conseguiu instalar uma clínica para atender gatos e cães na companhia dos seus respectivos responsáveis ou tutores para serviços como castração.

A instituição é composta por consultório veterinário, bloco cirúrgico, sala de coleta e laboratório, e tem sua manutenção e corpo funcional custeados por ele.

Estão disponíveis consulta veterinária, castração, aplicação de medicamentos injetáveis, curativos e hemograma, todos realizados com valor acessível a população. A iniciativa possibilita que os donos de cães e gatos busquem a orientação de um profissional sempre que necessário.

Fernandes e Danilo irão compartilhar informações e discutir como trabalhar ações em cidades como Tuparetama. Você acompanha no www.facebook.com/vereadordaniloaugusto ou no www.facebook.com/deva.pessoa .

Prefeitura de Tabira se posiciona sobre relatório do TCE

Prezado Nill Júnior, De início, cabe salientar que o que a famigerada oposição fala em constatação, na verdade o seja, o relatório preliminar da Prestação de Contas de Gestão, ou seja, não é auditoria em face de possíveis denúncias que advém de uma suposta ação da oposição. Já que de fato, os opositores não sabem […]

Prezado Nill Júnior,

De início, cabe salientar que o que a famigerada oposição fala em constatação, na verdade o seja, o relatório preliminar da Prestação de Contas de Gestão, ou seja, não é auditoria em face de possíveis denúncias que advém de uma suposta ação da oposição.

Já que de fato, os opositores não sabem nem explicar ao respeitável blog, o que seja relatório técnico preliminar, pois estes apenas contém fatos, os quais entendem os respeitáveis auditores, de atos administrativos que podem ou não ser considerados ilegais.

Assim, ao contrário do que dito, muitas vezes as constatações apontadas não são confirmadas no julgamento, feito com base em voto do Relator (geralmente Conselheiro) e seus pares, e no caso da presente informação, sequer existem julgamentos da Conta de gestão.

Salienta-se que em relação a contratação citada, a mesma se deu dentro dos critérios de legalidade, transparência e impessoalidade. De logo, deve-se destacar que, ao contrário do que informa a reportagem com base no relatório preliminar por equipe técnica do TCE/PE, a empresa Miguelito Rodrigues de Almeida Junior EIRELI, CNPJ nº 03.889.878/0001-18 tem notória especialização no serviço de contabilidade municipal, prestando serviços em diversos municípios,

Ademais, deve-se destacar que a Lei Federal nº 14.039, aprovada em 17 de agosto de 2020, reconheceu que os serviços prestados por advogados e por profissionais de contabilidade têm natureza técnica e singular e podem ser contratados pela Administração Pública sem licitação, quando for comprovada a sua notória especialização.

Para isso, a lei alterou o Estatuto da OAB (Lei nº 8.906, de 1994) e o marco legal do Conselho Federal de Contabilidade (Decreto-Lei nº 9.295, de 1946).

Nos termos da mencionada Lei, têm notória especialização os profissionais ou as sociedades de profissionais de advogados e contadores “cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica ou de requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato”

Portanto, comprovando a singularidade do serviço (Lei Federal nº 14.039/2020), bem como a notória especialização da empresa, não há como se entender por irregular a contratação da empresa Miguelito Rodrigues de Almeida Junior EIRELI, CNPJ nº 03.889.878/0001-18.

Nesta senda, tendo em vista a irreparável legalidade desta contratação, tem a gestão a tranquilidade necessária que o referido ato de contratação tem fundamento diversas consultas e decisões da Corte de Contas Estadual de Pernambuco.

Atenciosamente,

Prefeitura de Tabira

“Só estarei na oposição se a prefeita não me quiser mais na base dela”, afirmou Romério do Carro de Som

Da Vilabela FM Após confirmação da sua exoneração da Secretaria de Relações Institucionais, Romério do Carro de Som falou com exclusividade a Rádio Vilabela FM sobre seu retorno ao Legislativo. Segundo o próprio vereador, ele reassume o mandato ainda como aliado da prefeita Márcia Conrado. “Só estarei na oposição se a prefeita não me quiser […]

Da Vilabela FM

Após confirmação da sua exoneração da Secretaria de Relações Institucionais, Romério do Carro de Som falou com exclusividade a Rádio Vilabela FM sobre seu retorno ao Legislativo.

Segundo o próprio vereador, ele reassume o mandato ainda como aliado da prefeita Márcia Conrado.

“Só estarei na oposição se a prefeita não me quiser mais na base dela”, afirmou.

Questionado sobre o apoio às contas do ex-prefeito Luciano Duque, Romério negou que isso defina sua posição política e disse que os cargos exonerados da secretaria são de aliados que retornam com ele à Câmara.

“Não estou saindo. Se a prefeita quiser, que diga que estou fora”, reforçou o vereador, jogando a decisão para o grupo governista.

Procon-PE fiscaliza e orienta revendedoras de gás e postos de combustíveis

Com a informação de que os caminhões com botijões de gás estavam saindo de Suape e chegando à Região Metropolitana do Recife (RMR), o Procon-PE realizou fiscalizações, durante a tarde desta quarta-feira (28.05), em revendedoras de Afogados,  San Martim e Avenida do Forte, para verificar se não estava sendo praticada abusividade nos valores. Foram visitados […]

Com a informação de que os caminhões com botijões de gás estavam saindo de Suape e chegando à Região Metropolitana do Recife (RMR), o Procon-PE realizou fiscalizações, durante a tarde desta quarta-feira (28.05), em revendedoras de Afogados,  San Martim e Avenida do Forte, para verificar se não estava sendo praticada abusividade nos valores.

Foram visitados cinco estabelecimentos. Apenas duas tinham recebido carregamento. Em um deles, os mil botijões recebidos hoje já tinham acabado. E, na outra revendedora estavam sendo vendidos três unidades por pessoa. A orientação é que apenas um seja vendido, para cada pessoa, podendo assim atender o maior número de consumidores.

Os dois estabelecimentos que receberam o produto estavam praticando os valores de R$ 60 e R$ 65.

POSTOS – Pela manhã, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, acompanhado de fiscais do órgão de defesa do consumidor, realizou fiscalizações em postos de combustíveis de Paulista, Olinda e Recife. Com o apoio da Polícia Militar, foram organizadas filas e passadas orientações quanto a proibição do uso de bombonas irregulares.