Notícias

“Mesmo embriagado, motorista que provocou três mortes estava no nível máximo de consciência”, diz médico

Por Nill Júnior

Folha PE

O médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, responsável por atender João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, de 25 anos – responsável por dirigir um Ford Fusion sob efeito de álcool, matar três pessoas e ferir gravemente outras duas – afirmou à Polícia Civil que o rapaz, mesmo embriagado, estava no seu nível máximo de consciência, ou seja, nível 15 (no entendimento da medicina).

A afirmação foi feita pelo delegado responsável pelo caso, Paulo Jean, da Delegacia de Delitos de Trânsito, durante coletiva à Imprensa, nesta terça-feira (5), no prédio da Polícia Civil, Centro do Recife.

Na apresentação do inquérito policial, concluído em apenas oito dias, a polícia constatou que João Victor ultrapassou o sinal vermelho 22 segundos após o semáforo ter fechado e que estava, em média, numa velocidade de 108 km/h, enquanto que a máxima permitida na rua Cônego Barata é de 60 km/h.

Para a polícia, o excesso de velocidade junto ao fato de o carro do advogado Miguel Arruda da Motta Filho ter se chocado com o poste, que é um corpo rígido, contribuiu para o impacto da batida ser maior ainda. A perícia, no entanto, não conseguiu afirmar se os passageiros do banco de trás – a babá e as crianças – usavam cinto de segurança.

Outras Notícias

Oposição da Ingazeira diz que apresenta hoje “denúncia do fim do mundo” contra Lino

O bloco oposicionista em Ingazeira, liderado por Mário Viana, que disputou as eleições em 2016  contra Lino Morais, participa às 9h10 do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Mário mais vereadores da oposição procuraram a Rádio Pajeú e o blog e prometem denúncia grave contra a gestão do prefeito Lino Morais. Segundo eles, os documentos […]

O bloco oposicionista em Ingazeira, liderado por Mário Viana, que disputou as eleições em 2016  contra Lino Morais, participa às 9h10 do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Mário mais vereadores da oposição procuraram a Rádio Pajeú e o blog e prometem denúncia grave contra a gestão do prefeito Lino Morais.

Segundo eles, os documentos que serão apresentados configuram ato de improbidade do gestor. Além de Mário, dois vereadores da bancada oposicionista estarão participando do programa.

O tema já repercute no burburinho da política ingazeirense. O tema chegou a ser abordado com o próprio prefeito Lino Morais   em debate no programa Cidade Alerta, da Cidade FM. Perguntado sobre a denúncia, Lino disse não se preocupar com o teor do que apresentará  a oposição. A conferir.

Postos de combustíveis são obrigados a divulgar preços promocionais

Lei é iniciativa da deputada estadual Teresa Leitão Na semana passada foi publicada uma nova lei estadual, que obriga os postos de combustíveis a divulgar claramente os preços dos produtos, inclusive os valores relacionados a descontos, acréscimos e promoções.  A ideia é que o consumidor tenha pleno conhecimento das opções, e que possa avaliar as […]

Lei é iniciativa da deputada estadual Teresa Leitão

Na semana passada foi publicada uma nova lei estadual, que obriga os postos de combustíveis a divulgar claramente os preços dos produtos, inclusive os valores relacionados a descontos, acréscimos e promoções. 

A ideia é que o consumidor tenha pleno conhecimento das opções, e que possa avaliar as vantagens a que pode ter direito. A lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2023.

A Lei nº 17.726 é de iniciativa da deputada Teresa Leitão (PT). Acrescenta ao Art. 88 do Código Estadual de Defesa do Consumidor o disciplinamento da informação sobre o preço de combustíveis nos postos revendedores.

De acordo com a nova lei, a partir de janeiro os postos estão obrigados a apresentar em painel, de forma visível ao consumidor, eventuais descontos ou diferenças nos preços de combustíveis em função de prazos, forma de pagamento. No caso da aplicação de cashback, programas de fidelidade ou similares, os consumidores deverão ser informados sobre os índices mínimos e máximos da vantagem.

“O consumidor deve ter acesso a todas as informações referentes a preços, seja de desconto ou de acréscimo, para poder escolher melhor a opção que mais lhe agrada, ou a opção possível”, explica a deputada.

Ex-vereador diz que já há bastidores de debandada de Márcia para Duque

O Programa do Farol do último sábado (19) na TV Farol, teve como convidado o ex-vereador Antonio de Antenor, do Avante. Por mais de 1 hora, Antenor que já foi o líder da oposição durante a gestão do ex-prefeito Luciano Duque (SD), falou sobre vários temas, entre eles, as Eleições 2024. Apesar de discordar do […]

O Programa do Farol do último sábado (19) na TV Farol, teve como convidado o ex-vereador Antonio de Antenor, do Avante. Por mais de 1 hora, Antenor que já foi o líder da oposição durante a gestão do ex-prefeito Luciano Duque (SD), falou sobre vários temas, entre eles, as Eleições 2024.

Apesar de discordar do governo Duque, na época, o ex-parlamentar que vai tentar conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, admitiu que toda a oposição à prefeita Márcia Conrado poderá apoiar Luciano, caso ele entre na disputa. E foi mais além: segundo ele, pelo menos metade da bancada governista hoje fará o mesmo movimento no ano que vem.

“Eu tenho um partido, e se o Avante se aliar com Luciano Duque eu tenho que seguir. Na política, muitas vezes você tem que comer um peixe atravessado. Realmente fui oposição a Luciano Duque, não bati na pessoa deles, mas na administração. A questão é a seguinte: o vereador é eleito para fiscalizar. Hoje eu tiro o chapéu para Vandinho que tá fazendo um trabalho muito bom, fiscalizando. Ele está fazendo o papel dele. Agora, eu vejo hoje se Luciano Duque, realmente se ele for candidato, e eu acho que será, pelo menos de 5 a 6 vereadores da base fecharão com ele. E digo mais: vai ter alguns que ficarão até setembro 2024 com ela [Márcia Conrado] e depois vem pra Luciano. Essa é minha visão e que escuto nos bastidores”, disparou Antonio de Antenor. As informações são do Farol de Notícias.

Marília continua giro por Pernambuco em Toritama e Taquaritinga do Norte

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e o pré-candidato ao Senado, André de Paula, continuaram os compromissos do final de semana nos municípios de Toritama e Taquaritinga do Norte.  Neste domingo (10), ao lado de dezenas de aliados políticos, os dois participaram de uma visita ao Parque das Feiras e ao Festival Café […]

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e o pré-candidato ao Senado, André de Paula, continuaram os compromissos do final de semana nos municípios de Toritama e Taquaritinga do Norte. 

Neste domingo (10), ao lado de dezenas de aliados políticos, os dois participaram de uma visita ao Parque das Feiras e ao Festival Café Cultural, respectivamente.

“Toritama e região possuem um grande potencial econômico e turístico para o turismo de negócios. Polos como esse em Toritama são fundamentais para fazer o Estado sair desse marasmo que está”, afirma Marília, que teve um encontro com Camilo Brito, que está à frente do Parque das Feiras.

A pré-candidata também reconheceu a importância de André de Paula para a busca por recursos para o desenvolvimento de Pernambuco. “Com certeza vamos precisar de alguém que conhece Brasília de verdade. Uma pessoa que vá buscar recursos para a água, estradas, potencial logístico e outros assuntos importantes”, continua. 

Em Taquaritinga do Norte, Marília foi recepcionada na casa do ex-prefeito Jânio Arruda. No Festival Café Cultural, o carinho da população aqueceu o coração dos pré-candidatos. 

Estiveram nas agendas: a pré-candidata a deputada estadual, Helloysa Ferreira, o pré-candidato a deputado federal, Zé Augusto Maia, o vice-prefeito de Jataúba, Mamão, o vereador de Caruaru, Jorge Quintino, a vereadora de Toritama, Rossana, os vereadores Morica e Lolo, o ex-vereador Fabio Florentino, os vereadores de Taquaritinga, Natália de Luquinha e Amauri.

Zeca Cavalcanti propõe Comissão Parlamentar para acompanhar ações de combate à seca no NE

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, requerimento que cria Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal. O parlamentar pernambucano lembra que o colapso do abastecimento de […]

Dep Zeca Cavalcanti - Foto

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, requerimento que cria Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal.

O parlamentar pernambucano lembra que o colapso do abastecimento de água, provocado pela estiagem, está causando a pior seca dos últimos 50 anos no semiárido nordestino ,e afirma a importância  da participação ativa para enfrentar o problema:

Para se ter uma ideia, 60% dos municípios de Pernambuco sofrem com racionamento de água. O açude Poço da Cruz – maior reservatório do Estado, situado no município de Ibimirim, no sertão Pernambucano – está com 7% da sua capacidade de água, de um total de 500 milhões de metros cúbicos. A oferta de água foi suspensa para evitar o volume morto, que agravaria ainda mais o colapso da falta de água.

Zeca Cavalcanti ressalta o destaque das constantes notícias veiculadas na imprensa sobre seca no semiárido. Já este ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que há 45% de chance da quadra chuvosa ser abaixo da média, em municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Em outra recente matéria da Imprensa, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ressalta que “Nesse período, chove em torno de 400mm, mas, devido à atuação do fenômeno El Niño, a previsão é de que chova abaixo de 70% do que é esperado”.