Notícias

Maria Dapaz foi atração do Pernambuco Cultural

Por Nill Júnior

thumbO Pernambuco Cultural, produzido pelo núcleo de rádio do Governo de Pernambuco, sob a coordenação do jornalista Ruy Sarinho, destacou esta semana a cantora afogadense Maria Dapaz.

Ela bateu um papo com o Mestre Ivan Ferraz. O programa é distribuído para emissoras em todo o estado.

O programa desta  é transmitido pela Rádio Pajeú todos os domingos a partir das 6h da manhã. A chamada destacou que o programa “teve o prazer de contar com a riqueza cultural que ecoa na voz da cantora Maria Dapaz. Criada em solo sertanejo, na cidade de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, o gosto pela música iniciou logo cedo”. Se perder, pode ouvir na íntegra no Portal da emissora a partir desta segunda.

E segue: “Maria Dapaz gostava de cantar sentada no muro olhando para o jardim de sua casa. Outra fonte de inspiração dentro de casa, era ouvir sua mãe cantar as músicas de Luiz Gonzaga”. Paizinha tem tudo justo e merecido reconhecimento por seu trabalho cantando Amália Rodrigues com o músico Mahatma Costa. Ouça abaixo Paizinha, quando esteve na Pajeú, cantando Foi Deus:

Outras Notícias

Consenso na AMUPE: Marcelo Gouveia presidente; Pedro Freitas, vice

Pra quem esperava a consolidação do racha, teve muita costura e no final, unidade na montagem da chapa da AMUPE. O atual presidente Marcelo Gouveia (Podemos), prefeito de Paudalho, e o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), fecharam acordo nesta quarta-feira, em Brasília, onde participam do encontro nacional de prefeitos. Marcelo será cabeça de […]

Pra quem esperava a consolidação do racha, teve muita costura e no final, unidade na montagem da chapa da AMUPE.

O atual presidente Marcelo Gouveia (Podemos), prefeito de Paudalho, e o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), fecharam acordo nesta quarta-feira, em Brasília, onde participam do encontro nacional de prefeitos.

Marcelo será cabeça de chapa e Pedro Freitas,  vice.

Um dos atores na costura foi  o prefeito do Recife,  João Campos,  do PSB. Os prefeitos entretanto são tidos como aliados de Raquel Lyra e Eduardo da Fonte. A governadora também participou das discussões,  dizem fontes palacianas.

O consenso foi comemorado por prefeitos do estado. Nomes como Márcia Conrado, que era tida como uma alternativa para evitar  bate chapa e também atuou nos bastidores,  Sandrinho Palmeira, Adelmo Moura e Rodrigo Pinheiro avaliaram o gesto de unidade positivo, evitando desgaste para a entidade.

Pedro Freitas assumirá a Associação Municipalista de Pernambuco com a futura saída de Marcelo Gouveia, que disputará mandato de Deputado Federal e com isso, terá que se licenciar  do mandato.

Olavo de Carvalho morre aos 74 anos

Olavo foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Olavo de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro, mas a causa não foi informada. Ainda segundo a nota, ele estava em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados […]

Olavo foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes

De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Olavo de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro, mas a causa não foi informada.

Ainda segundo a nota, ele estava em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes.

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.

As ideias conservadoras de Olavo de Carvalho influenciaram o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e colaboradores próximos. Mas, nos últimos meses, o escritor passou a fazer críticas ao presidente.

Ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho lamentou nas redes sociais a morte do pai, deixou mensagens críticas ao escritor, mas também afirmou que “comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade”. Em uma das postagens, ela também pediu que Deus perdoasse todas as “maldades” que o pai cometeu.

“Comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade. Deus tá vendo e eu também”, escreveu Heloísa nas redes sociais. Em interação com internautas, ela falou dos sentimentos naquele momento.

Ela rompeu com Olavo em 2017. Nesta madrugada, ao responder uma pessoa no Facebook, ela disse que sempre foi “órfã de pai e mãe”.

“Olavo morreu de Covid. Não tem como eu sentir grande tristeza pela morte dele, mas também não estou feliz. Sendo sincera comigo e meus sentimentos”, publicou. “Tô bem, bem e em paz comigo, minha consciência e com Deus”.

Com rezoneamento, eleitor de Santa Terezinha se desloca até 70 quilômetros para recadastramento biométrico

Por Anchieta Santos Com a resolução 299/2017, publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, a 68ª Zona Eleitoral de São José do Egito, à qual Santa Terezinha pertencia, foi integrada à 99ª Zona Eleitoral de Itapetim. O reozoneamento pelo interior não poderia ter acontecido em pior momento para o eleitorado do município de Santa Terezinha, […]

Por Anchieta Santos

Com a resolução 299/2017, publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, a 68ª Zona Eleitoral de São José do Egito, à qual Santa Terezinha pertencia, foi integrada à 99ª Zona Eleitoral de Itapetim.

O reozoneamento pelo interior não poderia ter acontecido em pior momento para o eleitorado do município de Santa Terezinha, que vive o seu Recadastramento Biométrico.

Com a alteração o eleitor morador da sede precisará viajar cerca de 50 quilômetros para atualizar a sua situação eleitoral. Os eleitores da zona rural precisarão se deslocar por até 70 quilômetros.

As reclamações que chegam à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta são muitas e os eleitores cobram numa providência, sugerindo o TRE escalar uma equipe do Cartório Eleitoral para atender na cidade de Santa Terezinha, pelo menos no período do Recadastramento Biométrico.

“Todo mundo quer ser sucessor de Marconi”, diz Jeane Lucas

Um dos nomes mais fortes para a sucessão do prefeito Marconi Santana na cidade de Flores, a vereadora Jeane Lucas falou ao Blog Juliana Lima sobre o processo de escolha da chapa governista que vai disputar as eleições de 2024. Se encaminhando para completar seu terceiro mandato parlamentar, Jeane disse confiar na capacidade e na liderança política […]

Um dos nomes mais fortes para a sucessão do prefeito Marconi Santana na cidade de Flores, a vereadora Jeane Lucas falou ao Blog Juliana Lima sobre o processo de escolha da chapa governista que vai disputar as eleições de 2024.

Se encaminhando para completar seu terceiro mandato parlamentar, Jeane disse confiar na capacidade e na liderança política de Marconi para a escolha do nome, que terá o apoio de todo o grupo político que administra a cidade.

“O grupo é unido, o grupo mostra força, e estamos certos que a pessoa que será indicada será um privilégio para a pessoa suceder um gestor tão competente como Marconi, e nós vamos estar apoiando o nome que for dito e que sem sombra de dúvidas ele vai escolher com o maior compromisso, para que possa dar continuidade à sua gestão, que vem sendo muito bem avaliada”, disse a vereadora.

Sobre a possibilidade dela ser a escolhida do grupo, Jeane disse que o processo está sendo discutido internamente, mas que qualquer um gostaria de suceder Marconi. “Quando temos um líder com aceitação de mais de noventa por cento e com a cidade organizada do jeito que está, todo mundo gostaria de ser o sucessor de Marconi”, disse. Sobre prazo, ainda não há data certa para o anúncio. “Marconi além de ser político nato, ele tem esse feeling para escolher as pessoas, então acredito que no tempo certo ele vai determinar esse nome, até para que não haja desgaste prévio”, concluiu.

Caminhada para Solidão encerra semana “Saúde em Movimento”

Durante toda a semana, a Prefeitura de Afogados promoveu atividades nas diversas unidades básicas do município, dentro da programação da semana saúde em movimento. O estímulo à prática de atividades físicas, aferição de pressão arterial, testagens de glicemia, dentre outras ações, movimentaram as diversas unidades de saúde de Afogados. O encerramento ocorreu neste final de […]

Durante toda a semana, a Prefeitura de Afogados promoveu atividades nas diversas unidades básicas do município, dentro da programação da semana saúde em movimento. O estímulo à prática de atividades físicas, aferição de pressão arterial, testagens de glicemia, dentre outras ações, movimentaram as diversas unidades de saúde de Afogados.

O encerramento ocorreu neste final de semana com a caminhada para Solidão, em um percurso de pouco mais de 20 quilômetros. A saída aconteceu no sábado, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Os “caminhantes” chegaram pela manhã ao santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão. Foram 24 quilômetros vencidos.

Pelo terceiro ano, esse blogueiro participou da atividade. Não foi fácil, mas deu pra vencer as três etapas da caminhada, mesmo com um joelho meia boca. Em muito também pelo suporte dado pela equipe que coordenou o projeto. Nomes como Madalena Brito, Edygar Santos, o guia Maurílio, Benjamim, Alisson, Carlinhos, Maria José, motoristas e outros nomes da equipe.

A Secretaria Municipal de Saúde montou toda uma logística para garantir a saúde e o bem estar dos participantes. Vários carros seguiram acompanhando durante o percurso, para auxiliar aqueles que cansassem durante a caminhada. Água e alimentos saudáveis também foram ofertados. Na chegada, um café da manhã aguardava os que conseguiram completar o percurso.

A saída, na madrugada do sábado para o domingo, contou com as presenças do Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, e do Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim. O Secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, foi um dos guias a auxiliarem os que estavam fazendo o percurso pela primeira vez.

Outra atividade que marcou o encerramento da semana foi o aulão de zumba realizado na Praça Alfredo de Arruda Câmara pelo professor Ronaldo Virgolino, com os participantes do projeto.

“Esta é uma semana que realizamos para chamar a atenção das pessoas para a importância de praticarmos uma atividade física regular no controle de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Mas esse é um programa que promove atividades o ano inteiro. Duas vezes por semana, em cada unidade básica, são realizadas atividades. Basta procurar a sua unidade de saúde e se informar sobre como participar do programa saúde em movimento,” destacou o Secretário Artur Amorim.