Notícias

Ingazeira garante nova ambulância em articulação política no Recife

Por André Luis

O presidente da Câmara de Vereadores de Ingazeira, Djalminha Veras, assegurou a destinação de uma nova ambulância para a cidade. O anúncio ocorreu após reunião na capital pernambucana com o deputado federal Pedro Campos (PSB).

O veículo, orçado em R$ 400 mil, é fruto de uma articulação direta entre o legislativo municipal, a prefeitura — sob gestão de Luciano Torres — e o gabinete federal de Campos. A previsão é que o equipamento chegue ao município até o final do primeiro semestre de 2026.

Durante o encontro, Veras destacou a importância de parcerias que priorizem o bem-estar social e a manutenção do serviço público de qualidade. O parlamentar também reafirmou a aliança política com Pedro Campos, visando a continuidade de projetos que beneficiem a população de Ingazeira.

Para o presidente da Casa, o diálogo entre as esferas de poder é fundamental para garantir direitos básicos. ‘Essa conquista é resultado de um esforço conjunto para cuidar da nossa gente’, afirmou Djalminha. Com informações do blog Flaviano Ferreira Ingazeira.

Outras Notícias

Em Solidão, tem vereadora trocando “abstenção por abstinência”

Anchieta Santos Engana-se quem pensa que a sessão ordinária da Câmara de Solidão para votar o Novo Código Tributário se resumiu ao voto dos governistas contra a aprovação e vereador da oposição votando com a proposta do Prefeito Djalma Alves (PSB). Informações que chegaram à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta […]

Anchieta Santos

Engana-se quem pensa que a sessão ordinária da Câmara de Solidão para votar o Novo Código Tributário se resumiu ao voto dos governistas contra a aprovação e vereador da oposição votando com a proposta do Prefeito Djalma Alves (PSB).

Informações que chegaram à produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que integrantes do bloco da oposição, as vereadoras Neta Riqueta e Adriana Lima se superaram.

Durante a votação elas sinalizaram que votariam em branco. Alertadas que era impossível, as legisladoras não hesitaram e soltaram a pérola: “Eu voto pela abstinência Presidente, pela abstinência!”.

Carnaval e futebol: duas paixões que se misturam na folia em Afogados

A folia de momo em Afogados da Ingazeira combina duas das maiores paixões do povo brasileiro: carnaval e futebol. Domingo foi dia do desfile do já tradicional bloco rubro-negro, o cazá-cazá, que reuniu uma multidão de torcedores foliões. Embalados pela paixão, pelo frevo, e por um time ainda invicto este ano, os rubro-negros desfilaram animados […]

A folia de momo em Afogados da Ingazeira combina duas das maiores paixões do povo brasileiro: carnaval e futebol.

Domingo foi dia do desfile do já tradicional bloco rubro-negro, o cazá-cazá, que reuniu uma multidão de torcedores foliões. Embalados pela paixão, pelo frevo, e por um time ainda invicto este ano, os rubro-negros desfilaram animados e mostraram que vieram para ficar no carnaval de Afogados.

Outro bloco que misturou as paixões foi o bloco da Coruja, do Afogados da Ingazeira Futebol Clube. Saindo pela primeira vez no carnaval afogadense, a coruja fez bonito e mostrou que este será o primeiro dos muitos carnavais que virão pela frente.

Amanhã (28), será a vez do maior bloco de torcedores do interior do Estado: o já consagrado “A cobra vai subir”. Os tricolores concentram a partir das duas da tarde, no bar do bode assado, ao som de Josimar Show. A saída está prevista para às 17h, com desfile em direção à Avenida Rio Branco. A animação ficará por conta da Banda Vizzu, que tocará em cima do Trio “A tradição dos tabaqueiros”.

Governo do Estado realiza “Famtour Virtual” com participação de Iguaracy nesta terça-feira

O Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Turismo, divulga a apresentação de dois municípios no “Famtour Virtual” nesta terça-feira, Itaíba, no Agreste Meridional, e Iguaracy, no Sertão do Pajeú, duas regiões ricas em cultura e belezas naturais. Em Itaíba, que foi distrito do município de Águas Belas, um rico artesanato em barro, […]

O Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Turismo, divulga a apresentação de dois municípios no “Famtour Virtual” nesta terça-feira, Itaíba, no Agreste Meridional, e Iguaracy, no Sertão do Pajeú, duas regiões ricas em cultura e belezas naturais.

Em Itaíba, que foi distrito do município de Águas Belas, um rico artesanato em barro, madeira, palha e couro. Na indústria destacam-se as de queijos, iogurtes, doces e bolos.

Em Iguaracy, uma rica gastronomia, um artesanato primoroso – renda renascença, alpargatas em couro – as famosas “Xô Boi” e peças em madeira. O município conta com um calendário de eventos bem variado e muita história para contar.

Esses dois municípios fazem divisa com outros municípios também com atrativos importantes, podendo assim, estruturar roteiros turísticos bem interessantes.

O projeto Conexões Municípios – Famtour Virtual, da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE),visa apresentar os atrativos das cidades pernambucanas aos profissionais da área de Turismo e possibilitar a criação de roteiros e passeios quando a pandemia estiver controlada.

Pesquisa aponta 85,8% de aprovação para o prefeito Fredson Brito em São José do Egito

O Instituto Múltipla de Pesquisa divulgou nesta semana os resultados de um levantamento de opinião pública realizado em São José do Egito, apontando que o prefeito Fredson Brito registra 85,8% de aprovação popular nos seis primeiros meses de mandato. O estudo foi realizado entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, com 400 […]

O Instituto Múltipla de Pesquisa divulgou nesta semana os resultados de um levantamento de opinião pública realizado em São José do Egito, apontando que o prefeito Fredson Brito registra 85,8% de aprovação popular nos seis primeiros meses de mandato.

O estudo foi realizado entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, com 400 entrevistas presenciais em diversos bairros e comunidades rurais do município. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, 7,2% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 7% não souberam ou não quiseram opinar.

Desde o início do mandato, Fredson tem priorizado áreas como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, abastecimento de água e cultura. O gestor também tem mantido agenda constante nas comunidades.

Em declaração após a divulgação dos números, Fredson afirmou que o resultado representa um incentivo para continuar o trabalho:

“Esse resultado é um combustível que me motiva a continuar com ainda mais responsabilidade e compromisso. Não existe gestão perfeita, mas existe trabalho sério e feito com o coração no lugar certo. E é isso que vamos seguir fazendo, de mãos dadas com povo e com os pés no chão.”

O prefeito também destacou a parceria com o governo estadual:

“Nosso alinhamento com a governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para as conquistas que estamos alcançando na Terra da Poesia.”

O que leva jovens a desistirem da política

Por André Luis Esta semana em vários momentos durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú houve o questionamento por parte de alguns ouvintes sobre os fatores que estariam levando jovens a desistirem da política. Da mesma forma a provocação com relação à importância de novas lideranças políticas também foi bastante provocada. Casos […]

Por André Luis

Esta semana em vários momentos durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú houve o questionamento por parte de alguns ouvintes sobre os fatores que estariam levando jovens a desistirem da política. Da mesma forma a provocação com relação à importância de novas lideranças políticas também foi bastante provocada.

Casos como o do atual presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João e do seu antecessor, Igor Mariano podem ter várias razões. É importante ressaltar que cada indivíduo tem suas próprias motivações e circunstâncias pessoais que influenciam sua decisão. Abaixo listo alguns possíveis fatores:

Cansaço e desgaste: A vida política pode ser desafiadora e exigir um alto nível de energia e dedicação. Com o tempo, alguns jovens podem se sentir cansados e desgastados, procurando uma vida mais tranquila e menos estressante fora da política.

Realização de objetivos: Alguns jovens entram na política com metas específicas em mente, como se tornar vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito, entre outros. Uma vez que alcançam esses objetivos, podem decidir que é hora de seguir em frente e explorar outras áreas de suas vidas.

Divergências políticas: Os jovens políticos podem se deparar com diferenças ideológicas ou divergências com o grupo político ao qual estão associados. Isso pode levar a uma sensação de falta de alinhamento e motivação para continuar atuando na mesma direção.

Desencanto com o sistema político: A política pode ser vista como um ambiente complexo, com desafios e obstáculos difíceis de superar. Alguns jovens podem se desiludir com a política e decidir que não desejam mais participar desse sistema.

NOVAS LIDERANÇAS

É importante também destacar os benefícios da entrada de novas lideranças jovens na política local, que pode ser positivo por trazer novas ideias, perspectivas e energia para o cenário político. 

Novas lideranças podem trazer renovação e representação para grupos demográficos sub-representados. É importante encorajar e apoiar a participação dos jovens na política, incentivando-os a se envolverem e expressarem suas visões e preocupações.