Notícias

Mais um: Zeca Cavalcanti será titular do PTB na comissão do impeachment

Por Nill Júnior

Dep Zeca Cavalcanti

O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), divulgou na tarde desta segunda-feira (7/12/2015) os nomes dos parlamentares do partido que deverão compor a comissão especial para análise da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Os titulares serão a presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), e os deputados Pedro Fernandes (MA) e Zeca Cavalcanti (PE). Os suplentes serão os deputados Luiz Carlos Busato (RS), Paes Landim (PI) e Nelson Marquezelli (SP).

A Câmara dos Deputados é responsável por definir se o processo é aberto ou não, mas o julgamento de um eventual impeachment cabe ao Senado Federal. Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados.

Outras Notícias

TRE-PE realiza reunião com partidos políticos e federações

Encontro recebeu diretórios e comissões provisórias regionais no edifício-sede do Tribunal Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), através das Secretarias Judiciária e de Auditoria, realizou uma reunião com os representantes dos partidos políticos e federações. O encontro aconteceu no plenário do edifício-sede e forneceu orientações relativas aos […]

Encontro recebeu diretórios e comissões provisórias regionais no edifício-sede do Tribunal

Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), através das Secretarias Judiciária e de Auditoria, realizou uma reunião com os representantes dos partidos políticos e federações. O encontro aconteceu no plenário do edifício-sede e forneceu orientações relativas aos procedimentos de registro de candidaturas, apresentação conduzida pelo secretário da Judiciária, Cícero Barreto; e sobre prestação de contas, com o coordenador da Contas Eleitorais e Partidárias, Marcos Andrade.

Em formato presencial, o evento reuniu diretórios e comissões provisórias regionais, mas também contou com transmissão ao vivo no YouTube, que contemplou os diretórios municipais. “Essa reunião é de extrema importância sob o nosso ponto de vista, porque estamos em um período bem próximo à realização das convenções partidárias”, afirmou o secretário da Judiciária, Cícero Barreto.

Esta será a primeira eleição municipal com a participação de federações partidárias. “Nós passamos tanto orientações do ponto de vista legal sobre novidades da legislação, participação de federações e questões relacionadas a gênero e raça, como pontos que já foram tratados também em eleições passadas”, detalhou.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, a gravação da reunião está disponibilizada no canal no YouTube do TRE-PE.

Ingazeira: prefeitura confirma inscrição para disputa no Congresso da Amupe

Por Anchieta Santos Vice-campeã da iniciativa “Práticas Inovadoras”  2014, a Prefeitura de Ingazeira já encaminhou a sua inscrição à AMUPE para o segundo Congresso dos municípios, que acontece no próximo mês. O município apresentará o “Projeto Promoção da Saúde de Ingazeira”, com o tema “Era uma vez um município que mudou sua realidade pela promoção da […]

foto
A Secretária Fabiana Torres e equipe.

Por Anchieta Santos

Vice-campeã da iniciativa “Práticas Inovadoras”  2014, a Prefeitura de Ingazeira já encaminhou a sua inscrição à AMUPE para o segundo Congresso dos municípios, que acontece no próximo mês.

O município apresentará o “Projeto Promoção da Saúde de Ingazeira”, com o tema “Era uma vez um município que mudou sua realidade pela promoção da Saúde”. De acordo com a Secretária de Saúde Fabiana Torres, em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, o Projeto envolve práticas da promoção a Saúde.

Combate ao álcool e as drogas, violência de trânsito e doméstica, alimentação saudável, lazer e outros temas na área de prevenção estão incluídos no projeto.

A Secretária está confiante de que Ingazeira vai outra vez disputar os primeiros lugares no Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco.

Governo autoriza pagamento do Garantia-Safra em Arcoverde

Até o final de março, o Governo Federal vai pagar o benefício devido aos agricultores de Arcoverde que tiveram 50% de perda na lavoura por causa da seca longa e severa, enfrentada pelo município. A prefeita Madalena Britto está muito preocupada e acompanha de perto a situação do homem do campo vítima da seca. O […]

Garantia safra auxilia agricultores na maior estiagem dos últimos 50 anos

Até o final de março, o Governo Federal vai pagar o benefício devido aos agricultores de Arcoverde que tiveram 50% de perda na lavoura por causa da seca longa e severa, enfrentada pelo município. A prefeita Madalena Britto está muito preocupada e acompanha de perto a situação do homem do campo vítima da seca.

O secretário Municipal de Agricultura, Alberto Vaz, explicou que inscreveu mais de mil agricultores, mas somente 724 foram aprovados. “Já estamos entregando os boletos de cada um. Os aprovados devem pegar estes boletos até o dia 20 de março. O contrato do Garantia-Safra prevê uma contrapartida do município de 5,25%; do Estado em 20%; e o agricultor entra com 2%, somente. Isto quer dizer o seguinte: cada um que perdeu a safra em mais de 50% vai receber o valor de R$ 850,00, em cinco parcelas, e paga no boleto 2% deste valor, que equivale a R$ 17,00”, disse.

A Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário já autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Os agricultores familiares que serão beneficiados vivem em situação de perda comprovada de até 50% do conjunto da produção de feijão, milho, mandioca e algodão. Em Arcoverde, o processo de adesão ao Garantia-Safra começa com as associações que indicam os trabalhadores rurais que devem ser beneficiados. Esta relação recebe uma avaliação do IPA, que vai checar se o agricultor está apto. Somente depois, essa lista é enviada para o Governo Federal.

A inscrição é feita por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Depois de inscrito, o agricultor deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para receber o boleto, que precisa ser pago em uma agência da Caixa, lotérica ou correspondente dentro do prazo definido para o seu município. A adesão deve ser realizada antes do plantio.

Itacuruba tem pouco mais de dois candidatos por vaga à Câmara

Itacuruba, no sertão de Pernambuco às margens do Rio São Francisco é conhecido nacionalmente pela alta produção de peixes e por ser beneficiado com os royalties da Chesf, uma vez que está na aérea que integra a represa da barragem de Itaparica. Itacuruba tem o terceiro menor colégio eleitoral de todo Estado de Pernambuco, ficando […]

Itacuruba, no sertão de Pernambuco às margens do Rio São Francisco é conhecido nacionalmente pela alta produção de peixes e por ser beneficiado com os royalties da Chesf, uma vez que está na aérea que integra a represa da barragem de Itaparica.

Itacuruba tem o terceiro menor colégio eleitoral de todo Estado de Pernambuco, ficando a frente em números de eleitores apenas de Ingazeira com 3.908 eleitores e Fernando de Noronha com 2.784 eleitores.  Tem 4.237 eleitores.

Esses eleitores vão eleger no dia 15 de novembro o prefeito e vice, ainda os nove integrantes do Parlamento Municipal.

Uma curiosidade apontada pelo Blog do Didi Galvão: entraram com pedido de registro de candidatura para a Câmara apenas 22 pessoas. Com isso, cada cadeira será disputada por 2,44 concorrentes.

Por enquanto, não…

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), que concorreu novamente no pleito de outubro à Prefeitura de Arcoverde – sem êxito – não quer dar nenhuma declaração à imprensa, por enquanto. De acordo com a sua assessoria de comunicação, Madalena prefere continuar se preservando depois do corre-corre da campanha. A Rádio Itapuama tentou ouvi-la ao […]

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), que concorreu novamente no pleito de outubro à Prefeitura de Arcoverde – sem êxito – não quer dar nenhuma declaração à imprensa, por enquanto.

De acordo com a sua assessoria de comunicação, Madalena prefere continuar se preservando depois do corre-corre da campanha.

A Rádio Itapuama tentou ouvi-la ao final da apuração do domingo, 6 de outubro, mas não conseguiu.

Já o blog tentou montar um LW Cast especial com Madalena e Gilsinho – que foi candidato a vice-prefeito na chapa – dando, inclusive, várias opções de locais para a entrevista, mas ela ainda não quer se pronunciar. No seu tempo, dona Madalena…

Resultado – Madalena Britto, que já foi prefeita de Arcoverde por dois mandatos (2013-2020), obteve 15.513 votos (39,75%) em 2024. Ela perdeu a eleição para o seu adversário político Zeca Cavalcanti (Podemos) que venceu a eleição com 23.091 votos (59,17 %).