Notícias

Jayme Asfora será o novo secretário executivo de Direitos Humanos de Pernambuco

Por André Luis

Advogado e procurador do Estado de Pernambuco, Jayme Asfora foi nomeado novo secretário executivo de Direitos Humanos da gestão Raquel Lyra, com início das atividades a partir de 1º de fevereiro. 

A formalização foi feita no Diário Oficial desta sexta-feira (27/01). O também ex-vereador é o segundo nomeado para compor a equipe de executivos da secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, que já nomeou o policial penal Paulo Paes como executivo de Ressocialização.

Militante atuante nas pautas voltadas para os Direitos Humanos, Asfora é graduado pela Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1992, foi promotor de Justiça do Estado e acumula no currículo experiências como ex-presidente a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), de 2003 a 2006, e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco, durante o triênio de 2007 a 2010.

SEDH: A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) é formada por programas de promoção (Balcão de Direitos, É Meu Direito, Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência da Pessoa Idosa (CIAPPI), Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV) e Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH)) e de proteção aos Direitos Humanos (Núcleo de Acolhimento Provisório (NAP), Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH), Programa de Mediação de Conflitos (PMC), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes ameaçados de morte (PPCAAM) e Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (Provita).

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Raquel com a faca nos dentes Você pode dizer e decretar várias observações sobre o governo Raquel,  sobre o que é positivo e o que precisa andar. Agora, independente de paixões,  ninguém pode negar que, numa linguagem figurada, a governadora está com a faca nos dentes. Essa foi a impressão das agendas em Serra Talhada […]

Raquel com a faca nos dentes

Você pode dizer e decretar várias observações sobre o governo Raquel,  sobre o que é positivo e o que precisa andar.

Agora, independente de paixões,  ninguém pode negar que, numa linguagem figurada, a governadora está com a faca nos dentes. Essa foi a impressão das agendas em Serra Talhada e Arcoverde,  quinta e sexta dessa semana.

Auxiliares diretos ouvidos pelo blog reclamam do ritmo da mandatária estadual. Pode parecer exagerado,  mas alguns chegam a comparar com a rotina de Eduardo Campos. Não há como estabelecer um parâmetro,  dado o fato de que simplesmente,  não há parâmetro. Mas quem está com Raquel se impressiona com sua disposição.

Em Caruaru,  um nome da comunicação se impressionou quando informado do horário em que a governadora esteve em Serra Talhada. “Mas meio dia ela esteve aqui”. No embalo, um outro interlocutor ligado a um secretário afirmou que ele não está conseguindo acompanhá-la.

Em Serra Talhada,  nem a voz falhando impediu Raquel de fazer um discurso firme, ao lado de aliados,  Luciano Duque e Sebastião Oliveira,  e de uma adversária,  a prefeita Márcia Conrado. “Quem pensa que pode parar uma mulher obstinada, que tem propósito e sabe onde quer ir, sabendo que a única missão que eu tenho aqui é a de servir ao meu povo e fazer Pernambuco voltar a ser referência no Nordeste brasileiro e pro Brasil,  sabe que não é desafio que me põe medo. O desafio me dá é força e coragem pra juntar mais gente pra seguir em frente.  E é com essa coragem,  com essa fé e esperança,  que eu digo aos prefeitos e prefeitas que não tiveram suas obras anunciadas hoje: nós estamos continuando trabalhando,  fazendo projeto,  fazendo obra, buscando empréstimo. E aí eu conto com a Assembleia Legislativa, garantindo parcerias com o Governo Federal,  e aí eu agradeço ao presidente Lula, e trabalhando junto com os municípios”.

Em Arcoverde,  outro importante polo regional,  a disposição não foi diferente. “O governo do Estado governava pro mar, esquecendo que tem gente aqui e a gente veio pra transformar essa realidade”, disse, referência a gestões anteriores do PSB.

É difícil saber até onde essa movimentação intensa, quase insana, renderá uma melhora nas pesquisas que determine um sentimento de virada em relação a João Campos. Mas, para fins de constatação,  a governadora está buscando construir um sentimento diferente do que marcou seus dois primeiros anos, de distância da política,  erros administrativos e lentidão no azeitamento da máquina. Se vai conseguir ou não, são outros quinhentos. De certo agora, uma constatação: Raquel está com a faca nos dentes.

Matemática

O desafio de Raquel é enorme, dado o favoritismo de João Campos,  mesmo considerando os números da pesquisa Conecta, que coloca a vantagem do socialista em 21 pontos,  no 52%x31%. A primeira meta é levar a eleição para o segundo turno. Lá,  a expectativa é de que os votos hoje mais à direita virem votos anti esquerda, migrando mais pra ela que pra João. Aí,  pode ter jogo…

Miguel critica Raquel…

De Miguel Coelho,  sobre o governo Raquel Lyra. “Pernambuco tá num marasmo a um tempo. Perdeu tração. Tem problemas como falta de água,  de saneamento, saúde,  com muitos jovens desinteressados em entrar pro mercado de trabalho. O Governo do Estado não se sentiu bem e já mudou o slogan Estado de Mudança. Ele tirou essa palavra da própria marca dele. Não adianta ter a maioria dos prefeitos, fazer intimidação de forma alguma. A qualidade fala mais que a quantidade. Miguel descartou novo diálogo com Raquel para 2026, afirmando que não teve espaço após apoia-la. “Não vamos discutir onde a gente foi expulso ou não teve possibilidade de participar”

… e defende fim da polarização entre Lula e Bolsonaro 

“O Brasil como um todo já cansou dessa polarização. É um pingue-pongue besta, chega a ser até burro e ineficiente muitas vezes, e que só retroalimenta os extremos. E se você for olhar, os extremos alimentam 15% de cada lado, e você tem 70% da população refém de uma narrativa ideológica que coloca o Brasil ou parado, ou pra trás. Então, o que nós, de União Brasil, e agora através da Federação, defendemos é uma pauta de Brasil de futuro. Mas não aquele Brasil de futuro de 20, 30 anos — a gente precisa enfrentar isso nos próximos 4, nos próximos 8 anos. Se o União Brasil não tiver a Presidência, nós teremos a força política necessária no Congresso pra poder endereçar essas pautas”, afirmou.

Opinião

Para Ello TV, falei ao blogueiro Marcelo Patriota sobre as eleições em Pernambuco,  os prós e contras de Raquel Lyra e João Campos. Assista:

O que João Lyra falou 

“Eu acho que João Campos é muito jovem ainda, está certo? Ele está fazendo um bom trabalho em Recife, sem dúvida. Tem uma boa imagem”, afirmou João Lyra, pai de Raquel. No entanto, o ex-governador sugeriu que o prefeito não entre na corrida estadual no próximo pleito. “Foi reeleito com mais de 70% do eleitorado. Então, ele tem condições de esperar para ser candidato depois”, destacou na Rádio Cultura do Nordeste de Caruaru. Acresentou que, se Raquel melhorar aprovação,  tem dúvidas se ele será candidato.

Segura, Priscila!

Coube a Priscilla Krause segurar a mesa em que Raquel estava apoiada no Ouvir Para Mudar de Arcoverde. O prefeito Zeca Cavalcanti viu que ela estava segura e riu com a esposa, Neryanne Cavalcanti. A novidade, com a gestora subindo onde deveria sentar, foi inaugurada em Serra Talhada. Lá Raquel subiu na cadeira. Márcia Conrado não a ajudou a não cair. Registre-se, Luciano Duque também, não. Pior que não se pode nem alertar: “governadora,  a senhora vai cair!” Vai que ela pensa que é nas pesquisas. O auxiliar vai perder o cargo…

Estrategista

Nos bastidores, a cartada que tirou nomes do PSB para as bancadas de MDB, PSDB e PRD, visando enfraquecer a base de Raquel Lyra na ALEPE é totalmente creditada ao prefeito do Recife,  João Campos.

Conexões

Um dos problemas do grupo encabeçado por Danilo Simões e Zé Negão na crítica por fogo amigo de Mário Viana,  pedindo sua cabeça politicamente falando,  são as conexões que ele estabeleceu no governo Raquel desde abril de 2023. Prova disso foi o tratamento que recebeu da equipe,  além de ser convidado de Luciano Duque para o jantar com Raquel Lyra em sua casa.

No prato que comeu

A fala de Zeinha Torres sobre “a vitória de Raquel Lyra no primeiro turno” gerou reações de socialistas que o taxaram de “ingrato”. A reação mais forte foi de Cecília Patriota,  esposa do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. “Elogiava tanto Paulo Câmara e estava sempre sendo beneficiado,  junto com sua família. Acompanhei todo o processo. Tem coragem de dizer que o PSB nunca fez nada. Pasma com tanta falsidade e ingratidão”.

Frase da semana:

“Tenho coisa melhor para fazer”.

Do presidente Lula,  dizendo estar pouco preocupado com o julgamento de Jair Bolsonaro,  que vai parar o país na próxima semana.

Carnaíba realiza III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Com o tema “Mulher e democracia: uma agenda de luta por direitos iguais” a Diretoria da Mulher do Governo Municipal de Carnaíba realizou na manhã desta 6ª feira (23) a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres no Teatro José Fernandes de Andrade. O evento contou com participações de representantes do governo municipal, 23º […]

Com o tema “Mulher e democracia: uma agenda de luta por direitos iguais” a Diretoria da Mulher do Governo Municipal de Carnaíba realizou na manhã desta 6ª feira (23) a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres no Teatro José Fernandes de Andrade.

O evento contou com participações de representantes do governo municipal, 23º BPM, Delegacia da Mulher, Polícia Civil, estudantes e sociedade civil.

A Coordenadora Regional do Sertão do Pajeú da Secretaria da Mulher do Estado, Marília Correia, ressaltou a importância da participação da juventude num evento deste porte e o papel da educação na formação de políticas para as mulheres.

Marília ainda criticou a falta de apoio do governo federal em políticas para mulheres, mas disse que apesar disso o movimento vai continuar firme e forte na região e em todo Nordeste.
Segundo Edjanilda Lúcia, Diretora da Mulher em Carnaíba, foi muito importante a participação de todos num evento como este.

“Esta não é uma luta só do município, mas do estado e de todas as mulheres nordestinas e guerreiras que não desistem fácil da luta pelos direitos”, disse Edjanilda.

Representando o Prefeito Anchieta Patriota o vice, Júnior de Mocinha destacou as conquistas obtidas pelas mulheres na gestão municipal. “A realização desta Conferência é de grande importância, o nosso governo é composto em sua maioria por mulheres que ajudam a construir uma Carnaíba cada vez melhor”, disse Júnior.

Escritor serra-talhadense lança livraria virtual

Buscando divulgar e tornar mais acessível os seus trabalhos, o escritor, historiador e professor, Paulo César Gomes está lançando uma livraria virtual, onde os leitores podem adquirir seus livros de qualquer lugar do Brasil, no cartão ou no boleto bancário. Paulo César também já projetou para 2017 o lançamento do livro “Serra Talhada: A cidade […]

13-dsc_0136Buscando divulgar e tornar mais acessível os seus trabalhos, o escritor, historiador e professor, Paulo César Gomes está lançando uma livraria virtual, onde os leitores podem adquirir seus livros de qualquer lugar do Brasil, no cartão ou no boleto bancário.

Paulo César também já projetou para 2017 o lançamento do livro “Serra Talhada: A cidade das misses” e a produção de um audiobook de “As Duas Pedras. Contos e Prosas”.

“Nossa produção e o público consumidor têm aumentado a cada ano. Estamos vendendo livros para os quatro cantos do país, sendo que ainda restam poucos exemplares dos primeiros quatros títulos, os mais recentes já foram comercializados em mais da metade dos exemplares. Isso mostra a força da nossa produção literária e o poder de alcance que ela tem. A loja virtual veem para dinamizar essa estrutura”, explicou escritor.

Segundo ele, a nova obra registrará as conquistas das misses serra-talhadenses “O trabalho narra à trajetória do tetracampeonato de Serra Talhada no Miss Pernambuco e deve ser lançado no primeiro semestre de 2017, mas ainda não temos patrocinador para as produções iniciais, a escrita está na fase final. Já o audiobook é um projeto de inclusão social e será distribuído gratuitamente nas escolas”, concluiu Paulo César.

Confira a loja virtual de Paulo César Gomes no endereço eletrônico http://paulocesargomes.com.br/

“Vem pra Rua” fincou Pixuleco contra Lula em Recife

O Pixuleco, boneco inflável de Lula com roupa de presidiário foi colocado no Cabanga, no percurso que o petista para chegar ao Centro da cidade. O movimento “Vem Pra Rua” circulou, ao longo da manhã e tarde de hoje, com um banner colocado em um caminhão, repudiando a vinda do petista à capital pernambucana. As […]

O Pixuleco, boneco inflável de Lula com roupa de presidiário foi colocado no Cabanga, no percurso que o petista para chegar ao Centro da cidade. O movimento “Vem Pra Rua” circulou, ao longo da manhã e tarde de hoje, com um banner colocado em um caminhão, repudiando a vinda do petista à capital pernambucana. As informações são da Folha de Pernambuco.

De um lado, o material diz que “Recife repudia esse criminoso. Está solto, mas continua condenado”. No outro, o ex-presidente também é chamado de “criminoso” e é alvo uma ironia. “Tão ‘inocente’ que mudaram uma lei para livrá-lo da cadeia!”, afirma.

O caminhão percorreu a Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Um banco auxiliou os manifestantes contrários à liberdade de Lula que queriam subir na caçamba do caminhão para tirar fotos com os banners.

A maioria estava com a camisa do Brasil, enrolados com a bandeira do País. Por volta das 14h30, os manifestantes se organizaram e ocuparam parte da Avenida Boa Viagem, com cartazes contra Lula e membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Arcoverde dá continuidade a distribuição de cestas básicas

Nesta terça-feira, 23 de junho, a Prefeitura de Arcoverde, através de equipes da Secretaria de Assistência Social, efetuou a entrega de 1.128 cestas básicas, às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município, não beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A distribuição aconteceu na sede da AESA, do Esporte Clube Municipal e da Creche Dr. Jennecy […]

Nesta terça-feira, 23 de junho, a Prefeitura de Arcoverde, através de equipes da Secretaria de Assistência Social, efetuou a entrega de 1.128 cestas básicas, às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município, não beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A distribuição aconteceu na sede da AESA, do Esporte Clube Municipal e da Creche Dr. Jennecy Ramos.

“São mais 1.128 pessoas inscritas no Cadastro Único contempladas com o benefício eventual de cesta básica, que chega a Arcoverde através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde. 

O país enfrenta um período desafiador, mas com responsabilidade social e comprometimento com a população mais atingida pela pandemia, vislumbramos dias melhores. É muito gratificante exercer o papel de gestor da política de Assistência Social quando temos uma prefeita que entende e trabalha para mudar realidades”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Cursino Padilha.

Em maio deste ano, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude também possibilitou a distribuição de outras 400 cestas básicas em Arcoverde, para famílias cadastradas no Programa do Leite, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Banco de Alimentos do SESC Arcoverde e associações de moradores.

“São ações como esta do Governo do Estado, que fortalecem iniciativas já desenvolvidas pela gestão municipal com o intuído de beneficiar especialmente quem se encontra em situação de extrema pobreza”, frisa a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.

O kit da cesta básica está composto por alimentos em perfeito estado de conservação e qualidade, com itens como: feijão, farinha, mel, abacaxi, goiaba, abóbora, ovos de codorna e granja, queijo e leite de cabra, alface, batata doce e macaxeira.