Notícias

Iguaracy recebe mais uma edição do projeto “Educação na Rua”

Por André Luis

O Governo de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou na Praça Antônio Rabelo, mais uma edição do ‘Educação na Rua’, fruto do trabalho do ano letivo de 2022 que teve como tema “Educar, cativar e cultivar valores numa perspectiva de arte, leitura e ação” com a participação de todas as comunidades escolares do município, rural e urbana.

O evento contou com a presença de centenas de espectadores, entre alunos, familiares, equipe docente e comunidade em geral.

‘Educação na Rua’ é um projeto que foi idealizado no início de 2017, a partir da primeira gestão do prefeito Zeinha Torres (PSB), e tem como foco principal transcender as paredes da escola trazendo para a rua os trabalhos realizados no âmbito escolar, divulgando as práticas pedagógicas vivenciadas por gestores, professores, alunos e todos que fazem parte do contexto escolar.

Zeinha Torres, em todas as edições tem dado todo o apoio e suporte necessário com infraestrutura e logística para que os eventos aconteçam da forma mais positiva possível. Para ele, tudo o que se refere à educação, não é gasto e sim investimento.

O prefeito comentou sobre o sucesso do evento: “participei do Educação na Rua, um lindo evento que reúne as escolas do nosso município, onde apresentam as atividades realizadas nas salas de aulas pelos alunos. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, eventos como esse são de grande importância no aprendizado das nossas crianças”, disse Zeinha em suas mídia sociais.

Outras Notícias

Com direito a “Fora Temer” e documentário sobre a Rádio Pajeú, terminou Festival de Cinema de Triunfo

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento […]

93dd50fa-ec6a-4a13-b814-1d895aeb73aa

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior

Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento que também fortalece a cadeia do audiovisual no estado, garantindo a circulação das novas produções, o conhecimento e a troca de informações, experiências e pensamentos que colaboram para encaminhamentos concretos que aperfeiçoam as políticas públicas voltadas para o segmento.

O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings. Este ano, o evento contou também com o apoio do SESC-PE, da Cepe Editora, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de parceria com mostras audiovisuais independentes, como Criancine, Cine Belo Jardim e Stopmotion. Este ano, o festival contemplou cerca de 3 mil pessoas em todas as ações e ampliou a participação de pessoas nas localidades próximas a Triunfo, como Jatiúca, Canaã, Jericó, Santa cruz da Baixa Verde, Manaíra, Princesa Isabel, Flores, além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de Triunfo
Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de Triunfo
Alexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio Gomes
Alexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio Gomes
Grupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú
Grupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú

IMG_7470ok

Imagem do documentário Rádio Pajeú
Imagem do documentário Rádio Pajeú

“Esse gesto de realizar o festival mostra uma característica de resistência. Essa integração com a educação, que estávamos fazendo valer em outros segmentos da cultura, prevaleceu aqui também, sendo estratégico para a política do setor. A Lei que institui que as escolas devem promover a filmografia brasileira só nos auxilia nesse processo.  Então, mesmo neste momento temeroso que estamos passando, a arte vem com essa magia de apontar para o futuro”, falou o secretário de Cultura de Pernambuco Marcelino Granja, que garantiu a realização da próxima edição do Festival de Cinema de Triunfo.

Foram oferecidas quatro oficinas gratuitas: Documentando (Afogados da Ingazeira) e as inéditas Experimentando Animação (Serra Talhada), Videoclipe Experimental (Triunfo) e Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos (Triunfo). O painel Cine Educador reuniu gestores e professores da Serra Talhada, com o objetivo de troca de informações sobre as diversas possibilidades de utilização do audiovisual em sala de aula, como instrumento pedagógico.

A oficina afogadense, coordenada por Marlom Meirelles (Documentando),  produziu o documentário Rádio Pajeú, contando em 13 minutos um pouco da história da primeira emissora do Sertão Pernambucano. O projeto acabou virando embrião de uma produção maior, que deverá ser exibida em outubro, dentro das comemorações dos 57 anos da emissora, no Cine São José.

Fora Temer: em toda a cerimônia de premiação, não foram poucos os cineastas e cineclubistas que recorreram à clássica Fora Temer. O próprio Secretário Marcelino Granja, com origens no PCdoB, falou sobre as políticas de incentivo à cultura que nasceram no governo Lula  e acrescentou: “apesar da Temeridade que estamos vivendo, vamos lutar para ampliar as politicas culturais”, sendo aplaudido. O aspecto político do evento também teve cine clubistas do estado cobrando mais respeito à diversidade na divisão de recursos do cinema pernambucano  e melhor distribuição do Funcultura Audiovisual.

Marcelino Granja e Maeve Jinkings
Marcelino Granja e Maeve Jinkings
Marcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings
Marcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings

Homenageados: A noite do sábado, no Festival de Cinema de Triunfo, homenageou o ator pernambucano Germano Haiut que, ao longo dos seus mais de 50 anos dedicados à atuação, também desempenhou importantes papeis em produções cinematográficas brasileiras, a exemplos dos filmes Baile Perfumado, O ano em que meus pais saíram de férias, Reflexões de um liquidificador, Quincas Berro D’água, entre outros.  Atualmente estudando um texto para o teatro, Germano ficou muito feliz e emocionado com a homenagem.

Maeve Jinkings recebeu a homenagem pela grande contribuição à filmografia pernambucana.  Ela atuou em longas como Era uma vez Verônica (Marcelo Gomes, 2013), Boa Sorte Meu Amor (Daniel Aragão, 2013), O som ao redor  (Kléber Mendonça Filho, 2013), Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2015), Big Jato (Cláudio Assis, 2015), Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2016), Aquarius (Kléber Mendonça filho, 2016), entre outros.

O Troféu Cineclubista de Melhor filme para reflexão ficou com  Exília, de Renata Claus. O prêmio da ABD foi para Black Out, de Felipe Peres. Na premiação do Juri Popular, ganharam  Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara (Melhor Curta da Mostra Competitiva dos Sertões), Um brinde, de João Vigo (Melhor Curta Pernambucano), Ana e a Borboleta, de Isabela Veiga (melhor Curta Infanto Juvenil), Em Defesa da Família, de Daniela Cronemberger (Melhor Curta-Metragem da Mostra Competitiva Nacional).

IMG_7777ok
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. Merecido pelo resgate à nossos valores.

O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. O Melhor Filme Pernambucano foi Exília, de Renata Claus. O melhor Filme da Categoria Curta-Metragem Nacional ficou com Quem matou Eloá?, de Lívia Perez. O grande vencedor do Festival na categoria Longa Metragem Nacional foi  Minha Amada Morta que levou melhor ator (Fernando Alves Pinto), Melhor Produção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Direção e Melhor filme da categoria Longa Metragem.

Veja todos os premiados clicando aqui.

 

Valdemar Costa Neto deixa a prisão após ser solto por Alexandre de Moraes

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deixou a prisão na noite deste sábado após ser solto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele estava na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília. Questionado na saída sobre como foi o período na Superintendência, Valdemar Costa Neto respondeu: “Foi bem. […]

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deixou a prisão na noite deste sábado após ser solto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele estava na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília.

Questionado na saída sobre como foi o período na Superintendência, Valdemar Costa Neto respondeu: “Foi bem. Foi tranquilo, disse. O Marcelo Bessa (advogado) não quer que eu fale.”

Contra o dirigente, estava sendo cumprido um mandado de busca e apreensão, na quinta-feira, quando ele acabou sendo preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, por estar com uma pistola de terceiros com documentos irregulares, e por usurpação de bens da União, por estar com uma pepita de ouro extraída de um garimpo.

De acordo com a decisão de Moraes, ele foi solto em função de condições como a idade, 74 anos, e o fato de não ter praticado os crimes que levaram ao flagrante com grave ameaça.

“Ocorre, entretanto, que, apesar de continuam presentes os requisitos ensejadores da prisão preventiva, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadas, uma vez que o investigado é idoso, tendo 74 (setenta e quatro) anos, e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça, tendo sido os objetos encontrados dentro de sua residência, no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão”, afirmou Moraes, na decisão.

O pedido de soltura foi apresentado pela defesa, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a revogação da prisão preventiva. As informações são do O Globo.

Pastor vai pra vigília pró Bolsonaro criticar o ex-presidente. “Abriu 700 mil covas”.

Durante a vigília realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste sábado (22) em Brasília, um homem que se identificou como pastor Ismael Lopes, da Frente Evangélica pelo Estado de Direito, usou o microfone para fazer uma pregação. Nos primeiros cinco minutos, citou trechos bíblicos e fez uma pregação que parecia em defesa do […]

Durante a vigília realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste sábado (22) em Brasília, um homem que se identificou como pastor Ismael Lopes, da Frente Evangélica pelo Estado de Direito, usou o microfone para fazer uma pregação.

Nos primeiros cinco minutos, citou trechos bíblicos e fez uma pregação que parecia em defesa do ex-presidente. Até que, em determinado momento, começou a falar das pessoas que morreram de Covid-19, colocando Bolsonaro como responsável pelas mortes.

Após dizer isso, pessoas que estavam em volta retiraram o microfone das mãos do pastor, que saiu correndo e foi atacado com socos e pontapés por parte do público. A Polícia Militar precisou intervir com spray de pimenta.

 

Prefeitura de Sertânia divulga novas atrações da Expocose 2022

A Prefeitura de Sertânia divulgou novas atrações que vão se apresentar na Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos 2022. Passarão pelo palco principal nomes de destaque da música local e regional, como César Amaral, Adriana Neves, Nico Batista e Maciel Melo. A festa vai contar também com um dos principais nomes da MPB, Zeca Baleiro. […]

A Prefeitura de Sertânia divulgou novas atrações que vão se apresentar na Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos 2022. Passarão pelo palco principal nomes de destaque da música local e regional, como César Amaral, Adriana Neves, Nico Batista e Maciel Melo.

A festa vai contar também com um dos principais nomes da MPB, Zeca Baleiro. O maranhense, dono de sucessos como Telegrama, Lenha e Flor da Pele, se apresenta no sábado (06/08). Foram anunciados, ainda, Forró do Muído, Raphaela Santos (A Favorita), Forró dos Plays, Rabo de Saia e Forró Tropykália.

Além desses, a Prefeitura já tinha confirmado os shows de Mari Fernandez, Felipe Amorim, Nattan e Xand Avião. A gestão municipal já trata a Expocose 2022 como uma das maiores de todos os tempos. O evento é gratuito e acontece de 3 a 7 de agosto no Parque de Exposição Professor Renato Moraes.

Em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a festa não foi realizada.

“Estamos muito animados com o retorno da Expocose. Sabemos o quanto essa festa significa para o nosso município e para a região, já que atrai pessoas de todos os lugares. É um evento que nos coloca em uma vitrine nacional, aquece a economia, gera empregos e movimenta o turismo”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.

Na quinta (4), se apresentam Nico Batista; Mari Fernandez; Felipe Amorim; Forró dos Plays. Sexta (5) tem César Amaral; Nattan; Forró Tropykália; Xand Avião; Raphaela Santos (A Favorita). E no sábado (6), Adriana Neves; Zeca Baleiro; Maciel Melo; Forró do Muído; Rabo de Saia.

Vídeo mostra incêndio de grandes proporções na zona rural de Carnaíba

  Por André Luis Na tarde desta segunda-feira (5), um ouvinte da Rádio Pajeú FM 104,9 entrou em contato via WhatsApp da emissora, avisando sobre um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área localizada entre Roça de Dentro e Xichorra, município de Carnaíba. No vídeo é possível ver as chamas que atingiram o local. Informações […]

 

Por André Luis

Na tarde desta segunda-feira (5), um ouvinte da Rádio Pajeú FM 104,9 entrou em contato via WhatsApp da emissora, avisando sobre um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área localizada entre Roça de Dentro e Xichorra, município de Carnaíba.

No vídeo é possível ver as chamas que atingiram o local. Informações dão conta de que os Bombeiros já se encontram para buscar conter o fogo.

Em outubro, outro  incêndio foi registrado no entorno da Vila Central, próximo à placa de entrada da  cidade de Carnaíba. Como havia importante área residencial próxima, moradores solicitaram o Corpo de Bombeiros.

Estes dias estão mais suscetíveis a esse tipo de incêndio por conta da baixa umidade em grande parte do Sertão do estado. Isso gera aumento do potencial de incêndios em áreas secas da caatinga.