Notícias

Governo de Pernambuco oficializa doação da Unidade III de Itaquitinga para a União

Por André Luis
Foto: Márcia Galindo/Seres

O Governo de Pernambuco formalizou nesta quarta-feira (22/08) a doação da Unidade III do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga para o Governo Federal. A Lei nº 16.402, de 21 de agosto de 2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem e autoriza o Estado a doar o terreno com 5.9220 hectares à União. Os governos Federal e Estadual já haviam assinado um termo de compromisso para a federalização do espaço no último mês de março.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destaca que a doação da unidade, a segunda do Nordeste e o futuro maior presídio federal do Brasil, é uma contribuição que Pernambuco está dando à União no trabalho de redução da criminalidade. “Esperamos, agora, que o Governo Federal cumpra sua parte e dê celeridade ao processo construtivo” completa o gestor.

O projeto tramitou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através do PL nº 1978/2018, e teve parecer favorável em todas as comissões da Casa Legislativa. A doação terá como encargo o funcionamento de uma Penitenciária Federal, nos termos do Protocolo de Intenções firmado entre o Estado de Pernambuco e o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. O Governo Federal terá um prazo de 24 meses – após a assinatura da escritura – para dar início ao funcionamento da unidade Federal, sob pena de revogação da doação do respectivo imóvel.

A Unidade III já tem cerca de 45% do processo construtivo avançado e irá receber presos do regime fechado. A estrutura e o número de vagas serão adequados pela União, de acordo com as necessidades do novo projeto.

A Unidade I foi entregue pelo governador Paulo Câmara no último mês de janeiro e já está em funcionamento. A Unidade II teve a ordem de serviço assinada no mesmo ato [em janeiro] e deverá ser concluída ainda no segundo semestre deste ano. “O projeto do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga é diferenciado. A Unidade I já está funcionando. Os presos não têm qualquer contato com o mundo exterior e só saem de suas celas para o refeitório, banho de sol e enfermaria – quando necessário” detalha o secretário.

Outras Notícias

Sertanejo participa de conquista brasileira no Japão. Veja fotos exclusivas

O Brasil conquistou no Japão o tetra campeonato mundial de cinco no Japão, como pudemos acompanhar na imprensa. A final da competição – feita para equipes com jogadores deficientes visuais – foi contra a Argentina. Vitória de 1×0 com gol de Jefinho na prorrogação. O que muitos ainda não sabem é que o fisioterapeuta sertanejo […]

O Brasil conquistou no Japão o tetra campeonato mundial de cinco no Japão, como pudemos acompanhar na imprensa. A final da competição – feita para equipes com jogadores deficientes visuais – foi contra a Argentina. Vitória de 1×0 com gol de Jefinho na prorrogação.

O que muitos ainda não sabem é que o fisioterapeuta sertanejo Halekson Freitas íntegra a comissão técnica da seleção. “Fui selecionado por currículo e entrevista. Eu me sinto muito feliz em participar deste projeto. O convívio com esses jovens deficientes visuais nos ajuda a superar mais fácil as adversidades da vida. Eles tem uma história de dificuldade e superação muito grande”, diz ao blog.

Profissionalmente a seleção realizou o sonho de Halekson em trabalhar com alto rendimento. “Eles são profissionais que vivem do esporte paraolímpico e me sinto orgulhoso de poder contribuir e integrar esse grupo vencedor”, comemora.

Veja fotos exclusivas da conquista brasileira no Japão , enviadas por Halekson ao blog.

unnamed (1)

unnamed (2)

unnamed

unnamed (5)

unnamed (6)

O nome do médico do HRA que negou atendimento a itapetinense

“Problema seu”, disse médico do HRA que negou assistência de novo Se chama Valdemar M.C. Júnior, Cremepe 15.677, o ortopedista que negou atendimento ao itapetinense Clécio Dâmocles Brito de Araújo, 28 anos, a cinco meses aguardando para tratar grave fratura na perna esquerda. Encaminhado por senha do setor de regulação do Estado para o Hospital Regional […]

20151205_2151401-533x400

“Problema seu”, disse médico do HRA que negou assistência de novo

Se chama Valdemar M.C. Júnior, Cremepe 15.677, o ortopedista que negou atendimento ao itapetinense Clécio Dâmocles Brito de Araújo, 28 anos, a cinco meses aguardando para tratar grave fratura na perna esquerda.

Encaminhado por senha do setor de regulação do Estado para o Hospital Regional do Agreste,  Clécio penou por 300 quilômetros em uma ambulância até a unidade em Caruaru.

Clécio necessita de cuidados urgentes e continua sem assistência, mesmo com infecção registrada em foto – que o blog preferiu não publicar por ser imagem forte – no local da fratura.

“Estou com muito medo de perder minha perna. Já clamei a autoridades como Deputado, prefeito e nada de tomarem providências. Passo o dia acamado, com febre. Minha perna dói bastante”.

Quando conseguiu uma senha para ser atendido no Hospital regional do Agreste em Caruaru, achou que o drama estava acabando. Mas, pasmem, o médico ortopedista Valdemar M.C Júnior recusou-se a realizar o atendimento.

“Ele mandou eu voltar pra casa na mesma hora e nem me olhou. Voltei na mesma ambulância. Ele disse que a obrigação de atendimento era do médico que fez o primeiro procedimento”.

Clécio disse que, desesperado, implorou ao médico atendimento. Ouviu do profissional um seco “problema seu”. Seguiu pra casa, sem solução por mais 300 quilômetros.

Morre em Aracaju o irmão mais velho do ex-deputado Gonzaga Patriota

Morreu neste domingo (24), em Aracaju, aos 88 anos, o engenheiro civil Agamenon Patriota, irmão mais velho do ex-deputado Gonzaga Patriota. Segundo informações obtidas pelo blog do Magno, Agamenon sofreu uma parada cardíaca e acabou não resistindo. Filho de Sebastião e Dona Eliza, Agamenon Patriota era o mais velho dos 11 irmãos (dois já falecidos). […]

Morreu neste domingo (24), em Aracaju, aos 88 anos, o engenheiro civil Agamenon Patriota, irmão mais velho do ex-deputado Gonzaga Patriota.

Segundo informações obtidas pelo blog do Magno, Agamenon sofreu uma parada cardíaca e acabou não resistindo.

Filho de Sebastião e Dona Eliza, Agamenon Patriota era o mais velho dos 11 irmãos (dois já falecidos). Morava em Aracaju, mas era pernambucano de Sertânia.

Ainda segundo informações, o velório começará hoje, no Centro da capital sergipana, a partir das 12h. A cremação só ocorrerá na quarta-feira (27), três dias depois de sua morte, porque a família irá aguardar a chegada das duas filhas do engenheiro civil, que residem nos Estados Unidos.

Pais acusam motorista de ônibus escolar de guiar em alta velocidade e sob efeito de álcool

Pais de alunos que fazem a rota cujo ônibus se envolveu em um acidente caindo em um açude na cidade de Serra Talhada fizeram uma grave denúncia ao programa Sertão Notícias,  da Cultura FM. Falando ao repórter Orlando Santos, acusaram o motorista,  cujo nome não foi informado,  de guiar sob efeito de álcool. O ônibus […]

Pais de alunos que fazem a rota cujo ônibus se envolveu em um acidente caindo em um açude na cidade de Serra Talhada fizeram uma grave denúncia ao programa Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Falando ao repórter Orlando Santos, acusaram o motorista,  cujo nome não foi informado,  de guiar sob efeito de álcool.

O ônibus da rede estadual caiu no açude na Fazenda Jardim, na região de Água Branca, em Serra Talhada.

Direto do Hospital Eduardo Campos, ele ouviu o relato de Cícero Gomes, que estava a poucos metros do ônibus. Ele relatou que o motorista do ônibus fazia zigue-zague na pista impedindo ultrapassagem. “Com certeza ia a mais de 60 quilômetros por hora. Tinha muita lama na pista. Era carreira mesmo”.

Já José Pereira, tio de aluno, diz que o motorista bebeu na noite anterior. “Não sei até que hora, mas bebeu sim”.

O episódio mostra o cuidado permanente com motoristas a serviço da rede pública de ensino.

Gerência Regional culpa estrada: 

A Gerência Regional de Educação informou que o ônibus atende à rota do Distrito de Água Branca às escolas Irnero Ignácio, Solidônio Leite, Adauto Carvalho, Manoel Pereira Lins, Irmã Elizabeth e Clóvis Nogueira.

Culpa a rodovia e não fala em apurar as responsabilidades do motorista. “Envolveu-se em um acidente, sofrendo deslizamento e tombo ao passar por um trecho de difícil acesso. Considerando o terreno molhado devido às recentes chuvas, estão sendo tecnicamente apuradas as causas reais do acidente”.

No instante, o veículo iniciava o embarque no trajeto, contando apenas com 8 estudantes embarcados no momento do caso fortuito. 5 dos estudantes feridos foram atendidos no Hospital Regional do Sertão Eduardo Campos e 1 no Hospital Regional Agamenon Magalhães, nenhum com ferimentos graves.

“Enfatizamos que todos os veículos do transporte escolar passam por inspeções periódicas, conforme a normativa vigente, e que todas as famílias e estudantes estão tendo toda a assistência requerida ao caso”, conclui a nota.

Veja a reportagem de Orlando Santos:

Julio Lossio realiza biópsia para descobrir tipo de tumor

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE do Sertão, Júlio Lossio Filho, usou as suas redes sociais para atualizar o quadro de saúde de seu pai e ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio. Na noite da última quarta-feira (28), Lóssio Filho, já havia informado que o pai foi diagnosticado com um tumor […]

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE do Sertão, Júlio Lossio Filho, usou as suas redes sociais para atualizar o quadro de saúde de seu pai e ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio.

Na noite da última quarta-feira (28), Lóssio Filho, já havia informado que o pai foi diagnosticado com um tumor entre 17cm de comprimento, 15 cm de largura e 13 cm de profundidade.

Nesta sexta-feira (01.02), Lossio Filho informou que pela manhã foi realizado o procedimento da biópsia para descobrir qual o tipo de tumor que o pai tem. “O resultado deve sair entre terça e quarta”, informou.

Ainda segundo Julinho, como é conhecido, os médicos já estão montando a equipe para avaliar qual a melhor estratégia cirúrgica para o caso de Júlio Lossio. “Como o tumor é bem grande, provavelmente teremos que passar por uma grande cirurgia, mas só teremos todas essas definições após o resultado da biópsia”, destacou Lossio Filho, pedindo orações ao pai.