Notícias

Com manutenção de prisão, cresce temor de delação de Vorcaro entre políticos do Centrão

Por André Luis

Por Gerson Camarotti

Com a maioria formada na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para manutenção da prisão de Daniel Vorcaro, duas consequências já se apresentam no cenário político de Brasília. A primeira é a retirada do foco sobre o STF. Havia uma preocupação de ministros de que a Corte poderia voltar ao foco do caso Master, que viraria o “caso Supremo”, como havia ocorrido em relação a esse inquérito durante a relatoria de Dias Toffoli, que deixou a função.

A avaliação é que, com a manutenção da prisão, o caso segue o seu rito normal, com as decisões do ministro André Mendonça, e isso retira a pressão sobre o STF. A segunda consequência é a percepção de investigadores de que a manutenção da prisão vai criar um ambiente para uma possível delação de Daniel Vorcaro.

Apesar das negativas da defesa de que uma delação será fechada, cria-se um ambiente de temor, mais do que uma simples apreensão, na classe política. Inclusive, entre integrantes do Centrão.

Inicialmente, vários políticos apostavam em um empate no julgamento na Segunda Turma do STF, o que beneficiária Vorcaro, que poderia deixar a prisão. Essa projeção, no entanto, não se concretizou.

Integrantes do centrão avaliavam que o relaxamento da prisão seria uma descompressão na situação do dono do Master.

Novas operações da PF devem ocorrer

Investigadores da Polícia Federal ouvidos pelo blog afirmam que 80% do material apreendido com Vorcaro e com os demais investigados já foi analisado.

Com isso, novas operações da PF devem ocorrer nas próximas semanas e isso aumenta o clima de preocupação na classe política. Por isso que a manutenção da prisão de Vorcaro foi recebido com muito temor nos bastidores do poder em Brasília.

Outras Notícias

UFPE está entre as mil melhores universidades do mundo e ocupa 13ª posição no Brasil

Universidade Federal de Pernambuco avançou no cenário nacional e latino-americano no Ranking de Xangai 2026 e permanece na faixa entre a 901ª e a 1.000ª posição mundial. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as mil melhores universidades do mundo e ocupa a 13ª posição entre as instituições brasileiras, segundo a edição 2026 do […]

Universidade Federal de Pernambuco avançou no cenário nacional e latino-americano no Ranking de Xangai 2026 e permanece na faixa entre a 901ª e a 1.000ª posição mundial.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as mil melhores universidades do mundo e ocupa a 13ª posição entre as instituições brasileiras, segundo a edição 2026 do Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido como Ranking de Xangai.

A classificação, divulgada no sábado (15), coloca a UFPE empatada com a Universidade Federal do Ceará (UFC) no cenário nacional. No ano passado, a instituição pernambucana dividia a 14ª colocação com outras quatro universidades.

No ranking mundial, a UFPE permanece na faixa entre a 901ª e a 1.000ª posição. Entre as universidades da América Latina, avançou uma colocação e passou a ocupar o 20º lugar.

A instituição também melhorou sua posição entre as universidades federais brasileiras, passando da 11ª para a 10ª colocação.

USP lidera entre brasileiras

A Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a instituição de ensino superior mais bem posicionada do Brasil e da América Latina. Mundialmente, aparece entre as 150 melhores.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) completam as três primeiras posições entre as instituições brasileiras.

Ao todo, 14 universidades do país aparecem entre as mil melhores do mundo na edição deste ano.

Harvard lidera ranking mundial

No cenário internacional, as universidades dos Estados Unidos permanecem nas primeiras posições. Harvard lidera a classificação, seguida por Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Como funciona o Ranking de Xangai

Criado em 2003, o Academic Ranking of World Universities utiliza indicadores relacionados principalmente à produção científica e ao desempenho acadêmico das instituições.

Entre os critérios estão a presença de ex-alunos e professores vencedores dos prêmios Nobel e Medalha Fields, pesquisadores altamente citados, artigos publicados nas revistas Nature e Science, trabalhos indexados em bases científicas internacionais e o desempenho acadêmico per capita da universidade.

Mais de 2,5 mil instituições são avaliadas anualmente, mas apenas as mil melhores aparecem na classificação divulgada pelo ARWU.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Divulgação/UFPE

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Pernambuco totaliza 141.777 confirmações e 8.025 mortes por Covid-19

Foram registrados, nesta segunda-feira (21), 260 novos casos e nove óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 141.777 confirmações e 8.025 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus. Os números são contabilizados desde 12 de março. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 17 dos 260 casos […]

Foram registrados, nesta segunda-feira (21), 260 novos casos e nove óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 141.777 confirmações e 8.025 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus. Os números são contabilizados desde 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 17 dos 260 casos registrados nesta segunda são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 243 pacientes tiveram quadro considerado leve, ou seja, não precisaram ser internados. Dessa forma, os 141.777 casos são divididos entre 26.071 pacientes graves e 115.706 leves.

Em relação às mortes, somente uma das nove confirmações feitas nesta segunda ocorreu no mês de setembro, no dia 19. Os outros oito registros aconteceram entre os dias 21 de maio e 21 de agosto.

Moradores de Monteiro fazem carnaval em trecho da Transposição

Mesmo com a proibição de banho e os riscos de afogamento em alguns trechos, os moradores de Monteiro, na Paraíba, estão fazendo a festa no canal da Transposição do neste carnaval. Se por um lado, a imagem enviada à NJTV é sinal de um novo tempo com a chegada da água, por outro preocupa pelo […]

Mesmo com a proibição de banho e os riscos de afogamento em alguns trechos, os moradores de Monteiro, na Paraíba, estão fazendo a festa no canal da Transposição do neste carnaval. Se por um lado, a imagem enviada à NJTV é sinal de um novo tempo com a chegada da água, por outro preocupa pelo risco de afogamento em virtude do consumo de álcool por quem vai ao local.

A água do Velho Chico chegou ao município pelo eixo Leste. Monteiro ganhou visibilidade porque depois da inauguração oficial, com a presença do presidente Temer, houve a chamada inauguração popular, com a presença dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma.

A água do Rio São Francisco passa pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela Adutora Monteiro, depois de completar os 217 quilômetros de extensão no Eixo Leste, que termina no açude de Poções, o projeto beneficiou o município.

O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também contém cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam a água no reservatório de Itaparica, em Floresta-PE.

Festa de emancipação política de Iguaracy começa com missa em ação de graças

A programação da festa de emancipação política de Iguaracy teve início nesta sexta-feira (20), com uma missa em Ação de Graças. A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio, que esteve acompanhado pelos padres da paróquia de São Sebastião, Pe. Rogério e Pe. Gutenberg. Durante sua homilia, Dom […]

A programação da festa de emancipação política de Iguaracy teve início nesta sexta-feira (20), com uma missa em Ação de Graças. A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio, que esteve acompanhado pelos padres da paróquia de São Sebastião, Pe. Rogério e Pe. Gutenberg.

Durante sua homilia, Dom Limacêdo destacou a importância da fé, da esperança e do amor na vida da comunidade. Ele incentivou os presentes a manterem esses valores vivos em suas ações diárias, especialmente em momentos de celebração e reflexão como o que a cidade vivencia.

A missa, que reuniu autoridades municipais como o prefeito Zeinha Torres, o vice-prefeito Dr. Pedro Alves, vereadores, secretários municipais, moradores e visitantes, marca o início das festividades em homenagem à emancipação política do município, um momento significativo para a população local. Durante a cerimônia, Rita de Cássia leu uma mensagem do prefeito Zeinha Torres, na qual ele se dirigiu ao povo de Iguaracy como “amigos e amigas”, reforçando a união e o compromisso com a comunidade.

Após a celebração religiosa, a programação continua ao longo do dia com diversas atividades, incluindo entregas de obras e atividades culturais e sociais que celebram a história e as conquistas de Iguaracy.

Operação Prontidão celebra entrega das primeiras casas em Barreiros

A cerimônia de entrega das primeiras unidades habitacionais da Operação Prontidão foi marcada pela emoção, na tarde dessa segunda-feira (25.09), em Barreiros, na Mata Sul. As 105 moradias fazem parte da Fazenda Santa Clara II, empreendimento concebido pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com o Governo de Pernambuco, que cedeu o […]

A cerimônia de entrega das primeiras unidades habitacionais da Operação Prontidão foi marcada pela emoção, na tarde dessa segunda-feira (25.09), em Barreiros, na Mata Sul.

As 105 moradias fazem parte da Fazenda Santa Clara II, empreendimento concebido pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com o Governo de Pernambuco, que cedeu o terreno para o conjunto, no valor de R$ 6 milhões, e tocou as obras de infraestrutura. Para o secretário de Habitação, Kaio Maniçoba, a solução para as vítimas de Barreiros é fruto de uma parceria e foi resolvido em tempo recorde pelo Estado.

“Hoje, é um dia de muita alegria, pois entregamos 105 unidades habitacionais – quantitativo importante para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes deste ano. Essa conquista é fruto do esforço do governador Paulo Câmara no desdobramento da Operação Prontidão que, em menos de seis meses, levou os desalojados deste município para o conforto de um lar novamente”, explicou o secretário.  Kaio Maniçoba destacou ainda que a entrega zerou o número de desalojados no município.

Também participaram da entrega das casas o ministro das Cidades, Bruno Araújo; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Raul Goiana; o vice-prefeito de Barreiros, Tomás Baleia; os deputados estaduais António Moraes e Simone Santana; a gerente de Programas Sociais do Ministério das Cidades, Isabel Urquiza; e a superintendente regional da Caixa, Simone Nunes; além de lideranças políticas regionais.

FAZENDA SANTA CLARA II – Além das 105 unidades habitacionais entregues, nessa segunda, a Fazenda Santa Clara II tem outras 853 casas térreas que estão em fase de acabamento. Essas moradias também fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida e, quando concluídas, serão disponibilizadas aos beneficiários do município de Barreiros.