Notícias

Gleisi pede para Janaína ficar calada; advogada rebate: “não me calo”

Por Nill Júnior

gUol

Após interromper a fala de uma testemunha de defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, durante sessão da comissão do impeachment no Senado, a advogada de acusação, Janaína Paschoal, se tornou pivô de intensas discussões, que chegaram a suspender por nove minutos os trabalhos no início da tarde desta quarta-feira (29).

Primeiro depoente do dia, o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin, respondia a questionamento do advogado de Dilma, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, quando pediu para fazer uma correção a uma fala anterior de Janaína, que é uma das denunciantes do processo.

“Primeiro, só uma rápida correção, que a advogada doutora Janaína falou. As portarias de equalização têm praticamente a mesma redação há 20 anos. Pelo direito comparado, se vocês verificarem…”, disse Guadagnin, sendo interrompido pela advogada, que falou fora do microfone: “se o senhor está falando de mim, eu vou poder responder também”.

Em seguida, ela foi repreendida pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), integrante da tropa de choque da presidente afastada no colegiado. “Ela não tem artigo 14 [que garante direito de resposta a parlamentares citados] e a testemunha apenas citou o nome dela. A advogada não é senadora, é importante deixar claro aqui. Repetidamente ela tem se comportado como se fosse. Então, por favor, advogada, se mantenha calada para que a testemunha possa falar”, declarou a petista.

A intervenção de Gleisi provocou protestos dos senadores pró-impeachment Waldemir Moka (PMDB-MS), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Ana Amélia (PP-RS). O peemedebista disse que Gleisi não poderia tratar Janaína daquela forma por “uma questão de educação”. Em seguida, Moka se referiu à denunciante como “nossa advogada”.

Quando retomou sua fala, a testemunha pediu desculpas à advogada pela citação. O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), deu a palavra a Janaína, que afirmou ter sofrido uma sequência de constrangimentos dos senadores favoráveis a Dilma e de Cardozo.

“É por força desse comportamento reiterado das nossas autoridades, no sentido de dizer ‘eu sou autoridade, você não é ninguém, portanto, cale-se’, é que o país está desse jeito. Quando eu tinha dez anos de idade eu escrevi uma poesia e disse ‘não me calo’. Não é nem por eu ser advogada, apesar de eu ter esse dever de ofício, mas eu não me calo como ser humano diante da injustiça, diante do autoritarismo, diante dos comportamentos ditatoriais que nós temos verificado nesse país”, declarou Janaína.

Outras Notícias

Afogareta lamenta incidente com poste e diz tomar providências

Episódio foi causado por fiação abaixo da altura regulamentar.  Bloco diz que se colocou a disposição A direção do bloco Arerê se posicionou sobre o episódio em que o trio elétrico que  conduzia o cantor Matheus Fernandez atingiu uma fiação ao lado dos Correios. O trio fazia a reta final do trajeto, quando atingiu a […]

Episódio foi causado por fiação abaixo da altura regulamentar.  Bloco diz que se colocou a disposição

A direção do bloco Arerê se posicionou sobre o episódio em que o trio elétrico que  conduzia o cantor Matheus Fernandez atingiu uma fiação ao lado dos Correios.

O trio fazia a reta final do trajeto, quando atingiu a fiação e deslocou o poste que fica ligado à agência dos Correios. Ninguém ficou ferido.

Pelo que se apurou, o fio no local estava abaixo da altura regulamentar.  Ele era ligado a um poste sob responsabilidade da agência dos Correios e Telégrafos.  Com o enrosco do fio, o poste cedeu.

Pelo que o blog apurou, o poste é de direta responsabilidade da agência dos Correios,  sem ligação direta com a rede Celpe.

A direção do bloco inicialmente lamentou o ocorrido, agradeceu a Deus pelo fato de que não houve nenhum ferido e disse já estar em contato com responsáveis por rede e poste para providências.

“O blog garante que arcará com qualquer responsabilização sobre o episódio e vai buscar apurar porque a fiação estava abaixo da altura regulamentar”, informou.

Ainda que em 24 anos do evento, é o primeiro episódio dessa natureza registrado. O bloco Arerê se colocou novamente a disposição e destacou que a exceção do ocorrido, o evento foi concluído com êxito e sem ocorrências graves ou episódios de violência.

Arcoverde contará com Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista

Em entrevista concedida ao Programa ‘Kayrós, tempo de esperança’, na Rádio Agnus Dei, o secretário municipal de Saúde, Isaac Salles, anunciou que em breve, Arcoverde contará com Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista. Entre outros assuntos, com o oferecimento de serviços de média complexidade disponíveis à população, além […]

Em entrevista concedida ao Programa ‘Kayrós, tempo de esperança’, na Rádio Agnus Dei, o secretário municipal de Saúde, Isaac Salles, anunciou que em breve, Arcoverde contará com Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista.

Entre outros assuntos, com o oferecimento de serviços de média complexidade disponíveis à população, além de melhorias que estão sendo promovidas especialmente na Atenção Básica do município, entre outros assuntos envolvendo imunizações e resultados que estão sendo obtidos atualmente, o secretário municipal argumento que a criação se deve ao aumento significativo de casos de Transtornos do Espectro Autista no Brasil.

“Arcoverde irá criar o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de promover qualidade de vida, autonomia, independência e inserção social. O centro vai procurar oferecer psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, psicopedagogia e pedagogia”, informou Isaac Salles.

A criação do centro foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Arcoverde, que após diálogos com o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, resolveu pela implantação da unidade para suprir demandas de atendimentos específicos, direcionados às crianças e adolescentes com o referido transtorno.

“O nosso município será bastante beneficiado com a iniciativa, tendo em vista promover atendimentos que visam, sobretudo, colaborar para que estas crianças e adolescentes obtenham em suas necessidades especiais, os devidos acompanhamentos por parte da rede municipal de Saúde”, ressaltou o gestor municipal.

Tabira: Guarda Municipal recebe armamento não letal

Nessa quarta-feira, 09, o secretário de Administração e comandante da Guarda Municipal, Flávio Marques, falou a assessoria de comunicação sobre os novos equipamentos que chegaram para reforçar o trabalho da Guarda, no combate à criminalidade, na questão da violência e segurança pública. No Estado de Pernambuco, utilizam do armamento de baixa letalidade as cidades de […]

Nessa quarta-feira, 09, o secretário de Administração e comandante da Guarda Municipal, Flávio Marques, falou a assessoria de comunicação sobre os novos equipamentos que chegaram para reforçar o trabalho da Guarda, no combate à criminalidade, na questão da violência e segurança pública. No Estado de Pernambuco, utilizam do armamento de baixa letalidade as cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina e agora Tabira.

“Nós iniciamos em 2015 ainda essa luta junto ao Departamento de Produtos Controlados do Exército. Nós protocolamos na oportunidade, em outubro de 2015, essa solicitação para que o exército, a 7ª Região Militar pudesse enviar ao Departamento Nacional de Produtos Controlados e concedesse autorização ao município de Tabira, especialmente a Guarda Municipal. Assim fizemos naquela oportunidade e no final de 2017 recebemos a autorização do exército para a aquisição desse material. Como já tinha sido enviado o projeto ao ministério da justiça, a gente aguardava essa liberação, já tinha o recurso em conta e com a liberação foi possível a aquisição do armamento de baixa letalidade”, disse Flávio Marques.

Ao logo do tempo que foi pedido a autorização, todo o efetivo da Guarda de Tabira se preparou, para que quando o município recebesse a autorização, já estivesse dentro de todos os padrões exigidos pelo exército. Uma turma foi encaminhada para Petrolina e outra para Recife para treinarem e receberem instruções. Ao todo foram três cursos.

O armamento de baixa letalidade que está sendo utilizado mundialmente, consiste em uma arma que dispara dardos que fazem uma imobilização em questão de segundos e isso faz com que o agente possa conter aquele agressor ou aquela pessoa que está colocando em risco a vida tanto dos agentes quando da população e esse tempo é o suficiente para que haja a contenção, para que a pessoa seja algemada e levada até a delegacia. O equipamento só será utilizado em último caso.

Fabiano é diplomado para segundo mandato em Petrolândia

Reeleito pela coligação “Petrolândia daqui para melhor”, com 70,91% dos votos válidos, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) foi diplomado na manhã desta quarta-feira (11) ao lado do seu vice-prefeito reeleito Rogério Novaes. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e também marcou a diplomação dos 13 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro. “A […]

Reeleito pela coligação “Petrolândia daqui para melhor”, com 70,91% dos votos válidos, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) foi diplomado na manhã desta quarta-feira (11) ao lado do seu vice-prefeito reeleito Rogério Novaes. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e também marcou a diplomação dos 13 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro.

“A gente fica cada dia mais emocionado. A alegria é enorme de estar recebendo esse diploma que o povo de Petrolândia deu a gente e ao mesmo tempo aumenta ainda mais nossa responsabilidade perante nosso povo e nossa terra, para que possamos fazer mais pelo desenvolvimento econômico e social de Petrolândia. Meu sentimento é de gratidão no dia de hoje”, afirmou Fabiano.

Vereador por 4 mandatos, presidente da câmara por 4 vezes, Fabiano Marques chega ao segundo mandato respaldado por uma aprovação de 90% da população.
Segundo a assessoria, entre os destaques do primeiro mandato estão as obras de pavimentação e asfaltamento de dezenas de ruas.

”Outro marco foi o início do tão esperado Cinturão Verde, um projeto que alia desenvolvimento sustentável e mobilidade para a população, reforçando o compromisso da gestão com a modernização e o cuidado com o desenvolvimento de todo o município, fomentando a economia rural”, destaca a nota.

Arcoverde: Delegado Israel diz que vai algemar e prender quem ele flagrar comprando votos

Na inauguração de seu Comitê, em Arcoverde, na noite desta terça-feira (23), o vice-prefeito, e candidato à deputado federal, Delegado Israel, endureceu o discurso e subiu o tom do em relação ao grupo do Prefeito de Arcoverde, Wellington da LW. “Hoje eu recebi uma ligação, e me disseram que tinha uma pessoa articulando para montar […]

Na inauguração de seu Comitê, em Arcoverde, na noite desta terça-feira (23), o vice-prefeito, e candidato à deputado federal, Delegado Israel, endureceu o discurso e subiu o tom do em relação ao grupo do Prefeito de Arcoverde, Wellington da LW.

“Hoje eu recebi uma ligação, e me disseram que tinha uma pessoa articulando para montar um grupo para comprar os votos do Delegado Israel, pois bem, eu sou Policial há 16 anos, se eu pegar comprando votos na rua, eu mesmo algemo, prendo, e levo para a Delegacia, pode ser quem for”, disparou Israel, no mesmo momento em que tirou uma algema do bolso, mostrando a todos os presentes.

“O povo de Arcoverde não vai se vender. Essa algema vai andar comigo durante toda a campanha, estou querendo muito usá-la”, complementou.

Durante o evento, o Delegado Israel também justificou a apresentação de Dannilo Godoy, como seu candidato à Deputado Estadual, dobrando em Arcoverde, e em outras cidades, ressaltando que foi uma construção pacífica entre todos os envolvidos, com a intervenção direta do Presidente Estadual do Partido, Eduardo Da Fonte, bem como pelo fato de Godoy ter bases políticas mais próximas de Arcoverde, o que facilitava o acesso e o diálogo.

“Escolhi Dannilo Godoy por ser um bom gestor, foi Prefeito por dois mandatos de Bom Conselho, além disso, jovem, íntegro, honesto, corajoso, e que compartilha comigo dos mesmos ideais, e as mesmas preocupações com relação aos rumos do povo de Arcoverde, da Região, e de Pernambuco, dessa forma, irei levar o nome dele para todos os locais em que eu for”, enfatizou Israel.

A placa da fachada do Comitê do Delegado Israel, em Arcoverde (Comitê 1112), localizado na Av. Pintos de Campos, possui as fotos dele, de Dannilo Godoy, além de Marília Arraes e André de Paula, o que reforça a sua posição de apoio à chapa majoritária citada, já amplamente divulgada pela imprensa pernambucana, encerrando quaisquer especulações em contrário.