Festa do Brejinho de Tabira começa hoje e tem show de Daniel Bueno no sábado
Por Nill Júnior
por Anchieta Santos
O Povoado de Brejinho município de Tabira festeja a sua padroeira de hoje dia 16 até o próximo domingo dia 19.
Na programação as festividades serão marcadas com recital, apresentações culturais e shows musicais com Wagner Fernando, Pegada de Playboy, Lindomar Souza e o cantor Daniel Bueno que cantará muito forró no sábado (18).
Do Blog de Jamildo A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a 386 km de Recife, lançou esta semana uma campanha objetivando reduzir o consumo de água e energia nas 32 Escolas da rede municipal de ensino, onde estudam 6 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA (ensino de jovens […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a 386 km de Recife, lançou esta semana uma campanha objetivando reduzir o consumo de água e energia nas 32 Escolas da rede municipal de ensino, onde estudam 6 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA (ensino de jovens e adultos). É o Programa Água pela Vida.
Em uma das regiões mais castigadas pela seca, o município vem sendo abastecido pela adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, na altura de Floresta. A barragem de Brotas, inaugurada em meados da década de setenta e antigo manancial do município, secou completamente em 2013, pela primeira vez em sua história. Hoje, ela conta com apenas 8,1% de sua capacidade armazenada. A previsão é de que 2015 seja mais um ano ruim em se tratando de precipitação pluviométrica.
A meta da Secretaria Municipal de Educação é reduzir o consumo das Escolas em 50% até o final do ano, seguindo orientação da ONU, através dos 8 objetivos do milênio. Na questão da segurança hídrica, a ONU prevê “Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário.”
O mote é dado e desenvolvido pelos participantes. O tema será a redução do consumo e o consumo racional da água. Está prevista também a realização de uma olimpíada de conhecimento, com distribuição de medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores trabalhos. O tema será “agindo com consciência planetária”. Todos os materiais educativos impressos (cartilha, panfleto, folder, etc) será produzido pelos próprios alunos em sala de aula.
O custo anual com a conta de água e energia das 32 escolas é de R$ 28.833,72 e R$ 107.288,14, respectivamente.
O silêncio da madrugada de ontem foi quebrado na cidade de Brejinho pela forte explosão de um Caixa eletrônico da agência do Bradesco localizado na Rua João Nunes, em Brejinho. Pelo menos cinco bandidos usando um veículo Prisma Preto participaram da ação. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, a capitã Mirelle Oliveira, que […]
O silêncio da madrugada de ontem foi quebrado na cidade de Brejinho pela forte explosão de um Caixa eletrônico da agência do Bradesco localizado na Rua João Nunes, em Brejinho.
Pelo menos cinco bandidos usando um veículo Prisma Preto participaram da ação. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, a capitã Mirelle Oliveira, que comanda a ação de busca, os assaltantes fortemente armados atiraram contra lojas e a viatura policial e espalharam grampos pelas ruas e estradas de saída para São José do Egito e Teixeira, para impedir a perseguição.
Foram encontradas duas cápsulas deflagradas de calibre 38, três de calibre 44, duas de fuzil 762, sendo uma pinada, seis de calibre 380 e dois projéteis de 44.
Os bandidos que estavam em frente ao DPM gritavam para os policiais: “se saírem vão morrer”. Ninguém ficou ferido. A Gerência do Bradesco informou apenas que abasteceu o Caixa na sexta-feira, mas não revelou quanto foi levado.
Em Pernambuco, dos municípios que participaram da pesquisa anual da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação fiscal, 130 afirmam que o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será útil para o pagamento do 13º salário dos servidores. Por outro lado, 6 municípios acreditam que o valor adicional não contribui para […]
Em Pernambuco, dos municípios que participaram da pesquisa anual da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação fiscal, 130 afirmam que o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será útil para o pagamento do 13º salário dos servidores.
Por outro lado, 6 municípios acreditam que o valor adicional não contribui para esse pagamento e 1 não respondeu.
Em toda região Nordeste, dos 1.152 municípios que participaram do estudo, 1.074 afirmam que o adicional será útil para o pagamento do 13º, 62 acreditam que a quantia não contribui para o pagamento — e 16 não responderam.
Ricardo Valadão, especialista em Gestão de Cidades e Gestão Pública, recomenda que os municípios planejem suas finanças para 2024, a fim de evitar problemas no final do ano. Ele explica que a chave para uma gestão fiscal saudável envolve gastar menos e aumentar a arrecadação. Valadão também destaca a necessidade de o governo dos municípios compreender que algumas áreas terão que reduzir seus gastos em comparação aos anos anteriores.
“E o planejamento, a nova Lei de Licitações, ela chega para ajudar também os municípios a reduzirem os seus gastos, como as compras coletivas feitas por consórcios vai ser habitual, conforme você tem, conglomerado de municípios comprando mesmo os itens em conjunto, você tem poder de barganha maior”, avalia.
O especialista destaca que, com a nova legislação, os municípios têm a oportunidade de melhorar suas negociações, adquirindo itens antes comprados a preços elevados por valores mais baixos em pregões, ajudando a reduzir despesas. Além disso, ele sugere fiscalizar rigorosamente a arrecadação de impostos municipais, promover campanhas para pagamentos pontuais e renegociar dívidas ativas, visando assim incrementar o caixa municipal.
De forma geral, a pesquisa da CNM abrangeu 4.456 municípios, sendo que 4.138 deles indicaram que o repasse extra de 1% do FPM é útil para o pagamento do 13º salário. Por outro lado, apenas 259 municípios consideram que esse valor não contribui para o pagamento do benefício e 59 não responderam.
Foi nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena Em razão da interrupção recorrente no fornecimento de água nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Ouricuri, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) […]
Foi nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena
Em razão da interrupção recorrente no fornecimento de água nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Ouricuri, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) o fornecimento subsidiário de água à população das áreas afetadas, nas Zonas Urbana e Rural, por meio de carros-pipa diariamente, até que se concluam as obras necessárias à implantação de sistemas regulares da rede de abastecimento.
Inclusive, o MPPE recomendou a suspensão imediata da cobrança pelo consumo de fornecimento nos dias em que o serviço não foi efetivamente prestado, com a devolução e/ou compensação na fatura posterior dos valores eventualmente pagos pelos moradores das áreas afetadas, bem como a apresentação da documentação comprobatória dos acordos relativos às medidas emergenciais para solucionar o problema do abastecimento de água no município.
As recomendações são resultado de um procedimento administrativo de acompanhamento de políticas públicas, instaurado após denúncias relacionadas à constante interrupção no fornecimento de água. O Promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, autor das recomendações, destacou a importância da cooperação entre a instituição e a Compesa para garantir o cumprimento das medidas e a continuidade do abastecimento de água à população dos municípios e regiões circunvizinhas.
Além disso, enfatizou a necessidade de assegurar a dignidade humana e a saúde pública, especialmente em uma região com altas temperaturas, onde o acesso à água potável é essencial para a qualidade de vida da comunidade, bem como o compromisso das autoridades em cumprir suas obrigações legais no que se refere ao fornecimento de água como serviço público essencial.
O não cumprimento das normas estabelecidas nas recomendações, publicadas nas edições do Diário Oficial Eletrônico do MPPE dos dias 30 e 31 de outubro de 2023, implicará nas medidas legais cabíveis.
Veja a programação completa Na noite desta sexta-feira (28), antes da divulgação das atrações do São João de Arcoverde 2025, o prefeito Zeca Cavalcanti e o vice-prefeito Siqueirinha falaram sobre as expectativas e o impacto econômico da festa, que acontecerá entre os dias 14 e 28 de junho. Zeca destacou a importância do anúncio antecipado […]
Na noite desta sexta-feira (28), antes da divulgação das atrações do São João de Arcoverde 2025, o prefeito Zeca Cavalcanti e o vice-prefeito Siqueirinha falaram sobre as expectativas e o impacto econômico da festa, que acontecerá entre os dias 14 e 28 de junho.
Zeca destacou a importância do anúncio antecipado da programação como uma estratégia para atrair mais turistas e movimentar a economia local. “Se você anuncia no final de março para junho, as pessoas podem se programar, reservar hotéis, pousadas, alugar casas e se organizar financeiramente para vir ao São João de Arcoverde. Se o anúncio é feito de última hora, muitos já terão escolhido outro destino”, explicou.
O prefeito ressaltou ainda que, ao longo dos 15 dias de festa, haverá programação diária, diferentemente de outras cidades onde a movimentação costuma diminuir no início da semana. “Vamos fidelizar o turista para que ele fique em Arcoverde e, naturalmente, gere renda aqui. Seja na rede hoteleira, nos postos de combustível, no comércio ou nos restaurantes, queremos garantir que todos se beneficiem economicamente”, afirmou.
Retomada do protagonismo do São João de Arcoverde
O vice-prefeito Siqueirinha enfatizou que o São João de Arcoverde sempre foi um dos mais tradicionais de Pernambuco, mas que nos últimos anos perdeu força. “O prefeito Zeca Cavalcanti foi quem criou o São João de Arcoverde, e agora está retomando essa tradição. A expectativa é muito grande, e as atrações que serão anunciadas, assim como o novo local do evento, vão fortalecer ainda mais a economia da cidade”, afirmou.
Ele também destacou que a rede hoteleira já está praticamente lotada e que bares e outros estabelecimentos comerciais estão se preparando para o aumento do fluxo de visitantes. “Vamos entrar novamente na disputa entre os maiores São João de Pernambuco. Nossa meta é estar entre os cinco maiores do estado, e este ano daremos um passo importante para isso”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.