Notícias

Faça seu carnaval ser notícia!

Por Nill Júnior
Equipe da Rádio Pajeú esta manhã
Equipe da Rádio Pajeú esta manhã

Tem carnaval em todo o Estado! Recife, Triunfo, Afogados, Salgueiro, Bezerros, Petrolina, Santa Cruz, Arcoverde … Quer ser notícia neste carnaval ?

Mande sua foto pra gente, tenha seu bloco um milhão, mil, dez ou um folião! O Blog vai destacar a sua participação na festa de momo ! Pode ser através da Fanpage https://www.facebook.com/SiteNillJunior , por nosso Twitter @Nill_Junior ou no email [email protected]. Faça a festa conosco!

Estaremos juntos no blog e no Carnaval da Rádio Pajeú, no Ritmo de Pernambuco! A cobertura já começou!

Outras Notícias

“Essa é uma homenagem ao Nordeste”, diz filha de Lampião sobre vitória da Imperatriz Leopoldinense

Foto: Rio Carnaval A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial — em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na […]

Foto: Rio Carnaval

A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial — em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.

A vitória, 22 anos depois da última conquista, veio com uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

Expedita Ferreira Nunes, de 90 anos, filha de Lampião, se emocionou com a vitória. “Foi muito emocionante. Eu não vim para perder. Essa é uma homenagem ao Nordeste”, disse ao g1.

Ela também desfilou na Mancha Verde em São Paulo que foi vice-campeã do carnaval deste ano. A escola homenageou o xaxado, dança criada pelo bando de Lampião, natural de Serra Talhada.

MP orienta prefeitura de Carnaíba sobre contratos temporários

Após identificar a existência de contratos temporários para recrutamento de profissionais diversos firmados sem a necessária realização de prévio processo seletivo simplificado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, que adote as medidas administrativas necessárias à rescisão de todos os contratos temporários. O gestor deverá ainda rescindir contratos com […]

Após identificar a existência de contratos temporários para recrutamento de profissionais diversos firmados sem a necessária realização de prévio processo seletivo simplificado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, que adote as medidas administrativas necessárias à rescisão de todos os contratos temporários.

O gestor deverá ainda rescindir contratos com prazo de duração expirado sem possibilidade de prorrogação e também aqueles que foram firmados sem prévio processo de seleção pública, exclusivamente para os casos em que tal procedimento seja considerado obrigatório, ou seja, fora dos casos decorrentes de calamidade pública, de emergência ambiental e de emergências em saúde pública.

A ausência de processo seletivo para fins de contratações por tempo determinado é uma irregularidade que configura infração aos princípios constitucionais da impessoalidade e da eficiência. 

Todo ente público, uma vez configurada a excepcional hipótese prevista na Constituição, deve proceder à escolha dos contratados com base em critérios objetivos, por meio de uma seleção pública, mesmo que de forma simplificada, quando não houver tempo hábil para um procedimento mais apurado.

O MPPE fixou um prazo de dez dias para que o prefeito informe o acatamento da medida. A recomendação foi firmada pela promotora de Justiça de Carnaíba, Adriana Cecília Lordelo Wludarski, e publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (19).

Vai começar a 17ª Expoagro 

Tem início nesta terça-feira (11) a 17ª edição de uma das maiores e mais importantes festas do sertão Pernambucano: a Expoagro.  Organizada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, de 11 a 15 de julho, no centro desportivo municipal, a Expoagro conta com grandes shows de artistas nacionais e locais, e a tradicional exposição de caprinos […]

Tem início nesta terça-feira (11) a 17ª edição de uma das maiores e mais importantes festas do sertão Pernambucano: a Expoagro. 

Organizada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, de 11 a 15 de julho, no centro desportivo municipal, a Expoagro conta com grandes shows de artistas nacionais e locais, e a tradicional exposição de caprinos e ovinos, que esse ano terá R$ 50 mil em premiações.

A abertura oficial da exposição de animais acontece na quarta, 12 de julho, às 16h, na quadra por trás do ginásio desportivo. Já estão inscritos mais de trinta e cinco expositores/criadores de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Custódia, Ingazeira, Iguaraci, Custódia, Sertânia, Garanhuns, Limoeiro, Tuparetama, São José do Egito e de municípios da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. 

Esse ano, além do incremento na premiação, a Prefeitura também disponibilizou baias gratuitas para os criadores, reduzindo os custos para quem trará seus animais. 

Os portões para a entrada dos animais estarão abertos a partir das 12h da terça (11) até às 12h da quarta (12). Na quinta(13) se inicia o julgamento dos animais sem registro a partir das 08h da manhã.

“A expectativa para este ano é das melhores. Já estamos com toda a estrutura pronta para os seis dias de feira, faltando só ajustar alguns detalhes. Este ano iremos ficar com a exposição de animais até o domingo, onde iremos realizar uma “copinha” com os animais sem registro, entregando premiações também para os tratadores dos animais,” destacou o Secretário de Agricultura de Afogados, Rivélton Santos. 

Na área destinada aos shows, o piso foi instalado para garantir mais comodidade para quem for curtir seus artistas favoritos.

Luciano Duque admite ir para outro palanque caso Márcia o isole politicamente

O Deputado estadual Luciano Duque (SD) foi o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. O debate teve a participação nos estúdios do blogueiro Júnior Finfa. Ele falou sobre vários temas e fez uma avaliação positiva de seu início de mandato na Assembleia Legislativa, destacando contribuições em defesa de pautas […]

O Deputado estadual Luciano Duque (SD) foi o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. O debate teve a participação nos estúdios do blogueiro Júnior Finfa.

Ele falou sobre vários temas e fez uma avaliação positiva de seu início de mandato na Assembleia Legislativa, destacando contribuições em defesa de pautas como o municipalismo e desenvolvimento do estado. Duque disse que o início de seu ciclo foi favorecido pela contribuição de vários parlamentares, citando nomes da esquerda à extrema direita. registrou também projetos conjuntos e alinhamento com o outro Deputado da região, José Patriota, do PSB.

Duque evitou criticar o ciclo Raquel Lyra e defendeu que ela tem buscado dialogar, exemplificando já ter tido vários diálogos. Disse que apesar das recentes derrotas na ALEPE, ela tem boas perspectivas de engatar projetos desenvolvimentistas. Disse que ela assumiu sem uma base, o que gera essas situações. E defendeu o empréstimo autorizado para ela iniciar um ciclo de ações. Sobre as críticas, como em relação à situação do IPA, disse apenas ter relatado numa realidade.

Claro, era esperado ouvir Duque novamente sobre a relação com a prefeita Márcia Conrado, depois da cobrança que fez de diálogo com o grupo. Perguntado se não seria melhor ligar a falar publicamente das cobranças, revelou que tentou mais de uma vez conversar com Márcia. “Eu mandei algumas mensagens no zap. Ela vai a Recife, vai e volta, vai e volta, e não me procura. Eu disse,  ‘preciso falar com você’. Ela disse que estava viajando e que depois retornava. E não dá retorno. Então, se não dá retorno, eu tenho autoridade como liderança política, um deputado da terra, de cobrar. E cobrei”.

Duque disse que se a ideia de Márcia é isolar a ele, ela precisa deixar isso claro e comunicá-lo. “se o pensamento é outro, de não querer o diálogo comigo, me excluir, eu preciso ser avisado.  Mas se quer diálogo, vamos dialogar. Perguntado o que fará se ela não quiser diálogo, Duque foi categórico. “Eu vou estar em outro palanque. Se ela não quiser diálogo, fazer o quê? “. Duque voltou a dizer não ter nos planos ser candidato a prefeito de Serra Talhada.

Outra informação de Duque é a de que foi Márcia que o convidou para o ato de retomada do Residencial Vanete Almeida. Duque disse que iria de todo jeito, pois iniciou e deixou o projeto quase pronto. “Aí veio o golpe contra Dilma, Temer não pagou a construtora e nem eu nem a prefeita conseguimos destravar com o governo Bolsonaro”.

Ouça trechos da fala de Duque no comentário que assino para o Sertão Notícias, da Cultura FM:

Operação da Sefaz-PE apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 4 milhões, no Agreste

Durante a ação foram visitados 70 contribuintes e abordados 600 veículos A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Operações Estratégicas (DOE)  realizou na última semana uma operação no Agreste Pernambucano.  O trabalho foi concentrado em 28 municípios do agreste com foco no combate à sonegação fiscal e irregularidades.  Durante a […]

Durante a ação foram visitados 70 contribuintes e abordados 600 veículos

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Operações Estratégicas (DOE)  realizou na última semana uma operação no Agreste Pernambucano. 

O trabalho foi concentrado em 28 municípios do agreste com foco no combate à sonegação fiscal e irregularidades. 

Durante a operação, foram visitados 70 contribuintes e abordados 600 veículos. Foram apreendidas mercadorias irregulares avaliadas em mais de R$ 4 milhões, que geraram um crédito tributário de R$ 1,5 milhão.

O planejamento da operação contou com a participação ativa da Diretoria da 2ª Região Fiscal, que concentrou as informações recebidas do público interno e externo, servindo de base para o planejamento. 

As equipes da DOE – GEAFE, GCOE e GLAUD – realizaram as diligências. As equipes da GCOE começaram a monitorar os veículos transportadores de mercadorias que ingressaram em Pernambuco pelo Agreste Meridional – Garanhuns e região. 

Veículos que apresentavam indícios de irregularidades foram levados para o Posto Fiscal de São Caetano, onde passaram por uma minuciosa fiscalização, com apoio da Diretoria de Fiscalização e Atendimento.

 No início da madrugada do domingo (3), a Unidade Móvel da DOE e a equipe responsável (técnicos, motoristas, capatazia e policiais militares) iniciaram o deslocamento até Lajedo, onde foi instalada e se iniciaram as abordagens de campo pelas equipes da GCOE.

A fiscalização de mercadorias em trânsito reflete a própria gênese do tributo ICMS, que é um Imposto de Circulação. Neste ponto de fiscalização, além do apoio da PMPE, a Sefaz-PE contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, consolidando uma importante parceria. 

A unidade móvel é uma ferramenta de trabalho e, ao mesmo tempo, um símbolo da fiscalização de trânsito que desempenha importante papel na verificação, in loco, da circulação de mercadorias, contribuindo com a obtenção de informações preciosas e, ou a constatação de ilícitos tributários e de outras espécies. 

A partir da segunda-feira, 04/10/2021, se incorporaram às atividades equipes do GLAUD e GEAFE. Estas equipes cumpriram uma programação intensiva de ações na região, abordando principalmente os segmentos de varejo, combustíveis, material de construção e supermercados. 

Em Arcoverde, a GEAFE interditou 8 empresas que funcionavam sem inscrição no CACEPE. As mercadorias expostas à venda nestas empresas foram avaliadas em mais de R$ 1 milhão de reais. O responsável pagou, entre ICMS e multas, R$ 300 mil e tem um prazo de 30 dias para regularizar o seu cadastro. 

O GLAUD diligenciou dois contribuintes dos segmentos de supermercados e tecidos. No local, foram copiados os arquivos digitais que serão objetos de auditoria fiscal a ser realizada por auditores da 2ª RF. A presença do GLAUD nestas operações é permanente e vem da importância que os dados digitais têm na vida moderna.