Notícias

Em Petrolina, Fernando conversa com lideranças do Sertão

Por André Luis

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) manteve nesta quinta-feira (25) uma agenda de reuniões no escritório político de Petrolina, no Sertão do Estado. Ele recebeu lideranças políticas e os integrantes da comissão popular que luta pela pavimentação da PE 630, que liga Trindade ao distrito de Rajadas, em Petrolina.

“Esta obra fez parte dos compromissos assumidos pelo governador Paulo Câmara durante a campanha de 2014, mas infelizmente nem o projeto ainda está concluído. Estamos no último desta gestão e nada foi feito para que a rodovia seja asfaltada, o que beneficiaria centenas de agricultores de toda a região”, comentou Fernando. O senador se comprometeu com o movimento, integrado por atores políticos e sociais, a incluir a obra no Orçamento da União como emenda de bancada.

Depois, Fernando conversou com uma comitiva de Dormentes, integrada pelo ex-vice-prefeito Avelar e que incluiu os vereadores do MDB Jurandir Torres, Betinha, Chiquinho de Dodora, Corrinha da Saúde e Jeolândio, além de Rosarinha e Paizinha, do PSB. Na sequencia, Fernando recebeu o ex-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé.

“Conversamos sobre os cenários políticos de Pernambuco para este ano e destacamos a ampla frente que as oposições estão formando no estado. Por onde passamos temos percebido o sentimento de frustração das pessoas e o enorme desejo de mudar os rumos políticos, para que possamos recuperar o protagonismo e a força política dos pernambucanos”, afirmou.

Outras Notícias

Patriota evita polemizar com Zé Negão: “Não merece resposta”

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”. Por André Luis O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria […]

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”.

Por André Luis

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria engatilhado para este ano.

A fala desta quarta-feira ocorreu dentro da tradicional entrevista institucional que a emissora promove todos os anos, no dia do aniversário de emancipação política da cidade, que este ano completa 111 anos.

Ao lado do vice-prefeito, Alessandro Palmeira e da primeira dama, Madalena Leite, Patriota reafirmou que existe a programação do concurso e que se for autorizado, lança o certame ainda este ano. “Eu estava devendo o concurso, mas não vou poder realizar esse ano. Estávamos prontos pra fazer o concurso, eu disse e reafirmo. Então, não preciso provar pra ninguém da minha intenção, do que tinha planejado internamente na gestão e não era só isso, tinha muito mais. Tava planejado, mas não vai poder fazer porque agora estamos proibidos. Se abrir espaço ainda esse ano e puder publicar vocês vão ver”, afirmou.

Sobre as críticas, e o questionamento do vereador e pré-candidato, Zé Negão, de que se realmente existisse a intenção de realizar o concurso, o prefeito teria colocado na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), Patriota rebateu: “é meninice, é coisa de criança. Hoje a despesa do concurso se mantém com o resultado da inscrição. Então lamento que pessoas fiquem tentando distorcer, inventando assunto dali, dacolá, sem uma bagagem, procurando assunto pra polemizar com o prefeito Patriota”. 

Para ele, as críticas surgem de pessoas com interesses contrariados. “São pessoas amarguradas, mal resolvidas, até amorosamente, às vezes, que vivem de dar pancada, que não reconhecem, ou, porque não gostam da cara, ou, porque o cara está insatisfeito. O que eu disse foi dito”.

Patriota se mostrou magoado com as críticas por Zé Negão, em áudio vazado, onde inclusive, o vereador usa um palavrão, ofendendo a sua mãe. “Jamais vou ofender a ninguém, que Deus abençoe a todos. É muito triste você ter sua mãe ofendida. Minha mãe era quase uma santa. Eu não aceito agressão à minha mãe. Me agrida. Minha mãe me deu a vida, fez tudo e vir alguém agora agredir minha mãe, desrespeitar, é muito duro”, desabafou.

Questionado sobre uma resposta ao vereador e sobre o pedido de desculpas, feito durante entrevista à emissora, Patriota disse, que não sabia se merecia resposta. “Não sei como tratar isso, Deus é quem sabe. Nesse nível eu não estou acostumado a discutir. Esse nível não é adequado pra se tratar o desenvolvimento, de se tratar pessoas. Eu não tenho nada contra ninguém, nunca ofendi nem esse cidadão, nem outro, não me interessa ofender. Então eu não queria perder meu tempo em discutir esse tipo de assunto. Cabe a Deus tomar as providências e ao povo julgar politicamente o que achar conveniente”, destacou.

Falando sobre a gestão, Patriota elencou as ações realizadas nos últimos anos. Disse, que teve um mandato difícil, tendo que enfrentar a seca nos primeiros sete anos e agora no oitavo e último ano, a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Provocado por ouvintes, o prefeito falou ainda sobre a implantação do Procon na cidade – cobrança antiga da população, que segundo ele vai funcionar junto com o Núcleo de Práticas Jurídicas na FASP.

Também falou sobre a reativação do Abatedouro e da Invesa. O primeiro, segundo Patriota, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares teria dito que havia um grupo interessado, “mas parece que recuou”. Já sobre a Invesa, o prefeito disse estar numa situação difícil. “Tem um nó grande, porque tem um conjunto de débitos enorme, tem muitas ações de penhora de cobrança e está um pouco abandonada posso assim dizer, além do débito que está também com o banco”. 

Patriota informou que está sendo discutido a implantação de um sistema novo de monitoramento do coronavírus, que deve ser lançado esta semana. “Chama-se, passaporte imunológico. Vamos testar e ver se funciona. A França implantou. Então, vai ser a caderneta de vacinação no seu celular, todas as suas vacinas vão estar lá e você vai estar sendo monitorado, inclusive quando fizer o teste da Covid, vai pra lá”, informou.

O prefeito também anunciou que em breve será inaugurado na Sala do Empreendedor, a Central de Oportunidades. “Vai ter Agência do Trabalho, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial, a JUCEPE”.

Patriota informou ainda sobre a chegada de uma empresa do núcleo de energia solar. “Me garantiram que vão fazer um grande investimento. Um novo posto de combustível,  mais sete hectares de placas solares. Investimento que gera emprego e nos ajuda muito também”, anunciou.

Por fim, o prefeito disse que a gestão, junto com o governo do Estado, está acompanhando a digitalização do Cine Teatro São José, junto à Secretaria Estadual de Cultura. Ele ainda fez um longo balanço da gestão, avaliando como positiva.

Presidente do TSE reforça o papel da comunicação no combate à desinformação

Ministro Alexandre de Moraes participou da abertura do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, nesta quarta (13) O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou da abertura do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Corte. Moraes classificou o papel […]

Ministro Alexandre de Moraes participou da abertura do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, nesta quarta (13)

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou da abertura do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Corte. Moraes classificou o papel da comunicação como importantíssimo, especialmente durante as eleições. “Dentro dessa questão que envolve a desinformação, nossa luta é contra um inimigo gigantesco e bem estruturado. As milícias digitais continuam fortes e com credibilidade junto a grande parte da sociedade”, afirmou.

O presidente do TSE ainda chamou atenção para o mau uso da inteligência artificial durante o processo eleitoral. “Nestas eleições, teremos fake news anabolizadas por conta da inteligência artificial. Isso é extremamente perigoso. Nosso trabalho será o de educar o eleitorado e divulgar a verdade sobre a Justiça Eleitoral”, acrescentou.

Dedicado aos jornalistas e aos profissionais que atuam nas assessorias de comunicação dos órgãos da Justiça Eleitoral (JE), o evento foi aberto pela ministra do TSE Edilene Lôbo. Ela declarou que a comunicação do TSE desenvolve um trabalho fundamental para levar ao mundo o que acontece na Corte: “Quando vocês informam, as pessoas conseguem saber o que faz o Tribunal da Democracia. Aqui, falamos para milhões de brasileiros que têm o sonho de ver a vida acontecer. A democracia é um sistema de inclusão, temos que nos guiar por isso”.

Desinformação eleitoral

A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, disse aos presentes que este será um ano de muitos desafios, com eleições complexas. “Nossa troca de experiências ocorrerá ao longo de todo o ano. Esse encontro foi pensado de forma cuidadosa para entregarmos um conteúdo que seja útil”, explicou.

Na sequência, a jornalista e pesquisadora Grazielle Albuquerque, cientista política da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou a palestra “Desinformação Eleitoral – Estudo de caso e perspectivas”. Na pesquisa, Grazielle estudou a página Fato ou Boato, do TSE, entre os anos de 2018 a 2023.

“O trabalho que a Justiça Eleitoral tem feito com respeito à desinformação é de apagar incêndios diariamente. A desinformação é um fenômeno da nossa época, mas o caso brasileiro conta com algumas peculiaridades. No Brasil, passamos por um momento muito atípico. Os sistemas eleitorais sofrem ataques em diferentes lugares do mundo. Mas, por aqui, o que vimos é que a Justiça Eleitoral sempre teve muito prestígio e, de repente, passou a ser alvo de diferentes investidas”, apontou.

Encontro

O III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral ocorre até sexta (15), na sede do TSE, em Brasília, e conta com a participação de profissionais da área que atuam em todos os 27 TREs do país. Além do combate à desinformação eleitoral e às deepfakes, estão na pauta do evento temas como linguagem simples, comunicação acessível e o uso da inteligência artificial na comunicação pública.

Sob protestos, Conselho de Ética adia novamente votação de parecer contra Cunha

Do Uol Sob protestos de manifestantes, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou pela 5ª vez, nesta terça-feira (8), a votação do parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP) a favor da continuidade das investigações contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A votação foi impedida pelo início das votações da Câmara, a chamada […]

Manifestantes com cartazes entraram na sala da reunião gritando “Fora, Cunha”
Manifestantes com cartazes entraram na sala da reunião gritando “Fora, Cunha”

Do Uol

Sob protestos de manifestantes, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou pela 5ª vez, nesta terça-feira (8), a votação do parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP) a favor da continuidade das investigações contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A votação foi impedida pelo início das votações da Câmara, a chamada ordem do dia do plenário. A reunião do conselho começou às 14h, e a ordem do dia por volta das 17h10.

A impossibilidade de realizar a votação foi anunciada pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), que marcou nova reunião da comissão para esta quarta-feira (9). Os deputados não conseguiram realizar a votação nesta terça-feira, por causa do tempo tomado pela fase de debates sobre o parecer. Havia 14 deputados inscritos.

Aliados de Cunha no conselho também apresentaram uma série de questões de ordem questionando o andamento da sessão, o que tomou tempo da parte final da reunião, quando seria realizada a votação.

Cunha é acusado de ter omitido contas na Suíça que teriam recebido propina ligada ao esquema de corrupção na Petrobras. O peemedebista nega as acusações, diz que não recebeu propina e que não possuía contas, mas sim trusts, tipo de investimento no qual os bens são administrados por terceiros.

“Não existe nenhum fundamento na representação e nem no voto proposto pelo ilustre relator para que nós tenhamos a aceitação de que algo seja admitido e que o processo tenha continuidade”, afirmou na sessão o advogado do peemedebista, Marcelo Nobre.

Nesta fase do processo, o conselho avalia apenas se há elementos para a continuidade do processo. A investigação e o julgamento são feitos na etapa seguinte.

O processo contra Cunha pode terminar até com a cassação do mandato do parlamentar. Mas se a continuidade da investigação for aprovada, o caso só deve ser julgado pelo plenário da Câmara em 2016. A perda do mandato tem que ser aprovada pelo voto de 257 deputados.

Próximo ao momento em que o presidente do conselho anunciou o encerramento da sessão, manifestantes com cartazes entraram na sala da reunião gritando “Fora, Cunha”. Os mesmos manifestantes –ligados a movimentos estudantis- estavam no começo da reunião com cartazes em que pediam um “Natal sem Cunha” e protestavam contra o processo de impeachment, com frases como “Não ao golpe”.

Lula deixa sede do seu Instituto em SP

A movimentação na porta do Instituto Lula ficou mais agitada após a decisão do juiz Sérgio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente, que esteve aqui no local durante o dia todo, deixou o local agora, às 18h30, ao lado do advogado, em seu carro, sem falar com […]

A movimentação na porta do Instituto Lula ficou mais agitada após a decisão do juiz Sérgio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente, que esteve aqui no local durante o dia todo, deixou o local agora, às 18h30, ao lado do advogado, em seu carro, sem falar com a imprensa.

O carro saiu rápido, acompanhado por fotógrafos e alguns curiosos que tentavam fotografá-lo. A ex-presidente Dilma Rousseff esteve com Lula o dia todo aqui no local.

Vários políticos do PT que estiveram aqui mais cedo e haviam deixado o local, começaram a retornar para o instituto no início da noite de hoje. Um deles foi o senador Lindbergh Farias (RJ), que reclamou da decisão: “A súmula dos embargos dos embargos dava prazo até terça-feira. É um absurdo”.

O destino de Lula não foi informado. Conforme a decisão, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar à Polícia Federal.  As últimas notícias indicam que Lula entrou no predip do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Compesa não terá expediente no feriado de São João

Na próxima segunda-feira (24), feriado de São João, não haverá expediente administrativo nem comercial na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Todas as lojas de atendimento no estado, assim como as unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas. As unidades retornam às atividades normais na terça-feira (25). A companhia esclarece que optou por transferir o ponto facultativo […]

Foto: Google Maps

Na próxima segunda-feira (24), feriado de São João, não haverá expediente administrativo nem comercial na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Todas as lojas de atendimento no estado, assim como as unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas.

As unidades retornam às atividades normais na terça-feira (25). A companhia esclarece que optou por transferir o ponto facultativo do dia 20 de junho, dedicado ao Dia de Corpus Christi, para o dia 24 de junho.

No feriado, a companhia lembra que os serviços essenciais serão mantidos, assim como uma equipe de plantão para atuar também em situações emergenciais. O cliente poderá ainda contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará durante 24 horas, por dia.

As reclamações sobre vazamento de água e extravasamento de esgoto devem feitas pelo telefone 0800 081 0185, enquanto que para os demais serviços e informações é preciso ligar para 0800 081 0195. Mais informações: www.compesa.com.br.