Notícias

Corte de energia em Itaparica: trabalhadores rurais fecham BRs no Sertão

Por Nill Júnior

23277de6998dadaf84e1a9bf80c59e67

Cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais atingidos pela Barragem de Itaparica, e que foram reassentados nos Projetos Brígida, em Orocó; Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, Apolônio Sales, em Petrolândia (todos em Pernambuco); e  Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, na Bahia,  estão ocupando, neste momento, as BRs 428, 116 e 316.

Eles cobram que seja reativada imediatamente a energia cortada dos assentamentos, há 48 horas, pela Celpe (PE) e Coelba (BA).  Esse corte suspendeu o bombeamento de água para consumo humano e produção.

Os manifestantes dizem que só irão liberar as rodovias quando houver o religamento da energia e quando for agendada uma reunião com a Casa Civil do Governo Federal.

Ministério se pronunciou: Em nota ao blog, o Ministério da Integração Nacional informou que, em entendimento com a Casa Civil da Presidência da República, fez um acordo com a Celpe e a Coelba para religar a energia nos perímetros irrigados de Itaparica.

Segundo a nota do Ministério, a previsão é de que o fornecimento de energia seja restabelecido ainda hoje (26/3). O corte gerou repercussão e polêmica ontem na imprensa e através do blog.

Em outra nota agora a pouco, sobre a energia dos perímetros do Sistema Itaparica que foram assumidos pela Codevasf em janeiro de 2015, a energia elétrica estará sendo religada ainda hoje, conforme informações do Ministério da Integração Nacional. A decisão foi tomada em reunião ocorrida ontem, dia 26, em Brasília.

Outras Notícias

Antonio Campos pede proteção à PF

Em mensagem enviada ao Blog do Magno, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, o Tonca, irmão do ex-governador Eduardo Campos, informou, ontem à noite, que irá hoje, às 11 horas, à sede da Polícia Federal, protocolar pedido de proteção de vida. Segundo ele, mensagens estranhas das mais variadas formas estão chegando ao seu […]

Foto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco

Em mensagem enviada ao Blog do Magno, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, o Tonca, irmão do ex-governador Eduardo Campos, informou, ontem à noite, que irá hoje, às 11 horas, à sede da Polícia Federal, protocolar pedido de proteção de vida.

Segundo ele, mensagens estranhas das mais variadas formas estão chegando ao seu conhecimento desde a data em que o jornal O Estado de São Paulo trouxe ampla reportagem sobre a briga no seio da família Campos.

“Hoje de manhã, estarei pedindo segurança de vida à Polícia Federal e comunicando ameaças ao Ministério Público Federal. Estão tentando me intimidar como testemunha”, afirmou.

Flores zera fila de ressonância magnética com apoio do Governo do Estado

Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Flores, em parceria com o Governo do Estado, realizou o transporte de mais de 100 moradores até Recife para a realização de exames de ressonância magnética. A ação, articulada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Governo, tem como objetivo eliminar a fila de […]

Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Flores, em parceria com o Governo do Estado, realizou o transporte de mais de 100 moradores até Recife para a realização de exames de ressonância magnética. A ação, articulada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Governo, tem como objetivo eliminar a fila de espera por esse tipo de procedimento no município.

O secretário de Governo, Marconi Santana, e o prefeito Gilberto Ribeiro acompanharam a saída de dois ônibus com os pacientes. De acordo com Santana, a iniciativa atende a todas as pessoas que aguardavam por ressonância magnética. “Com essa iniciativa, todas as pessoas que aguardavam por uma ressonância serão atendidas”, afirmou o secretário.

A medida contou com o apoio da governadora Raquel Lyra e visa ampliar o acesso da população a exames de média e alta complexidade. Exames como a ressonância magnética costumam ter longa espera na rede pública, e a ação conjunta busca acelerar os diagnósticos e tratamentos.

Com a fila zerada, a expectativa da gestão municipal é garantir maior agilidade nos novos encaminhamentos, reduzindo o tempo de espera para futuros pacientes.

Segundo a administração, a articulação reflete uma estratégia de gestão voltada à ampliação do acesso à saúde e à redução de demandas reprimidas no sistema público.

Economia brasileira vai demorar para se recuperar, apontam analistas

A economia brasileira vai demorar para sair do buraco. Segundo a percepção de economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central e analistas consultados pelo G1, as previsões que, no início de 2015, indicavam um ajuste mais rápido para controle da inflação, para as contas públicas e nível de atividade, agora mostram que esse processo […]

A economia brasileira vai demorar para sair do buraco. Segundo a percepção de economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central e analistas consultados pelo G1, as previsões que, no início de 2015, indicavam um ajuste mais rápido para controle da inflação, para as contas públicas e nível de atividade, agora mostram que esse processo deve demorar bem mais tempo – podendo abranger o segundo mandato inteiro da presidente Dilma Rousseff.

bcNo início deste ano, o mercado financeiro estimava um dólar abaixo de R$ 3 até 2019, um Produto Interno Bruto (PIB) crescendo nos quatro anos do segundo mandato de Dilma, superávit primário das contas públicas (a economia feita para pagar juros da dívida) em todo este período, de 2015 a 2018, e inflação média (nos quatro anos de governo) abaixo de 6% – além de taxas de juros mais baixas.

Na semana passada, menos de dez meses depois, o mercado já vê o dólar acima de R$ 4 até 2019, o PIB médio negativo para o segundo mandato de Dilma, juros mais altos e inflação maior, acima, pela média, de 6,3% – com novo crescimento em relação aos quatro anos anteriores.

De modo geral, os analistas acreditam que a piora do quadro está relacionada, principalmente, com as dificuldades do governo em acertar as contas públicas, o que deve impactar, mais ainda, as taxas de emprego nos próximos anos. (G1)

Arcoverde: acaba contrato da zona azul e prefeitura não anuncia solução

O município de Arcoverde está sem a atuação de um dos acertos administrativos dos últimos anos. Com o fim do contrato com a empresa Sinal Vida, de Recife, dia 30 de abril, parou o serviço de cobrança da zona azul, que ajuda muito a organizar o trânsito na cidade. Com isso, também pelo fim do […]

O município de Arcoverde está sem a atuação de um dos acertos administrativos dos últimos anos. Com o fim do contrato com a empresa Sinal Vida, de Recife, dia 30 de abril, parou o serviço de cobrança da zona azul, que ajuda muito a organizar o trânsito na cidade.

Com isso, também pelo fim do contrato com as profissionais que eram contratadas para o serviço, Arcoverde está sem atuação plena do processo de fiscalização do trânsito.

Pior é a demora no anúncio pelo prefeito Wellington da LW de que empresa irá substituir a empresa, ou se a prefeitura vai assumir o serviço. Há uma queixa de que o contrato deixava um valor irrisório para o município do valor arrecadado.

O presidente da Câmara, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB) cobrou o aproveitamento das profissionais agora desempregadas e que o município assuma integralmente o serviço, sem terceirizá-lo. “Arcoverde já tem um alto índice de desemprego e essas meninas não podem ficar desamparadas”.

Cidades do Pajeú se destacam no Prêmio Band Cidades Excelentes

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, São José do Egito, Triunfo e Tuparetama aparecem bem classificadas em vários quesitos. Por André Luis O Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciaram os vencedores da etapa estadual do 1º prêmio “Band Cidades Excelentes”. Em Pernambuco as cidades do Sertão do Pajeú foram destaques em duas classificações: […]

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, São José do Egito, Triunfo e Tuparetama aparecem bem classificadas em vários quesitos.

Por André Luis

O Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciaram os vencedores da etapa estadual do 1º prêmio “Band Cidades Excelentes”.

Em Pernambuco as cidades do Sertão do Pajeú foram destaques em duas classificações: cidades de até 30 mil habitantes e de 30 a 100 mil habitantes.

No pilar de Cidades Excelentes 2021, no Estado, até 30 mil habitantes, os três primeiros lugares ficaram com cidades da região: 1º lugar, Tuparetama; 2º lugar, Carnaíba e 3º lugar Triunfo.

No pilar Eficiência Fiscal e Transparência a região ficou de fora, mas voltou a se destacar em Educação com Triunfo em 1º lugar; Orobó em 2º e Carnaíba em 3º lugar.

Em Saúde e Bem-Estar o Sertão do Pajeú também não pontuou. Já em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tivemos: 1º lugar Tuparetama e 2º Brejinho. O 3º colocado foi Cupira.

Já no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, mais duas cidades do Pajeú: Triunfo no 1º lugar e Tuparetama em 2º. O 3º lugar ficou com a cidade de Alagoinha.

Nos municípios entre 30 e 100 mil habitantes, o Sertão do Pajeú também teve representantes.

No Pilar Cidades Excelentes 2021, as duas primeiras colocadas são daqui. Afogados da Ingazeira em 1º lugar e São José do Egito no 2º lugar. O 3º lugar ficou com Limoeiro.

No pilar Eficiência Fiscal e Transparência, assim como na classificação até 30 mil habitantes, não tivemos representantes. As cidades vencedoras foram Sertânia, Goiana e Ipojuca.

Em Educação, do Pajeú, apenas Afogados da Ingazeira, alcançou os índices eficou com a 1º colocação. Limoeiro e Pesqueira completaram o pódio.

No pilar Saúde e Bem-Estar, novamente só Afogados da Ingazeira apareceu na classificação, a cidade ficou no 3º lugar. Limoeiro ficou em 1º, seguido de Cabrobó.

Em Infraestrutura e Mobilidade Urbana o 1º lugar foi de mais uma cidade do Sertão do Pajeú, São José do Egito, seguida de Belo Jardim e Lajedo.

São José do Egito voltou a aparecer entre às três primeiras posições no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A cidade foi a 3ª colocada neste quesito. O 1º lugar ficou com Carpina e o 2º com Toritama.