Notícias

Corpo de Magno Barros será sepultado em Afogados dia 28, diz família

Por Nill Júnior

O pai de Severino Magno Salvador Barros, que morreu no último sábado,  aos 37 anos em Hudson, Massachusetts, Estados Unidos, informou ao blog que atua para sepultá-lo em Afogados da Ingazeira,  sua terra natal.

Entretanto,  em virtude dos procedimentos pós morte, mais a logística de traslado até o Brasil, Magno só deve ser sepultado em Afogados dia 28 de dezembro,  daqui a uma semana.

Dia 26, o corpo segue de Boston às 18h10, hora local, com destino a Lisboa, onde só chega às 5h35 da manhã do dia seguinte. De Lisboa, segue em um voo para Recife às 17 horas,  horário local. Chega na capital pernambucana às 21h50 do dia 27. É trazido a Afogados chegando no fim da madrugada do dia 28. Será velado e sepultado provavelmente a tarde.

Para essas situações,  o corpo passa por um tratamento especial para resistir a todo esse período.

Magno foi encontrado morto no banheiro de sua casa no último sábado. Ele tinha dupla cidadania. Ficou no Estados Unidos após os pais, Assis e Rosane Barros, retornarem para residir em Afogados da Ingazeira, depois de décadas na América trabalhando na construção civil. Ele tinha mais dois irmãos.

Outras Notícias

Polêmica do SAMU: Luciano Duque agora fala em abrir unidade municipal

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, disse falando ao programa Serra FM Notícias, com Júnior Campos, que vai investir agora em uma espécie de SAMU municipal, dando impressão de que abandonou o debate regional sobre o tema. Serra Talhada sedia a Central de Regulação, que atenderia toda a região, mas não funciona segundo os […]

duque
Foto: reprodução Júnior Campos

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, disse falando ao programa Serra FM Notícias, com Júnior Campos, que vai investir agora em uma espécie de SAMU municipal, dando impressão de que abandonou o debate regional sobre o tema.

Serra Talhada sedia a Central de Regulação, que atenderia toda a região, mas não funciona segundo os próprios gestores por falta de garantias do Estado e do Governo Federal.

O Prefeito disse ao programa que o serviço vai funcionar, mas de maneira municipalizada. Ou seja, só para Serra Talhada. Ele garantiu que até março o serviço funciona sem deixar claro se alguma estrutura que serviria aos 35 municípios da região será utilizada na versão serra-talhadense.

Duque cobrou um posição do Secretário Estadual Iran Costa. “Estou pronto para uma pactuação, desde que faça parte desta pactuação, o governo estadual, federal e que se conduza essa discussão com o Secretário de Saúde do Estado. Isso é uma ação intermunicipal, não é uma ação do município de Serra Talhada. O Secretário de Saúde do Estado tem que assumir a sua responsabilidade, chamar os 35 municípios e, perguntar o que é que falta para resolver”, cobrou.

Luciano durante entrevista, ainda reforçou que nunca se negou, em colocar os 25% dos recursos para funcionar o sistema. “Não é dá pra  gente assumir 100% e pegar dinheiro do povo de Serra Talhada, pra atender os 35 municípios”.

Lula reafirma proposta do ‘clube da paz’ a Zelensky

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por vídeo, na tarde desta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Em uma rede social, Lula escreveu que reafirmou a proposta para um grupo de países neutros intermediarem o diálogo pela paz. A Ucrânia, há pouco mais de um ano, teve seu território invadido pela Rússia. Desde então, […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por vídeo, na tarde desta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Em uma rede social, Lula escreveu que reafirmou a proposta para um grupo de países neutros intermediarem o diálogo pela paz.

A Ucrânia, há pouco mais de um ano, teve seu território invadido pela Rússia. Desde então, a guerra se arrasta e tornou-se um dos principais problemas geopolíticos do mundo.

“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, escreveu Lula.

A proposta para criar o grupo de países em prol do diálogo tem sido uma das bandeiras de Lula no cenário externo. O grupo, que ainda não saiu do papel, vem sendo apelidado de “clube da paz”.

Na semana passada, o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que o Kremlin está estudando a proposta de Lula.

Também em uma rede social, Zelensky comentou a conversa que teve com Lula.

“Eu tive uma conversa por telefone com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Agradeci pelo apoio a nossa resolução na ONU. Nós destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos Estados. Nós também discutimos sobre esforços diplomáticos para trazer a paz de volta para a Ucrânia e o mundo”, escreveu o presidente ucraniano.

“A guerra entre Ucrânia e Rússia não é boa para ninguém. O Brasil participará de qualquer esforço em busca da paz, e reafirmei isso ao presidente Volodymyr Zelensky. Torço para que não existam mais mortes e para que se possa estabelecer uma política de diálogo”, disse Lula em sua rede social.

Serra: Edmar Júnior deixa a Educação

O Professor Edmar Junior comunicou, no final da manhã de hoje, que está deixando a Secretaria de Educação de Serra Talhada. O Motivo do desligamento é a não renovação da cedência por parte do Instituto Federal de Educação, do qual é servidor do quadro efetivo. Em nota, o prefeito Luciano Duque agradeceu “o empenho e a […]

O Professor Edmar Junior comunicou, no final da manhã de hoje, que está deixando a Secretaria de Educação de Serra Talhada. O Motivo do desligamento é a não renovação da cedência por parte do Instituto Federal de Educação, do qual é servidor do quadro efetivo.

Em nota, o prefeito Luciano Duque agradeceu “o empenho e a dedicação do ex-secretário e a sua contribuição para o bom desempenho das políticas públicas educacionais e a melhoria da rede municipal de ensino, reiterando o profissionalismo e a competência do Secretário”.

O professor de matemática Edmar Júnior assumiu assumiu a pasta em julho de 2013, no lugar de Israel Alves da Silveira, que havia entregue o cargo. Edmar chamou a atenção por ser técnico e sem nenhuma filiação política.

Governadores da Amazônia se reúnem com Bolsonaro na terça

Um encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores da Amazônia Legal está marcado para a próxima terça-feira (27), depois que os chefes dos poderes executivos estaduais solicitaram uma reunião urgentemente para tratar do combate a focos de incêndio na floresta. Um dos pedidos dos governadores é que o governo federal estabeleça uma agenda […]

Um encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores da Amazônia Legal está marcado para a próxima terça-feira (27), depois que os chefes dos poderes executivos estaduais solicitaram uma reunião urgentemente para tratar do combate a focos de incêndio na floresta. Um dos pedidos dos governadores é que o governo federal estabeleça uma agenda permanente de proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Os governadores, que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, divulgaram neste sábado (24) uma carta endereçada ao presidente da República datada desta sexta-feira (23), em que solicitam não apenas a reunião, mas a “ imediata cooperação das estruturas dos Estados da Amazônia Legal e as do Governo Federal no emprego específico de combate a focos de incêndio”.

“A situação se  agrava a cada dia,  comprometendo a biodiversidade da região em razão da destruição de quilômetros  de flora e da morte de milhares de espécies da fauna amazônica. Já se cogita,  inclusive, que em algumas regiões as queimadas passarão a ser um risco real e imediato ao equilíbrio ambiental do planeta impactando na integridade da saúde humana”, destaca o documento.

A carta menciona ainda que a floresta amazônica é considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal, “sendo obrigação de todos os cidadãos brasileiros e do Estado, sua conservação e preservação”.

Também neste sábado, o Ministério da Defesa instalou o Centro de Operações Conjuntas na sede da pasta em Brasília, para centralizar e administrar as ações de combate às queimadas que atingem a região amazônica. E o ministro da Justiça, Sérgio Moro, assinou portaria autorizando o uso da Força Nacional no combate ao desmatamento ilegal em Rondônia e no Pará. A Força Nacional vai agir apoiando o trabalho do Ibama até o dia 31 de outubro, com possibilidade de renovação caso seja solicitado pelo órgão ambiental.

Bombeiros emitem nota sobre incêndio residencial em Afogados

Por volta das 07h40 da manhã de hoje (09/09), o Corpo de Bombeiros da 2º SB de Afogados da Ingazeira, foi acionado para debelar chamas em uma residência, na Rua Diomedes Gomes Lopes, no Centro de Afogados da Ingazeira, próximo ao Colégio Rui Barbosa. Segundo nota, as chamas ficaram restritas a um cômodo da residência. […]

Por volta das 07h40 da manhã de hoje (09/09), o Corpo de Bombeiros da 2º SB de Afogados da Ingazeira, foi acionado para debelar chamas em uma residência, na Rua Diomedes Gomes Lopes, no Centro de Afogados da Ingazeira, próximo ao Colégio Rui Barbosa.

Segundo nota, as chamas ficaram restritas a um cômodo da residência.

“A rápida atuação dos Bombeiros impediu que elas se propagassem para os imóveis adjacentes”, dizem os Bombeiros em nota.

No momento do incêndio, o blog foi acionado com a queixa de que havia demora no atendimento à ocorrência.  Alguns falaram que a chegada da equipe ao local durou entre 40 minutos e uma hora. Os Bombeiros dizem que a atuação foi rápida.