Notícias

Contag e Fetape condenam teor das MPs 664 e 665. “Restringem direitos previdenciários e trabalhistas‏”

Por Nill Júnior

20mai2014---agricultores-ligados-a-fetape-federacao-nacional-dos-trabalhadores-na-agricultura-do-estado-de-pernambuco-realizaram-uma-caminhada-pelas-ruas-do-recife-na-manha-desta-terca-feira-20-o-14006

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), por meio do seu Conselho Deliberativo,  posicionou-se em nota contrária aos termos das Medidas Provisórias nºs 664 e 665/2014, “que restringem direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores e das trabalhadoras, em especial os rurais, que laboram sob precárias relações de trabalho, ao modificarem as regras de acesso a direitos históricos, como a pensão por morte, o abono salarial, o seguro defeso e seguro desemprego”.

Segue a nota da federação: “Causa estranheza que em um governo popular, tais medidas tenham sido publicadas no dia 30 de dezembro de 2014, sem qualquer consulta ou discussão com a sociedade brasileira, em especial com as entidades sindicais, visando impedir o seu debate, face à natural desmobilização de toda a sociedade, por causa dos festejos de virada de ano.

Logo após uma campanha presidencial espantosamente acirrada, em que a questão da manutenção dos direitos previdenciários e trabalhistas esteve no foco dos debates, com um claro e inequívoco posicionamento da candidata Dilma Rousseff de que não mexeria nos direitos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras para o enfrentamento da conjuntura econômica, as medidas tomadas configuram um retrocesso e geram desconfiança quanto aos compromissos assumidos em campanha, prenunciando que, como sempre aconteceu, o governo exigirá que os trabalhadores e trabalhadoras “paguem a conta” das dificuldades econômicas, mantendo inalterados os elevados ganhos e lucros da classe dominante.

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (CONTAG, FETAGs e STRs) sempre se dispôs ao diálogo para tratar dos problemas que envolvem as políticas da Seguridade Social e sempre se colocou firmemente contrário a toda e qualquer forma de fraude ou irregularidade, as quais, ao final, acabam trazendo graves prejuízos ao conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras, que dependem diretamente dessas políticas, nos momentos em que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. Para esta Federação, essas medidas provisórias tendem a agravar os problemas sociais, ao invés de resolvê-los.

Esperamos assim, que os nossos representantes na Câmara e no Senado rejeitem tais medidas, provocando um Fórum de Debate, com a participação das entidades representativas, viabilizando imediatamente a revisão das medidas tomadas, para que os trabalhadores e trabalhadoras não sejam prejudicados nos seus direitos previdenciários e trabalhistas”.

Outras Notícias

APAC alerta para mais chuva forte no Sertão

A Apac informa em nota que devido a atuação do Sistema Atmosférico – vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) na região do Sertão Pernambucano, a previsão é de chuvas com intensidade forte nas regiões Agreste e Sertão do Estado. Esse fenômeno é responsável pela formação e manutenção de áreas de instabilidade que provocam muita chuva. […]

Nuvens carregadas sobre Serra Talhada, em registro de Neyton Vinicius para o blog.

A Apac informa em nota que devido a atuação do Sistema Atmosférico – vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) na região do Sertão Pernambucano, a previsão é de chuvas com intensidade forte nas regiões Agreste e Sertão do Estado. Esse fenômeno é responsável pela formação e manutenção de áreas de instabilidade que provocam muita chuva.

Nuvens pesadas se formaram desde cedo e várias cidades, como em Serra Talhada.  Chove desde a última sexta. Em Afogados da Ingazeira foram 11 milímetros na sexta, 12,5 no sábado e 39 mm no domingo. A chuva chegou a alagar ruas e invadiu casas na Diomedes Gomes. O Posto de Saúde no Bairro Sobreira também teve água entrando em sua estrutura por problemas de drenagem na rua.

Tabira somou 90 milímetros apenas no sábado e 23 milímetros ontem. São José do Egito teve 75 milímetros e Itapetim, 128 milímetros nos três dias.

O acumulado desde o início de janeiro Itapetim é o campeão das chuvas com 290 milímetros. São José do Egito registrou 210 milímetros. Ingazeira, 160 milímetros. Ouvintes da Rádio Pajeú FM informaram hoje cedo no Programa Rádio Vivo a ocorrência de chuvas no final de semana na Matinha, município de Carnaíba (82 mm), Encruzilhada (51 mm), Monte Alegre (85 mm), Capim Grosso (56 mm), Poço da Volta (35 mm).

Ainda Riacho do Peixe (35 mm, com acumulado de janeiro em 121 mm), Pajeú Mirim (60 mm) e Caldeirão Dantas, com 75 mm. Para hoje, a previsão de chuva é de 90%.

Ministério da Integração capacita representantes de vilas rurais do Projeto São Francisco em Pernambuco‏

O Ministério da Integração Nacional (MI) promoveu, na última semana, curso de capacitação em sustentabilidade para líderes comunitários das famílias assentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) Uri e Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Salgueiro (PE). O objetivo é qualificar a participação dos moradores na discussão sobre o plano […]

IMG_9972transposicao

O Ministério da Integração Nacional (MI) promoveu, na última semana, curso de capacitação em sustentabilidade para líderes comunitários das famílias assentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) Uri e Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Salgueiro (PE).

O objetivo é qualificar a participação dos moradores na discussão sobre o plano de sustentabilidade da vila, a partir do conhecimento da própria realidade. Quarenta e cinco pessoas participaram da atividade (21 em Uri e 24 em Negreiros).

A capacitação integra um conjunto de ações que visam fortalecer as inter-relações sociais, econômicas e ambientais das famílias que residem na faixa de obra do empreendimento hídrico.

Os próximos treinamentos ocorrerão nas VPRs Irapuã 1 (nesta quarta-feira, 3/2, com o tema “Estruturas Sociais e Unidades Ambientais”) e Irapuã 2 (quinta-feira, 4/2, mesmo assunto), para futuros reassentados. Ambas estão localizadas no município de São José de Piranhas (PB).

Promovidas por meio do Programa Ambiental de Reassentamento das Populações, as oficinas já contemplaram mais de 3 mil pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Realizadas em fases e módulos diferenciados, as ações abrangem temas como mobilização, participação social e organização comunitária, produção e sustentabilidade das relações institucionais e implementação de projetos. O objetivo é promover o fortalecimento, o protagonismo e a autonomia das famílias.

Vilas Produtivas Rurais: o Ministério da Integração Nacional implanta 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) em Pernambuco, Ceará e Paraíba. Desse total, 380 famílias já estão reassentadas em 11 vilas nesses três estados. As demais VPRs deverão ser entregues no início deste ano. Ao todo, o Projeto São Francisco beneficiará 847 famílias que residiam na faixa de obras do empreendimento.

Marina Silva rebate críticas de Aécio

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, rebateu nesta quinta-feira o tucano Aécio Neves, que havia afirmado na véspera que o Brasil não pode ser governado por amadores. “Tem muita gente dizendo que o Brasil não é para ser governado pelos amadores dos sonhos. Os brasileiros terão que fazer uma escolha: ou […]

Marina-Sertaozinho

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, rebateu nesta quinta-feira o tucano Aécio Neves, que havia afirmado na véspera que o Brasil não pode ser governado por amadores.

“Tem muita gente dizendo que o Brasil não é para ser governado pelos amadores dos sonhos. Os brasileiros terão que fazer uma escolha: ou apostam no sonho de que a gente possa ter um estado eficiente que faz a sua gestão escolhendo os melhores e não aqueles que são indicados pelo interesse do partido, desse ou daquele grupo” disse Marina, durante palestra na Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro).

A presidenciável foi bastante aplaudida ao dizer que o governo federal relegou a produção de etanol para segundo plano.

Citando bandeiras de sua campanha como a implantação das escolas em tempo integral e o investimento de 10% da receita da União na saúde, Marina afirmou que o país tem duas opções:

“Essa é uma escolha entre os que tem esse sonho amador de ver o Brasil eficiente unido em torno desses objetivos e os que querem continuar na mão dos profissionais das escolhas incorretas”.

A candidata endossou as palavras do economista Eduardo Giannetti da Fonseca, um dos seus conselheiros, de que se eleita irá procurar os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vai ser mais fácil conversar com Fernando Henrique do que com ACM. E mais fácil conversar com Lula do que com Sarney” declarou Marina.

Corrente do bem: eles venceram desafios e comoveram com suas histórias de superação

Foi uma lição de vida o papo com Maria José Santos, a Zeza da Escola Monteiro Lobato e Flávio Henrique Siqueira, o Nego Dé, 27 anos, que foi o único sobrevivente das tragédias de 19 e 20 de setembro em nossa região, com oito mortes em dois graves acidentes. Foi no Debate das Dez de […]

IMG-20151110-WA0015
Todo mundo entrou no #forçazeza. Campanha deve continuar para estimular mulheres a prevenir e encarar o câncer de mama de frente, com atitude positiva

Foi uma lição de vida o papo com Maria José Santos, a Zeza da Escola Monteiro Lobato e Flávio Henrique Siqueira, o Nego Dé, 27 anos, que foi o único sobrevivente das tragédias de 19 e 20 de setembro em nossa região, com oito mortes em dois graves acidentes. Foi no Debate das Dez de hoje do Programa Manhã Total, que também contou com participação do blogueiro Júnior Finfa.

Zeza falou da forma como encarou em junho deste ano ao diagnóstico de um câncer de mama. Sua atitude positiva e a participação da família geraram a campanha #forçazeza, com muita gente usando lenços em solidariedade e desejando sucesso no tratamento. Aliás, a campanha não parou com o fim da luta de Zeza. “Pretendo ajudar outras pessoas”.

IMG-20151110-WA0019
Michelli Martins e André Luiz
IMG-20151110-WA0013
Júnior Finfa
IMG-20151110-WA0014
Tito Barbosa

IMG-20151110-WA0020

Menos de seis meses depois, Zeza comemora o diagnóstico que recebeu há uma semana: está curada do câncer. “Tudo correu bem porque fazia exames preventivos anualmente e tive muita força vinda da solidariedade e orações”, diz.

Ela afirmou nunca ter reagido negativamente à doença, à exceção do dia do diagnóstico, o único em que não esteve bem. Zeza fez radio e quimioterapia e passou por uma cirurgia para retirada do nódulo, um sucesso.

12002817_1474570739515311_6683142650750954046_n

Já Flávio, o Nego Dé, aos poucos vai retomando sua vida normal. A Evandro Lira, ele afirmou que não lembra do acidente, mas agradece à força da família e dos amigos pela corrente do bem para que ele escapasse com vida da tragédia.

“Espero que minha situação  sirva de exemplo para outros jovens evitem beber e dirigir. Graças a DEus estou vivo. Tenho filhos pra criar”, disse. Ele preferiu falar de casa e nao veio aos estúdios. Durante o programa, muitas foram as manifestações de solidariedade a Zeza e Dé por telefone, WhattsApp e internet.

Hospital de Tabira regulariza estoque de medicamentos e insumos

O Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto, em Tabira, regularizou nesta quinta-feira (30), os estoques de medicamentos e insumos essenciais para os atendimentos. A reposição foi realizada nas primeiras semanas da atual gestão municipal, através de uma compra emergencial de R$ 108 mil, feita através da Secretária de Saúde. Na chegada do carregamento, o […]

O Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto, em Tabira, regularizou nesta quinta-feira (30), os estoques de medicamentos e insumos essenciais para os atendimentos.

A reposição foi realizada nas primeiras semanas da atual gestão municipal, através de uma compra emergencial de R$ 108 mil, feita através da Secretária de Saúde.

Na chegada do carregamento, o prefeito de Tabira, Flávio Marques, realizou uma vistoria nos estoques para verificar a organização e distribuição dos itens na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e nos diversos setores do hospital.

Durante a inspeção, o prefeito destacou o compromisso com a eficiência e a resposta rápida na gestão da saúde.

“Estamos trabalhando de forma rápida e eficiente para que o hospital esteja sempre preparado para atender às necessidades da nossa população. Já suprimos a necessidade de medicamentos e insumos. Nosso governo é de ação para resolver problemas. Estamos atentos desde o primeiro dia e seguiremos trabalhando para garantir o atendimento adequado à população tabirense”, afirmou Flávio.

Entre os produtos repostos estão antibióticos, anticoagulantes injetáveis, teste glicemia, material ortopédico e odontológico. Também foram regularizados estoques de soro fisiológico, compressas de gaze, luvas e materiais para higienização.