Notícias

Arcoverde: construtora de residencial popular fica de prontidão por até 90 dias

Por Nill Júnior

A prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, informa aos moradores do Residencial Maria de Fátima Freire, que a Construtora Arquitec, responsável pela obra, está de prontidão no local, caso alguém tenha alguma dúvida ou algum problema em relação a estrutura da casa.

“Na entrega das chaves, os beneficiários realizaram uma vistoria junto a construtora e em seguida assinaram um termo de recebimento, o qual atesta perfeitas condições de moradia”, reforça a Secretária de Assistência Social, Regina Manzi.

O projeto habitacional também é acompanhado pelo Centro de Apoio ao negócios e Operações Logisticas – CENOP do Banco do Brasil, que exige um rigoroso padrão de qualidade nas construções. “No Termo de Recebimento fornecemos a garantia de 90 dias asseguradas no manual de garantias, onde a Construtora é responsável pela recuperação de outros danos físicos caracterizados como falha na elaboração/execução do projeto nos prazos previstos no artigo 618 do Código Civil, Lei 10406”, esclarece o sócio-presidente da Arquitec.

Para os demais serviços de energia elétrica e água, é importante que os moradores procurem a Celpe e a Compesa para solucionar os questionamentos, quanto ao fornecimento. “A maioria da casas estão com os serviços funcionando.  Agora, existem casos de beneficiários com dívidas anteriores, que precisam ser sanadas”, explica Manzi.

Finalização – E ainda, nesta quarta-feira, 20 de setembro, das 09h às 12h e das 14h às 17h, o Banco do Brasil estará na Secretaria de Assistência Social para coletar assinaturas de beneficiários que por alguma razão não a fizeram. O não comparecimento implica aguardar nova data a designada pelo próprio Banco do Brasil. Mais informações: 38219015.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú se aproxima dos 9 mil casos de covid-19

Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (21), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 8.985 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.379 confirmações. Logo em […]

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (21), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 8.985 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.379 confirmações. Logo em seguida, com 996 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 779, Tabira conta com 679 Triunfo tem 338, Carnaíba está com 294 e Santa Terezinha tem 213.

Calumbi está com 178 casos, Flores está com 172, Itapetim e Brejinho tem 159 cada, Iguaracy tem 140, Quixaba está com 130, Solidão tem  118, Tuparetama tem 103, Santa Cruz da Baixa Verde está com 95 e Ingazeira está com 53 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 159 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 61, Afogados da Ingazeira tem 14, Triunfo tem 12, Tabira e Carnaíba tem 11 óbitos cada, Flores, Iguaracy, Tuperatema e São José do Egito tem 7 cada, Itapetim tem 6, Santa Terezinha tem 5, Quixaba tem 4, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 8.354 recuperados. O que corresponde a 92,97% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 7h30 desta quinta-feira (22), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Pernambuco tem 330 pessoas com sintomas de covid-19 na fila de espera por leitos

Neste momento de alta diária de casos de covid-19 e taxas de ocupação de leitos permanentemente elevadas, Pernambuco tinha no domingo (23), 330 pessoas com sintomas de covid-19 que estão na fila de espera por uma vaga em hospital para receber assistência.  Desse total, 299 aguardam um leito de terapia intensiva (UTI) – e 12 […]

Neste momento de alta diária de casos de covid-19 e taxas de ocupação de leitos permanentemente elevadas, Pernambuco tinha no domingo (23), 330 pessoas com sintomas de covid-19 que estão na fila de espera por uma vaga em hospital para receber assistência. 

Desse total, 299 aguardam um leito de terapia intensiva (UTI) – e 12 delas são crianças. Além disso, 31 pacientes esperam ser transferidos para enfermaria. No sábado (22), a situação estava mais delicada, com 316 pessoas em fila de espera por um leito de UTI e outras 70 que aguardavam uma vaga em enfermaria. 

Os números são do painel que apresenta os dados de leitos de síndrome respiratória aguda grave (srag) no Estado.

Com alta permanente na taxa de ocupação de leitos, pacientes sempre à espera de vagas e capacidade reduzida na ampliação de leitos nos hospitais, Pernambuco está com assistência hospitalar para covid-19 à beira do colapso. No domingo (23), das 1.695 vagas de UTI da rede pública estadual (voltadas a casos suspeitos e confirmados da infecção), 97% estão ocupadas. 

Em relação ao setor privado, 92% das estão com pacientes. A taxa de ocupação das enfermarias, públicas estaduais e privadas, também está em zona de criticidade especialmente a pública, com 86 %. Na rede privada, essa taxa está em 72%.

Para fornecer assistência aos pacientes que evoluem para a forma grave da covid-19, Pernambuco tem trabalhado no limite da capacidade para abertura de novos leitos. 

“É preciso dizer que o Estado tem um turnover, uma rotatividade de leitos, o que leva a fazer mais de duas centenas de internações diariamente. Temos a maior rede de terapia intensiva do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e até de alguns estados do Sul do País. Isso faz com que o manejo desses pacientes permita alta rotatividade desses leitos, e a gente diminua a taxa de permanência desses pacientes fora desse ambiente hospitalar (em espera de uma vaga)”, informou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa na última quinta-feira (20).

O secretário reconheceu que, nos últimos 15 dias, houve um aumento na fila de espera por leito de terapia intensiva (UTI). Na sexta-feira (21), por exemplo, 320 pessoas aguardavam uma vaga de UTI no Estado. No dia anterior (20), 293 pacientes estavam à espera de um leito desse tipo. “Isso passa a ser preocupante, sem dúvidas. A nossa capacidade de ampliação de leitos já não é mais a mesma que foi no mês de março”, destacou Longo.

Fonte: JC Online.

Poesia do Pajeú reinou na segunda noite da Feira do Empreendedorismo

Colaborou Rodrigo lima Uma mesa de glosas, onde os motes versavam sobre o empreendedorismo, reuniu importantes nomes da poesia do Sertão do Pajeú. Diomedes Mariano, Paulo Matricó, Gonga Monteiro, Elenilda Amaral, Dedé Monteiro – patrimônio da cultura pernambucana, dentre outros poetas, emprestaram o seu talento para dar ainda mais brilho à lll Feira do Empreendedorismo […]

Colaborou Rodrigo lima

Uma mesa de glosas, onde os motes versavam sobre o empreendedorismo, reuniu importantes nomes da poesia do Sertão do Pajeú. Diomedes Mariano, Paulo Matricó, Gonga Monteiro, Elenilda Amaral, Dedé Monteiro – patrimônio da cultura pernambucana, dentre outros poetas, emprestaram o seu talento para dar ainda mais brilho à lll Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira.

Além dos poetas, a feira também contou com apresentações de grupos de capoeira, jiu-jitsu e academias fitness.

“A Mesa de Glosa da III Feira do Empreendedorismo foi um momento da poesia do Pajeú e do improviso. E acho que o Pajeú continua forte tanto no encontrar caminhos através da criatividade, como é o caso do empreendedorismo, quanto nos caminhos da poesia, que é a nossa válvula de escape,” declarou o poeta Dedé Monteiro.

O Prefeito de Afogados, José Patriota, visitou todos os stands acompanhado do chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos, e conversou com os expositores.

“É com grande alegria que andamos pela feira com o Prefeito Patriota, e vimos que os empreendedores de Afogados enfrentam essa crise com muita garra, determinação e principalmente ousadia,” destacou João Campos.

“Fico emocionado em poder, hoje, caminhar ao lado da terceira geração de uma família que sempre teve uma identificação com o Pajeú. Eu que já caminhei tantas vezes com Arraes, depois com Eduardo Campos, e agora, tenho a oportunidade de poder mostrar a riqueza de nosso Pajeú ao filho e bisneto, João Campos,” destacou Patriota.

Rogério Lins dá bolo em entrevista na Cidade FM

A série de entrevistas da Rádio Cidade FM de Tabira com candidatos a prefeito da cidade de Iguaracy, foi interrompida nesta terça-feira, dia 6 de outubro. O candidato da oposição, Rogério Lins (MDB) não compareceu à rádio. Em primeiro contato com a produção da emissora, o candidato alegou agenda no mesmo dia, mas ficaria de […]

A série de entrevistas da Rádio Cidade FM de Tabira com candidatos a prefeito da cidade de Iguaracy, foi interrompida nesta terça-feira, dia 6 de outubro.

O candidato da oposição, Rogério Lins (MDB) não compareceu à rádio. Em primeiro contato com a produção da emissora, o candidato alegou agenda no mesmo dia, mas ficaria de dá retorno. Mais tarde, em nova tentativa, Rogério disse que não iria relatando “não ter interesse”.

As entrevistas com candidatos da região acontecem no Programa Cidade Alerta, às 10h. A série de bate papos com a cidade de Iguaracy em pauta teria como primeiro convidado Rogerio Lins, que faltou.

Encerrando a série, o entrevistado desta quarta-feira (7), conforme sorteio realizado, será o candidato Zeinha Torres (PSB) que tenta a reeleição e já confirmou sua participação. As entrevistas acontecem no estúdio da emissora, respeitando os protocolos de saúde.

Luciano Torres e Dêva Pessoa no Debate

O Presidente da Amupe, Luciano Torres e o Coordenador do Cimpajeú, Dêva Pessoa, prestam contas do trabalho realizado na Associação Municipalista de Pernambuco e Consórcio de Prefeitos do Pajeú. Será no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Luciano também se preparar para deixar a gestão ingazeirense após dois mandatos consecutivos. Conseguiu […]

81fe9b8e-6aaf-4d44-a812-3198a150443c-600x400O Presidente da Amupe, Luciano Torres e o Coordenador do Cimpajeú, Dêva Pessoa, prestam contas do trabalho realizado na Associação Municipalista de Pernambuco e Consórcio de Prefeitos do Pajeú. Será no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Luciano também se preparar para deixar a gestão ingazeirense após dois mandatos consecutivos. Conseguiu fazer o seu sucessor, o vereador Lino Morais, do PSB. Já Dêva Pesoa encerra um ciclo de quatro anos a frente da gestão em Tuparetama.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total. Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando AM 1500 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9658-0554.