Coluna do Domingão
Pra Raquel, vai ser bom botar o pé na estrada
A governadora Raquel Lyra deve passar pelo primeiro teste estado adentro.
Como foi noticiado, programa visitas às cidades de Caruaru, Arcoverde, Sertânia e Serra Talhada nesta semana. Não há muitos detalhes da agenda, mas a princípio deve vistoriar obras nessas cidades ligadas à Adutora do Agreste e seus ramais.
Das cidades elencadas, só em Sertânia Raquel encontrará um nome que não a apoiou no segundo turno, já que Ângelo Ferreira foi de Marília.
Já os prefeitos de Caruaru (Rodrigo Pinheiro), Arcoverde (Wellington Maciel) e Serra Talhada (Márcia Conrado) são aliados de primeira hora. Ou seja, encontrará um ambiente político favorável.
Depois de cem dias se dizendo focada em diagnósticos, tendo entregue um calhamaço de lamentações administrativas e fiscais do governo Paulo Câmara, é hora de virar a página. Raquel precisa urgentemente anunciar um programa de investimentos, um plano de ação, um rumo administrativo. Pelas pesquisas recentes, a população diz o mesmo. Não demoniza o governo e entende que cem dias é período curto para cravar uma avaliação, mas parece aguardar até a marca dos seis meses. Lá não ter um trilho poderá cobrar um preço.
Assim, colocar o pé no chão do estado, inclusive interiorizando a agenda vai ampliar a percepção real de Raquel sobre Pernambuco e suas prioridades. É quando o dado técnico se confronta com a realidade.
Até agora, por exemplo, Raquel não deu nenhuma declaração pública sobre problemas e soluções para o sertão. Todas as vezes que foi interpelada, sua leitura do estado esbarrou no limite geográfico de Caruaru. Por isso, mais um bom motivo para seguir estado adentro.
Se é verdade que Raquel não conseguirá fazer gestão se abstendo da política, a mesma convicção é de que não se conhece Pernambuco sem sair do Palácio do Campo das Princesas. É preciso andar o estado. Raquel deve saber disso. E vai dar os primeiros passos.
GPS
Desde que assumiu o governo, à exceção de Recife e Região Metropolitana, Raquel foi ao interior em episódios de tragédias naturais. Foi assim em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, em março. Caruaru liderou as agendas. Recentemente, esteve em Brejo da Madre de Deus na Paixão 2023.
Pesquisa Múltipla em Tuparetama
O blog divulga nesta segunda meio dia mais um levantamento sobre as projeções para as eleições do ano que vem em parceria com o Instituto Múltipla. Em Tuparetama, onde há uma saraivada de nomes governistas e oposicionistas, quer saber quem tem mais garrafa vazia pra vender.
Embolada
A pesquisa afere o potencial de Diógenes Patriota, Gustavo Galvão, Dêva Pessoa, Danilo, Joel Gomes e outros cenários. Também avalia e quer saber o real poder de transferência de Sávio Torres.
Mensagem subliminar
O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, publicou um vídeo em que cumprimenta populares e busca mostrar popularidade. A música de fundo não poderia ser mais sugestiva: “eu tô pronto, preparado e querendo”. Rubinho continua invocando o direito de ser candidato a vice na chapa de Sandrinho Palmeira. Disputa espaço com o atual, Daniel Valadares.
Primeira
A prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE, Márcia Conrado, lidera uma assembleia da entidade municipalista pela primeira vez nesta terça, dia 18, às 9h, na sede da entidade. Em Serra alternou boas e más notícias esses últimos dias com greve dos professores, destravamento do Vanete Almeida, fogo amigo de André Maio e anúncio de programa de reposição de asfaltamento.
Quem vai em Sertânia?
Em Sertânia, Ângelo Ferreira deve apoiar o sobrinho e Secretário Paulo Henrique Ferreira, ou o vice prefeito Toinho Almeida como candidato à sua sucessão em 2024. E já tem adversária: a empresária Pollyanna Abreu, apoiada pelos Lins e Sinval Siqueira, que tem tocado agenda aliada ao governo de Raquel Lyra.
João 220 voltz
João Campos está empreendendo uma agenda de quem vai buscar disputar o estado em 2026. Basta seguir suas redes sociais. Enquanto Raquel era criticada por apresentar o relatório que mais olha pra trás do que aponta caminhos, João fechava com Lula um pacote de R$ 2 bilhões para o Recife. Tá querendo…
Que coisa
Se era estranho ver João Batista abrir mão de gerir uma das cidades com melhor potencial de gestão, Triunfo, pela mola do turismo, o que dizer de Luciano Bonfim? O médico também tem revelado não estar com vontade de disputar a reeleição. Quer devolver o bastão a João Batista.
Xandão
Célia Galindo voltou a pegar no pé do presidente da AESA, Alexandre Ferreira, que ganhou o apelido de Xandão pela fantasia que usou no Baile Municipal. Com base em relatório do Sintema, Sindicato dos Servidores da Educação, diz que recebeu parte das vantagens ilegalmente. “Só de salários, foram R$ 195 mil, fora vantagens”.
Mochilas
O blog detalha hoje ação anunciada pela gestão Wellington Maciel, de Arcoverde, em parceria com o Ministério Público. Na rede municipal, vai revistar mochilas de alunos. Para não infringir frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, diz que a ação será preventiva.
Inconsequentes
Após o blog anunciar que não mais noticiaria ameaças a escolas no estado, uma previsão se confirmou: os episódios em Calumbi, Serra Talhada, Tabira e Arcoverde foram comprovadamente ações dos próprios estudantes para “causar” ou aparecer. Suspensão, expulsão e investigação estão no hall das consequências. Que sirva de lição.
Frase da semana:
“É preciso criar uma nova forma de governança mundial”.
Do presidente Lula em viagem à China, onde esteve com o presidente Xi Jinping, em agenda que incomodou os Estados Unidos.