Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Primeiras pesquisas revelam “força da caneta” na corrida sucessória

As primeiras pesquisas divulgadas nesta sexta-feira e ontem pelo Instituto Múltipla mostram que, quando a gestão municipal tem boa avaliação e o prefeito sabe usar a seu favor a chamada “força da caneta”, de quem está com a máquina na mão, isso acaba gerando uma consequência eleitoral inquestionável.

Os dois candidatos a reeleição cuja força foi aferida pelo Instituto são prova disso. Em Carnaíba, Anchieta Patriota já vem em um ciclo de quatro mandatos no poder. Só virou oposição quando o candidato apoiado por ele em 2012, Zé Mário Cassiano,  se voltou contra o gestor (e vice-versa) virando oposição na reta final de sua gestão. Mas nem foi tão oposição assim. Zé Mário até saiu com Anchieta na foto em 2016, mas depois disso se disse sem espaço e rompeu. Agora, Anchieta larga com favoritismo sobre Gleybson Martins e só perde a eleição pela projeção se fizer uma barbeiragem.

O mesmo acontece com Manuca em Custódia. No caso da cidade do Moxotó, há também o fato que prova o quanto uma má gestão, ao contrário, pode ser desastrosa. Luiz Carlos do PT fez uma gestão tão ruim de 2012 a 2016 que foi derrotado pelo seu vice. Manuca não fez a melhor gestão de todos os tempos – Custódia tem problemas históricos do ponto de vista fiscal e de comprometimento da folha – mas fez o  suficiente para garantir favoritismo sobre Marcílio Ferraz.

Evidente, também há uma dose de responsabilidade da própria oposição nos números. A de Carnaíba ficou muitos anos da franciscodependência, muito atrelada a José Francisco Filho, o Didi. Até acerta na escolha de Gleybson Martins, jovem político com condições de crescimento eleitoral no futuro, mas até a maturação política e competitividade isso leva um tempo.

Gleybson vai ter o desafio de construir um caminho sólido, uma agenda sem mandato para crescer até ser competitivo. Se não emplacar agora, o que parece óbvio, tem estrada até 2024, mas a oposição precisa se unir em torno de um projeto único.

Em Custódia, Marcílio foi escolhido muito em cima da hora. Analisam que Gilberto de Belchior, presidente da Câmara, seria nome melhor, mas ele não aceitou o desafio nem sacrificar o mandato legislativo.

Em Serra Talhada, óbvio, a avaliação positiva de Luciano Duque ajuda e muito Márcia Conrado. À medida em que ela vai se identificando como “a candidata de Luciano”, vai se fortalecendo.

Do outro lado, a oposição briga, diverge, assume mais de um nome e se fragiliza. Difícil saber quem ajuda mais a Márcia, se Duque ou a própria oposição que, pensando em projeto de poder, não se alinhou para um projeto coletivo e pode estar entregando de bandeja o mandato à petista. Nesse caso a caneta pesa, mas o desenho do favoritismo de Márcia também tem tinta de Victor, Socorro e Marquinhos…

Aprovação de Duque

A pesquisa Múltipla realizada dias 8 e 9 de setembro em Serra Talhada mostram o prefeito Luciano Duque (PT) aprovado por 76% da população, contra 12% que desaprovam e 13% que não opinaram. Quando chamada a classificar a gestão, 19% avaliam o governo como ótimo, 43% como bom, 29% como regular, 2% ruim, 4% péssimo e 3% que não opinaram. A pesquisa foi registrada com o número PE-09807/2020 com margem de erro de 5,7% para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e 300 entrevistas.

Aprovação de Anchieta Patriota

Em Carnaíba, 80% da população aprova a gestão do prefeito Anchieta Patriota, contra 12% que desaprovam e 8% que não opinaram. Quando são chamados a classificarem a gestão, 19% dos carnaibanos avaliam o governo como ótimo, 45% como bom, 26% como regular, 3% como ruim, 5% como péssimo e 2% não opinaram. A pesquisa, feita dia 4/9 com 220 entrevistados foi registrada sob o número  PE-01844/2020, com margem de erro de  6,7% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Aprovação de Manuca

Em Custódia, quando a pergunta é objetiva (aprova ou desaprova), a aprovação objetiva do governo Manuca é de 73%, com 17% de desaprovação e 10% que não opinaram. Na avaliação detalhada, 19% classificaram o governo como ótimo, com 37% dizendo que é bom, 29% dizendo que é regular, 5% ruim, 7% péssimo e 2% que não opinaram.  O número de identificação é PE-08775/2020 com a coleta feita em  03/09/2020. A margem de erro: 5,7% para mais ou para menos. O intervalo de confiança: 95%, com  300 entrevistas.

Verdades secretas

A grande revelação do encontro com postulantes à Prefeitura de Afogados da Ingazeira foi das três reuniões secretas que tiveram Alessandro Palmeira e Zé Negão.  Pelo que deixaram escapar, tudo indica que tentaram algum alinhamento. E detalhe: nas três vezes, Zé recebeu carinhosamente Sandrinho em casa. Ah, a política…

Papai…

O vice-prefeito teve no dia da ida ao debate da Cidade e Pajeú a revelação de que será pai de uma menina.  A esposa, Lelis Vasconcelos, está esperando Eulália. Pra você que não lê, nasce ou não com o papai prefeito?

Unidade de Terapia Jurídica 

Victor Oliveira está explorando nas entrevistas e em redes sociais a “espetacular” recuperação de Carlos Evandro, que de vetado pelo Departamento Médico para concorrer, agora sobe e desce ladeira com Socorro Brito.  Para ele, prova  cabal de que o que teve falência dos órgãos foi a condição jurídica.

Terceira vira primeira?

Daqueles que para muitos correm por fora, quem pode ir mais longe? Capitão Sidney (Afogados), Marquinhos Dantas (Serra), Nelly Sampaio (Tabira) ou Rona Leite (São José do Egito)?

Antonio do Linguão

Com a saída de Rogaciano Jorge da vice de Romério Guimarães, o candidato do Progressistas vai de Antônio Andrade, ou Antonio do Milhão na vaga.  Para uns, bom porque bate sem medo. Para outros, o nível da campanha cai dez graus na escala Richter…

O quê da pesquisa

A decisão pela pesquisa da largada eleitoral em Serra Talhada foi por mero interesse jornalístico e de audiência, tomada dia 4/9.  Os custos, assumidos pela parceria Blog/Múltipla. O Blog poderia divulgar na sexta, mas definiu o sábado para mobilizar audiência na Revista da Cultura.

Frase da semana:

“Não sabia que era bom desse jeito…”

“Nem eu!”

Dos pré-candidatos Zé Negão e Alessandro Palmeira, de Afogados, sobre o primeiro debate do qual participaram na vida, na Rádio Pajeú, em fala nos bastidores. 

Outras Notícias

O blog e a história: morte do marido de Raquel Lyra completa um ano

O dia começava com a expectativa de uma cobertura histórica das eleições 2022 no país e em Pernambuco, onde os candidatos se degladiavam pelas duas vagas no segundo turno. A maior pergunta era, quem estaria ao lado de Marília Arraes no segundo turno, entre Raquel Lyra, Miguel Coelho , Anderson Ferreira e Danilo Cabral, dada […]

O dia começava com a expectativa de uma cobertura histórica das eleições 2022 no país e em Pernambuco, onde os candidatos se degladiavam pelas duas vagas no segundo turno.

A maior pergunta era, quem estaria ao lado de Marília Arraes no segundo turno, entre Raquel Lyra, Miguel Coelho , Anderson Ferreira e Danilo Cabral, dada a indefinição das várias pesquisas de véspera.

E surge a bomba:  a morte do marido da então candidata Raquel Lyra, o empresário Fernando Lucena, após um infarto fulminante.

Ele passou mal na manhã daquele dia e não resistiu após ser socorrido. O SAMU esteve no local e médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

O empresário sempre era citado por Raquel nos debates. “Nego, bota as crianças pra dormir que amanhã tem prova”, chegou a dizer em um deles. Ele tinha 44 anos. Os dois tinham um relacionamento de quase 30 anos entre namoro e casamento. Tinham dois filhos.

Ele foi encontrado morto pela empregada da casa. Iria sair para acompanhar Raquel Lyra na sua agenda. A candidata cancelou todos os atos de campanha previstos para hoje em Recife e Caruaru.

“Infelizmente a gente custa a acreditar numa coisa dessa. Agora é rezar muito por ele, por Raquel, tentar seguir com a vida, continuar vivendo e trabalhando como ele gostaria. Houve muito comentário em rede social. Mas foi confirmado a poucos minutos”, disse Henrique Oliveira, advogado da Coligação.

Em nota assinada pelo pai de Raquel, o ex-governador João Lyra Neto, a família lamentou o ocorrido.

“A família de Raquel Lyra informa, com profunda dor, que, na manhã deste domingo, 02, o empresário Fernando Lucena, marido de Raquel e pai de João e Fernando, faleceu, vítima de um mal súbito. Raquel Lyra e sua família agradecem as manifestações de solidariedade que vêm recebendo e contam com a compreensão de todos neste momento tão difícil”.

A análise do impacto desse episódio na idade de Raquel ao segundo turno, apesar de muitas vezes carente de humanidade, era invocada, assim como na eleição de Paulo Câmara sob o efeito da morte de Eduardo Campos. Raquel chegou ao segundo turno e tornou-sea  primeira mulher governadora de Pernambuco na sua história.

A governadora lembrou um ano sem o marudo em post nas redes socias. “Nego, não sei se o tempo passa rápido ou devagar demais. A noção de saudade se redefiniu pra nós há um ano. Te vejo nos meus sonhos, nos meninos, naquilo que sonhamos juntos. Não tem sido fácil… mas vamos aprendendo todos os dias. Te amamos infinito. Daí do céu, continua cuidando da gente”.

Pra não pisar em solo gerido por Tucano, caravana de Lula troca Ouricuri por Granito

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.  O roteiro de Pernambuco foi alterado, segundo nota do partido. Entra Granito, sai Ouricuri. Ele percorrerá a região em um ônibus por mais de 20 […]

PT preferiu ir a cidade gerida por João Bosco, do partido, retirando Ouricuri, governada pelo tucano Ricardo Ramos

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.  O roteiro de Pernambuco foi alterado, segundo nota do partido. Entra Granito, sai Ouricuri.

Ele percorrerá a região em um ônibus por mais de 20 dias. A viagem começa em Salvador e seguirá até Sergipe, mas a ideia é percorrer poucas capitais.

A caravana ainda ainda está em fase de planejamento, com a seleção das cidades e estudo de custo. Dirigentes do PT, integrantes do Instituto Lula, e líderes políticos da região que são alinhados a Lula estão em contato permanente para fechar a agenda. Lula já conversou com os governadores Ricardo Coutinho, da Paraíba; Jackson Barreto, de Sergipe, e Camilo Santana, do Ceará.

A programação da viagem ao Nordeste inclui o lançamento, em duas capitais, da terceira etapa do Memorial da Democracia. Trata-se de um projeto do Instituto Lula, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, “que reconstituiu a história da luta pela democracia no Brasil do ponto de vista das classes populares e seus aliados”, segundo nota.

Lula estará em Recife dias 24 e 25 de agosto. E dia 31 estará em Granito, no lugar de Ouricuri. A decisão teria relação com a estrutura oferecida pelo prefeito da cidade, João Bosco, que é do PT. Em Ouricuri, por outro lado o gestor é um tucano, Ricardo Ramos.

Opinião: Um basta ao ódio e preconceito

por João Paulo – Deputado Federal Depois da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, numa disputa histórica, setores mais radicais da oposição passaram a pregar saídas antidemocráticas, numa tentativa desesperada de obter poderes que as urnas lhes deram. Primeiro recorreram à ideia de propor o impeachment da presidenta – inclusive por meio de abaixo-assinados – sem […]

unnamed (1)

por João Paulo – Deputado Federal

Depois da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, numa disputa histórica, setores mais radicais da oposição passaram a pregar saídas antidemocráticas, numa tentativa desesperada de obter poderes que as urnas lhes deram.

Primeiro recorreram à ideia de propor o impeachment da presidenta – inclusive por meio de abaixo-assinados – sem que houvesse motivo concreto para tal iniciativa, a não ser a própria derrota eleitoral. Em seguida, quase simultaneamente, os mesmos segmentos, ou parte deles, dirigiriam suas armas contra os nordestinos, deixando nas redes sociais um rastro de ódio com marcas separatistas.

unnamed (2)

O primeiro caso pode ser debitado à ressaca eleitoral dos derrotados. O segundo, porém, precisa de uma resposta imediata dos brasileiros contrários ao preconceito, pois nos dias seguintes à eleição, insuflados por alguns veículos de imprensa, viu-se a formação de uma de intolerância contra pessoas que, em última análise, são agredidas pelo fato de terem nascido em determinada área do Brasil.

Trata-se de uma visão exacerbada do país dividido, conceito e pregado na mídia para definir o período pós-eleitoral. Trata-se de uma premissa falsa, mas que gerou uma série de comentários desinformados e abomináveis. Não podemos fazer de conta que a questão na existe, mas precisamos discutir essa onda de preconceito com clareza e sem ódio. Como bem observou Chico Buarque, Você não deve ter raiva de quem tem raiva”.

São José do Egito ganha UPA 24 Horas na festa de 113 anos

No dia em que completa 113 anos, São José do Egito ganha hoje a UPA 24 Horas. A solenidade de entrega acontece às 18h no espaço da unidade, no mesmo complexo onde funciona o Hospital Maria Rafael de Siqueira. A entrega terá as presenças do prefeito Evandro Valadares, do vice Eclérinston Ramos, do Secretário de […]

No dia em que completa 113 anos, São José do Egito ganha hoje a UPA 24 Horas. A solenidade de entrega acontece às 18h no espaço da unidade, no mesmo complexo onde funciona o Hospital Maria Rafael de Siqueira.

A entrega terá as presenças do prefeito Evandro Valadares, do vice Eclérinston Ramos, do Secretário de Saúde Paulo Jucá, de vereadores e equipe de governo. Segundo Paulo Jucá, a UPA 24 horas começará atendendo somente os pacientes de São José do Egito, mais, assim que houver a habilitação por parte do Ministério da Saúde, o atendimento também será feito as pessoas de toda região. No entanto, assim que for ativado a emergência odontológica, que vai funcionar 24 horas por dia na UPA, esse serviço já estará disponível para qualquer pessoa, de qualquer cidade do entorno de São José do Egito.

A principal função da unidade será para abrigar urgências e emergências. “No primeiro momento vamos instalar e solicitar habilitação ao Ministério da Saúde. A unidade abrigará urgência médica e urgência odontológica”. O município está licitando equipamentos para urgência odontológica depois que a empresa anterior deixou a obra alegando incapacidade de conclusão.

Serão 13 especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia, pediatria, neurologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ultrassonografia, proctogia, cirurgia geral, urologia, obstetrícia e psicologia. O Secretário espera que com a marcação através da Central de Regulação zerar a fila de espera em 60 dias.

História: No ano de 1838, um fazendeiro de nome Inácio do Nascimento de Souza, cedeu um terreno e em 1839, um missionário capuchinho iniciou uma campanha para a construção de uma nova e maior igreja na comunidade, essa só veio ser concluída 26 depois, no ano de 1865, a partir dai o povoado ganhou o nome de São José das Queimadas. Depois de São José das Queimadas, veio o nome de São José da Ingazeira, isso porque a vila pertencia à época a comarca de Ingazeira. O nome de São José do Egito só veio com a lei provincial nº 1.516, de 11 de Abril de 1881.

Existem duas explicações para o nome São José do Egito: uma tem haver com a parte da história religiosa do lugar e a outra com a riqueza cultural dessa terra. Na religiosidade, quando da capela dedica a São José foi construída à aproximadamente 200 anos, uma imagem de São José veio de Portugal para cá, quando a imagem chegou em solo egipciense, foi reparado nela, que os pés eram cobertos por uma bota.

Segundo historiadores, em Israel, por onde Jesus andou, à milhares de anos, não se usava botas e a região que esse tipo de indumentária era usada era o Egito, logo começaram a chamar a imagem de José do Egito, dai a origem do nome São José do Egito.

Já na parte cultural, veia poética é tão forte, que os poetas antigamente eram tidos como verdadeiros faraós de tão importantes que eram para a sociedade da época e até hoje. O poeta representava a cultura de uma forma tão magistral que foram criadas até dinastias de faraós em São José, como no Egito, com os reis e faraós de lá, essa é a explicação poética para o nome São José do Egito.

Segundo estudiosos, existiram três dinastias de poetas em São José do Egito, a primeira representada pelo grande poeta Antônio Marinho, a segunda pelo magistral Rogaciano Leite e a terceira pelo rei dos trocadilhos Lourival Batista. Esses homens, com seu lirismo, ajudaram a disseminar as sementes da poesia pelo mundo.

Paralisações constantes na Adutora do Pajeú preocupam sertanejos

Com aumento do calor, aumenta consumo e drama sertanejo com sequência de panes. A Compesa informou em nota que o vazamento na Adutora do Pajeú, na Estação Elevatória 3, próxima à captação, foi resolvido e aos poucos a distribuição está sendo retomada.A nova pane afetou as cidades de Serra Talhada, Carnaíba, Quixaba, Tabira, Afogados da […]

Com aumento do calor, aumenta consumo e drama sertanejo com sequência de panes.

A Compesa informou em nota que o vazamento na Adutora do Pajeú, na Estação Elevatória 3, próxima à captação, foi resolvido e aos poucos a distribuição está sendo retomada.A nova pane afetou as cidades de Serra Talhada, Carnaíba, Quixaba, Tabira, Afogados da Ingazeira, Flores, São José do Egito, Tuparetama, Ingazeira, Iguaracy e os distritos de Jabitacá, Canaã e Carqueja.

Mesmo com a religação do sistema, são necessárias horas para que a água chegue a todos os bairros de todas as cidades abastecidas pela Adutora. Quando mais próxima da área de captação, mais rápida será a retomada da distribuição. O contrário ocorre para cidades na outra ponta do sistema.

O problema que contatam moradores da região tem relação com a quantidade de problemas apontados desde que a obra foi entregue, em setembro de 2013. De lá para cá, vários foram os problemas que determinaram as paralisações no fornecimento.

Os problemas mais comuns verificados são as panes elétricas, motivadas por vários fatores no curso da emissora, a partir da simples interrupção no fornecimento e os vazamentos, fruto da forma como a tubulação foi montada. Como nem toda a tubulação fica dentro da terra, em alguns trechos a movimentação no terreno pode causar problemas.

Essa última interrupção foi causada por vazamento próximo à Estação elevatória 3, em Carqueja, próximo à captação. No dia 18, uma semana antes, houve uma queda de energia entre as estações de bombeamento 3 e 4, e nova interrupção. No fim de outubro, dia 31, foram registrados problemas elétricos nos conjuntos motor bomba da Estação Elevatória 02, no ramal de Floresta.

Nesse período já foram mais de 40 interrupções. Problema é que nunca a região foi tão dependente da Adutora. Em Serra Talhada, com o colapso em Cachoeira 2, a dependência da água da Adutora é cada vez maior. A cidade sofre com um rodízio rigoroso. Isso ainda soma-se ao gritante aumento do consumo, normal nessa época quente do ano, com altíssimas temperaturas e baixa umidade.

Em 2016, a COMPESA concluiu as obras de abastecimento a partir da Adutora das cidades de Ingazeira e Iguaraci, além do distrito de Jabitacá. A barragem do Rosário entrou em colapso em novembro de 2015. Ou seja, a Adutora hoje distribui água para uma população muito maior que a inicialmente projetada nessa primeira etapa. As interrupções causam um impacto muito maior.