Notícias

Clebel Cordeiro detido acusado de furto de água da Transposição

Por Nill Júnior

PF confirmou operação.  Clebel Cordeiro disse em nota que não teria havido prisão. “Foi necessário o seu deslocamento até a delegacia para depoimento”. 

O prefeito de Salgueiro,  Clebel Cordeiro(MDB), foi  detido na sede da Policia Federal em Salgueiro, aguardando audiência de custodia.

Cordeiro, que já foi presidente do Salgueiro FC e enfrenta problemas administrativos em seu primeiro mandato, foi acusado de desvio de água da Transposição do Rio São Francisco para o Sitio Mulungú, de sua propriedade.

“Confirmo a prisão do Prefeito de Salgueiro por desviar água da transposição para o seu sítio, mais só poderemos passar maiores informações amanhã porque o procedimento ainda está acontecendo”, disse em texto que circula pelo WhattsApp o Deputado que comanda as investigações.

Giovani Santoro, que responde pela comunicação da PF em Pernambuco,  confirmou à Rádio Asa Branca FM  a detenção,  mas disse que não daria mais detalhes.

Pela envergadura do cargo e dimensão do episódio se espera que Clebel seja solto em audiência de custódia e responda em liberdade.

Nota de assessoria nega detenção : a assessoria de Clebel Cordeiro disse “os boatos de prisão pela Policial Federal não condizem com a realidade”.

Segue: “Houve uma investigação sobre o uso de águas da transposição que invadiram suas terras na fazenda mulungú e durante a investigação foi necessário o seu deslocamento até a delegacia para depoimento. A investigação não tem nada a ver com o cargo de Prefeito que ele ocupa que permanece completamente ilibado”, conclui.

Pouco depois uma segundanota foi publicada: “Clebel Cordeiro esclarece que às águas da transposição do São Francisco passam dentro das suas terras que ficam na localidade denominada Mulungu, ou seja, a área lhe pertence, portanto não houve invasão da parte dele.

Clebel também esclareceu que foi à delegacia prestar essas informações à Polícia Federal e acredita que tudo será resolvido com os dados fornecidos”.

Gestão com polêmicas : A última polêmica envolvendo Clebel aconteceu mês passado. Falando à Emissora Rural, fez críticas à população salgueirense que precisa de medicamentos mas espera os da prefeitura.

“Durante a noite o cara está com dor de cabeça, com febre, não tem coragem de comprar um dipirona. Ele espera o outro dia para ir buscar o remédio da prefeitura, ele prefere morrer a noite do que ir comprar um remédio na farmácia”.

O prefeito ainda acrescentou que é contra o município ser responsável pelo medicamento da atenção básica. Segundo Clebel, os governos estadual e federal deveriam ser os responsáveis pela distribuição.

Outras Notícias

Amupe vai oferecer atendimento técnico em captação de recursos 

Entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em seu estande, irá oferecer a prefeitos, secretários e equipes técnicas municipais um atendimento técnico especializado em captação de recursos. A equipe técnica da Amupe estará […]

Entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em seu estande, irá oferecer a prefeitos, secretários e equipes técnicas municipais um atendimento técnico especializado em captação de recursos.

A equipe técnica da Amupe estará à disposição para orientar os gestores sobre aspectos estratégicos da captação de recursos públicos, com destaque para o uso das plataformas Êxitos, Transferegov, Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e Capacidade de Pagamento (Capag), além de oportunidades de operações de crédito.

A Plataforma Êxitos, acessível a todos os municípios, será apresentada como ferramenta-chave para a identificação de editais e programas de financiamento em nível nacional e internacional, ampliando as possibilidades de captação. Já a Transferegov — plataforma oficial para transferências voluntárias da União, incluindo emendas parlamentares e PAC Seleções — será explorada com o apoio da equipe técnica, que realizará consultas ao Painel Gerencial e orientará sobre pendências, situação cadastral e estratégias de acesso aos recursos disponíveis.

A saúde fiscal dos municípios também será pauta central. Ferramentas como o Cauc, que monitora a regularidade fiscal e é critério de acesso às transferências da União, e o Índice Capag, que avalia a capacidade de pagamento e viabiliza operações de crédito com garantias da União, serão abordadas em atendimentos individualizados.

Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, “com esse serviço, nós reafirmamos o compromisso da Associação em fortalecer a gestão municipal por meio da disseminação de informações qualificadas e do apoio técnico estruturado. A proposta é contribuir com os municípios na ampliação de sua capacidade de investimento e na consolidação de uma gestão pública mais eficiente, estratégica e orientada a resultados”, frisou.

Lideranças tabirenses festejam votação de seus candidatos

  por Anchieta Santos Logo depois das eleições gerais o Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM recebeu o Presidente da CUT Carlos Veras (votou Manoel Santos e Pedro Eugenio), o Presidente da Câmara de vereadores Zé de Bira(Silvio Costa Filho e Fernando Filho); empresário Paulo Manú (Augusto Cesar e Gonzaga Patriota); vice-prefeita Genedy Brito(Miguel […]

page

 

por Anchieta Santos

Logo depois das eleições gerais o Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM recebeu o Presidente da CUT Carlos Veras (votou Manoel Santos e Pedro Eugenio), o Presidente da Câmara de vereadores Zé de Bira(Silvio Costa Filho e Fernando Filho); empresário Paulo Manú (Augusto Cesar e Gonzaga Patriota); vice-prefeita Genedy Brito(Miguel Coelho e Gonzaga Patriota) e Dr. Marcilio Pires, Presdente do PDT (Angelo Ferreira e Ricardo Teobaldo). Todos se mostram felizes com os votos recebidos pelos seus candidatos. Dr. Marcilio Pires enalteceu a votação dos candidatos do prefeito Sebastião Dias a quem classificou como o grande vencedor.

Genedy e Paulo Manu agradeceram os votos a G. Patriota e já citaram conquistas do parlamentar para a cidade mesmo antes da eleição. Paulo até sugeriu que a Rádio faça um mapa com os nomes dos deputados votados em Tabira para regstrar as conquistas e visitas dos parlamentares a cidade das tradições. Zé de Bira lembrou que o GI-Grupo independente composto por ele, Marcos Crente, Sebastião Ribeiro e Vianey Justo enfrentou a eleição de Paulo desde o início quando ele tinha 8 pontos na pesquisa, num recado claro ao ex-prefeito Dinca.

Já Carlos Veras comemorou a vitória de Dilma com passagem para o 2º turno e as votações de Manoel Santos e Pedro Eugenio, lamentando a derrota do federal. Ao final do programa a vice-prefeita Genedy Brito registrou estar recebendo naquele momento a noticia da demissão de sua irmã Genaide Brito da Coordenação do CREAS pelo governo municipal. Dai Genedy só não chamou o prefeito Sebastião Dias de arroz doce.

Gleide Ângelo conhece prédio que vai abrigar Delegacia da Mulher de Arcoverde

Imóvel pertence a gestão municipal e será reformado para receber unidade A Delegada Gleide Ângelo esteve em Arcoverde, a convite do prefeito Wellington Maciel e da secretária da Mulher do município, Micheline Valério, para conhecer o prédio que vai abrigar a Delegacia da Mulher da cidade. A gestora do Departamento de Proteção às Mulheres do […]

Imóvel pertence a gestão municipal e será reformado para receber unidade

A Delegada Gleide Ângelo esteve em Arcoverde, a convite do prefeito Wellington Maciel e da secretária da Mulher do município, Micheline Valério, para conhecer o prédio que vai abrigar a Delegacia da Mulher da cidade.

A gestora do Departamento de Proteção às Mulheres do Estado, Delegada Fabiana Leandro, também participou da visita.

O prédio que vai abrigar a delegacia fica em frente à Casa da Mulher e da recém-criada Secretaria da Mulher do município. “O local escolhido foi ideal, deixando a delegacia numa localização estratégica, que vai estimular as vítimas a não desistirem de registrar suas denúncias e já entregando a elas a pluralidade de serviços de apoio e informação disponíveis, como os psicossociais e jurídicos, por exemplo”, comentou a deputada.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, Arcoverde teve um crescimento de quase 30% nos últimos três anos nos registros de ocorrências policiais de violência doméstica e familiar — somente no ano passado, foram 605 denúncias do tipo. Ou seja, em cada grupo com cerca de cem mulheres, no mínimo, uma já foi vítima de violência doméstica, familiar ou sexual. “A proximidade geográfica dos serviços disponíveis na rede de proteção e apoio vai permitir que mais mulheres busquem informação e conhecimento e, desta maneira, também estamos combatendo a subnotificação de casos, realidade de muitas vítimas de violência”, ponderou.

Governista diz que não aguenta mais Zé Mário em Carnaíba

Winston disse que vereadores governistas precisam chamar “Prefeito na catraca” Na terra de Zédantas, a repercussão é da porrada de  Winston Silva, conhecido por Nego Sapateiro, que criticou a gestão Zé Mário por paralisia total. Ele iniciou por críticas a falta de ações na área de obras do município, a partir de um esgoto estourado […]

Críticas duras a Zé Mário e à Câmara
Críticas duras a Zé Mário e à Câmara: “Não é vereador ficar trancado como tem muitos não”

Winston disse que vereadores governistas precisam chamar “Prefeito na catraca”

Na terra de Zédantas, a repercussão é da porrada de  Winston Silva, conhecido por Nego Sapateiro, que criticou a gestão Zé Mário por paralisia total. Ele iniciou por críticas a falta de ações na área de obras do município, a partir de um esgoto estourado na casa de sua irmã, na comunidade de Serra Branca.

“É lamentável a gente vir a uma emissora ter que tratar dessa falta de respeito. Estamos engolindo goela a dentro muitas coisas erradas a partir da Secretaria de Obras. Vamos acordar pra vida que esse negócio de vamo ver não resolve nada não”.

Ele criticou pra todo lado. “Temos um pedaço de pista que é a maior vergonha. Um cidadão por conta própria tapou”, disse se referindo à avenida de acesso ao Posto Nossa Senhora Aparecida. Sobrou pra Câmara: “Os vereadores devem se reunir e chamar Zé Mário na catraca. Não é vereador ficar trancado como tem muitos não”.

“Falta organização do trânsito no sábado, as praças abandonadas. Anchieta fez ótimo governo. Mas tamo desejando ele de volta porque não tem quem aguente. As estradas são um descaso. Máquinas atendem grandes e não atendem os pequenos”.

ze_mario_cassianoWinston que é pré candidato a vereador disse que já está levando lapiada por conta do governo. “Como eu vou olhar pro palanque defender outro nome e ver Zé Mário lá atrás”.

O vereador Luiz Alberto entrou no ar e disse que o único vereador que não rabo preso com o prefeito nem Anchieta é ele. “Culpe quem colocou Zé Mário. Colocaram porque quiseram”. Entretanto, admitiu ter apoiado o atual prefeito. “Mas pergunte quem botou Zé Mário lá? Foi Anchieta Patriota, mas não adianta botar culpa em Zé Mário”.

Direito de resposta: O prefeito Zé Mário esteve na Rádio Pajeú, solicitou cópia das críticas e pediu espaço dia 21 no Debate das Dez para se posicionar sobre a cacetada.

Ouça as críticas de Winston e a participação de Luiz Alberto:

Governo cria órgão para regulamentação da transposição do São Francisco

Do blog de Jamildo O governo federal instalou, nessa terça-feira (9), uma Câmara de Conciliação e Arbitragem para discutir o modelo de gestão e distribuição de água do projeto de integração do Rio São Francisco. Com o objetivo de resolver possíveis controvérsias entre os Estados, a Câmara vai ser mediada pela Advocacia-Geral da União (AGU) […]

Foto: Divulgação

Do blog de Jamildo

O governo federal instalou, nessa terça-feira (9), uma Câmara de Conciliação e Arbitragem para discutir o modelo de gestão e distribuição de água do projeto de integração do Rio São Francisco. Com o objetivo de resolver possíveis controvérsias entre os Estados, a Câmara vai ser mediada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e reunirá os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Ceará, Camilo Santana (PT), Paraíba, João Azevedo (PSB), e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). O Ministério do Desenvolvimento Regional também integra o grupo.

“Esse é um espaço importante para que os Estados participem das decisões relativas ao gerenciamento do abastecimento através da transposição do Rio São Francisco. Também queremos a garantia de que a Adutora do Agreste seja finalizada e contemple 62 municípios do interior de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara após a reunião de instalação da câmara.

Na primeira reunião, também participaram o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, responsável pela mediação do grupo. Os governadores Camilo Santana, João Azevedo e Fátima Bezerra.