Notícias

Chuvas deixam mortos e mais de 73 mil pessoas fora de casa em três estados do Nordeste

Por André Luis

Em PE e AL, governos contabilizaram mais de 70 municípios em situação de emergência. No RN, seis cidades decretaram calamidade pública. Há oito mortes contabilizadas.

Por Katherine Coutinho, g1 PE*

Passa de 73 mil o número de pessoas desalojadas e desabrigadas pelas chuvas que atingem Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas desde 1º de julho. Os dados foram contabilizados junto aos governos estaduais. Até esta terça-feira (5), foram confirmadas seis mortes. Há, ainda, outras duas contabilizadas por municípios.

Somente em Alagoas, ao menos 56 municípios decretaram situação de emergência e seis ocorreram óbitos em decorrência das chuvas. O total de pessoas afetadas passou de 64 mil nesta terça, sendo 12.151 delas desabrigadas e 52.029, desalojadas.

Em Pernambuco, o estado contabilizou pelo menos 33 municípios afetados pelas chuvas, sendo que 22 cidades estão em situação de emergência. Ao todo, há 1.413 desabrigados e 8.318 desalojados, segundo dados divulgados na manhã desta terça.

O governo pernambucano não contabilizou, oficialmente, óbitos devido aos temporais. No entanto, o corpo de um homem de 20 anos foi encontrado nesta terça-feira (5) em Jaqueira, na Mata Sul; e, no domingo (3), um idoso morreu após tentar desentupir bueiros em Iati, no Agreste. Há, ainda, ao menos um homem desaparecido.

Já no Rio Grande do Norte, Natal, Parnamirim, Touros, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante decretaram calamidade pública. O governo estadual não divulgou balanço detalhado de desabrigados e desalojados, mas contabilizou aproximadamente 3 mil pessoas afetadas direta ou indiretamente pelas chuvas intensas e recorrentes desde a sexta-feira (1º).

Bahia, Piauí, Maranhão e Paraíba não registraram temporais com desabrigados e desalojados nesse mês de julho.

Ondas de Leste

O inverno, que começou oficialmente em 21 de junho, é um período de chuvas no litoral de parte do Nordeste, mas a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explicou que há fatores que contribuem para os temporais, como as Ondas de Leste e o La Niña.

As Ondas de Leste, também chamadas de Distúrbios Ondulatórios de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.

Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil. Nesse começo de julho, elas afetaram principalmente Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Esse mesmo fenômeno provocou fortes chuvas em diversas cidades de Pernambuco entre o fim de maio e início de junho, ocasionando a morte de 130 pessoas em deslizamentos de barreiras, enchentes e outras ocorrências relacionadas ao temporal.

*Com informações de Cau Rodrigues (g1 AL) e Fernanda Zauli (g1 RN).

Outras Notícias

Mais médicos cubanos estão chegando a Pernambuco

Chegam nesta quinta e sexta ao Brasil mais de 1.300 médicos cubanos, fruto de mais um ciclo do Mais Médicos, parceria com o Governo Federal. Registre-se, será a primeira leva de médicos cubanos a chegar dentro do governo Temer. Para o Sertão, algumas cidades serão beneficiadas com profissionais. O Secretário Estadual Iran Costa orientou as […]

medicos-cubanos-brasil3Chegam nesta quinta e sexta ao Brasil mais de 1.300 médicos cubanos, fruto de mais um ciclo do Mais Médicos, parceria com o Governo Federal. Registre-se, será a primeira leva de médicos cubanos a chegar dentro do governo Temer.

Para o Sertão, algumas cidades serão beneficiadas com profissionais. O Secretário Estadual Iran Costa orientou as Secretarias de Saúde para providenciar transporte para trazer os profissionais, assim como assinar o convênio, para mais três anos.

Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Cabrobó, Custódia, Flores, Exu, Flores, Floresta, Ingazeira, Quixaba, salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira e Tuparetama.

O Programa Mais Médicos busca levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

No interior do Estado, o programa tem sido bastante elogiado. Em linhas gerais, no Pajeú a atuação do programa tem sido reconhecida, pelo perfil e estilo de atuação dos profissionais, mais humanizado.  Neste período, a única polêmica envolvendo os cubanos foi a deserção de dois profissionais que atendiam em Serra Talhada, para Miami, onde se refugiaram.

Jovem morre em acidente na PE-320, em Tabira

Na noite desta quinta-feira (6), um grave acidente na PE-320, em Tabira, resultou na morte do jovem Leandro Soares, de 28 anos, residente no bairro João Cordeiro. Outra pessoa também ficou ferida, mas não corre risco de morte. O acidente ocorreu na entrada do sítio Logradouro, na divisa entre Tabira e São José do Egito. […]

Na noite desta quinta-feira (6), um grave acidente na PE-320, em Tabira, resultou na morte do jovem Leandro Soares, de 28 anos, residente no bairro João Cordeiro. Outra pessoa também ficou ferida, mas não corre risco de morte.

O acidente ocorreu na entrada do sítio Logradouro, na divisa entre Tabira e São José do Egito. De acordo com testemunhas, a colisão envolveu uma motocicleta e um caminhão modelo F4000, que estava parado na via.

Populares relataram que Leandro havia acabado de adquirir a moto, o que torna a tragédia ainda mais comovente.

Equipes de socorro foram acionadas rapidamente, mas o jovem não resistiu aos ferimentos. A pessoa ferida foi atendida e permanece em recuperação.

O acidente levanta novamente o alerta para os cuidados no trânsito e a importância da sinalização adequada, especialmente em áreas rurais e durante a noite. As autoridades devem investigar as circunstâncias do ocorrido. As informações são do Mais Pajeú.

Itaíba prepara entrega de alimentos para desabrigados em Tamandaré

A união se esforços envolvendo igrejas, entidades como a Associação Comercial e Sintraf, Secretarias municipais e a Prefeitura coordenados pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, garantiu a arrecadação de alimentos, água mineral, roupas e cobertores, além de colchões para as famílias atingidas pelas chuvas na Mata Sul do Estado. Centenas de pessoas tem se […]

A união se esforços envolvendo igrejas, entidades como a Associação Comercial e Sintraf, Secretarias municipais e a Prefeitura coordenados pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, garantiu a arrecadação de alimentos, água mineral, roupas e cobertores, além de colchões para as famílias atingidas pelas chuvas na Mata Sul do Estado.

Centenas de pessoas tem se deslocado de suas casas para levar donativos aos pontos de coleta e outras tantas entregam no caminhão de coleta que já percorreu os bairros da cidade, no distrito de Negras e no povoado de Jirau.

Funcionários da prefeitura participam da coleta acompanhando o carro e pegando os donativos nas casas e lojas. Alunos das escolas municipais também se integraram a campanha. Tamara Evellyn, Secretária de Ação Social e Cidadania, revela que “todos os assessores da prefeitura estão em campo para arrecadar os donativos e nunca a receptividade e a participação do povo foi tão intensa e solidária”.

Segundo a prefeita Regina Cunha (PTB), nesta segunda feira as equipes envolvidas na Mobilização Solidária, como foi batizada a campanha, vão separar os itens para que possam ser enviados. A Secretaria de Ação Social só vai poder quantificar os donativos nesta segunda.

“Graças a Deus e ao espírito solidário de nossa gente, vamos enviar alimentos, água, roupas e outros itens para ajudar nossos irmãos na cidade de Tamandaré, atingida pelas chuvas deixando famílias desabrigadas e que perderam tudo. Isso não só nos gratifica como nos dar orgulho de poder ajudar a esses nossos irmãos” disse a prefeita Regina Cunha.

Tamandaré é comandada pelo prefeito Sergo Hacker (PSB), que deverá receber os donativos arrecadados em Itaíba ainda nesta segunda-feira.

Petrolina: São João sem ocorrências graves

Apenas casos de excesso de álcool registrados pelo SAMU Mais de 60 mil pessoas compareceram à primeira noite do São João de Petrolina, no pátio de eventos Ana das Carrancas. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segundo nota,  apenas seis ocorrências foram registradas. De acordo com a coordenadora do órgão, Laís Cabral, a maioria dos […]

Apenas casos de excesso de álcool registrados pelo SAMU

Mais de 60 mil pessoas compareceram à primeira noite do São João de Petrolina, no pátio de eventos Ana das Carrancas. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segundo nota,  apenas seis ocorrências foram registradas.

De acordo com a coordenadora do órgão, Laís Cabral, a maioria dos atendimentos foi por ingestão demasiada de bebida alcoólica.

“A primeira noite foi muito tranquila com relação ao serviço de saúde oferecido no pátio. Não foi registrado nenhuma ocorrência grave e isso mostra o sentimento de paz de quem está vindo curtir o São João de Petrolina. Aproveitamos para alertar sobre o cuidado com o consumo excessivo de bebida alcoólica”, destacou.

Durante todos os dias de festa a Secretaria de Saúde está disponibilizando duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); com um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, além de dois condutores.

Também está sendo feita uma campanha educativa e preventiva com entrega de preservativos do programa de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis(DST/Aids) e contra a violência a mulher.

Tuparetama: oposição rebate nota de Sávio Torres

Caro Nill Júnior, Os vereadores que integram a bancada de oposição vem a público responder nota do prefeito Sávio Torres no seu blog,  referente à votação do PL de suplementação e remanejamento de dotações de autoria do executivo municipal. O PL solicita autorização para suplementar 7 milhões de reais no orçamento grande parte dessa monta, para […]

Foto: Marcelo Patriota

Caro Nill Júnior,

Os vereadores que integram a bancada de oposição vem a público responder nota do prefeito Sávio Torres no seu blog,  referente à votação do PL de suplementação e remanejamento de dotações de autoria do executivo municipal.

  1. O PL solicita autorização para suplementar 7 milhões de reais no orçamento grande parte dessa monta, para pagamento de pessoal, serviços de terceiros- pessoa jurídica e material de consumo.
  2. O prefeito suplementou até o mês de março 3,3 milhões de reais, inclusive programas onde não havia necessidade e anulou dotações de áreas que tem necessidade de suplementação.
  3. O prefeito em seus decretos anulou parte da dotação de reserva de contingência que segundo a LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS no seu artigo 9° parágrafo 2° a partir de 5 de dezembro poderia ser remanejado. Anulou dotações de convênios para compra de raio-x e aparelho de ultrassonografia.
  4. O prefeito repete que no mês de Agosto não tem dotações para pagamento de funcionários efetivos e contratados, afirmamos que o mesmo falta com a verdade. Analisando a LOA, Informações da própria prefeitura informada ao TCE e decretos de suplementação temos convicção que FUNDEB 60 fundamental tem dotação suficiente para o mês de Agosto e a maioria das folhas chegam a novembro e dezembro.
  5. O prefeito informa apenas que sem dotação não paga folhas de pessoal, o mesmo omite outras informações exemplo: este projeto anula toda dotação destinado a reforma,limpeza e construção de barragens,em nenhum momento pede suplementação para compra de medicamentos,a merenda escolar tem dotação suficiente, como transporte escolar onde o mesmo executou apenas a metade dotação disponível.
  6. A bancada de oposição apresentou requerimento que solicita ao TCE auditoria na execução orçamentária,os vereadores de situação votaram contra por orientação do jurídico da prefeitura.
  7. A bancada de oposição depois de estudar analisar e discutir o projeto votou pela rejeição por entender que o projeto entra em contradição com os decretos de suplementação e a real necessidade de dotação orçamentária. Em nenhum momento nós vereadores votamos contra a população ,reconhecemos que o prefeito não aceita que a Câmara exerça seu papel com independência sem dispensar ao executivo submissão e sim prezar pelo bom debate e o respeito às divergências.
  8. Na sessão de votação informamos que vamos autorizar as dotações necessárias para suplementar de acordo com a real necessidade ,inclusive nossa proposta foi apoiada pelo líder da bancada de situação Arlã Markson.
  9. Em nenhum momento o vereador Plécio disse que não votaria por não gostar do prefeito,o mesmo disse que entendia ass palavras do contador,mais não votaria por não confiar no prefeito e não entender o projeto.
  10. As bancada de oposição está a disposição de Tuparetama,convidamos o prefeito para esclarecemos através de um debate cordial e respeitoso (com a presença do mesmo e desta bancada ) toda verdade a população,que merece respeito.

Bancada de Oposição