Carnaíba: comunidades rurais serão beneficiadas com fogões agroecológicos
Por André Luis
A Prefeitura de Carnaíba dará início à construção de 50 fogões ecológicos que irão beneficiar, inicialmente, as comunidades de Chico Pereira, Tamboril, Barreiros de Ibitiranga, Quintas, Antonico, Jardim, Jatobá, Pedra D’Água, Riacho do Peixe e Ibitiranga. A informação foi divulgada no Instragram oficial da Prefeitura nesta quarta-feira.
Na quarta-feira (19), o prefeito Anchieta Patriota (PSB), esteve reunido com os secretários responsáveis pela ação: Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda e Agricultura e Meio Ambiente, Anchieta Alves.
Os pedreiros responsáveis pelas construções iniciais participaram do encontro. Os fogões estão sendo destinados a famílias de baixa renda, indicadas pelas associações locais de cada sítio.
46 mil mudas foram plantadas e 210 fogões construídos no Sertão do Pajeú Nesta terça (15) cerca de 100 mulheres agricultoras de 12 municípios do Sertão do Pajeú estarão reunidas em Triunfo para avaliar o Projeto Mulheres na Caatinga. Recuperar áreas degradadas, promover o manejo sustentável da caatinga através do reflorestamento de essências nativas, foram […]
46 mil mudas foram plantadas e 210 fogões construídos no Sertão do Pajeú
Nesta terça (15) cerca de 100 mulheres agricultoras de 12 municípios do Sertão do Pajeú estarão reunidas em Triunfo para avaliar o Projeto Mulheres na Caatinga.
Recuperar áreas degradadas, promover o manejo sustentável da caatinga através do reflorestamento de essências nativas, foram algumas das ações realizadas durante o projeto, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. O evento acontece até a quinta-feira (18), no Stella Maris.
As mulheres também realizaram processos de formação em educação ambiental e feminista, e com os fogões agroecológicos diminuíram a retirada de lenha para combustível e cozimento de alimentos, com uso de tecnologias renováveis. A troca de saberes foi outro momento importante no projeto, com experiências exitosas do manejo da caatinga, resultou na cartilha Mulheres na Caatinga: Saberes, Sabores e Poesia, que reúne o conhecimento popular das 210 agricultoras que participaram do projeto.
Para a coordenadora do Programa Mulher e Vida Rural, da CMN, o Projeto Mulheres na Caatinga significou um marco para o território. “Essa ação trouxe a tona a valorização do trabalho das mulheres no processo de preservação do Bioma Caatinga, como também o conhecimento das mulheres sobre a Caatinga, como as plantas medicinais. Também trouxe o resgate do plantio e manejo das plantas nativas , algumas inclusive em extinção, como é o caso do Pajeú, planta que deu origem ao nome da região.”, disse.
A programação conta com uma feira de troca de sementes e de produtos agroecológicos, e ainda recital poético. Também será o momento de comemorar os 35 anos da Casa da Mulher do Nordeste, com as agricultoras, parceiras do projeto como a Petrobras, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS, o Centro Sabiá e a Diaconia.
Da Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste
Estreando no Estádio Vianão, que foi reinaugurado em ato que contou com o prefeito José Patriota e o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, o Afogados da Ingazeira venceu o Olinda por 3×1, na tarde deste domingo (31), em partida válida pela segunda fase do Campeonato Pernambucano Sub-23. Com a vitória, a Coruja […]
Estreando no Estádio Vianão, que foi reinaugurado em ato que contou com o prefeito José Patriota e o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, o Afogados da Ingazeira venceu o Olinda por 3×1, na tarde deste domingo (31), em partida válida pela segunda fase do Campeonato Pernambucano Sub-23.
Com a vitória, a Coruja subiu para 13 pontos, permanece na vice-liderança do Grupo F e conquistou a classificação à próxima fase com três rodadas de antecedência. O Olinda é o lanterna com dois pontos apenas.
Os gols da vitória dos afogadenses foram marcados por Hugo aos 13′ e Wagner aos 36′ do primeiro tempo, e Caxito aos 13′ da segunda etapa. Josi marcou o gol de honra dos visitantes aos 23 da etapa final.
O próximo compromisso do Afogados da Ingazeira será na quarta-feira (03), fora de casa, às 15h, contra o Vera Cruz, que goleou o Centro Limoeirense por 4×0.
A inauguração foi acompanhada pela primeira dama de Afogados, Madalena Leite, pelos Vereadores José Carlos, Raimundo Lima, Luiz Bizorão, Igor Mariano, Reinaldo Lima, Augusto Martins, Cícero Miguel e Franklin Nazário, além de diversos desportistas do município. Após a cerimônia de inauguração, o Afogados da Ingazeira Futebol Clube fez bonito, à altura do momento festivo, e despachou a equipe do Olinda por 3 a 1, coroando com chave de ouro a reinauguração do novo “Vianão”.
“O nosso povo é apaixonado por futebol. Fico feliz em poder entregar uma praça desportiva bonita, com um gramado que não fica atrás de nenhum gramado dos grandes clubes da capital. O Estado entrou com recursos para duplicação das arquibancadas, mas todo o resto foi feito com dinheiro 100% do município,” declarou o Prefeito José Patriota.
Belos registros da partida : O fotógrafo Cláudio Gomes fez belas imagens da partida e reinauguração do estádio, que recebeu novos lances de arquibancadas e novo e moderno gramado. O Presidente da Federação garantiu ao prefeito Patriota que o novo estádio, acrescido de iluminação artificial estará apto para sediar jogos da primeira divisão em 2015. Veja imagens:
Do Farol de Notícias Um carro e uma moto colidiram na PE-365, que liga Serra ao município de Triunfo, na madrugada deste sábado (18), matando duas pessoas. De acordo com o Hospital Agamemon Magalhães (Hospam), as vítimas fatais são Gilberto Magalhães Pereira, 30 anos, e Jeferson de Lima Santos, 22, que vinham num ciclomotor quando […]
Um carro e uma moto colidiram na PE-365, que liga Serra ao município de Triunfo, na madrugada deste sábado (18), matando duas pessoas.
De acordo com o Hospital Agamemon Magalhães (Hospam), as vítimas fatais são Gilberto Magalhães Pereira, 30 anos, e Jeferson de Lima Santos, 22, que vinham num ciclomotor quando colidiram com uma picape nas proximidades do clube O Peladão. As vítimas deram entrada na unidade médica às 3h.
Na semana passada, a PE-365 também ficou marcada pelo sangue de três vítimas que perderam a vida num trágico acidente na mesma rodovia, dentre elas, uma criança de apenas cinco anos.
A colisão entre uma moto e um Gol aconteceu também próxima ao clube ‘O Peladão’, quando um carro e uma moto seguiam em sentidos contrários e bateram frontalmente. Um garotinho, identificado por Gutemberg Kaique Ferreira, que andava pelo acostamento da pista no momento do acidente, foi atingido e não resistiu.
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta terça-feira, 30 de junho, até às 17 horas, foi confirmado (01) novo caso de Covid-19 e mais um óbito. O boletim diário, portanto, fica com dezenove (19) suspeitos, quatrocentos e oitenta e três (483) descartados, duzentos e setenta e oito (278) confirmados, vinte (20) óbitos e […]
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta terça-feira, 30 de junho, até às 17 horas, foi confirmado (01) novo caso de Covid-19 e mais um óbito. O boletim diário, portanto, fica com dezenove (19) suspeitos, quatrocentos e oitenta e três (483) descartados, duzentos e setenta e oito (278) confirmados, vinte (20) óbitos e cento e vinte e seis (126) recuperados.
Vale lembrar, que dentro dos 278 confirmados, estão contabilizados os 20 óbitos e 126 curados. No total, a cidade tem um (01) paciente em UTI e três (03) em enfermaria.
No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, não há paciente de Arcoverde nem na UTI, nem na enfermaria. No Hospital de Campanha há três (03) internados. No Hospital Memorial Arcoverde há dois (02) pacientes na UTI.
As barreiras da entrada da cidade abordaram 1151 carros de fora. Em Pernambuco, foram confirmados 382 novos casos e 47 mortes, totalizando 58.858 positivos e 4.829 óbitos.
Por André Luis A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou e negou provimento aos Embargos de Declaração opostos pelo ex-prefeito de São José do Belmonte, Eugênio Marcelo Pereira Lins. Os embargos foram apresentados contra o Parecer Prévio da Segunda Câmara referente ao Processo TC Nº 17100101-1, que rejeitou as contas de governo […]
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou e negou provimento aos Embargos de Declaração opostos pelo ex-prefeito de São José do Belmonte, Eugênio Marcelo Pereira Lins. Os embargos foram apresentados contra o Parecer Prévio da Segunda Câmara referente ao Processo TC Nº 17100101-1, que rejeitou as contas de governo do ex-prefeito, relativas ao exercício financeiro de 2016.
O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios, que conduziu a análise dos embargos e apresentou o seu voto. Por unanimidade, a Segunda Câmara conheceu dos Embargos de Declaração, ou seja, considerou-os legítimos para análise. No entanto, no mérito, por maioria, negou-lhes provimento, mantendo a decisão de rejeição das contas de governo do prefeito.
O ex-prefeito de São José do Belmonte, representado pelos advogados Delmiro Dantas Campos Neto, Cecílio Tiburtino Cavalcante de Lima e Rafael Gomes Pimentel, apresentou os embargos como forma de questionar o Parecer Prévio emitido pela Segunda Câmara, buscando esclarecimentos e eventuais correções na decisão.
Apesar dos embargos terem sido conhecidos pela Câmara, os conselheiros, por maioria, entenderam que não havia fundamentos suficientes para acolhê-los. Dessa forma, a decisão original de rejeição das contas de governo do ex-prefeito referentes ao exercício financeiro de 2016 foi mantida. Leia abaixo a íntegra da decisão divulgada na Pauta Explicativa do TCE:
Relator: CONSELHEIRO SUBSTITUTO RICARDO RIOS
Processo: 171001011ED001 Embargos de Declaração opostos pelo Sr. Eugênio Marcelo Pereira Lins, Prefeito do Município de São José do Belmonte, contra o Parecer Prévio, da Segunda Câmara, referente ao Processo TC Nº 17100101-1, que rejeitou suas contas de governo, relativas ao exercício financeiro de 2016. (Adv. Delmiro Dantas Campos Neto – OAB: 23101PE) (Adv. Cecílio Tiburtino Cavalcante de Lima – OAB: 23267PE) (Adv. Rafael Gomes Pimentel – OAB: 30989PE).
Julgamento: A Segunda Câmara, à unanimidade, conheceu dos presentes Embargos de Declaração e, no mérito, por maioria, negou-lhes provimento.