Notícias

Brasileiros feridos em ataques na França passam bem, diz embaixadora

Por Nill Júnior

Os dois brasileiros feridos nos ataques de ontem em Paris passam bem e não correm risco de morrer. A informação é da embaixadora do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”.

Eles foram identificados, mas seus nomes ou estados de origem não foram revelados porque ainda não havia autorização das famílias. Eles estão internados nos hospitais Salpetrière e Bichat.

As autoridades de Paris informaram que 80 pessoas continuam em hospitais da cidade em estado grave após os ataques terroristas. Outras 177 estão em situação de emergência relativa, enquanto 53 já receberam alta. Houve ainda apoio a 43 pessoas que estavam de alguma maneira envolvidas com a situação, como parentes e testemunhas.

As vítimas foram levadas, principalmente, para os hospitais Saint-Louis, Pitié-Salpêtrière, Européen Georges Pompidou, Henri Mondor, Lariboisière, Saint-Antoine e Beaujon. As informações foram confirmadas pela agência de notícias France Press e por jornais franceses.

Outras Notícias

TCE-PE recomenda aprovação das contas de 2022 do ex-governador Paulo Câmara

Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos. A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo […]

Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos.

A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal; áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública; além de previdência dos servidores; atuação do terceiro setor; transparência e o cumprimento de recomendações emitidas anteriormente pelo TCE-PE.

A prestação de contas de governo reúne dados contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais do Poder Executivo, complementados por informações da Secretaria da Fazenda sobre a execução orçamentária e a situação fiscal do Estado. O documento detalha ainda os resultados da administração direta e indireta vinculados ao Orçamento Fiscal, além dos fundos especiais e dos investimentos realizados por empresas estatais dependentes.

VOTO – Em seu voto, o conselheiro Ranilson Ramos destacou que a gestão cumpriu os percentuais constitucionais mínimos de investimento, aplicando 25,55% na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo exigido 25%) e 18,82% em ações e serviços públicos de saúde (mínimo 12%).

O relator também ressaltou o cumprimento legal de gastos com pessoal. Em 2022, o Poder Executivo estadual destinou 43,3% da Receita Corrente Líquida para essa finalidade, índice inferior ao teto de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Balanço Geral do Estado, que inclui os balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e os Demonstrativos das Variações Patrimoniais, também atendeu às exigências legais.

Anchieta Patriota lidera cenários estimulado e espontâneo sobre Gleybson Martins em Carnaíba, segundo o Múltipla

Socialista tem 67% contra 12%, segundo instituto. Na espontânea, placar é de 41% x 5% O prefeito e candidato à reeleição Anchieta Patriota (PSB) lidera as pesquisas de intenção de voto sobre o Presidente da Câmara de Vereadores e candidato pelo PDT, Gleybson Martins, de acordo com pesquisa do Instituto Múltipla. No cenário estimulado, quando […]

Socialista tem 67% contra 12%, segundo instituto. Na espontânea, placar é de 41% x 5%

O prefeito e candidato à reeleição Anchieta Patriota (PSB) lidera as pesquisas de intenção de voto sobre o Presidente da Câmara de Vereadores e candidato pelo PDT, Gleybson Martins, de acordo com pesquisa do Instituto Múltipla.

No cenário estimulado, quando são oferecidos os nomes dos concorrentes ao eleitor, Anchieta tem 67% das intenções de voto contra 12% de Martins.

No mais, 13% estão indecisos, 7% votarão branco ou nulo e 1% não sabem ou não opinaram.  Considerando apenas votos válidos, Anchieta Patriota teria 85% contra 15% de Gleybson.

Cenário 1 – Espontânea
Pesquisa 2 – Estimulada
Quadro 3 – Rejeição dos candidatos

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma relação de candidatos ao eleitor, Anchieta tem 41% contra 5% de Gleybson Martins. Um total de 32% não opinaram, com 11% se declarando indecisos, 9% dizendo votar branco ou nulo e 2% citando outros nomes.

No item rejeição, quando os pesquisadores do Múltipla perguntaram em que o eleitor não votaria de jeito nenhum, Gleybson aparece com 47% contra 20% do atual prefeito.

A pesquisa foi registrada com o número de identificação: PE-01844/2020. O período de realização da coleta foi dia 04/09/2020. A margem de erro é de 6,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram  220 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA. Nome de fantasia: Instituto de Pesquisa Múltipla. Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Veja relatório do Múltipla com todos os dados técnicos, atendendo à Justiça Eleitoral:

Relatório completo Carnaíba

Governador manda mensagem à Alepe no primeiro dia de atividades

O início dos trabalhos legislativos em Pernambuco foi oficializado nesta quarta-feira (01), durante solenidade que marcou a primeira Reunião Plenária de 2017 da Casa Joaquim Nabuco, no Recife, para o segundo biênio da 18ª Legislatura. Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Carlos Figueira, representou o governador Paulo Câmara na leitura da mensagem do […]

O início dos trabalhos legislativos em Pernambuco foi oficializado nesta quarta-feira (01), durante solenidade que marcou a primeira Reunião Plenária de 2017 da Casa Joaquim Nabuco, no Recife, para o segundo biênio da 18ª Legislatura.

Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Carlos Figueira, representou o governador Paulo Câmara na leitura da mensagem do Poder Executivo. No texto, o governador destacou  o apoio da população e dos parlamentares como fundamentais para a realização de ações em prol do desenvolvimento de Pernambuco.

“É importante registrar a solidariedade de nosso povo, que vem nos apoiando nessa caminhada, e também ressaltar a colaboração decisiva dessa Casa, que se colocou sempre ao lado do interesse público, auxiliando-nos”, afirmou, completando: “Nossa coragem é fortalecida pela certeza de que estaremos na vanguarda nacional, quando essa crise se dissipar”.

Rodrigo Novaes é vice líder do governo Câmara na ALEPE

Paulo também ressaltou que, apesar do momento difícil que vive o País, o Estado tem mostrado seus esforços para superar a crise e retomar sua potencialidade econômica. “Acreditamos firmemente que, com a ação coordenada entre os Poderes, as possibilidade de contornar as dificuldades serão ampliadas, permitindo o avanço das políticas públicas governamentais e a melhoria nas condições de vida do povo pernambucano”, frisou.

Rodrigo Novaes na vice-liderança do governo. ” Agora como vice-líder do governo, dedicarei ainda mais meu trabalho em defesa do melhor governo que Pernambuco podia ter enfrentar o momento que o país vive. Vamos em frente, superar desafios e lutar por dias mais dignos”, foi o que disse o novo vice-lider do governo, Rodrigo Novaes (PSD).

Prefeitos ignoram debate sobre Meio Ambiente promovido pela Diocese

Nenhum dos prefeitos da área de abrangência da Diocese de Afogados da Ingazeira compareceu ao debate convocado para discutir as ações realizadas pelos municípios no primeiro semestre em defesa do Meio Ambiente, alinhadas à Campanha da Fraternidade. A ausência coletiva reforça uma crítica recorrente: a pauta ambiental na região segue sendo negligenciada, com funções essenciais […]

Nenhum dos prefeitos da área de abrangência da Diocese de Afogados da Ingazeira compareceu ao debate convocado para discutir as ações realizadas pelos municípios no primeiro semestre em defesa do Meio Ambiente, alinhadas à Campanha da Fraternidade.

A ausência coletiva reforça uma crítica recorrente: a pauta ambiental na região segue sendo negligenciada, com funções essenciais de proteção ao ecossistema frequentemente deixadas de lado.

Em muitos casos, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura enfrentam falta de estrutura, pouca autonomia e acabam exercendo um papel meramente simbólico, fruto de acordos e acomodações políticas — salvo raras exceções.

O encontro, idealizado como um espaço de troca e planejamento, acabou esvaziado pela ausência dos gestores, revelando que o tema ainda está longe de receber a prioridade necessária nas políticas públicas locais.

Prefeita sertaneja confirma apoio à reeleição de Sebastião Oliveira

Eliane Soares, prefeita de Santa Cruz da Venerada, município localizado no Sertão do Araripe, reiterou, nesta quarta-feira (7), no Recife, que apoiará a reeleição do secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira. Deputado federal licenciado, Sebá obteve na última eleição cerca de 115 mil votos. “Fico muito satisfeito com o apoio de Eliane para a […]

Eliane Soares, prefeita de Santa Cruz da Venerada, município localizado no Sertão do Araripe, reiterou, nesta quarta-feira (7), no Recife, que apoiará a reeleição do secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira.

Deputado federal licenciado, Sebá obteve na última eleição cerca de 115 mil votos.

“Fico muito satisfeito com o apoio de Eliane para a nossa caminhada rumo à reeleição. Integrante do quadro do Partido da República (PR), ela tem se mostrado um gestora competente e que confia no nosso trabalho”, ressaltou Sebastião Oliveira.

Na oportunidade, Eliane Soares apresentou algumas demandas. “Discutimos ações que beneficiarão a população de Santa Cruz da Venerada. Agora, vamos trabalhar para atender os pleitos”, destacou Oliveira.