Notícias

Bolsonaro e Flávio Dino discutem nas redes sociais

Por Nill Júnior

G1

Em mensagem publicada em uma rede social, neste domingo (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou o lockdown na Região Metropolitana de São Luís, à crise política e econômica da Venezuela.

Na publicação, o presidente anexou um vídeo de uma abordagem policial de fiscalização no estado para criticar a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

As imagens mostram um policial uniformizado dentro de um ônibus, em que checa quais passageiros estão se deslocando para “atividades essenciais”.

Desde o dia 5 de maio, por determinação da Justiça, só estão sendo permitidos o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas que trabalham para esses serviços, nas quatro cidades da Grande São Luís.

Para comprovar o exercício da função nesses serviços, os funcionários precisam apresentar à fiscalização uma declaração da empresa ou do órgão em que trabalham. Em legenda ao vídeo anexado na publicação, Bolsonaro disse:

‘Documento e declaração de que vai trabalhar’… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, publicou o presidente sobre o lockdown no Maranhão.

Em resposta, o governador Flávio Dino disse que o presidente estaria “tentando sabotar medidas sanitárias” de combate à pandemia e estaria fingindo “estar preocupado com o desemprego”.

“Bolsonaro inicia o domingo me agredindo e tentando sabotar medidas sanitárias determinadas pelo Judiciário e executadas pelo Governo. E finge estar preocupado com o desemprego. Deveria então fazer algo de útil e não ficar passeando de jet ski para comemorar 10.000 mortos”, publicou o governador Flávio Dino, em resposta ao presidente.

Outras Notícias

Estudante é vítima de sequestro em Itapetim

Por Juliana Lima Segundo informações do 23º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Afogados da Ingazeira, uma estudante de 16 anos foi vitima de sequestro nesta terça-feira (07), na cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú. A jovem informou que saiu da Escola Tereza Torres para comprar um lanche, quando foi interceptada por 03 indivíduos […]

Por Juliana Lima

Segundo informações do 23º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Afogados da Ingazeira, uma estudante de 16 anos foi vitima de sequestro nesta terça-feira (07), na cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú.

A jovem informou que saiu da Escola Tereza Torres para comprar um lanche, quando foi interceptada por 03 indivíduos em uma caminhonete Hilux, sendo que um deles estava com uma arma de fogo. Os meliantes mandaram a vítima andar no sentido a Rua Francisco Ferreira Santos, que dá acesso ao sítio Cacimbas, em seguida usando toucas ninjas, colocaram a mesma dentro do veículo, amarram e vendaram seus olhos, sendo levada para um local desconhecido.

Ao perceber que a filha não havia chegado em casa, a mãe da adolescente começou a ligar para ela por volta das 17:30, sendo que na sexta ligação, os meliantes atenderam o telefonema e informaram que era um sequestro, pedindo a quantia de 1.000,00 (um mil reais), que deveria ser deixada na ponte nova, por trás da Agência dos Correios em baixo de uma pedra.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a vítima foi liberada por volta das 21:20h e não sofreu nenhum ferimento. Não há informação se o resgate foi pago, nem se os criminosos foram presos.

Pernambuco amplia leitos para atendimento às crianças com sintomas respiratórios

Nesta quinta, mais dez vagas de Terapia Intensiva (UTI) serão disponibilizadas para pacientes infantis. Dando continuidade ao planejamento de ampliação e assistência às crianças que apresentam sintomas respiratórios de forma mais aguda e que precisam de internamento hospitalar no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vem reestruturando a […]

Nesta quinta, mais dez vagas de Terapia Intensiva (UTI) serão disponibilizadas para pacientes infantis.

Dando continuidade ao planejamento de ampliação e assistência às crianças que apresentam sintomas respiratórios de forma mais aguda e que precisam de internamento hospitalar no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vem reestruturando a rede para o recebimento do público infantil. 

O Hospital de Referência Covid-19 (Maternidade Brites de Albuquerque), em Olinda, deu início à mudança de perfil no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. A partir desta quinta-feira (17.09), dez leitos de terapia intensiva (UTI), antes destinados ao uso exclusivo de adultos, já estarão reservados para o acolhimento de crianças que precisam de assistência médica.

Nesta sexta-feira (18.09), outros dez leitos de enfermaria que atendiam ao público adulto também mudarão de perfil para atendimento pediátrico. Até o final de setembro, mais 20 leitos (sendo dez de enfermaria e dez de UTI) também estarão habilitados para crianças com sintomas gripais, totalizando 40 leitos.

Pernambuco já possui mais de 100 leitos pediátricos e neonatais, sendo mais de 40 de terapia intensiva (UTI), para prestar assistência a esse público. Atualmente, a ocupação média dessas vagas está em 62%. “Diante da necessidade de reforçar a assistência ao público pediátrico, os leitos, antes voltados para adultos, estão sendo readequados e convertidos, dentro do nosso planejamento, o que vai nos dar ainda mais segurança no plano de convivência”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A SES-PE também mantém, permanentemente, a busca ativa de leitos em toda a rede e em unidades conveniadas para encaminhamentos de seus pacientes, atendendo às especificidades de quadro clínico. Antes das vagas no Hospital de Referência, em Olinda, já haviam sido abertos 10 leitos de UTI neonatal no Imip, mais 10 leitos de UTI pediátrica e 17 de enfermaria para crianças no Hospital Barão de Lucena.

VACINAÇÃO – O secretário lembrou, ainda, durante a coletiva online do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira, que crianças apresentam menor risco de desenvolver formas graves da Covid-19. Reforçou também a necessidade de imunizar esse público contra outras doenças que já dispõem de vacinas nos postos de saúde. 

“As crianças, apesar de também propensas a se infectarem pela Covid-19, apresentam menor risco de desenvolver as formas graves da doença. Para além do novo coronavírus, há uma série de outras doenças – até mais graves para o público infantil – com as quais já convivemos e que, para muitas delas, já temos vacinas disponibilizadas na rotina dos postos de saúde. Por isso, reforço a importância de pais e responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação para atualizar o esquema vacinal”, alertou Longo.

Gilmar pede vista, e STF adia decisão sobre réu na linha sucessória

Um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu nesta quarta-feira (1º) o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre se réus em ações criminais no Supremo podem ocupar cargos na linha sucessória da Presidência da República. O julgamento foi retomado hoje, após um primeiro pedido de vista do ministro Dias Toffoli ter interrompido o […]

Um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu nesta quarta-feira (1º) o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre se réus em ações criminais no Supremo podem ocupar cargos na linha sucessória da Presidência da República.

O julgamento foi retomado hoje, após um primeiro pedido de vista do ministro Dias Toffoli ter interrompido o julgamento em novembro do ano passado.

Em dezembro, o STF chegou a julgar a decisão liminar do ministro Marco Aurélio que determinou o afastamento da presidência do Senado de Renan Calheiros (PMDB-AL). Naquela ocasião, o Supremo derrubou a decisão de Marco Aurélio emanteve Renan no cargo, com a proibição de que ele substituísse o presidente Michel Temer na chefia do Executivo.

Pela Constituição, a linha sucessória no caso de o presidente da República se ausentar do país ou ser afastado respeita a seguinte ordem: vice-presidente da República, o presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do STF.Como Temer não tem vice, o primeiro na linha de sucessão é o presidente da Câmara. Depois, vêm o presidente do Senado e a presidente do STF.

Prefeitura de Carnaíba reativa CEPAF e anuncia projetos para geração de renda na região do Caroá

Do blog do Aryel Aquino A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Diretoria de Meio Ambiente, reativou o Centro de Experimentação em Agricultura Familiar (CEPAF), localizado no Sítio Caxi, na região do Caroá. A solenidade de reabertura aconteceu na tarde desta terça-feira (24) e foi conduzida pelo vice-prefeito do município, Júnior […]

Do blog do Aryel Aquino

A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Diretoria de Meio Ambiente, reativou o Centro de Experimentação em Agricultura Familiar (CEPAF), localizado no Sítio Caxi, na região do Caroá.

A solenidade de reabertura aconteceu na tarde desta terça-feira (24) e foi conduzida pelo vice-prefeito do município, Júnior de Mocinha (PSB), que representou o prefeito, Anchieta Patriota (PSB), que devido cumprir agenda administrativa no Recife não pôde estar presente.

“A reabertura desse espaço é de grande importância, pois esse Centro já foi um grande produtor de mudas de caju e de outras mudas para todo o Estado. Essa reabertura vai garantir renda para a comunidade”, ressaltou o vice-prefeito.

O evento contou com a presença de agricultores da região, que além da reabertura, também comemoram o anúncio de projetos que serão desenvolvidos no Centro nas áreas de cajucultura, mandiocultura e piscicultura.

“Esses projetos vão capacitar vocês para geração de trabalho e renda”, disse o secretário municipal de agricultura, Zé Ivan, ao lado da diretora de meio ambiente, Edna Andrade, e do diretor de produção, Guilherme. Os projetos começarão no mês de abril.

O Centro de Experimentação em Agricultura Familiar (CEPAF) foi aberto pelo prefeito Anchieta Patriota, quando governou Carnaíba por dois mandatos seguidos. Nesses últimos quatros anos nenhum programa para agricultura familiar foi realizado no espaço.

Triunfo: João Batista critica Eduardo por antecipar sucessão e declara apoio a Luciano

O prefeito de Triunfo João Batista Rodrigues (PL) alfinetou de leve o médico Eduardo Melo (MDB), por ter antecipado o debate eleitoral de 2020, no campo situacionista. Falando a Rádio Triunfo FM, aos comunicadores Thiago Araújo e Luciano Lima, Batista falou que o emedebista anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura do município, sem antes conversar […]

Com informações do Blog do Itamar

O prefeito de Triunfo João Batista Rodrigues (PL) alfinetou de leve o médico Eduardo Melo (MDB), por ter antecipado o debate eleitoral de 2020, no campo situacionista. Falando a Rádio Triunfo FM, aos comunicadores Thiago Araújo e Luciano Lima, Batista falou que o emedebista anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura do município, sem antes conversar com o grupo.

O Chefe do Executivo havia declarado que não disputaria a reeleição, alegando problemas profissionais. Por outro lado, o ex-prefeito Luciano Bonfim também havia anunciado que não disputaria a prefeitura, fato que levou Eduardo a se colocar como opção para o povo triunfense.

Batista disse que só irá discutir política em 2020 e declarou apoio ao ex-prefeito Luciano Bonfim, que segundo ele (Batista) é o nome natural da sua sucessão. “Se Luciano for candidato não tem discussão, o grupo está unido em torno do seu nome, se ele não for nós vamos escolher um nome que seja da nossa responsabilidade, porque não vamos escolher qualquer nome”.

Ainda sobre a pré-candidatura de Eduardo Melo, João Batista falou que não está inserida no grupo de situação. Ele lembrou que na foi leal época com Eduardo e agora está sendo com Luciano, descartando a possibilidade de apoiar o seu projeto em 2020. “Eduardo me ajudou na minha carreira eletiva, se estivesse afinado com a gestão e colaborando com as coisas que a gente está fazendo, nós não teríamos restrição, essa pré-candidatura está mais para o campo das oposições e eu não voto em candidato que não seja do nosso grupo”, finalizou.