Notícias

Barroso revoga prisões e determina soltura de alvos da Operação Skala

Por Nill Júnior
João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na noite deste sábado (31) as prisões da Operação Skala e determinou a imediata soltura dos alvos da investigação.

Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

A operação foi deflagrada dentro do inquérito que investiga se empresas do setor portuário, em especial a Rodrimar, pagaram propina para serem beneficiadas com um decreto presidencial assinado por Temer. O presidente nega qualquer irregularidade no decreto.

As prisões temporárias dos alvos da operação terminariam na próxima segunda-feira (2), mas, já neste sábado, a Procuradoria Geral da República enviou a Barroso um pedido para que as prisões fossem revogadas.

No pedido, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o objetivo das prisões, de instruir as investigações em curso, já havia sido cumprido.

Ela explicou no pedido que todos os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos, exceto as prisões de três sócios do Grupo Libra – Rodrigo Borges Torrealba, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso e Gonçalo Borges Torrealba –, que estavam no exterior, “mas dispostos a se apresentarem à autoridade policial tão logo retornem”.

“Desse modo, tendo as medidas de natureza cautelar alcançado sua finalidade, não subsiste fundamento legal para a manutenção das medidas, impondo-se o acolhimento da manifestação da Procuradoria-Geral da República. […] Revogo as prisões temporárias decretadas nestes autos. Expeçam-se, com urgência, os respectivos alvarás para que se possa proceder à imediata soltura”, disse Barroso na decisão.

Outras Notícias

Daniel Valadares diz não ter visto polêmica nas declarações de Totonho e Sandrinho

Daniel também defendeu que composição administrativa tenha no futuro gabinete e estrutura pra o vice O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado do Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú. Daniel tratou de temas políticos e administrativos.  Fez avaliação positiva da Expoagro e dos anúncios de entregas feito pelo prefeito Sandrinho Palmeira,  como […]

Daniel também defendeu que composição administrativa tenha no futuro gabinete e estrutura pra o vice

O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado do Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú.

Daniel tratou de temas políticos e administrativos.  Fez avaliação positiva da Expoagro e dos anúncios de entregas feito pelo prefeito Sandrinho Palmeira,  como os R$ 14 milhões de investimento em parceria com o Governo do Estado.

Também reconheceu os desafios da administração e afirmou haver interesse em resolver demandas como as dos buracos em vias da cidade, parte em virtude de estouramentos da rede Compesa, municipalização do trânsito e lixo.

Sobre sua participação na gestão,  disse que vem ocupando espaço graças à decisão do prefeito Sandrinho Palmeira.  E cobrou na futura estrutura administrativa do município um gabinete para o vice-prefeito.  “Em muitas cidades o prefeito rompe logo com o vice. Aqui não.  O prefeito Sandrinho abre espaço pra gente atuar. Mas é necessária uma estrutura mínima para o vice atuar. Uma estrutura oficial no organograma”, disse.

Daniel destacou que já conseguiu em emendas com aliados como Gonzaga Patriota e Raul Henry mais de R$ 2 milhões.

Totonho e Sandrinho – Daniel minimizou a repercussão das declarações de Totonho Valadares,  ao dizer que “ainda é cedo pra falar em reeleição” dele e Sandrinho, bem como do prefeito,  que afirmou “sou candidato e condutor do processo”.

“Escutei as entrevistas e um completa o outro. Totonho foi três vezes prefeito, como nome experiente foi cauteloso. É um ano e meio de gestão. Muito já se fez, mas precisa colocar em prática alguns projetos do prefeito e vice. Tem uma eleição em 2022, um companheiro candidato a Estadual, que é Patriota. Mas você acha que não torce, que não ajuda? Foi cauteloso, é o jeito dele”.

Em relação a Sandrinho foi na mesma linha. “Também não disse nada demais. Ele é o prefeito, é o condutor do processo, como teve Giza, Totonho, Patriota. Nessa eleição de 22, é Sandrinho o coordenador. Ele disse que se estivermos bem avaliados, somos candidatos. E ele tá errado? Então não existe conflito. E o momento de discutir isso é 24. O foco é pra gestão”.

Sebastião Dias tem contas do exercício de 2014 rejeitadas pelo TCE

A Primeira Câmara do TCE-PE esteve reunida nesta terça (4) para julgar a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Tabira, relativa ao exercício financeiro de 2014. Como interessado, o atual prefeito Sebastião Dias. As contas tem relação com o segundo ano do primeiro mandato de Dias. À unanimidade, a Primeira Câmara da […]

A Primeira Câmara do TCE-PE esteve reunida nesta terça (4) para julgar a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Tabira, relativa ao exercício financeiro de 2014.

Como interessado, o atual prefeito Sebastião Dias. As contas tem relação com o segundo ano do primeiro mandato de Dias.

À unanimidade, a Primeira Câmara da Corte de Contas, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Tabira a rejeição das contas.

A publicação da decisão trará detalhes da motivação da rejeição. As informações são do Afogados On Line.

Afogados: assinada Ordem de Serviço da Escola Dom Mota

Ascom O centro de excelência Dom Mota era a única escola do município que ainda não tinha uma sede própria, com os alunos dividindo o espaço da FASP com os graduandos daquela instituição. Um sonho de há muito acalentado, por professores, alunos, pais e responsáveis. Um sonho que começa a se tornar realidade com a […]

Ascom

O centro de excelência Dom Mota era a única escola do município que ainda não tinha uma sede própria, com os alunos dividindo o espaço da FASP com os graduandos daquela instituição.

Um sonho de há muito acalentado, por professores, alunos, pais e responsáveis. Um sonho que começa a se tornar realidade com a assinatura, na manhã desta segunda (09), da ordem de serviço para o início das obras. A cerimônia aconteceu no próprio terreno onde a escola será construída, no bairro Borges, nas proximidades da antiga estação ferroviária.

A nova escola terá 12 salas de aula, biblioteca, auditório, pátio coberto, acessibilidade, quadra coberta, vestiários, bloco administrativo, sala de informática, depósito para lixo orgânico e reciclável, cozinha e banheiros. Serão mais de três mil metros quadrados de área construída, num investimento de 04 milhões de Reais, em parceria com a União. Os recursos haviam sido conseguidos ainda na gestão do ex-ministro da educação, Mendonça Filho.

“Fico muito feliz em poder realizar esse grande sonho que irá beneficiar 800 alunos, construindo uma nova e moderna escola, dando ainda mais qualidade ao nosso ensino que já é reconhecido em todo o Estado. Parabéns a todos e tenham a certeza de que estarei no ‘pé’ da empresa para garantir que os prazos sejam cumpridos e que no ano que vem nós possamos estar juntos de novo, aqui, para inaugurar essa belíssima escola,” destacou o Prefeito José Patriota.

Participaram do evento, além do Prefeito José Patriota, e do vice-prefeito, Alessandro Palmeira, os vereadores Igor Mariano, Raimundo Lima, Sargento Argemiro, Augusto Martins, Rivélton Santos, Reinaldo Lima e Luiz Besourão. Participaram ainda, alunos, pais e responsáveis, e professores da Escola Dom Mota, representantes de outras escolas do município, o coordenador da Ciretran, Heleno Mariano, empresários Carlos e Alexandre Brito, a diretora da FASP, Socorro Dias, dentre outras autoridades.

Brasil bate novo recorde e registra, nas últimas 24h, 4.195 óbitos pela Covid-19

Número de óbitos por Covid-19 no País já chega a 336.947.  O Brasil bateu, mais uma vez, o triste recorde de registros de mortes por Covid-19 em 24 horas. De ontem para hoje, foram notificados 4.195 óbitos pela doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (6). Esse é o maior número de […]

Número de óbitos por Covid-19 no País já chega a 336.947. 

O Brasil bateu, mais uma vez, o triste recorde de registros de mortes por Covid-19 em 24 horas. De ontem para hoje, foram notificados 4.195 óbitos pela doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (6).

Esse é o maior número de notificações de vítimas fatais do novo coronavírus no Brasil, no período de um dia, desde o início da pandemia. O número de óbitos por Covid-19 no País já chega a 336.947.

A atualização do MS ainda dá conta do número de novas infecções pelo vírus. Foram registrados 86.979 novos casos nas últimas 24 horas, somando-se ao total de 13.100.580 pessoas que já foram infectadas. O número de recuperados da doença é de 11.558.784.

PRF apreende 67 m³ de madeira irregular em Salgueiro

Um dos veículos apresentava divergências na documentação e o outro estava com um volume embarcado acima do permitido Em duas ações realizadas no final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um total de 67,3 m³ de madeira que apresentava irregularidades na documentação e no transporte. Os flagrantes foram realizados na BR 116, em […]

Um dos veículos apresentava divergências na documentação e o outro estava com um volume embarcado acima do permitido

Em duas ações realizadas no final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um total de 67,3 m³ de madeira que apresentava irregularidades na documentação e no transporte. Os flagrantes foram realizados na BR 116, em Salgueiro, durante uma fiscalização de combate a crimes ambientais.

Na primeira abordagem realizada no sábado (21), foram constatadas divergências entre o Documento de Origem Florestal (DOF) e a nota fiscal do produto. O caminhão transportava 17,9 m³ de estacas de Sabiá, que haviam saído do Ceará em direção a Sergipe.

No dia seguinte, um caminhão que transportava 49,40 m³ de madeira serrada nativa foi retido, por apresentar um volume embarcado acima do autorizado na Guia Florestal. O veículo havia saído do Pará e tinha como destino Alagoas.

Os veículos foram encaminhados ao pátio e o IBAMA foi acionado, para adotar as providências legais.