Notícias

Artigo: 1817, memórias, História 200 anos depois

Por Nill Júnior

Por Augusto César Acioly e Cinthia Barbosa*

Hoje. Dia 06 de março de 1817, comemoram-se os seus 200 anos. Este movimento, historiograficamente celebrado com as mais diferentes denominações: Revolução Libertária, Revolução de 1817 ou Revolução dos Padres, constitui-se num dos traços mais significativos da pernambucanidade, termo cunhado pelo historiador e católico militante, Nilo Pereira, numa das suas últimas obras.

Quando chamamos a atenção sobre este aspecto, aquilo que a partir do que foi proposto por Nilo Pereira, ficou conhecido como pernambucanidade, destacamos um elemento importante para pensarmos a História de Pernambuco, do Brasil e os seus efeitos simbólicos e a forma como ela influiu sob as memórias dos pernambucanos e da região nordeste.

Problematizar tais relações, de alguma maneira torna-se importante no sentido de compreender como este evento foi assimilado pelos pernambucanos e brasileiros, dentro daquilo que conceitualmente, no campo da História, chamamos de Cultura Histórica, e que pode ser concebido como a maneira como nós na condição de sujeitos históricos, apreendemos a experiência histórica nos seus mais diversos suportes, sejam eles: livros de História, romances, filmes e peças.

O sentimento de pernambucanidade liga-se diretamente a formação de identidades que se relaciona de alguma maneira, como as memórias que conseguem escapar ao furor do tempo e formular visões e interpretações sobre os momentos e eventos.

Desta forma, comemorar 1817 é rememorar a sua importância na formação histórica de Pernambuco, mas de forma mais ampla no processo de formulação dos processos de libertação e contestação da nossa ligação política com Portugal, que desaguaria no movimento de independência em 1822 e acabou influenciando movimentos como a Revolução do Porto dois anos antes, e todo um conjunto de movimentos de insatisfação que tiveram Pernambuco como cenário durante os vinte anos imediatos a Revolução Pernambucana de 1817 (1821, 1824 e 1848). O movimento de 1817 foi compreendido na visão de uma tradição recente de historiadores, como um dos nossos projetos de independência que desembocou em 1822.

Além, deste efeito no campo político, o movimento de 1817 promoveu a estruturação de outros aspectos, como os relacionados à maneira como os pernambucanos internalizaram o(s) significado(s) deste evento. Um dos exemplos mais característicos de como este movimento se encontra em nosso cotidiano, pode ser observado na bandeira do Estado que com poucas modificações foi a mesma, utilizadas pelos revolucionários.

Este símbolo mostra como 1817 encontra-se presente na experiência histórica dos pernambucanos, além óbvio das várias ruas, praças ou até mesmo cidades, que carregam nomes de personagens como: frei Miguelinho, Frei Caneca, Gervásio Pires, Pe. Roma, Cabugá, Domingos Martins, Abreu Lima e tantos outros. Estes aspectos demonstram como 1817 encontra-se próxima a vida das pessoas, mesmo que muitas vezes elas não se deem conta do seu significado.

Estes elementos aliados a visões que forjaram a nossa Cultura Política, de  Pernambuco como leão do Norte, terra de sentimentos libertários que curvam-se frente às adversidades, fizeram parte, das formulas que 200 anos depois o movimento de 1817 permaneça como uma presença ativa, na nossa experiência histórica e sociocultural, fazendo com que a passagem desta data magna, seja presença no perfil de como os pernambucanos se compreendam e de alguma maneira, demonstre que a História, na qualidade de saber, através dos seus questionamentos e provocações forneçam as bases necessárias para que possamos compreender, porque celebramos datas e quais as suas utilidades.

Augusto César é Doutor em História pela UFPE e professor universitário. Cinthia Barbosa é Mestra em História pela UFPE e professora universitária.

Outras Notícias

Prefeitura de Arcoverde divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2027

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2027. O cronograma começa na próxima terça-feira (3) e estabelece cinco etapas para renovação, transferência e ingresso de novos alunos na rede municipal. A primeira fase será destinada aos estudantes que já frequentam as […]

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2027. O cronograma começa na próxima terça-feira (3) e estabelece cinco etapas para renovação, transferência e ingresso de novos alunos na rede municipal.

A primeira fase será destinada aos estudantes que já frequentam as escolas municipais e pretendem permanecer na mesma unidade. A renovação das matrículas acontecerá entre os dias 3 e 19 de novembro de 2026.

Na sequência, de 23 de novembro a 4 de dezembro, será realizado o período de confirmação da migração de estudantes entre escolas da própria rede. Essa etapa contempla alunos que precisam mudar de unidade, seja por alteração de endereço ou pela continuidade dos estudos em uma etapa de ensino não oferecida pela escola atual.

Para os estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal, o cadastro de reserva estará aberto entre 7 e 18 de dezembro. A efetivação das matrículas desses novos alunos ocorrerá de 28 de dezembro de 2026 a 8 de janeiro de 2027.

A última etapa será dedicada à organização e atualização de documentos, entre 11 e 22 de janeiro de 2027.

Confira o calendário completo:

Renovação de matrícula: 3 a 19 de novembro de 2026.

Migração de estudantes da rede: 23 de novembro a 4 de dezembro de 2026.

Cadastro de reserva para novos alunos: 7 a 18 de dezembro de 2026.

Efetivação das matrículas do cadastro de reserva: 28 de dezembro de 2026 a 8 de janeiro de 2027.

Organização e atualização de documentos: 11 a 22 de janeiro de 2027.

Documentação necessária

A Secretaria de Educação também divulgou a relação de documentos solicitados para confirmação e efetivação das matrículas:

• Cópia da certidão de nascimento;
• Cópia do cartão de vacinação;
• Cópia do cartão de vacinação específico de gripe e Covid-19;
• Folha resumo do Bolsa Família, quando aplicável;
• Cópia do comprovante de residência;
• Uma foto 3×4;
• Informação sobre tipo sanguíneo e fator RH;
• Telefone para contato;
• Histórico escolar;
• Cópia do RG e CPF do estudante, caso possua;
• Cópia do RG e CPF do responsável.

Segundo a prefeitura, pais e responsáveis devem observar o período correspondente à situação de cada estudante e providenciar a documentação solicitada para os procedimentos de matrícula.

Imagem: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Empresas que adotaram escala 5×2 registram redução de faltas de funcionários

Empresas brasileiras começaram a se preparar para o fim da escala de trabalho 6×1, que terá sua primeira etapa de implementação em dezembro. Experiências de empregadores que anteciparam a mudança indicam redução nas faltas dos funcionários, enquanto setores do comércio demonstram preocupação com o prazo de adaptação. Uma reportagem da CBN divulgada neste sábado (31) […]

Empresas brasileiras começaram a se preparar para o fim da escala de trabalho 6×1, que terá sua primeira etapa de implementação em dezembro. Experiências de empregadores que anteciparam a mudança indicam redução nas faltas dos funcionários, enquanto setores do comércio demonstram preocupação com o prazo de adaptação.

Uma reportagem da CBN divulgada neste sábado (31) apresenta o caso de uma empresa de logística em Cajamar, na Grande São Paulo, que testou a jornada de cinco dias de trabalho e dois de descanso em alguns turnos. Segundo a empresa, o índice de faltas caiu de 12% para 8% após a adoção do novo modelo.

A experiência ocorre em meio à preparação do mercado de trabalho para as regras aprovadas pelo Congresso Nacional. A mudança substitui a escala 6×1 pela garantia de dois dias de repouso semanal remunerado, sem redução salarial.

A primeira etapa está prevista para 16 de dezembro de 2026, quando a jornada máxima será reduzida de 44 para 42 horas semanais. Em dezembro de 2027, o limite cairá para 40 horas, concluindo o período de transição.

Apesar dos resultados relatados por empresas que já adotaram o novo formato, a implementação traz desafios para atividades que precisam funcionar diariamente. Setores de logística, comércio e serviços terão de reorganizar turnos e avaliar a necessidade de novas contratações.

Na área de transportes, a reportagem da CBN destaca a dificuldade de encontrar motoristas para preencher novas escalas. A reorganização das equipes ocorre em um setor que já enfrenta problemas de disponibilidade de profissionais.

O calendário também preocupa representantes do comércio. A primeira fase da mudança coincide com a reta final das compras de Natal, período de maior movimento em diversos estabelecimentos. Por isso, segmentos empresariais defendem que a implementação seja transferida para janeiro.

Outro ponto de atenção é a regulamentação das exceções para atividades que exigem funcionamento contínuo. A definição dessas regras será importante para orientar empresas e trabalhadores sobre a organização dos horários e os regimes diferenciados de trabalho.

Fonte: CBN
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Pesquisa Múltipla aponta 95% de aprovação da gestão Kelvin Cavalcanti em Venturosa

Segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado em 28 de outubro de 2026, a administração do prefeito Kelvin Cavalcanti, em Venturosa, registra 95% de aprovação. De acordo com os dados divulgados, 2% dos entrevistados desaprovam a gestão municipal. A pesquisa também avaliou a percepção dos moradores sobre os rumos da cidade. Nesse indicador, 96% dos participantes […]

Segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado em 28 de outubro de 2026, a administração do prefeito Kelvin Cavalcanti, em Venturosa, registra 95% de aprovação. De acordo com os dados divulgados, 2% dos entrevistados desaprovam a gestão municipal.

A pesquisa também avaliou a percepção dos moradores sobre os rumos da cidade. Nesse indicador, 96% dos participantes responderam que consideram Venturosa no caminho certo.

O levantamento ouviu 300 pessoas e apresenta margem de erro de 5,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os resultados foram divulgados pela administração municipal. Segundo as informações apresentadas, o Instituto Múltipla já realizou cinco levantamentos de avaliação da gestão no município.

Os percentuais de aprovação e desaprovação correspondem à avaliação da administração municipal pelos entrevistados. Já o índice de 96% representa a percepção sobre os rumos de Venturosa, não devendo ser confundido com a aprovação do prefeito.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

São José do Egito recebe retroescavadeira adquirida com emenda do senador Fernando Dueire

A Prefeitura de São José do Egito recebeu uma retroescavadeira adquirida com recursos de emenda parlamentar do senador Fernando Dueire. Segundo a administração municipal, o equipamento será destinado a serviços de infraestrutura nas zonas urbana e rural. De acordo com a prefeitura, a máquina deverá ser utilizada em atividades como manutenção de vias públicas, abertura […]

A Prefeitura de São José do Egito recebeu uma retroescavadeira adquirida com recursos de emenda parlamentar do senador Fernando Dueire. Segundo a administração municipal, o equipamento será destinado a serviços de infraestrutura nas zonas urbana e rural.

De acordo com a prefeitura, a máquina deverá ser utilizada em atividades como manutenção de vias públicas, abertura e limpeza de valas, terraplenagem, apoio a obras de pavimentação e conservação de estradas vicinais.

O prefeito Fredson Brito anunciou a chegada do equipamento e agradeceu ao senador pela destinação dos recursos.

“Mais um presente para o nosso município, uma retroescavadeira; quero agradecer ao nosso senador Fernando Dueire”, afirmou o prefeito. Ele completou: “São José do Egito precisa cada vez mais avançar e estamos com pressa pra crescer”.

A retroescavadeira deverá integrar a estrutura utilizada pelo município na execução de serviços de manutenção e obras públicas. A utilização do equipamento deverá atender tanto à sede de São José do Egito quanto às comunidades rurais.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

Prefeitura de Solidão anuncia pagamento de servidores e divulga prazo para contratados

A Prefeitura de Solidão, no Sertão de Pernambuco, anunciou o pagamento dos salários dos servidores efetivos e comissionados para este sábado (31). Já os profissionais contratados deverão receber até o dia 7 de novembro, conforme o calendário divulgado pela administração municipal. De acordo com a gestão, os vencimentos dos servidores efetivos e ocupantes de cargos […]

A Prefeitura de Solidão, no Sertão de Pernambuco, anunciou o pagamento dos salários dos servidores efetivos e comissionados para este sábado (31). Já os profissionais contratados deverão receber até o dia 7 de novembro, conforme o calendário divulgado pela administração municipal.

De acordo com a gestão, os vencimentos dos servidores efetivos e ocupantes de cargos comissionados serão disponibilizados neste sábado. Para os contratados, o cronograma estabelece prazo até o primeiro sábado de novembro.

O calendário divulgado pela prefeitura contempla profissionais de diferentes setores da administração municipal, com datas específicas de pagamento conforme o vínculo funcional.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr