Notícias

Célia Galindo cobra pagamento do Piso Nacional aos professores

Por André Luis

Por André Luis

Nesta terça-feira (9), a vereadora de Arcoverde, Célia Galindo, divulgou um vídeo em suas redes sociais onde faz várias cobranças ao prefeito Wellington Maciel com relação ao pagamento do Piso Nacional dos Professores e outros benefícios dos servidores municipais.

“Nós pedimos ao prefeito, solicitamos mais uma vez que a questão do Piso Nacional dos Professores. Não é possível que uma Prefeitura como a de Arcoverde que emprega tantos parentes, tantos aderentes, tantas pessoas que tem mais de um emprego e deixa de pagar o Piso dos Professores”, cobra Célia.

A vereadora também cobrou que a Prefeitura pague os aposentados em dia. “Isso não é possível, estamos vendo a situação de cada servidor dessa Prefeitura. Os contratados que estão também recebendo atrasados, os prestadores de serviços, alguns que foram demitidos por perseguição. Isso nós não vamos aceitar”, destacou.

Célia convocou a todos para que cobrem do prefeito para que “a partir de agora, mantenha pelo menos a palavra. A palavra de cumprir o que a lei determina”, disse Galindo.

Ela também cobrou o pagamento da insalubridade dos servidores da Saúde. “Eles estão revoltados. Precisam receber a sua insalubridade, seus salários em dia. Isso não é possível. Não estou querendo nada mais, nada menos do que o direito do trabalhador”.

Outras Notícias

Prefeita de Mirandiba é multada em R$ 54 mil pelo Tribunal de Contas

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, na última terça-feira (04), processos de gestão fiscal das Câmaras Municipais de Ipojuca e Petrolina e da Prefeitura de Mirandiba, todos com relatoria do conselheiro Valdecir Pascoal. O processo da prefeitura de Mirandiba (n° 1970004-0), tendo como interessada a prefeita Rose Cléa Máximo, analisou os limites de gastos […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, na última terça-feira (04), processos de gestão fiscal das Câmaras Municipais de Ipojuca e Petrolina e da Prefeitura de Mirandiba, todos com relatoria do conselheiro Valdecir Pascoal.

O processo da prefeitura de Mirandiba (n° 1970004-0), tendo como interessada a prefeita Rose Cléa Máximo, analisou os limites de gastos com pessoal entre o 1º e 3º quadrimestres do exercício financeiro de 2017. De acordo com o voto, foram contabilizados, respectivamente, gastos com pessoal de 75,66%, 69,45% e 76,33% da Receita Corrente Líquida (RCL). O limite é de 54%.

Sendo assim, além de julgar irregular a gestão fiscal do município, o conselheiro aplicou uma multa no valor R$ 54 mil à prefeita, correspondente a 30% dos vencimentos da responsável pela irregularidade proporcional ao período de verificação. Ele também realizou uma série de determinações para que a gestora promova o controle da gestão fiscal, adotando medidas para reduzir gastos com pessoal se porventura ocorrer o excesso de despesas.

Todos os votos foram aprovados por unanimidade. Os interessados ainda podem recorrer das decisões. Representou o Ministério Público de Contas na Primeira Câmara, a procuradora Maria Nilda.

Amupe promove encontro de candidatos nas eleições 2020

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove amanhã, das 15h às 17h, o encontro Campanha Conectada: Encontro de Candidat@s a Prefeit@s nas Eleições 2020, que visa debater a campanha na perspectiva das utilizações das redes sociais, com palestra do consultor de marketing político, a nível nacional, Fabrício Moser, além da discussão de que uma gestão […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove amanhã, das 15h às 17h, o encontro Campanha Conectada: Encontro de Candidat@s a Prefeit@s nas Eleições 2020, que visa debater a campanha na perspectiva das utilizações das redes sociais, com palestra do consultor de marketing político, a nível nacional, Fabrício Moser, além da discussão de que uma gestão participativa e transparente começa na campanha, com o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota e da secretária da Mulher da Amupe e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida.

Todo o encontro será transmitido através do canal do youtube da Amupe, no youtube.com/amupe. O consultor Fabrício Moser vai explanar sobre a comunicação política e mobilização, na perspectiva da utilização das redes sociais.

Moser também vai tratar do tema a partir de alguns aspectos, a exemplo, da diferença e integração entre comunicação e mobilização; avanços e novos aspectos de comunicação, os canais de comunicação digital; uso estratégico do Whatsapp em campanhas, ações de engajamento em redes sociais, entre outros.

Poderão participar do evento candidatos e candidatas nas eleições 2020, comunicadores e entusiastas da política no geral. Não é necessário fazer inscrição para participar, apenas acessar a página da Amupe no youtube.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, “este é um momento oportuno dos candidatos e candidatas tirarem suas dúvidas e aplicá-las na campanha para obterem resultados esperados. Vamos compartilhar também ensinamentos reais durante a gestão municipal, para trazer ao candidato a proximidade com a administração pública”, concluiu.

Serviço

O Evento “Campanha Conectada: Encontro de Candidat@s a Prefeit@s nas Eleições 2020” vai ser realizado nesta quinta-feira (15), das 15h às 17h, ao vivo no youtube da Amupe, no youtube.com/amupe.

Cúpula do PSB se reúne em evento no Recife

Começou há pouco o encontro “Diálogo Brasil: Reflexões sobre o Brasil e os Caminhos Democráticos”, promovido pela Fundação João Mangabeira, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem. O evento, que reúne os principais nomes da executiva do PSB, é promovido em parceria com as fundações Astrojildo Pereira, Herbert Daniel e 1º de Maio. Estão presentes, […]

Seminário-PSB

Começou há pouco o encontro “Diálogo Brasil: Reflexões sobre o Brasil e os Caminhos Democráticos”, promovido pela Fundação João Mangabeira, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem. O evento, que reúne os principais nomes da executiva do PSB, é promovido em parceria com as fundações Astrojildo Pereira, Herbert Daniel e 1º de Maio.

Estão presentes, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, o vice-presidente de relações governamentais, Beto Albuquerque, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador de São Paulo e primeiro secretário nacional de finanças do PSB, Márcio França. A ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos também participa do encontro.

Na ocasião, Paulo Câmara apresentará o modelo de gestão implantado em Pernambuco. O seminário vai discutir o “Desenvolvimento Regional e o Pacto Federativo”.

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco.

Pleno do TRE-PE decidirá sobre atos públicos na pandemia

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) se reúne, nesta sexta-feira (28/08), às 17h, para decidir como se darão atos públicos do processo eleitoral, como convenções partidárias e eventos ligados à propaganda eleitoral, em meio à pandemia da covid-19. A sessão extraordinária foi convocada em razão de uma consulta formalizada pela Procuradoria Regional […]

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) se reúne, nesta sexta-feira (28/08), às 17h, para decidir como se darão atos públicos do processo eleitoral, como convenções partidárias e eventos ligados à propaganda eleitoral, em meio à pandemia da covid-19.

A sessão extraordinária foi convocada em razão de uma consulta formalizada pela Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE) nesta quinta-feira.

“Trata-se de uma oportuna iniciativa da Procuradoria Regional Eleitoral, porque dá ensejo a que o TRE-PE, respondendo à consulta formulada, firme o seu entendimento sobre a possibilidade ou não da realização presencial de convenções partidárias, comícios e passeatas, durante a pandemia da covid-19, no âmbito do Estado de Pernambuco”, diz o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

A consulta foi distribuída ao vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Carlos Moraes. Na peça do Ministério Público Eleitoral, o procurador regional eleitoral, Wellington Saraiva, e o procurador regional eleitoral substituto, Fernando José Araújo Ferreira, questionam o Tribunal sobre a aplicação da legislação em em relação a atos públicos que possam gerar aglomeração e, desta forma, aumentar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Entre as indagações, consta a seguinte: “Caso partidos políticos decidam realizar convenções partidárias na forma presencial, devem observar as regras sanitárias mais restritivas, entre as federais, estaduais e municipais, em face da pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2, HcoV-19 ou 2019-nCoV)?”

“A finalidade da consulta é permitir que o Tribunal defina se os atos de campanha eleitoral, pré-campanha eleitoral e as convenções partidárias estão sujeitas às normas sanitárias baixadas pelas autoridades federais e pelo Governo de Pernambuco. Existe em vigor um decreto que proíbe aglomeração em número de pessoas superior a 10 em espaços abertos ao público. Devido à manutenção da gravidade da pandemia, é preciso que se defina se devem prevalecer as normas sanitárias estaduais e federais mesmo diante da permissão existente na leis eleitorais para realização de atos de campanha, de pré-campanha e convenções partiárias”,explica o procurador regional eleitoral, Wellington Saraiva.

De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda começa em 27 de setembro. Já as convenções partidárias para escolha dos candidatos deverão se realizar entre 31 de agosto e 16 de setembro. Em 4 de junho passado, com objetivo de evitar aglomerações em meio à pandemia da covid-19, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que as convenções podem ser realizadas por meio virtual.

DECISÃO NO AGRESTE

Exatamente com base na decisão do TSE criando a possibilidade das convenções virtuais, o juiz da 34ª Zona Eleitoral (Surubim, Casinhas e Vertente do Lério), Joaquim Francisco Barbosa, proferiu decisão que veda, nos três municípios, a realização de atos presenciais que ocasionem a aglomeração de pessoas. Clique aqui e leia a íntegra da decisão.

A vida imitará a arte ? Bonecos gigantes de Totonho e Patriota juntos no carnaval

Em Afogados da Ingazeira, o tradicional desfile do Tô na Folia arrastou como de praxe um grande número de foliões pelas ruas de Afogados da Ingazeira. Atração da festa, Maestro Lima Neto e banda deram um grande show pela Avenida Rio Branco. A novidade da descida do bloco este ano foi o surgimento de um […]

IMG-20160208-WA0017

IMG-20160208-WA0018

Em Afogados da Ingazeira, o tradicional desfile do Tô na Folia arrastou como de praxe um grande número de foliões pelas ruas de Afogados da Ingazeira. Atração da festa, Maestro Lima Neto e banda deram um grande show pela Avenida Rio Branco.

A novidade da descida do bloco este ano foi o surgimento de um segundo boneco gigante para acompanhar o “Totonho de Olinda”, boneco do ex-prefeito Totonho Valadares. O “Patriota Gigante”, reproduzindo o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota também circulou pelas ruas no trajeto do desfile.

 Claro, a participação dos bonecos gigantes suscitou o debate eleitoral. A dúvida neste caso é se a arte imitará a vida. Nos bastidores, há dúvidas alimentadas sobre a condução que Totonho Valadares terá no processo eleitoral deste ano: se de apoio ao prefeito e candidato a reeleição ou vôo independente.