Notícias

Arcoverde firma novas parcerias com a UPAE Deputado Áureo Bradley

Por André Luis

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Isaac Salles, e o presidente da AESA, Alexandre Lira, estiveram nesta quinta-feira (26), na sede da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE Deputado Áureo Bradley.  Na oportunidade, tiveram uma reunião com o coordenador geral Luiz Gonzaga.

“Viemos especialmente para buscar parcerias para o andamento de cursos oferecidos pela AESA, assim como para ações da Secretaria Municipal de Saúde, visando que novas iniciativas sejam possibilitadas em nosso município, através da UPAE”, explicou o prefeito Wellington.

Em seguida, os representantes da gestão municipal de Arcoverde estiveram na Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Aneide Fernandes, localizada na Cohab l, para verificarem o andamento de trabalhos promovidos pelo referido posto, assim como observarem de perto as condições da estrutura física disponível atualmente.

Outras Notícias

Cine Theatro Guarany: um patrimônio cultural e histórico

Por Iedo Ferraz* Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos foram dois grandes comerciantes triunfenses nas décadas de 1920 e 1930. Manoel veio de Porteiras-CE e Carolino de Itaporanga-PB. Eles eram primos e se estabeleceram em nossa cidade como pessoas bem-sucedidas financeiramente. Ambos ostentavam poder e riqueza naquele tempo, pois, Triunfo era um grande produtor de […]

Por Iedo Ferraz*

Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos foram dois grandes comerciantes triunfenses nas décadas de 1920 e 1930.

Manoel veio de Porteiras-CE e Carolino de Itaporanga-PB. Eles eram primos e se estabeleceram em nossa cidade como pessoas bem-sucedidas financeiramente.

Ambos ostentavam poder e riqueza naquele tempo, pois, Triunfo era um grande produtor de café e rapadura, dois produtos que eram exportados para outras cidades da região.

Estes dois senhores foram responsáveis pela construção do prédio histórico conhecido como Cine Theatro Guarany. A elaboração foi iniciada no ano de 1919, quando ocorreu uma grande seca. Com esse momento  econômico de dificuldades, a mão de obra se tornou barata. Depois de três anos de dedicação, finalmente a estrutura foi inaugurada em 1922.

Em fevereiro deste ano, aquele belíssimo conjunto arquitetônico completou 95 anos de história. O Guarany foi o ponto de encontro da elite triunfense em épocas passadas. No seu interior foram realizados bailes, formaturas, coroação de rainhas estudantis e apresentações cinematográficas.

Com o passar do tempo a província franciscana adquiriu a majestosa edificação dos primos Siqueira Campos. Aquela obra de arte passou um tempo abandonada, até que no ano de 1988, o prédio foi comprado  por meio da Furdarpe na gestão do ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

A última grande reforma ocorreu em 2012, depois de inúmeras reivindicações. As obras ocorreram no prazo estipulado de 150 dias e custo estimado de R$130 mil, patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe.

O prédio é tombado pelo patrimônio histórico estadual e municipal. Hoje tem novos camarins, sala de projeção,  modernização do sistema de  acústica e iluminação cênica e  galeria de acesso aos banheiros públicos. Sedia anualmente um importante festival de cinema no Estado.

* Natural de Triunfo, Iedo Ferraz mora em Paulo Afonso-BA, onde é servidor do Ministério Público

Câmara vai convidar Boulos e Felipe Neto para debater Lei de Segurança Nacional

Audiência pública sobre projeto de lei que revoga a norma será realizada na próxima semana A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara vai realizar uma audiência pública para debater projeto de lei que revoga a Lei de Segurança Nacional. A previsão é que ela ocorra na próxima quarta-feira (28). ​As informações são da […]

Audiência pública sobre projeto de lei que revoga a norma será realizada na próxima semana

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara vai realizar uma audiência pública para debater projeto de lei que revoga a Lei de Segurança Nacional. A previsão é que ela ocorra na próxima quarta-feira (28). ​As informações são da coluna da Mônica Bergamo/Folha de S. Paulo.

Serão convidados nomes como o ex-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP), o youtuber Felipe Neto, o jornalista Leonardo Sakamoto, a líder indígena Sônia Guajajara, e Rafael Borges, do Instituto Carioca de Criminologia.

O autor do requerimento para realização da audiência é o deputado Carlos Veras (PT-PE), que preside a comissão. Ele foi aprovado na tarde desta quinta-feira (22). ​

O debate sobre a revogação da Lei de Segurança Nacional (LSN), criada na ditadura militar, e sua substituição por uma nova lei foi retomado no Congresso no começo de abril.

Como a coluna antecipou na quarta (21), a Polícia Federal intimou Boulos para prestar depoimento em um inquérito aberto para investigá-lo com base na Lei de Segurança Nacional. Ele terá que se apresentar na superintendência da PF em São Paulo no dia 29, às 16 horas.

Boulos é acusado de “ameaçar” Jair Bolsonaro por ter publicado no Twitter um comentário sobre o presidente.

Em abril de 2020, depois de participar de um ato em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, em que os manifestantes pediam intervenção militar, Bolsonaro afirmou: “Eu sou a Constituição”. A declaração remeteu a frase atribuída a Luís 14, rei da França por 72 anos no século 17: “O Estado sou eu”.

Boulos então escreveu: “Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina…”.

O youtuber Felipe Neto foi intimado a depor pela Polícia Civil do Rio depois de chamar Jair Bolsonaro de genocida. A denúncia partiu de um pedido do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e tem base na Lei de Segurança Nacional.

Não é a primeira vez que a lei é usada para enquadrar críticos do governo. O Ministério da Justiça já pediu um inquérito contra o colunista da Folha Hélio Schwartsman por publicar a coluna “Por que torço para que Bolsonaro morra”. A lei também foi uma das bases para a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), que publicou um vídeo com ofensas a ministros do STF.

Paulo Câmara já está no Pajeú. Veja agenda:

O governador Paulo Câmara já está em solo sertanejo. Ele desembarcou há pouco no Aeroporto de Serra Talhada. A agenda começa agora cedo pela Capital do Xaxado,  onde visita a área do Hospital Geral do Sertão às nove da manhã. Em seguida Câmara já em Afogados da Ingazeira participa de entrevista à Rádio Pajeú e […]

O governador Paulo Câmara já está em solo sertanejo. Ele desembarcou há pouco no Aeroporto de Serra Talhada.

A agenda começa agora cedo pela Capital do Xaxado,  onde visita a área do Hospital Geral do Sertão às nove da manhã.

Em seguida Câmara já em Afogados da Ingazeira participa de entrevista à Rádio Pajeú e segue para entrega a escola municipal Domingos Teotônio, da rede municipal, ampliada com recursos do município e aporte do FEM e em seguida, participa do Seminário Pernambuco em Ação, na Pousada de Brotas. 

Entre os temas que serão abordados no Seminário PE em Ação, está o Hospital Regional Emília Câmara por conta da dificuldade de resolutividade em algumas áreas, freio nas cirurgias eletivas e falta de ambulâncias para transferir pacientes.

Também ultimamente, cresceu a informação de que a unidade poderá ser gerida por uma Organização Social – OS, como algumas unidades em Pernambuco a exemplo do Regional de Arcoverde.

Comentando sobre o evento, o vigário de Ingazeira Luiz Marques disse esperar um debate sério e menos “oba oba” em torno do Governador.

Veja agenda oficial enviada pela Secretaria de imprensa:

8h30 – Visita ao terreno e lançamento do edital de licitação do projeto do Hospital Regional do Sertão

Local: Terreno do Hospital Regional do Sertão – Serra Talhada

12h – Inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Domingos Teotônio (FEM)

Local: Escola Domingos Teotônio – Rua Bom Jesus, 92 – São Braz – Afogados da Ingazeira

12h50 – Dar por inaugurada a estrada de Albuquerque NÉ
Local: Trevo de acesso a PE (Bairro Borges) – Afogados da Ingazeira

14h – Abertura do Pernambuco em Ação

Local: Hotel Brotas – Rua Severino Nogueira Barros, S/N (Rodovia PE-292, KM 02) – Afogados da Ingazeira

18h40 – Inauguração da VPE-366, trecho entre PE-337 / Acesso ao Distrito de Fátima, Extensão 12,07km

Local: Distrito de Fátima – Município de Flores

PSB de Tabira entrega solicitação ao Governo do Estado

O PSB de Tabira esteve nesta quinta-feira (23) em Afogados da Ingazeira participando do seminário “Pernambuco em Ação, onde o Governo do Estado prestou contas das ações realizadas no sertão do Pajeú. Na oportunidade o presidente do PSB, Pipi da Verdura, o vereador, Marcos Crente, o ex-vereador, Zé de Bira, e a advogada, Laudiceia Rocha, […]

O PSB de Tabira esteve nesta quinta-feira (23) em Afogados da Ingazeira participando do seminário “Pernambuco em Ação, onde o Governo do Estado prestou contas das ações realizadas no sertão do Pajeú.

Na oportunidade o presidente do PSB, Pipi da Verdura, o vereador, Marcos Crente, o ex-vereador, Zé de Bira, e a advogada, Laudiceia Rocha, entregueram um requerimento ao Governador, Paulo Câmara (PSB), e ao Secretário de Agricultura do Estado, Nilton Mota, onde se solicita a: Segunda etapa do Curral do Gado; Água Simplificada e a terceira parcela do FEM 2014; o FEM 2015 e o FEM 2016.

A primeira etapa do Curral do Gado de Tabira ficará pronta em 120 dias. E para que a feira do gado continue sendo referência em todo estado, o PSB fez essa solicitação ao Governo do Estado para que a obra tenha sua segunda etapa realizada o mais rápido possível.

“Essa é a forma de levar a mensagem ao povo Tabirense de que estamos trabalhando, independente de estarmos ou não no poder, nós iremos junto ao Governo do Estado fazer essas solicitações para dias melhores para o povo de Tabira “, declarou o ex-vereador do PSB, Zé de Bira. Também participaram da entrega da solicitação os vereadores Alan Xavier e Aldo Santana.

Frente em Defesa do Novo Pacto Federativo será lançada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados

Com objetivo de trabalhar pelo fortalecimento de estados e municípios, a Frente será composta por deputados e senadores A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo, presidida pelo deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE), será lançada oficialmente nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O lançamento acontecerá no Plenário II, no […]

Com objetivo de trabalhar pelo fortalecimento de estados e municípios, a Frente será composta por deputados e senadores

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo, presidida pelo deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE), será lançada oficialmente nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O lançamento acontecerá no Plenário II, no Anexo II, e vai contar com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além de representantes de entidades que representam estados e municípios. No encontro se dará o início de uma ampla discussão sobre o novo pacto.

A frente foi aprovada com o apoio de mais de 250 deputados e senadores. Para Costa Filho, “o tema sensibiliza todo o Congresso Nacional. É preciso menos Brasília e mais Brasil. Temos que fazer com que os estados e municípios recuperem a capacidade de investimento e ter mais dinheiro para investir em infraestrutura, saúde, educação, entre outros. Porque é a gestão municipal e estadual que está ligada diretamente aos problemas da população. Atualmente muitos municípios estão quebrados e um terço deles fechou as contas no vermelho além de muitos estados em dificuldade”, pontua Silvio.