Notícias

Arcoverde e Camaragibe também proíbem fogueiras no período junino

Por Nill Júnior

No uso de suas atribuições legais, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, torna público através do Decreto n° 257/2020, de 10/06/2020, a proibição no município do acendimento de fogueiras e queima ou comercialização de fogos de artifício, em locais públicos ou privados, enquanto perdurar a situação de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

A proibição do acendimento de fogueiras e queima ou comercialização de fogos de artifício em Arcoverde acata à Recomendação PGJ n° 29/2020, do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, direcionada aos prefeitos municipais do Estado de Pernambuco, com o intuito dar conhecimento à população em geral, a fim de possibilitar ao cidadão denunciar ao Promotor de Justiça local e demais órgãos de fiscalização a respeito de eventual descumprimento.

A Recomendação também considera que a tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício naturalmente provoca aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia, além de elevar os riscos de problemas respiratórios e de acidentes, podendo agravar a superlotação da rede hospitalar disponível.

Em Camaragibe, a prefeitura também atendeu o vereador Paulo André, que fez um pedido para que fosse proibida a queima de fogueiras e de fogos de artifício no período junino. Paulo André informou que o motivo do pedido se diz pelo fato da fumaça provocada pela queima das toras de madeiras e dos fogos e é prejudicial a saúde das pessoas, durante esse período de pandemia do novo coronavírus.

A Covid-19 atinge o sistema respiratório, e um dos principais sintomas é a falta de ar, além de tosse que pode ser agravada com a inalação de fumaças. Com o intuito de prevenir a saúde dos camaragibenses, o vereador pediu para que esse ano não tenha a tradicional queima das fogueiras juninas.

Outras Notícias

O blog e a história: João Alves Filho merece dar nome a ponte em Afogados?

O blog resgata uma peça histórica de uma época em que esse espaço virtual nem existia. A eleição de João Alves Filho, um nome importante e talvez menos homenageado que devesse na cidade. Tanto que a filha dele, Lourdinha Alves, luta para batizar o nome da ponte que liga o São Francisco ao centro de […]

O blog resgata uma peça histórica de uma época em que esse espaço virtual nem existia. A eleição de João Alves Filho, um nome importante e talvez menos homenageado que devesse na cidade.

Tanto que a filha dele, Lourdinha Alves, luta para batizar o nome da ponte que liga o São Francisco ao centro de João Alves Filho.

“Foi ele que doou o terreno para realizar o sonho da ponte”. Como a ponte tem o nome hoje de Hortêncio Bezerra, teria que ser proposto um acordo entre as famílias, passando pela Câmara, para a mudança.

A área doada tinha a casa em que ele nasceu e o pé de castanhola histórico.

Acompanhei parte do trabalho de “Seu Joãozinho” por intermédio de meu avô, Élio Fernandez Galindo, que foi mestre de obras de muitas ações naqueles anos 80, a ponto de serem compadres, com o prefeito padrinho do caçula do vovô, Ronaldo.

Dentre alguns feitos da época, a construção do Fórum, hoje Secretaria de Assistência Social, do Matadouro Público, calçamento da Manoel Borba refeito, dentre outras ações.

O registro é da vitória de Joãozinho sobre Raul Cajueiro em 1982. O vice era Expedito Araújo. O apoio era considerável imbatível, do ex-prefeito Antônio Mariano. O partido, o PDS, antiga Arena. A vantagem de Joãozinho, de apenas 35 votos.

João Alves Filho foi fiscal por 44 anos na Prefeitura, antes de ser Prefeito.  O primeiro mandato de 1969 a 1973, tendo como vice Gastão Cerquinha. : O segundo mandato, de 1983 a 1988.

Eduardo da Fonte acusado de tentar comprar silêncio de colaborador da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca nesta terça-feira (24) nos gabinetes e também nos apartamentos funcionais do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda. O mandado foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A operação […]

Lucio Bernardo Jr./Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca nesta terça-feira (24) nos gabinetes e também nos apartamentos funcionais do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda.

O mandado foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República.

A PF também cumpriu mandado de prisão contra o ex-deputado Márcio Junqueira (Pros-RR). Ele foi preso em Brasília. A assessoria de imprensa de Márcio Junqueira disse que a prisão é injusta, que o deputado é inocente. “É uma armação política para prejudicar o Márcio Junqueira”, afirmou a assessoria do ex-deputado. O Pros, partido ao qual ele é filiado, informou que não irá se pronunciar.

As investigações apuram uma suposta tentativa de obstrução de Justiça. De acordo com investigadores, Eduardo da Fonte e Ciro Nogueira são suspeitos de comprar o silêncio de um ex-assessor do senador que vem colaborando com a Justiça. O assessor detalhou que recebia o pagamento em espécie e quem repassava o dinheiro era o ex-deputado Márcio Junqueira.

Segundo investigadores, o ex-assessor colabora com diversas investigações no âmbito da Lava Jato e teria sido ameaçado de morte. Por conta das ameaças, ele foi incluído no programa de proteção à testemunha.

A PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão – todos em endereços ligados aos três alvos da operação desta terça-feira.

Gonzaga Patriota quer Custódia atendida pelo Canal Leste da Transposição

Em audiência com o ministro da Integração Nacional, Antonio de Pádua, o deputado Gonzaga Patriota (PSB), tratou de projetos nas áreas de abastecimento e fortalecimento da produção de fruticultura nos Projetos de Irrigação. Patriota reclamou ao ministro da falta de recursos à CODEVASF para pagamento de contas de energia à Celpe, como é o caso […]

Em audiência com o ministro da Integração Nacional, Antonio de Pádua, o deputado Gonzaga Patriota (PSB), tratou de projetos nas áreas de abastecimento e fortalecimento da produção de fruticultura nos Projetos de Irrigação.

Patriota reclamou ao ministro da falta de recursos à CODEVASF para pagamento de contas de energia à Celpe, como é o caso do fornecimento de luz ao Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista e, da empresa de assistência técnica, que foi afastada desse Projeto, por não ter orçamento para 2018.

A pedido do Vereador Marcílio Ferraz, de Custódia, Gonzaga Patriota mostrou-se ao ministro, muito preocupado com o atraso nas obras da adutora de Custódia, município que forneceu suas terras, da divisa com Betânia até Sertânia, para a passagem do Canal, Eixo Leste, da Interligação de Bacias, com água para o agreste pernambucano e para o Estado da Paraíba, que já chega a Campina Grande e, segundo Patriota, a população de Custódia, sem água desse Canal, passando sede.

O ministro Pádua assegurou à Patriota que esteve momentos antes, em audiência com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, acompanhado do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do secretário-executivo da Pasta, Silvani Pereira e do secretário estadual de Habitação, Raul Goiana, tratando de problemas da parceria Ministério da Integração Nacional e do Governo de Pernambuco e, dentre essas parcerias, consta a conclusão das obras da adutora que atenderá o município de Triunfo e, com este pleito do deputado socialista e do vereador Marcílio Ferraz, vai incluir a adutora de Custódia.

Gonzaga Patriota, depois desta audiência do o Ministro da Integração Nacional, se deslocou à Recife, onde em audiência com o governador Paulo Câmara, hoje, amarrará a transferência de recursos da parceria entre Ministério e Governo de Pernambuco, para a adutora de Custódia.

Prefeito divulga a programação oficial do São Pedro 2017 de Tuparetama

Por Fábio Rocha O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, anunciou no sábado 02 de junho de 2017 na Rádio Tupã a programação das festas de São Pedro da cidade. “O São Pedro vai ser mais barato do que o do ano passado e vamos ter 10 bandas para cantarem na sexta-feia 30 de junho, no sábado […]

Por Fábio Rocha

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, anunciou no sábado 02 de junho de 2017 na Rádio Tupã a programação das festas de São Pedro da cidade.

“O São Pedro vai ser mais barato do que o do ano passado e vamos ter 10 bandas para cantarem na sexta-feia 30 de junho, no sábado 01 de julho e no domingo 02 de julho de 2017”, disse Sávio Torres.

Ainda segundo o prefeito as festas foram pensadas para valorizar as bandas locais. “E nos 3 dias colocamos atrações de nosso município”, falou Sávio. O secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Tuparetama que apresenta o programa de entrevistas ao prefeito, Fernando Marques, ressaltou que no domingo vai acontecer também a Corrida do Jegue e a Corrida da Fogueira.

O destaque da noite de sexta-feira vai ser Assisão, do sábado a banda Fulô de Mandacaru e do domingo a atração mais esperada é Zeca Bota Bom.

Programação completa abaixo:

Sexta 30/06: Assisão, Iohannes e Acorde Matuto (Banda de Tuparetama)

Sábado 01/07: Fulô de Mandacaru, Harry Estigado e Vozes do Forró (Banda de Tuparetama)

Domingo 02/07: Vicente Nery, Zeca Bota Bom, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes (Dupla de cantores de Tuparetama) e Zé Doidim (Cantor de Tuparetama).

Amupe promove dia de reuniões no Sertão do Estado

A Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, promoveu em Serra Talhada um dia inteiro de discussões acerca da regulamentação do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência, o SAMU, do Sertão do Moxotó, Pajeú e o submédio São Francisco, além da atual situação do transporte complementar da região. O encontro aconteceu ontem (10/09) e reuniu o […]

A Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, promoveu em Serra Talhada um dia inteiro de discussões acerca da regulamentação do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência, o SAMU, do Sertão do Moxotó, Pajeú e o submédio São Francisco, além da atual situação do transporte complementar da região.

O encontro aconteceu ontem (10/09) e reuniu o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, a presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Marília Bezerra e representantes de 35 municípios.

Há 4 anos Serra Talhada sedia o SAMU regional do Sertão, mas sem proposta de gestão. Uma equipe técnica e de assessores foi enviada à Minas Gerais para analisar um modelo de gestão consorciado do Estado. Embasados nessa iniciativa, os gestores das Gerências Regionais de Saúde VI, X e XI, que participaram da reunião, elaboraram uma proposta de gestão baseada num consórcio, na qual os municípios vão compartilhar os custos.

Segundo o presidente da Amupe, José Patriota, “o Estado deve entrar com sua parcela de 25% e a União com 50%. Essa é a premissa, o que foi pactuado. Os municípios que são consorciados vão fazer o contrato de programa e os não consorciados vão fazer um convênio de repasse para o consórcio. Então a previsão é que até o final do ano, até dezembro, o SAMU regional possa funcionar plenamente para atender a toda população”, completou.

A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) discutiu ações e propostas para a regulamentação do transporte complementar. A Empresa está cumprindo junto à Amupe, uma agenda de encontros com prefeitos de Pernambuco. Para melhor entender e mapear a situação, a EPTI criou um sistema online de pré-cadastramento para a categoria e apresentou a iniciativa, que está no ar até o dia 20 de setembro. Para se cadastrar, basta acessar o endereço eletrônico (www.epti.pe.gov.br) e informar nome completo, CPF e e-mail.

“O governador Paulo Câmara está sensível a causa e a ordem é buscar o equilíbrio entre o sistema regular e o complementar sem causar desempregos”, explicou a Presidente da EPTI, Marilia Bezerra. Para José Patriota, “a Amupe vai acompanhar de perto a situação. Vai atuar como negociadora. Eu tenho a esperança que nós vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre população, categoria e Estado”, concluiu o presidente da Amupe.

A Amupe e a EPTI possuem uma agenda em todas as regiões com visitas a Ouricuri, Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Surubim. E na próxima semana, a Palmares e Carpina. As reuniões fazem parte dos trabalhos da Comissão Especial instituída pelo Decreto nº 47.807, de 19 de agosto de 2019, que irá apresentar a proposta de regulamentação do Transporte Complementar no Estado e minimizar os impactos referentes às últimas alterações do Código de Trânsito Brasileiro, pela lei federal nº 13.855.

Pré-cadastramento

O Pré-cadastramento do Transporte Complementar está no ar até o dia 20 de setembro. Para se cadastrar, basta acessar o endereço eletrônico complementar.epti.pe.gov.br, ou acessar o site da EPTI (www.epti.pe.gov.br).