Agricultoras quilombolas de Serra Talhada conhecem sistema agroflorestal em Triunfo
Por André Luis
Acompanhadas pelo CECOR – Centro de Educação Comunitária Rural, através do Projeto Quilombo Sustentável, agricultoras do Quilombo Catolé, em Serra Talhada, participaram de um intercâmbio de experiências em um Sistema Agroflorestal no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú.
O intercâmbio foi realizado no último dia 17 de agosto, no sistema do agricultor e agrônomo, João Paulo Ferraz, no Sítio Chapada. A propriedade é exemplo de um Sistema Agroflorestal exitoso na região do Semiárido. No sistema há uma grande variedade de árvores nativas e espécies herbáceas nativas, além de frutíferas, hortaliças, tubérculos, legumes e cereais, tudo consorciado e sem degradação da natureza.
Na localidade há cerca de 30 espécies nativas da Caatinga, como aroeira, angico, sabiá, tamboril, jurema-branca, pau-d’arco, caraibeira, jatobá, velame, xique-xique, facheiro, alastrado, palmatória e rabo de raposa. Em relação à safra agrícola de 2024, o agricultor conseguiu produzir cerca de 50 variedades, incluindo feijão, milho, andu, fava, macaxeira, batata doce, mandioca, banana, inhame, cana-de-açúcar, jerimum, coentro, cebolinha, pimentão, alho poró, café, goiaba, laranja, tangerina, limão, pinha, manga, capiaçú, mamona, tomate cereja, jabuticaba, pitanga, e acerola, além de ovos, carnes e lenha.
“O intercâmbio em experiências já consolidadas na região faz parte das atividades do Projeto Quilombo Sustentável, executado pelo Cecor, com o apoio do Instituto Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN. A atividade proposta no projeto tem o objetivo de estimular as famílias a desenvolverem processos semelhantes nas áreas da diversificação da produção, segurança alimentar, geração de renda e participação das mulheres nas dinâmicas de comercialização, bem como em todos processos de decisão”, explica a agrônoma do CECOR, Gorete Nunes, que acompanha as famílias do Quilombo Catolé.
O Juiz da Vara Única da Comarca de Tabira, Dr. Jorge William Fredi, negou o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa de Hélio Ribeiro Guedes, de 31 anos, acusado de matar a ex-companheira a facadas na última segunda-feira, dia 0, em Tabira. A prisão preventiva foi decretada durante audiência de custódia. Contudo, a defesa […]
O Juiz da Vara Única da Comarca de Tabira, Dr. Jorge William Fredi, negou o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa de Hélio Ribeiro Guedes, de 31 anos, acusado de matar a ex-companheira a facadas na última segunda-feira, dia 0, em Tabira.
A prisão preventiva foi decretada durante audiência de custódia. Contudo, a defesa requereu a revogação da prisão preventiva e aplicação de medidas cautelares diversas.
O juiz, titular da unidade judiciária, justificou que “há provas da existência do crime e indícios de autoria a recair sobre o autuado, considerando-se o Boletim Circunstanciado lavrado pelos policiais que atuaram na ocorrência, boletim de identificação do cadáver, imagens e declarações de testemunhas”.
Acrescentando que “em uma análise superficial, as circunstâncias fáticas sinalizam para a gravidade do fato apta a abalar a ordem pública, na medida em que o custodiado, informado com o término do relacionamento que tinha com a vítima, matou-a mediante várias facadas, as quais foram desferidas na frente do filho”, destaca o magistrado.
Assim, conclui o juiz “o Estado não pode mostrar-se passivo diante de tal contexto, pois verifico que o fato em tela é de extrema gravidade, de modo a contribuir significativamente para instabilidade social e, via de consequência, o abalo à ordem pública. Registro que o caso em apreço não comporta medidas cautelares diversas da prisão, dada a ousadia e a periculosidade do custodiado demonstradas durante o delito”.
“Ante o exposto, atendendo ao pedido do Ministério Público, DECRETO a PRISÃO PREVENTIVA do custodiado, com base no art. 312 c. c. art. 313, inc. I, do Código de Processo Penal. As informações são do Tabira Hoje
Partida adiada com o Santa Cruz foi confirmada para 3 de fevereiro A partida entre Afogados Futebol Clube e Vera Cruz foi antecipada para o sábado, cinco da tarde. E a partida contra o Santa Cruz, não realizada este domingo, foi marcada para 3 de fevereiro. O presidente do Afogados, Edygar Santos articulou a proposta do novo […]
Partida adiada com o Santa Cruz foi confirmada para 3 de fevereiro
A partida entre Afogados Futebol Clube e Vera Cruz foi antecipada para o sábado, cinco da tarde. E a partida contra o Santa Cruz, não realizada este domingo, foi marcada para 3 de fevereiro.
O presidente do Afogados, Edygar Santos articulou a proposta do novo calendário junto à Federação Pernambucana de Futebol e saiu satisfeito da reunião. A antecipação foi para o time ter tempo de preparação para o jogo contra o Santa.
Veja agora como ficou a tabela do Afogados na competição:
Dia : 29/01 (Sábado)
Jogo: Afogados X Vera Cruz
Local: Vianão
Dia: 03/02 (Quinta-feira)
Jogo: Santa Cruz X Afogados
Local: Arruda
Dia: 09/02 (Quarta-feira)
Jogo: Ibis X Afogados
Local: Ademir Cunha
Dia: 16/02 (Quarta-feira)
Jogo: Afogados X Salgueiro
Local: Vianão
Dia: 23/02 (Quarta-feira)
Jogo: Afogados X Caruaru City
Local: Vianão
Dia: 27/02 (Domingo)
Jogo: Afogados X Náutico
Local: Vianão
Dia: 02/03 (Quarta-feira)
Jogo: Retro X Afogados
Local: Arena
Dia: 09/03 (Quarta-feira)
Jogo: Sport X Afogados
Local: Ilha do Retiro
Dia: 16/03 (Quarta-feira)
Jogo: Afogados X Sete de Setembro
Local: Vianão
Rádio Pajeú transmite: a Seleção do Povo da Rádio Pajeú transmite Afogados x Vera Cruz sábado a partir das 4 da tarde. A transmissão terá narração de Aldo Vidal, comentários de Augusto Martins, ainda contando com Júnior Cavalcanti, Marconi Pereira, Nill Júnior e apoio técnico de Tito Barbosa, Tony Medeiros, Samuelson Humberto e Leandro Simões.
Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou no WhattsApp (87) 9-9956-1213.
Ainda pode ouvir o debate em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Ainda em aplicativos como radios.net ou Tunein Rádio.
A Câmara de Tuparetama realizou mais uma sessão, presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT). Estiveram presentes os vereadores Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Idelbrando Valdevino (PSDB) Valmir Tunú (DEM), Evaldo Daví (PSD), Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB). Usando da palavra no grande expediente, o vereador Valmir Tunú (DEM) informou […]
A Câmara de Tuparetama realizou mais uma sessão, presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT). Estiveram presentes os vereadores Plécio Galvão (PSL) Vanda Lúcia (PSD) Orlando Ferreira (MDB) Idelbrando Valdevino (PSDB) Valmir Tunú (DEM), Evaldo Daví (PSD), Diógenes Patriota (SD) e Arlã Markson (PSDB).
Usando da palavra no grande expediente, o vereador Valmir Tunú (DEM) informou que conseguiu três cirurgias de grande porte para pessoas do município na cidade do Recife. Também parabenizou o Prefeito Sávio Torres pelo trabalho na saúde, mantendo médico no hospital e Postos de Saúde. Ainda desmentiu o vereador Evaldo afirmando que a ambulância do Distrito de Santa Rita não negou socorro a nenhum morador da comunidade.
Em seguida o vereador Evaldo Davi (PSD) falou que o fato trazido por ele foi à ausência do motorista da ambulância quando a moradora precisou. “Não encontrou nem na residência dele e também no PSF do Distrito. Que não aconteça de novo”, afirmou.
Em seguida o vereador Orlando Ferreira (MDB) criticou os vereadores da situação que segundo ele não tem coragem de defender o povo. “Não ajudam o prefeito a governar defendendo coisas erradas da gestão municipal”. Ele criticou o fato da Secretária de Saúde no mês de julho receber R$ 700 mil de emenda para custeio e não se sabe como foi aplicado o recurso. O vereador disse não ser contra a realização de festas pelo prefeito mas é contra gastar um valor que não corresponde com a realidade.
O vereador Arlã (PSDB) disse ser um defensor do seu grupo político, independente de quem seja o candidato a prefeito governista, se Sávio Torres, Tanta ou Diógenes. Criticou a oposição que fala do prefeito mas, quando no poder, não concluiu ao sistema de abastecimento do Cantinho.
O vereador Plécio Galvão (PSL) criticou o prefeito por vetar o projeto de lei que cria a guarda municipal. Também disse que as secretarias de Cultura e Assistência Social não tem ações importantes no município. Também criticou o prefeito por se recusar a participar do Consórcio do SAMU prejudicando a área da saúde do município que já está mal.
A vereadora Vandinha (PSD) defendeu o prefeito pela decisão de não participar do Consórcio do SAMU pelo fato da base ser em Iguaracy. “O município perderia a ambulância”, afirmou. Também relatou ações do Novembro Azul no PSF do Distrito de Santa Rita.
O vereador Danilo Augusto (PDT) lamentou o desprezo do prefeito a Banda Marcial Paulo Rocha que está a três anos sem fardamento, sem instrumentos novos, instrutor, com salário atrasado e já perdeu metade dos componentes. Cobrou a construção da sede, promessa do prefeito desde 2017. Também repudiou a atitude do prefeito em enviar uma nota rebatendo a oposição com mentiras sobre o SAMU que foram desmentidas pelos secretários de saúde da região. Sugeriu que o prefeito devolvesse um veículo locado para ter dinheiro para custear o SAMU, que inclusive tem equipe capacitada desde 2014.
Foram colocados em votação os requerimentos apresentados pelo vereador Plécio. Eles foram rejeitados com os votos dos vereadores Diógenes, Idelbrando,Valmir, Arlã e Vandinha. Os requerimentos solicitavam ao prefeito o projeto de engenharia da escola de 12 salas.
Já o vereador Danilo Augusto apresentou requerimento solicitando ao prefeito os valores de restos a pagar de 2017 à 2019. Também foi rejeitado pelo vereadores Diógenes, Idelbrando,Valmir, Arlã e Vandinha. Por outro lado, o vereador Arlã teve um requerimento aprovado, solicitando mudança do horário das sessões no ano de 2020 para as 8h da manhã.
A sessão pode ser assistida na página da Câmara de Tuparetama no Facebook e no canal da Câmara de Vereadores de Tuparetama no YouTube. Também ao vivo pela Rádio Bom Jesus FM 87,9.
Diante dos rumores de uma troca de partido, governadora revela discordância com agremiação Em meio aos rumores de uma possível migração para o PSD, a governadora Raquel Lyra (PSDB) manifestou discordância em relação ao posicionamento do seu partido no cenário nacional. Em entrevista ao Estadão, a tucana afirmou que não faz oposição ao Governo Lula […]
Diante dos rumores de uma troca de partido, governadora revela discordância com agremiação
Em meio aos rumores de uma possível migração para o PSD, a governadora Raquel Lyra (PSDB) manifestou discordância em relação ao posicionamento do seu partido no cenário nacional. Em entrevista ao Estadão, a tucana afirmou que não faz oposição ao Governo Lula e ponderou que a sua agremiação deveria ter adotado uma postura de independência no cenário nacional.
“Discordo de posições que o partido vem tomando, como a oposição sistemática ao governo Lula. Não fomos oposição ao (ex-presidente) Jair Bolsonaro (PL), também acho que não deveríamos ser ao Lula, mas sim nos posicionarmos de maneira independente”, afirmou.
A declaração foi dada diante das especulações de que a gestora tucana estaria de malas prontas para o PSD, que integra a base do Governo Lula. Sobre os rumores, a gestora voltou a afirmar que “todo e qualquer anúncio sobre mim mesma, eu que faço” e disse ter uma “relação sólida” com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
“Acho natural a especulação, eu converso sim com muitos partidos, já recebi convites, mas o foco agora é cuidar do Estado e qualquer decisão será comunicada”, disse.
Dirigentes
O presidente do PSD em Pernambuco e ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, fez elogios a governador, mas ponderou que a decisão final cabe à gestora.
“Jovem, competente, preparada, honesta e uma liderança de peso nacional com enorme futuro. O nosso partido, PSD, não é diferente. Nós gostaríamos muito de ter a governadora Raquel Lyra liderando o nosso partido”, afirmou André de Paula.
Em meio à especulação, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, citou a atuação da governadora e afirmou que ela “é um quadro que está se revelando muito bom na gestão”.
“Raquel Lyra é um quadro que está se revelando muito bom na gestão. Raquel fez o maior número de prefeitos e agora teve um bom tira-teima que foram as eleições de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em um confronto direto com João Campos (PSB), que é o cara que ganhou com quase 80% a eleição no Recife. Ela venceu as duas”, disse. As informações são do Blog da Folha.
Petrolina No Pátio Ana das Carrancas o São João de Petrolina programa para a noite de hoje os shows de Wesley Safadão, Israel Novaes, Pablo, Trio Granáh e Gean Mota. Amanhã 23 na noite da fogueira cantam Pedrinho Pegação, Luan Santana, Bruno & Marrone, Willson e Welson e Andréa Vitória e no sábado, 24 Toca […]
No Pátio Ana das Carrancas o São João de Petrolina programa para a noite de hoje os shows de Wesley Safadão, Israel Novaes, Pablo, Trio Granáh e Gean Mota.
Amanhã 23 na noite da fogueira cantam Pedrinho Pegação, Luan Santana, Bruno & Marrone, Willson e Welson e Andréa Vitória e no sábado, 24 Toca do Vale, Sérgio do Forró, Guilherme Dantas, Flávio Leandro e Fabiana Santiago.
Caruaru
Numa programação recheada de grandes atrações o São João de Caruaru tem sequencia hoje com os shows de Mestrinho, John Geração, Azulão e Márcia Felipe. Amanhã 23 de junho Gusttavo Lima, Fim de Feira, Maciel Melo e Brasas do Forró. E no Sábado – 24 de junho Walmir Silva, DJ Alok, Petrúcio Amorim e Lucy Alves.
Campina Grande
Os shows no Parque do Povo hoje em Campina Grande serão animados por Bruno e Marrone e Romim Mata. Amanhã sexta feira da fogueira cantam Elba Ramalho, Thiago Farra, Avine Vinny e Forró Coco Seco. No sábado 24/06 – Vicente Nery, Capilé, Forró 3×4 e Marília Mendonça.
Arcoverde
Com o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João”, as festividades em Arcoverde tiveram início no dia 17 de junho e seguem até o dia 28 do mesmo mês.
Hoje a programação anuncia para o Polo Multicultural, na Praça da Bandeira os shows de Valdinho Paes e João Victor. Amanhã 23 de junho Grupo de Coco, Lenine e Harry Estigado e no dia 24, Ycaro e Vitório, Alceu Valença e Solteirões do Forró.
Patos
Em festa que acontece de 20 a 25 de junho, no Terreiro do Forró, a cidade de Patos faz uma grande festa junina. Hoje as atrações serão Luan Santana, Gabriel Diniz, Los Pandas e Forró da Nannah. Na Sexta-feira, dia 23 tem Felipão, Solteirões do Forró, Aécio Flávio, Isabella e Forró da Macambira. No Sábado, dia 24 Gusttavo Lima, Dorgival Dantas, Espora de Ouro, Teinha do Forró e Gustavinho.
Você precisa fazer login para comentar.