Notícias

Agenda: Papai Noel chega ao Shopping Serra Talhada nesta quinta, 19

Por Nill Júnior

O Shopping Serra Talhada, localizado a 410Km da capital pernambucana, já está em clima de Natal.

O empreendimento vai estrear sua primeira decoração natalina seguindo os protocolos e com as adaptações necessárias ao “novo normal”.

Com o tema “Natal Encantado de Presente”, a decoração segue o estilo tradicional, usando o vermelho e dourado como cores predominantes e resgatando o aconchego familiar, afastado durante a pandemia.

O grande destaque será a árvore de 7 metros, na Praça de Alimentação, enfeitada pelo personagem que representa a data e que, em função da pandemia de Covid-19, não poderá estar presente fisicamente: o Papai Noel. Pequenos cenários serão montados em pontos estratégicos, como: na alameda de serviços, praça de alimentação e nos arredores da escada rolante.

De acordo com a gerente de Marketing do shopping, Angélica Lopes, os cenários serão bem espaçados, seguindo os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 a fim de evitar aglomerações.

“A decoração ficará muito bonita e promete encantar a todos os clientes. Aprendemos muito com a pandemia e a ideia é reforçar a tradição do Natal e do Papai Noel, que, apesar de não estar presente fisicamente, aparece em destaque para mostrar que o Natal chega trazendo a esperança de um futuro melhor”, declarou.

O lançamento oficial da decoração de natal acontece na próxima quinta (19), com passeio do bom velhinho pelas ruas da cidade, saindo da Avenida Afonso Magalhães, às 17h, até o Shopping Serra Talhada.

Outras Notícias

Professores cruzam os braços por piso em Tavares

O SINSEMT, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tavares, realizou Assembleia Extraordinária para definir encaminhamentos. Isso depois da negativa da gestão Coco de Odálio em reajustar o piso do magistério. O piso vem defasado desde o ano de 2017. Este ano, até o momento, não houve anúncio por parte da gestão em conceder o reajuste […]

O SINSEMT, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tavares, realizou Assembleia Extraordinária para definir encaminhamentos.

Isso depois da negativa da gestão Coco de Odálio em reajustar o piso do magistério.

O piso vem defasado desde o ano de 2017. Este ano, até o momento, não houve anúncio por parte da gestão em conceder o reajuste de 14,95%.

Em assembleia foi votada e aprovada uma paralisação dia 27 de fevereiro. Os professores fizeram caminhada pelas principais ruas da cidade mostrando sua insatisfação e pedindo “reajuste já”.

Serra Talhada deverá ganhar unidade de conservação ambiental

Estudo de viabilidade para implantação da unidade na serra que nomeia a cidade foi discutido entre a SEMMA e a CPRH No segundo semestre de 2021, o município de Serra Talhada deu entrada no processo de criação de uma unidade de conservação ambiental junto à Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. A […]

Estudo de viabilidade para implantação da unidade na serra que nomeia a cidade foi discutido entre a SEMMA e a CPRH

No segundo semestre de 2021, o município de Serra Talhada deu entrada no processo de criação de uma unidade de conservação ambiental junto à Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. A criação da unidade de conservação na serra que nomeia a cidade faz parte do plano de governo da atual gestão da prefeita Márcia Conrado.

“Com a criação da unidade de conservação, Serra Talhada passará a receber mais repasses do ICMS Socioambiental do estado, garantindo mais recursos para o fortalecimento das nossas políticas socioambientais, bem como garantindo a preservação da nossa serra, com toda a sua fauna e flora, evitando a exploração indevida da área e a destruição da natureza”, explicou a prefeita Márcia Conrado.

O processo de criação da unidade foi discutido na última semana entre o secretário municipal de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, e o novo presidente da CPRH, Anchieta José dos Santos, durante reunião na sede da CPRH, na segunda-feira (27/03), no Recife.

“Saímos da reunião com o comprometimento do novo presidente da CPRH, Anchieta José dos Santos, de empenhar esforços para a realização de um estudo de viabilidade da unidade em Serra Talhada”, afirmou Sinézio.

Após o encontro no Recife, uma equipe técnica da CPRH esteve em Serra Talhada na quarta-feira (29/03) discutindo a viabilidade da unidade de conservação com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

“Foi uma reunião proveitosa, onde o presidente se mostrou bastante flexível, comprometido e solícito com a iniciativa do governo serra-talhadense em estabelecer uma unidade de conservação no município, reafirmando que trabalharia para que Serra Talhada possa ter sua solicitação atendida, e ainda sugeriu que fossem tomadas as medidas necessárias para tombar a serra da cidade como patrimônio municipal junto ao IPHAN”, completou Sinézio.

A delegação estadual que esteve em Serra Talhada foi composta pela diretora de Biodiversidade e Unidades de Conservação, Terezinha Uchôa; pelo gerente das Unidades de Conservação, Gleydson Galeno; pelo gestor do Parque Estadual da Mata da Pimenteira, Rodrigo Ferraz; e pelo gestor da ESEC Serra da Canoa, Erikson da Silva.

Além da reunião na sede da SEMMA, com a presença do secretário Sinézio Rodrigues, do diretor de Meio Ambiente, Paulo Guerra, e da técnica ambiental, Erika Santana, foi realizada uma visita técnica à serra onde a unidade será implantada, caso a solicitação do município seja atendida pelos órgãos responsáveis.

Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar esclarece dúvidas e informa prorrogação de prazos

Por André Luis Participando do programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta sexta-feira (9), a Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira e um integrante da Comissão Especial da Eleição, passaram algumas informações importantes para os candidatos e também informaram sobre a prorrogação de alguns prazos. A presidente e secretária da Comissão, Claudete […]

Por André Luis

Participando do programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta sexta-feira (9), a Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira e um integrante da Comissão Especial da Eleição, passaram algumas informações importantes para os candidatos e também informaram sobre a prorrogação de alguns prazos.

A presidente e secretária da Comissão, Claudete Lima e Márcia Genésio, respectivamente, juntas com o advogado e integrante da Comissão Especial, Leandro Ramos, estiveram nos estúdios e esclareceram que a lista divulgada ontem com nomes de candidatos deferidos e indeferidos, ainda não é a definitiva.

Claudete Lima informou que foi publicado edital de retificação, que prorroga algumas datas. Segundo ela o pedido partiu do Ministério Público de Afogados da Ingazeira, que pediu mais tempo para fazer algumas análises especiais.

Ela informou ainda que algumas pessoas não estão aptas, porque segundo o edital lançado em abril, não preencheram os requisitos necessários para se inscrever.

O prazo para interposição do recurso, que seria de 8 a 12 de agosto, foi prorrogado para 8 a 14, do mesmo mês.

Já a divulgação dos recursos que seria em 14 de agosto passa para 16 e a lista final de candidaturas indeferidas, que estava programada para ser divulgada em 16 de agosto foi prorrogada para o dia 19.

Claudete destacou que os candidatos que se inscreveram e estão alguma pendência, podem procurar a sede do Conselho, na Rua 15 de Novembro, nª 323, que serão prestados os devidos esclarecimentos.

Carnaíba: Ginásio José Ângelo de Lima será reformado

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), esteve na manhã desta quarta-feira (15) avaliando a atual situação do Ginásio Municipal de Esportes José Ângelo de Lima, situado ao lado do Hospital Dr. José Dantas Filho, na sede do município. O local apresenta sérios problemas e foi interditado pela gestão municipal por oferecer riscos aos frequentadores. […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), esteve na manhã desta quarta-feira (15) avaliando a atual situação do Ginásio Municipal de Esportes José Ângelo de Lima, situado ao lado do Hospital Dr. José Dantas Filho, na sede do município. O local apresenta sérios problemas e foi interditado pela gestão municipal por oferecer riscos aos frequentadores.

De acordo com Anchieta, a Prefeitura realizará a reforma com recursos próprios. “Com recursos próprios, vamos reformar esse importante espaço, que através de atividades esportivas proporciona qualidade de vida à população”, ressaltou o chefe do poder executivo.

Entre os problemas constatados pelo gestor no ginásio, estão: piso completamente deteriorado, rachaduras nas arquibancadas e parte elétrica comprometida.

Alepe retoma atividades legislativas nesta segunda

A partir desta segunda (3), os parlamentares da Alepe voltam a se reunir, retomando atividades que envolvem debates nas Comissões Técnicas, análise de projetos e aprovação de leis em Plenário. A cerimônia que marca o recomeço dos trabalhos legislativos será coordenada pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), e terá a presença do governador […]

Foto: Breno Laprovitera

A partir desta segunda (3), os parlamentares da Alepe voltam a se reunir, retomando atividades que envolvem debates nas Comissões Técnicas, análise de projetos e aprovação de leis em Plenário.

A cerimônia que marca o recomeço dos trabalhos legislativos será coordenada pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), e terá a presença do governador Paulo Câmara – ou representante –, que lerá a mensagem do Poder Executivo para o início da Segunda Sessão (ano legislativo) da 19ª Legislatura (2019-2022). Também discursam os líderes da Oposição, Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), e do Governo, Isaltino Nascimento (PSB).

Para Eriberto Medeiros, o ano de 2020 deve ser de afinação ainda maior no relacionamento da Assembleia com outras instituições, visando a parcerias e cooperações em favor da população. “Continuaremos apostando na promoção da cidadania como propósito maior para garantir mais participação dos pernambucanos nos debates do nosso Parlamento Estadual”, informou o deputado.

Segundo o presidente, o fortalecimento do sistema de ensino e a atenção com a saúde básica serão algumas das principais agendas da Alepe neste ano. “Está em nosso radar, por exemplo, a expansão de iniciativas da educação pública estadual para mais cidades do Interior”, citou o parlamentar. “Com relação à saúde básica, devemos estar atentos à prevenção de doenças como o surto do coronavírus, para o qual Pernambuco deve estar preparado”, prosseguiu.

A situação das barragens de Pernambuco e as consequências do derramamento de óleo no litoral também devem estar na pauta da Assembleia, acrescentou Eriberto Medeiros, assim como o debate sobre como tornar o ambiente de negócios mais atrativo no Estado.

“O Governo precisa focar na geração de emprego e renda, sem contar que precisamos estimular o empreendedorismo”, avaliou o chefe do Poder Legislativo pernambucano.

Os trabalhos legislativos seguem calendário definido pela Constituição Estadual, que determina o período de atividades ordinárias da Assembleia entre 1º de fevereiro e 30 de junho, e de 1º de agosto a 21 de dezembro.

A primeira reunião do semestre, no entanto, fica para o dia útil seguinte, caso a data caia no fim de semana, como acontece neste ano. Fora isso, a Alepe só pode ser convocada para Reuniões Extraordinárias por iniciativa do governador do Estado ou do presidente do Poder Legislativo, com aprovação da maioria dos deputados da Casa, assim como por interesse de pelo menos 25 dos 49 parlamentares.