Notícias

Afogados inaugurou as obras de revitalização da Praça Padre Carlos Cottart 

Por André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou neste sábado (16) as obras de revitalização da Praça Padre Carlos Cottart, última etapa do conjunto de obras de revitalização da área central da cidade. 

Na gestão do ex-prefeito José Patriota, já haviam sido inauguradas a praça do anel viário, os canteiros centrais da Avenida Rio Branco e a praça em frente aos correios. 

Já na gestão do Prefeito Alessandro Palmeira foi inaugurada, no primeiro semestre desse ano, a praça dos quiosques, e agora a revitalização da Praça Padre Carlos Cottart, que ganhou bancos em madeira, iluminação em LED, canteiros, paisagismo, piso intertravado e uma belíssima fonte luminosa, com cores diversas e tamanhos variados de jatos d’água. 

Participaram da inauguração os ex-prefeitos José Patriota e Totonho Valadares, o vice-prefeito Daniel Valadares, os vereadores César Tenório, Gal Mariano, Douglas eletricista, Erickson Torres, Raimundo Lima, Toinho da Ponte, Reinaldo Lima e Cicero Miguel. 

“Estou muito feliz em poder entregar à população essa belíssima obra, concluindo todo um amplo projeto de revitalização dessa área central de Afogados, área de convivência não apenas dos moradores próximos mas de todos os Afogadenses,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, que esteve acompanhado de sua esposa, Lélis Vasconcelos. 

O conjunto total das obras representou investimentos da ordem de 1,7 milhões de Reais. Sendo a praça Padre Carlos Cottart responsável por investimentos de aproximadamente 200 mil Reais desse montante. 

A parte festiva ficou por conta da homenagem que os músicos da escola de música Bernardo Delvanir Ferreira, fizeram ao dia do choro, celebrado no dia ontem (16). Sob o comando do maestro Cacá Malaquias, eles desfilaram os principais clássicos desse ritmo genuinamente brasileiro.

Outras Notícias

Odebrecht pagava propina a cada 2 meses, diz ex-diretor da Petrobras

A empreiteira Odebrecht pagava propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa a cada dois ou três meses, conforme ele mesmo disse no depoimento de delação premiada. Costa relatou também que os pagamentos permaneceram mesmo após sair do cargo, como forma de acertar valores de contratos firmados anteriormente. A Odebrecht, ao lado da Andrade […]

paulorobrtocosta620

A empreiteira Odebrecht pagava propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa a cada dois ou três meses, conforme ele mesmo disse no depoimento de delação premiada. Costa relatou também que os pagamentos permaneceram mesmo após sair do cargo, como forma de acertar valores de contratos firmados anteriormente.

A Odebrecht, ao lado da Andrade Gutierrez, foi alvo da 14ª fase da Operação Lava Jato. Esta fase da operação, chamada de ‘Erga Omnes’, investiga crimes como formação de cartel, fraude a licitações, corrupção, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as empresas tinham esquema “sofisticado” de corrupção ligado à Petrobras. Foram presas 12 pessoas, entre elas os presidentes das empresas Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo.

“(…) os depósitos eram feitos a cada dois ou três meses, sendo que a ODEBRECHT eram quem os realizava e controlava, sendo que BERNARDO [suposto operador] verificava os saldos em conta e informava o declarante”, diz trecho da delação premiada de Costa, que foi anexada aos autos da investigação contra a Odebrecht.

A origem do dinheiro, de acordo com Paulo Roberto Costa, eram contratos firmados entre aOdebrecht e a Petrobras. O ex-diretor afirmou que acreditava que o recurso saiu de obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Os depósitos ocorreram de 2008 ou 2009 até 2013, com a possibilidade de outras transferências também em 2014, disse Costa.

Ele afirmou também que esses depósitos não entravam no percentual que a construtora repassava aos partidos políticos via doleiro Alberto Youssef, como ocorria, de acordo com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal, com as outras empresas investigadas na formação de cartel para licitações da estatal.

Costa acrescenta que todos os valores mantidos por ele em contas suíças são depósitos feitos pela Odebrecht. Contudo, ele afirma não saber detalhes sobre as transferências.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras também declarou que não precisava do dinheiro, que apenas o estava ocultando para uso futuro quando viesse a precisar. Desta forma, segundo ele, não houve movimentação deste recurso da Suíça para o Brasil.

Nesta segunda-feira (22), Paulo Roberto Costa faz uma acareação com o doleiro Alberto Youssef na Polícia Federal para esclarecer pontos divergentes das delações premiadas. (G1)

Paulo discute com embaixador da Tailândia a possibilidade de novos negócios

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (08.07), o embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol. No encontro,  realizado no Palácio do Campo das Princesas, foi discutida a possibilidade da ampliação do relacionamento comercial e a troca de experiências culturais entre o Estado e o país asiático. A indústria, a agricultura e o turismo são […]

files_13701_2016070815233336d1

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (08.07), o embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol. No encontro,  realizado no Palácio do Campo das Princesas, foi discutida a possibilidade da ampliação do relacionamento comercial e a troca de experiências culturais entre o Estado e o país asiático.

A indústria, a agricultura e o turismo são atividades fortes na Tailândia, que oferece a sua população uma das melhores qualidade de vida do sudeste do seu continente.

Para o chefe do Executivo estadual, a Tailândia tem um grande potencial econômico a ser explorado.

“Acredito que o embaixador saiu com uma boa impressão de Pernambuco. Ao longo dos anos, conseguimos oferecer uma boa infraestrutura que contribuiu para a atração de novos negócios, principalmente na área da indústria. Ampliar o relacionamento com Tailândia será o jogo do ganha-ganha”, afirmou Paulo.

O governador esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

Em sua primeira visita a Pernambuco, o embaixador conheceu o Complexo de Suape e a estrutura da Fenearte. Durante a reunião, Pitchayaphant enfatizou a localização estratégica do porto e a sua infraestrutura.

“Nós podemos trabalhar em conjunto em vários segmentos, a exemplo das industrias automobilística e petroquímica”, adiantou o diplomata, colocando-se à disposição para possíveis negociações.

Sintepe anuncia estado de greve dos professores

Professores da rede estadual de Pernambuco decretaram estado de greve nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada esta manhã no Teatro Boa Vista. De lá, os trabalhadores saíram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. A  categoria cobra a aplicação de 13,01% de […]

sintepe1

Professores da rede estadual de Pernambuco decretaram estado de greve nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada esta manhã no Teatro Boa Vista. De lá, os trabalhadores saíram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. A  categoria cobra a aplicação de 13,01% de reajuste salarial para todos os professores, em todas as faixas salariais.

Por enquanto, a medida ainda não significa interrupção imediata das aulas. Para isso, a greve terá que ser deflagrada em nova assembleia da categoria, prevista para o dia 23 de março. Por enquanto, está agendada uma reunião de negociação com o governo do estado para a próxima quarta-feira, às 16h. Caso as reivindicações não sejam atendidas, a categoria promete cruzar os braços.

Também na manhã desta sexta, o governo do estado enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o projeto de lei que reajusta o piso salarial dos professores, com efeito retroativo a partir do mês de janeiro deste ano. Com a aprovação da medida, o valor nominal do piso salarial profissional do magistério, com jornada laboral mensal de 200 horas/aula, instituído pela Lei Complementar n.º 112, de 6 de junho de 2008, será de R$ 1.917,78

Segundo o projeto, serão contemplados com o ajuste os 4.060 professores, ou seja, 10% dos profissionais da educação, que desde o reajuste do piso salarial em janeiro de 2015 pelo Governo Federal, estavam fora da faixa mínima salarial. Ainda de acordo com o governo, a partir do dia 18 de março, o Secretário de Administração, Milton Coelho, irá receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para dar início à primeira rodada de negociação com vistas ao reajuste para 2015 do salário da categoria.

Prefeitura de Afogados conquista prêmio nacional do Sebrae 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conquistou o prêmio nacional do SEBRAE “História de Quem Atende”, com o projeto Zona Rural sem Fronteiras, desenvolvido pela Sala do Empreendedor do município.  O prêmio “Histórias de Quem Atende” é um programa de reconhecimento institucional do Sebrae, que busca valorizar o atendimento de excelência, o comprometimento e a […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conquistou o prêmio nacional do SEBRAE “História de Quem Atende”, com o projeto Zona Rural sem Fronteiras, desenvolvido pela Sala do Empreendedor do município. 

O prêmio “Histórias de Quem Atende” é um programa de reconhecimento institucional do Sebrae, que busca valorizar o atendimento de excelência, o comprometimento e a dedicação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos empreendedores.

A Sala foi premiada na categoria Rede Parceira com a apresentação do projeto Zona Rural sem Fronteiras. A categoria Rede Parceira avalia as histórias de atendimento executadas por atendentes das Salas do Empreendedor e dos parceiros. Foram 352 inscrições e apenas 10 vencedores. 

“Fomos a única sala do empreendedor do Estado a ser premiada nessa categoria. É muito gratificante ver os frutos do nosso trabalho e o reconhecimento nacional das.nossas ações,” destacou o secretário de administração e desenvolvimento econômico de Afogados, Ney Quidute. 

Para concorrer, a coordenadora da sala do empreendedor de Afogados, Regina Almeida, enviou um vídeo com depoimentos de mulheres da comunidade quilombola do leitão da carapuça falando sobre as ações na comunidade do “zona rural sem fronteiras: empreender é possível,” diminuindo o desperdício e agregando valor à produção de frutas. 

O anúncio dos vencedores aconteceu na última sexta (22), na sede do Sebrae em São Paulo. A cerimônia de entrega das premiações aos ganhadores deverá ocorrer ainda este semestre.

Em encontro com Anchieta Patriota e Mário Viana, Lúcio Almeida cobra secretário por estradas do Pajeú

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto finalmente conseguiu a esperada audiência com  o Secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar. Ao lado dele, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) e o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho. Na pauta, a retomada das obras da PE 380, a Estrada de […]

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto finalmente conseguiu a esperada audiência com  o Secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar.

Ao lado dele, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) e o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho.

Na pauta, a retomada das obras da PE 380, a Estrada de Ibitiranga, mais ações como a requalificação da PE 320, em situação precária em alguns trechos e outras rodovias.

Em linhas gerais, o Secretário informou mais ou menos o que já havia dito há alguns dias. Que aguarda sinalização de uma linha de crédito para ações viárias fruto do empréstimo aprovado pela ALEPE e que o estado dispõe de R$ 5 milhões para retomada da obra. Com o recurso, será possível fazer a etapa 1, até a ponte de Ibitiranga.

Ele informou que levará a demanda para a governadora, que tomará a decisão política da retomada. O promotor foi incisivo na defesa da urgência de algumas ações, sendo seguido pelos demais sertanejos na reunião.

Agora, o promotor diz querer um encontro com a governadora Raquel Lyra. Ele aguarda o momento adequado. Caso Raquel Lyra de fato venha a Afogados na Expoagro, Lúcio promete dar o bote.