Notícias

Afogados da Ingazeira promove passeio ciclístico nesse 1º de maio

Por Nill Júnior

foto oficial

Afogados da Ingazeira promove pelo segundo ano consecutivo, um dos maiores encontros de bikes do sertão do Estado. Para este ano, um aumento de mais de 50% no número de participantes. Já são mais de 600 inscritos, vindos não apenas do Sertão, mas de outras regiões do Estado.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira em parceria com o Afogados Bike Club, um dos grupos organizados de ciclistas do município. Serão dois percursos, 30 e 50 km, com toda a logística de segurança e saúde montadas para atender os apaixonados pelo prazeroso exercício de pedalar.

A saída está prevista para ocorrer às 6h40, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, centro de Afogados. Será oferecido um café da manhã aos participantes. Na chegada, no clube de campo Campestre, um almoço-confraternização.

Cada ciclista receberá um kit contendo a camisa oficial do evento, protetor solar, rapadura, Gatorade, barra proteica e souvenires da cidade. Ao longo do percurso serão 10 pontos de hidratação, com água, frutas, castanhas, açaí e sorvete.

A Prefeitura montou toda uma estrutura de apoio com motos, ambulância, apoio mecânico para as bikes e assistência médica para os ciclistas. “O evento aumentou muito do ano passado para cá e estamos consolidando Afogados da Ingazeira como a capital sertaneja do ciclismo. A cidade já está preparada para receber os ciclistas de braços abertos,” avaliou o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira.

Dentre os municípios com participantes já confirmados,  Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carnaíba, Caruaru, Custódia, Feira Nova, Flores, Garanhuns, Ipubi, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Lajedo, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Quixaba, Recife, Sairé, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira e Tamandaré (Pernambuco), Água Branca, Camalaú, Desterro, Itaporanga, Monteior, Princesa Isabel, Sousa, Sumé e Teixeira (Paraíba), Coruripe e Maceió (Alagoas) e Propriá (Sergipe).

Outras Notícias

Parada do Eixo Leste: veja o que muda no abastecimento do Pajeú

Cidades como Afogados e Tabira tiveram redução de 20% do abastecimento e aumento do rodízio. Em Itapetim, Brejinho e Riacho do Meio o abastecimento depende de carros-pipas.  Por Juliana Lima Falando ao Programa Manhã Total da Rádio Pajeú nesta segunda-feira (10), o gerente regional da Compesa, Sérgio Bruno, detalhou a situação do abastecimento de água nas cidades […]

Cidades como Afogados e Tabira tiveram redução de 20% do abastecimento e aumento do rodízio. Em Itapetim, Brejinho e Riacho do Meio o abastecimento depende de carros-pipas. 

Por Juliana Lima

Falando ao Programa Manhã Total da Rádio Pajeú nesta segunda-feira (10), o gerente regional da Compesa, Sérgio Bruno, detalhou a situação do abastecimento de água nas cidades do Médio e Alto Pajeú, em virtude do serviço de manutenção emergencial que está sendo executado entre as elevatórias 3 e 4, localizadas no Eixo-Leste da Transposição, em Sertânia.

Segundo Sérgio Bruno, a previsão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é que a paralisação seja de trinta dias para a manutenção e mais quinze dias para encher novamente o canal da transposição e restabelecer o abastecimento das cidades atingidas: São José do Egito, Iguaraci, Santa Terezinha, Tabira, Flores, Carnaíba, Quixaba, Itapetim, Brejinho e Tuparetama, além do distrito de Riacho do Meio, em São José do Egito.

Ele informou que a Compesa precisou reativar os antigos sistemas de abastecimento da região, garantindo 100% de abastecimento nas cidades de Iguaracy e Santa Terezinha, por exemplo. Em São José do Egito, foi reativada a Barragem São José II, e o abastecimento na cidade caiu de 52 litros para cerca de 25 a 27 litros por segundo. Para abastecer as cidades de Flores, Carnaíba, Quixaba e Tabira, a água está sendo captada em Floresta.

Em Afogados da Ingazeira e Tabira a Compesa segue operando a Barragem de Brotas. Com a parada da adutora, as duas cidades tiveram redução de 20% do abastecimento. Afogados passou de 70% da cidade fora do rodízio para 50%, somando-se o “Centro lado B” aos bairros São Braz e Sobreira. Em Tabira, a população enfrentará mais seis dias sem água na torneira. Serão três dias com água e vinte sem água.

Em Tuparetama, a Compesa trabalha para reativar em até quinze dias o antigo sistema de Rosário. Até lá a cidade segue sendo abastecida por carros-pipas. A situação é ainda mais crítica em Itapetim e Brejinho. Com todos os mananciais em colapso total, o abastecimento das duas cidades e do distrito de Riacho do Meio dependerá exclusivamente de carros-pipas. “A Compesa já contratou de imediato nove carros-pipas para atender principalmente órgãos públicos, órgãos vitais, escolas de Brejinho e Itapetim, e dar apoio também a Tuparetama”, informou Sérgio Bruno.

Sertão do Pajeú confirma mais 5 óbitos por covid-19 e totaliza 506

Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Tuparetama confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis Nesta segunda-feira (24), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 303 casos positivos de Covid-19, 209 recuperados e 5 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 72 horas. Agora o Sertão do Pajeú conta […]

Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Tuparetama confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis

Nesta segunda-feira (24), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 303 casos positivos de Covid-19, 209 recuperados e 5 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 72 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 26.395 casos confirmados, 24.867 recuperados (94,21%), 506 óbitos e 1.022 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 46 novos casos positivos e 34 recuperados. O município conta com 4.468 casos confirmados, 4.184 recuperados, 59 óbitos e 225 casos ativos. 

Brejinho registrou 28 novos casos positivos e 20 recuperados. O município permanece com 660 casos confirmados, 590 recuperados, 18 óbitos e 52 casos ativos. 

Calumbi  registrou 12 novos casos positivos e 5 recuperados. O município conta com 448 casos confirmados, 429 recuperados, 3 óbitos e 16 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 25 novos casos positivos. O município conta com 1.603 casos confirmados, 1.386 recuperados, 30 óbitos e 187 casos ativos da doença. 

Flores registrou 11novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 870 casos confirmados, 807 recuperados, 30 óbitos e 33 casos ativos. 

Iguaracy registrou 5 novos casos positivos e 14 recuperados. O município conta com 651 casos confirmados, 612 recuperados, 23 óbitos e 16 casos ativos. 

Ingazeira registrou 5 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 328 casos confirmados, 313 recuperados, 5 óbitos e 10 casos ativos.  

Itapetim registrou 8 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 978 casos confirmados, 932 recuperados, 22 óbitos e 24 casos ativos. 

Quixaba registrou 12 novos casos positivos, 12 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 399 casos confirmados, 365 recuperados, 13 óbitos e 21 casos ativos. Com relação ao óbito confirmado, trata-se de paciente do sexo masculino, 50 anos.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 12 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 519 casos confirmados, 493 recuperados, 15 óbitos e 11 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 5 novos casos positivos e 16 recuperados. O município conta com 826 casos confirmados, 794 recuperados, 24 óbitos e 8 casos ativos. 

São José do Egito registrou 38 novos casos positivos e 27 recuperados. O município conta com 1.997 casos confirmados, 1.873 recuperados, 42 óbitos e 82 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 33 novos casos positivos, 32 recuperados e 2 novos óbitos. O município conta com 8.610 casos confirmados, 8.297 recuperados, 142 óbitos e 171 casos ativos da doença. Os novos óbitos são de duas pacientes do sexo feminino. Ambas faleceram no Hospital Eduardo Campos. Uma de 56 anos, tinha com hipertensão  e diabetes, faleceu na sexta (21). A outra, de 35 anos, também hipertensa, faleceu nesta segunda (24).

Solidão registrou 8 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 506 casos confirmados, 476 recuperados, 2 óbitos e 28 casos ativos.

Tabira registrou 44 novos casos positivos e 23 recuperados. O município conta com 2.325 casos confirmados, 2.201 recuperados, 33 óbitos e 91 casos ativos. 

Triunfo registrou 6 novos casos ativos e 6 recuperados. O município conta com 786 casos confirmados, 742 recuperados, 24 óbitos e 20 casos ativos. 

Tuparetama registrou 5 novos casos positivos, 7 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 421 casos confirmados, 373 recuperados, 21 óbitos e 27 casos ativos da doença. O novo óbito confirmado trata-se de paciente do sexo masculino, 63 anos. Deu entrada na Unidade Mista de Saúde com todos os sintomas da doença, sendo transferido em seguida para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, onde foi a óbito.

CPI recebe com serenidade a decisão do STF de conceder habeas corpus a Pazuello, diz Randolfe

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta sexta-feira (14) que recebe com “serenidade e tranquilidade” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder um habeas corpus para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.  Com a decisão, o general, que foi titular da pasta da Saúde […]

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta sexta-feira (14) que recebe com “serenidade e tranquilidade” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder um habeas corpus para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. 

Com a decisão, o general, que foi titular da pasta da Saúde por 9 meses, terá de comparecer à CPI, mas poderá ficar em silêncio e não responder às perguntas dos senadores em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19). A liminar do STF também garante que Pazuello não será preso na comissão.

Randolfe disse que a CPI respeita as decisões judiciais, mesmo quando elas “contrariam a nossa vontade”, pois é assim que “deve funcionar uma democracia”. Ele lamentou que “Pazuello se esconda atrás de habeas corpus”, mas disse respeitar o direito do ex-ministro. 

O senador ressaltou, no entanto, que o depoimento de Pazuello não é o único meio de buscar a verdade e a CPI vai continuar seu trabalho de investigação.

“É a mínima satisfação que podemos dar às mais de 430 mil famílias brasileiras que estão despedaçadas pelo coronavírus”, concluiu Randolfe.

Silêncio – Eduardo Pazuello entrou com um pedido de habeas corpus no STF para poder ficar em silêncio na CPI na hora em que julgar necessário. Além do pedido do próprio ex-ministro, a Advocacia-Geral da União (AGU) também apresentou um habeas corpus em favor de Pazuello no STF no mesmo sentido. Antes, Pazuello já tinha pedido à CPI o adiamento de seu depoimento, alegando ter tido contado com pessoas infectadas com o coronavírus.

Na decisão desta sexta-feira (14), o ministro Ricardo Lewandowski, que concedeu o habeas corpus, afirmou que, além da garantia de não ser preso na comissão, há farta jurisprudência no STF para garantir a possibilidade de silêncio de Pazuello na CPI. 

O texto também ressalta que o ex-ministro tem o direito de não produzir provas contra si. Nos últimos 20 anos, o Supremo garantiu o mesmo direito a pelo menos 12 alvos de CPIs.

Foi o que ocorreu em 2012, na CPI do Cachoeira. O empresário Adir Assad permaneceu em silêncio porque obteve do STF um habeas nesse sentido. 

Aredes Correia Pires, ex-corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, e Jayme Rincón, então presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras, também conseguiram o recurso no Supremo.

Fonte: Agência Senado

2º Serra Bike estimula potencial turístico da Capital do Xaxado

Os amantes do ciclismo em Serra Talhada já começam a se preparar para o II Serra Bike, evento que irá  acontecer nos próximos dias 12 e 13 de março. Após o sucesso do 1º Serra Bike que aconteceu em fevereiro do ano passado, os apaixonados pelo ciclismo já estão se preparando para pedalar nas trilhas […]

bike062Os amantes do ciclismo em Serra Talhada já começam a se preparar para o II Serra Bike, evento que irá  acontecer nos próximos dias 12 e 13 de março.

Após o sucesso do 1º Serra Bike que aconteceu em fevereiro do ano passado, os apaixonados pelo ciclismo já estão se preparando para pedalar nas trilhas da segunda edição no próximo domingo. A realização é do ‘Cangaço Bike. O evento garante o  direito a seguro de vida.

A abertura vai acontecer no dia 12 de março a partir das 18h00 com entrega dos Kits na ‘Estação do Forró’, antiga Estação Ferroviária de Serra Talhada, onde vai haver também um animado “Forró Pé de Serra” com o cantor Assisão.

No domingo, a programação já começa às 5h30, quando será servido um café da manhã no Museu do Cangaço para os participantes e apresentações culturais. Às 7h30 acontece a saída para o passeio ciclístico. Ao meio dia, haverá o almoço.

Serão duas trilhas passando pela zona rural do município com 40 km e 60 km de distância. Todos os participantes ganharão um kit com camisa manga longa, bolsa personalizada, bandana, barra de cereais, energéticos, protetor solar e CD de músicas regionais.

O evento não tem fins lucrativos. Pelo contrário, será  beneficente, realizado pelo grupo Cangaço Bike, um grupo de Ciclistas de Serra Talhada com três anos de existência.

O objetivo deste evento é fortalecer Serra Talhada como cidade potencial na rota do ciclo turismo no Pernambuco  e no Nordeste, discutindo a mobilidade, troca de experiência, o fortalecimento no circulo de amizades e na pratica de esporte.Serão mais de  700 participantes de mais de 45 cidades e 5 estados do Nordeste.

Serviço: Interessados em participar podem ligar para 87 9-9634-6753, 87 9-9966-9699 ou 87 9-9127-9689.

Serra Talhada: divulgada programação da Festa de Setembro

A tradicional Festa de Setembro de Serra Talhada chega à sua 234ª edição, mantendo-se como o principal evento cultural do Sertão do Pajeú. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, os festejos serão realizados entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro. A festa, que movimenta a economia local e […]

A tradicional Festa de Setembro de Serra Talhada chega à sua 234ª edição, mantendo-se como o principal evento cultural do Sertão do Pajeú. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, os festejos serão realizados entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

A festa, que movimenta a economia local e atrai milhares de turistas, terá dois polos de atrações e contará com onze dias de programação diversificada. O Polo Nacional, situado na Lagoa Maria Timóteo, promete grandes apresentações entre os dias 4 e 7 de setembro, sempre a partir das 21h30.

Entre os destaques confirmados estão nomes como Xand Avião, Zé Vaqueiro, Nattan, Tarcísio do Acordeon e João Gomes. Além das atrações musicais, o público poderá optar por assistir aos shows de áreas exclusivas, com camarotes.

Paralelamente, o Polo Cultural, montado na Praça Sérgio Magalhães, também oferecerá uma extensa programação com estilos variados, que vão do forró ao samba, passando pelo rock e atrações religiosas.

As apresentações no Polo Cultural começarão no dia 29 de agosto e seguirão até o encerramento da festa, no dia 8 de setembro, sempre a partir das 21h.

A festa também impacta diretamente a economia de Serra Talhada. Comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviço já estão se preparando para o aumento da demanda, com a expectativa de que a ocupação da rede hoteleira alcance 95% durante o evento.

Barraqueiros e vendedores ambulantes também se mostram otimistas, acreditando em um período de grande movimentação financeira.

Para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, a festa contará com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de uma equipe de segurança privada. Agentes de saúde também estarão presentes para oferecer suporte durante todo o evento.

Programação 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha:

Polo Cultural (Praça Sérgio Magalhães)

29 de agosto: Padre Alessandro Campos;

30 de agosto: Walkyria Santos, Henrique Brandão, Boteco dos Amigos, Grupo de Dança Beatriz Simões;

31 de agosto: Altemar Dutra Jr, Assisão, Bruna Magalhães, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião;

1º de setembro: Trio Sygnus + Ministério Bem Aventurados, Wiliam Sanfona, Grupo de Dança Folhas Outonais;

2 de setembro: Banda Vizzu, Lila, Grupo Gilvan Santos;

3 de setembro: 6Sambar, Dal Ribeiro – Grupo Intimidade, Andreds – Samba do Rasta e convidados, Grupo Mistura Pernambucana;

4 de setembro: Revolta Social, Belatrix, Petrônio e as Criaturas;

5 de setembro: Filarmônica In Concert, Fabíola Leite, Cia Tindolelê, Grupo de Xaxado Cangaceiros de Vila Bela;

6 de setembro: Ray di Serra, Pajeuzeiros, Grupo de Xaxado Zabelê;

7 de setembro (Pós desfile): Túlio Duarte, Cleitinho e Minininho;

7 de setembro (À noite): Winny Lima, Forrozão Mil;

8 de setembro: Ministério Luz Celeste, Ministério Amigos pela Fé, Ministério Consagrados a Maria, Heidy Lima.

Polo Nacional (Lagoa Maria Timóteo)

4 de setembro: Xand Avião, Zé Vaqueiro, Heitor Costa, Filipe Filho;

5 de setembro: Nattan, Tarcísio do Acordeon, Jonas Esticado, Ítala e Brenda;

6 de setembro: João Gomes, Felipe Amorim, Raphaela Santos, Kennedy Brasil;

7 de setembro: Henrique e Juliano, Manin Vaqueiro, Michel Brocador, Leya.