Vítima de ação criminosa se recupera bem e pode ter alta em breve
Por Nill Júnior
É considerado bom o estado de saúde de Elison Manoel da Silva, 31 anos, funcionário do supermercado Avistão que foi alvo dos criminosos que tentaram atropelá-lo ao levar o malote que seria depositado na segunda (4).
A informação foi confirmada por duas familiares, uma esposa e uma irmã, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Segundo Maria Taciana (esposa) e Ligia Silva (irmã) ele passou por exames preliminares que a princípio descartaram maiores complicações. Ele tinha suspeita de traumatismo craniano, que foi descartada.
“Ele vai apenas esperar o resultado de um exame e estamos aguardando ser liberado. Teve uma lesão de pulmão, mas nada muito grave”, disse a irmã. A informação foi confirmada pelo empresário Alessandro Queiroz, que acompanhou o caso desde o início. “Graças a Deus ele está bem”, comemorou.
Um vídeo de câmera de segurança mostrou o atropelamento dos criminosos contra Elison, de 31 anos.
Após bater em um poste e cair, ele foi ajudado por uma pessoa, mas imediatamente tem a arma apontada por um dos bandidos que levou o malote.
Elison foi submetido a uma cirurgia no punho e transferido para o Hospital da Restauração. Veja relato da irmã:
Na próxima sexta-feira (17), a Prefeitura de Itapetim inaugura a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa. Erguida ao lado da Unidade Mista Maria Silva, no bairro Paulo VI, a UBSF contará com sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de enfermagem, sala […]
Na próxima sexta-feira (17), a Prefeitura de Itapetim inaugura a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Alzira Alves da Costa.
Erguida ao lado da Unidade Mista Maria Silva, no bairro Paulo VI, a UBSF contará com sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de enfermagem, sala de serviços administrativos, sala de curativos, sala de observação e banheiros acessíveis.
Segundo o prefeito Arquimedes Machado, essa é a primeira de uma série de cinco UBSF que se encontram em fase de acabamento no município. “Em breve, também entregaremos as unidades do bairro Santo Antônio, do povoado de Piedade e dos sítios Ambó e Mocambo”, frisou.
A inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família Alzira Alves da Costa acontece às 19h e já tem presença confirmada de várias autoridades municipais.
Entrevista foi dada antes de Medida Cautelar do TCE Oficialmente, a prefeitura de Serra Talhada ainda não se manifestou sobre a Medida Cautelar do TCE que deu até 31 de dezembro para a gestão Márcia Conrado desativar um lixão às margens da BR 232. No local, deveria funcionar uma Estação de Transbordo atendendo normas sanitárias, […]
Entrevista foi dada antes de Medida Cautelar do TCE
Oficialmente, a prefeitura de Serra Talhada ainda não se manifestou sobre a Medida Cautelar do TCE que deu até 31 de dezembro para a gestão Márcia Conrado desativar um lixão às margens da BR 232.
No local, deveria funcionar uma Estação de Transbordo atendendo normas sanitárias, mas, segundo o Tribunal, há um lixão a céu aberto.
O Tribunal deu até 31 de dezembro para desativação do local. Também que realize o transporte dos resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário mais próximo do município.
A primeira manifestação oficial sobre o tema, veio da Secretária de Serviços Públicos, Simone Daniel, em entrevista ao comunicador Tony Alencar no programa Sertão Notícias.
Registre-se, ela falou antes de tornada pública pelo blog a Medida Cautelar do TCE. Talvez aí resida o fato de se dirigir ao vereador Vandinho da Saúde e não ao TCE, além de, apesar das imagens do lixão, chegar a tratar as denúncias como “falsas” e de “cunho político”.
No primeiro momento, disse não ter sido procurada pelo vereador Vandinho da Saúde. “Ele já parabenizou nossa atuação antes”.
Sobre os caminhões parados na Secretaria de Serviços Públicos, disse que se eles não estiverem cheios, não são autorizados a irem ao local para serem descarregados no transbordo. “Eles deixam pra completar à noite ou no outro dia e só depois depositam esses resíduos”. Chegou no primeiro momento a sugerir que a crítica era falsa.
A informação diverge do TCE que disse ter encontrado “três veículos compactadores quebrados na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, alguns deles
cheios de lixo, exalando mau cheiro no local”.
Se dirigindo ao vereador e não ao TCE, questiona: “a população está sendo prejudicada? O serviço está sendo feito? Ou algum dia ficou lixo na rua?”
Depois argumenta: “a gente estava com dois caminhões de lixo quebrados e aí é um problema que não conserta aqui. A gente tem que esperar essa peça vir de outra cidade. Se o problema for na parte do compactador mesmo o caminhão rodando a gente não tem como descarregar. Lá na Secretaria ele não tava prejudicando ninguém. Pelo menos os vizinhos não chegou pra fazer nenhuma reclamação”. Mais a frente chega a dizer que os caminhões “tavam quietinhos lá, sem mexer com ninguém “.
Diz que com relação ao TCE, ficou até quatro da tarde de ontem explicando porque os resíduos ainda não haviam sido retirados do local.
“Não é fácil encontrar essas carretas pra gente levar esse lixo. A gente tira em média hoje 80 toneladas por dia. Então analise aí a logística. Como Márcia uma vez falou, não tem lógica a gente mandar os caminhões compactadores pra Afogados da Ingazeira. A gente teria que dobrar a quantidade de compactadores, correndo o risco deles quebrarem na estrada e ficar o lixo na rua”.
E seguiu: “a gestão Márcia Conrado se preocupa sim, se preocupa muito com essa questão desses resíduos, de realmente a gente não falhar com a coleta de lixo domiciliar”.
E se dirige novamente ao vereador, evitando citar o TCE. “Ele deveria ter usado o senso de responsabilidade. Nós estamos em 2023 ainda. A eleição é ano que vem. Será que esse vereador já está no âmbito do político pra tentar fazer falsas acusações à nossa gestão? Então eu acho que ele deveria antes de fazer qualquer denúncia entrar em contato com a gente”.
Entre os dias 28 e 30 de junho, moradores de baixa renda de Afogados da Ingazeira, no Sertão Pernambucano, poderão participar de um mutirão de serviços ofertado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A ação contará com troca de geladeiras e distribuição de lâmpadas econômicas LED. Na iniciativa, haverá a oportunidade para clientes com contas […]
Entre os dias 28 e 30 de junho, moradores de baixa renda de Afogados da Ingazeira, no Sertão Pernambucano, poderão participar de um mutirão de serviços ofertado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
A ação contará com troca de geladeiras e distribuição de lâmpadas econômicas LED. Na iniciativa, haverá a oportunidade para clientes com contas de energia em aberto negociarem seus débitos. Também será possível realizar inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% na conta de energia.
A ação acontecerá no Centro Tecnológico (antiga Cagepe), situado na rua Villa Bom Jesus dos Remédios, no bairro São Francisco, e contará com o suporte da agência móvel, na qual serão disponibilizados todos os serviços presentes nas agências comuns de atendimento da empresa.
Na ocasião, a Celpe distribuirá 2.000 lâmpadas e realizará a substituição de 160 geladeiras antigas por outras novas e mais econômicas, com o Selo Procel de Eficiência Energética. Apenas clientes inscritos na Tarifa Social, poderão participar das ações de troca dos refrigeradores e entrega de lâmpadas.
Nos dois primeiros dias do evento, a Celpe realizará palestras e orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia, distribuirá lâmpadas e fará a pré-inscrição no Projeto Nova Geladeira, desenvolvido e regulado pela Aneel, que faz a substituição do equipamento antigo por um novo. Já no último dia, haverá a entrega dos novos refrigeradores.
Para ter direito às lâmpadas, o cliente deverá apresentar a conta de energia original – classificada como residencial baixa renda (número do NIS ou BPC deve estar informado na conta) com vencimento em maio/2016 paga e sem débitos anteriores.
Também não deverá estar com o fornecimento de energia suspenso. Serão entregues até cinco lâmpadas por cliente. Caso o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas da Celpe nos últimos seis anos, ele não poderá ser beneficiado novamente. Caso tenha recebido menos, terá direito à diferença das lâmpadas até o total de cinco.
Para as geladeiras, o cliente deverá estar inscrito na Tarifa Social e deverá estar com a conta de vencimento maio/2016 paga e sem débitos anteriores. Além disso, será exigida a apresentação de documentos originais e cópias, do titular do NIS, tais como carteira de Identidade, CPF e comprovante de inscrição no Cadastro Único (Cartão Bolsa Família ou Folha Resumo ou Declaração da Prefeitura).
Já o cliente com BPC deverá apresentar carta de concessão com o número do benefício (código 87 ou 88). A Celpe lembra que é preciso ter uma geladeira velha e funcionando para efetuar a troca. Para ser beneficiado, o cliente não pode ter participado de outro projeto de doação ou venda de geladeiras, promovido pela concessionária nos últimos oito anos. Será considerada a média dos 3 maiores consumos dos últimos meses, acima dos 80 kWh.
SERVIÇO:
Distribuição de lâmpadas e troca de geladeiras em Afogados da Ingazeira
Local: Centro Tecnológico (antiga Cagepe), Rua Villa Bom Jesus dos Remédios s/n, São Francisco, Afogados da Ingazeira
Período: 28 a 30 de junho
Horários e programação:
Terça-feira (28): das 8h às 12h e 13h às 17h – distribuição de lâmpadas e pré-inscrição para o Projeto Nova Geladeira
Quarta-feira (29): das 8h às 12h e 13h às 17h – distribuição de lâmpadas e pré-inscrição para o Projeto Nova Geladeira
Quinta-feira (30): das 8h às 14h – troca das geladeiras para os clientes inscritos nos dias 28 e 29
O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB) anunciou um plano de ações para ajudar a combater indicativos de criminalidade no município, nas zonas rural e urbana. Na última madrugada de domingo, homens assaltaram a agência dos Correios e Telégrafos da cidade, única que atendia aposentados, pensionistas e servidores depois de outra ação contra o BB […]
O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB) anunciou um plano de ações para ajudar a combater indicativos de criminalidade no município, nas zonas rural e urbana.
Na última madrugada de domingo, homens assaltaram a agência dos Correios e Telégrafos da cidade, única que atendia aposentados, pensionistas e servidores depois de outra ação contra o BB da cidade, em agosto.
“É preciso que toda a sociedade, empresários e comerciantes estejam engajados nesse debate. Desde já, eu convido o empresariado, aqueles que fazem o comércio de nossa cidade, para discutirmos de forma ampla essa questão de segurança pública em nossa terra”, disse.
“O arrombamento de bancos, da agência dos correios agora, tudo isso requer uma maior participação de nossa sociedade, para que possamos encontrar o caminho efetivo para o combate contra esses desmandos”, acrescentou o prefeito.
A reunião acontecerá, logo mais, às 18h30, no auditório da Prefeitura Municipal. Dentre as medidas que deverão ser anunciadas, está um sistema integrado de vigilância, com câmeras de monitoramento para auxiliar a PM.
Como Flores tem conhecidas rotas de fuga e faz limite com a Paraíba, o sistema também deve monitorar as saídas da cidade.
O curso será semipresencial e terá carga horária de 4.000 horas. Por André Luis A coordenadora pedagógica e o mantenedor do polo da Universidade Paulista – Unip, em Afogados da Ingazeira, Erenildes Menezes e Luiz Artur Menezes, respectivamente, falaram nesta sexta-feira (03.01) ao comunicador Nill Júnior, durante o programa Manhã Total da Rádio Pajeú FM, […]
O curso será semipresencial e terá carga horária de 4.000 horas.
Por André Luis
A coordenadora pedagógica e o mantenedor do polo da Universidade Paulista – Unip, em Afogados da Ingazeira, Erenildes Menezes e Luiz Artur Menezes, respectivamente, falaram nesta sexta-feira (03.01) ao comunicador Nill Júnior, durante o programa Manhã Total da Rádio Pajeú FM, do lançamento do curso de graduação em Enfermagem que o polo começa a oferecer.
Erenildes falou sobre as dificuldades para implementar a graduação no polo. Explicou que há dois anos veem tentando trazer a graduação para o polo. “Fomos contemplados juntamente com quatro polos espalhados pelo Nordeste e estamos iniciando esse curso. Recebemos a aprovação, era pra ter sido no início de 2019, mas por conta da estrutura não fomos aprovados, o que nos levou a investir em uma sede maior com mais espaço e infraestrutura qualificada”, explicou Erenildes.
A coordenadora pedagógica explicou ainda que durante todo o ano passado trabalharam para que o polo se tornasse apto a receber o curso de graduação em Enfermagem.
Luiz Artur destacou que o único cuidado que a Unip pediu para que se tivesse era com relação ao estágio. “Graças a Deus e a um bom trabalho que a gente vem fazendo aqui há doze anos, temos bons relacionamentos. Então nós tivemos uma ajuda grande da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, a X GERES também nos ajudou bastante. Porque não adiantava a gente abrir o curso sem vagas de estágio”, destacou Artur.
Artur também disse que a princípio terão sessenta vagas disponíveis para estágio, mas que existe uma possibilidade de aumentar esse número. O mantenedor aproveitou para anunciar outros cursos que já estão engatilhados, como Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Engenharia Civil.
Questionada sobre os demais cursos oferecidos pelo polo, Erenildes destacou os mais procurados: Educação Física, Serviço Social, licenciaturas, cursos tecnólogos de curta duração, além dos cursos na área de tecnologia, como graduação em Redes, Análise e desenvolvimento de sistema e Tecnologia da Informação.
O curso de graduação em enfermagem é semipresencial, terá duração de 4.000 horas e a grade é a mesma dos cursos presenciais. As inscrições estão abertas e o vestibular acontece no dia 12 de janeiro. As pessoas que se inscreverem concorreram a uma bolsa de estudos de 50% de desconto durante todo o curso, que será sorteada na Rádio Pajeú FM.
As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (87) 9.9998-1141 ou 3838-1763 ou ainda no polo de apoio presencial na Rua Possidônio Gomes dos Santos, s/n, bairro Brotas.
Você precisa fazer login para comentar.