Vereadores descumprem medidas e dão mal exemplo no Pajeú
Por Nill Júnior
Alguns vereadores no Pajeú não tem seguido a risca as orientações de isolamento social.
Pior, tem dado publicidade aos maus exemplos.
Hoje, a Coluna do Domingão revelou que em São José do Egito, o vereador Albérico Thiago foi questionado por organizar um churrasco em sua casa, para espanto das autoridades em saúde do município.
Os relatos foram feitos por pessoas ligadas à área mas também por quem mora próximo ao imóvel do parlamentar.
A pouco, o blog recebeu imagens do vereador Zé Negão (foto), de Afogados, que pode ser candidato a prefeito pela oposição em uma confraternização com correligionários, sem nenhuma preocupação com isolamento social.
Em 12 de abril, o flagrante foi do vereador Rosimério de Cuca, de Serra Talhada, compartilhando imagens em um bar, cujo funcionamento é proibido nesse período.
A revelação foi feita durante entrevista do vereador Aldo Santana (PROS) a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. O parlamentar informou que a decisão está consumada dentro do bloco governista pelo Deputado Federal Carlos Veras (PT). Aldo, que estava decidido a se filiar ao Partido dos Trabalhadores e deseja a indicação como vice na chapa, […]
A revelação foi feita durante entrevista do vereador Aldo Santana (PROS) a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. O parlamentar informou que a decisão está consumada dentro do bloco governista pelo Deputado Federal Carlos Veras (PT).
Aldo, que estava decidido a se filiar ao Partido dos Trabalhadores e deseja a indicação como vice na chapa, mudou de ideia e vai ingressar no PSB para facilitar o seu pleito.
Assim o candidato do palanque do Prefeito Sebastião Dias, “democraticamente” tem que ser do PT. Hoje o nome sairá entre o vereador Aristóteles Monteiro e os “new petistas” José Amaral e Djalma das Almofadas, segundo Santana.
O secretário Flávio Marques nome mais cotado entre os aliados do Prefeito Sebastião Dias, se quiser ser o candidato, vai ser “obrigado” a assinar a ficha de filiação do PT.
Oposição, o ex-prefeito Dinca Brandino (MDB) deve estar morrendo de rir diante das articulações que estão acontecendo do lado governista. A leitura é do próprio Anchieta Santos ao blog.
O Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (20) recebe os prefeitos de Ingazeira, Luciano Torres (PSB) e de Tabira, Sebastião Dias (PTB). Eles falam sobre as demandas nos seus municípios, segundo semestre, eleições e respondem às suas perguntas pelo (87) 3838-1213 ou pela Internet no www.radiopajeu.com.br . Também pela fanpage do blog ou da emissora. Sebastião Dias […]
O Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (20) recebe os prefeitos de Ingazeira, Luciano Torres (PSB) e de Tabira, Sebastião Dias (PTB).
Eles falam sobre as demandas nos seus municípios, segundo semestre, eleições e respondem às suas perguntas pelo (87) 3838-1213 ou pela Internet no www.radiopajeu.com.br . Também pela fanpage do blog ou da emissora.
Sebastião Dias é prefeito pelo PTB e está no primeiro mandato. Já Luciano Torres (PSB) está no seu segundo mandato.
Por André Luis O presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto, registrou durante o Câmara em Ação desta sexta-feira (15), transmitido pela Rádio Pajeú, que algumas solicitações feitas pela Câmara foram atendidas pelo executivo local. Ele citou a sanitização ou desinfecção das ruas, praças, avenidas, prédios públicos e ambulâncias da sede do município […]
O presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto, registrou durante o Câmara em Ação desta sexta-feira (15), transmitido pela Rádio Pajeú, que algumas solicitações feitas pela Câmara foram atendidas pelo executivo local.
Ele citou a sanitização ou desinfecção das ruas, praças, avenidas, prédios públicos e ambulâncias da sede do município e do distrito de Santa Rita.
Danilo também disse que, após cobrança, foi percebida uma melhora nos horários de funcionamento das barreiras sanitárias do município.
O presidente ainda aproveitou para cobrar da Prefeitura, a distribuição dos kits da merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino.
“Tuparetama é o único município, aqui da região do Pajeú, acredito eu, que não está fazendo acontecer essa distribuição. Tem uma lei federal autorizando o prefeito, tem o adiantamento do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que foi enviado ao município, para todos os municípios por sinal. Ele recebeu dinheiro adiantado e não está acontecendo, se usa aqui desculpas, muitas vezes algumas informações desencontradas, algumas mentiras e isso pra mim é falta de sensibilidade humana, social, que neste momento não pode faltar a nenhum gestor”, criticou.
Danilo disse que além dele, a população também está cobrando a distribuição e destacou que existe uma recomendação do Ministério Público para que essa distribuição seja feita e informada ao órgão os alunos que foram beneficiados.
“Tem critérios, não pode ser por partidarismo e muito menos à pessoas que não precisem, mas nós sabemos que na rede municipal de ensino 70%, 80% desses alunos necessitam do kit da merenda escolar”, disse.
Danilo também cobrou o aperfeiçoamento do ensino a distância que está acontecendo no município. Para ele, os pais de família, alunos e professores não estão satisfeitos com o aplicativo.
Ele lembrou que alguns alunos não tem smartphone, notebook e acesso à internet.
“Também solicitei que o gestor pudesse conseguir essa internet gratuita para alunos carentes da zona urbana e rural do nosso município e que o aplicativo seja mais acessível, porque sabemos que há dificuldades. A Secretaria [de Educação], já tem conhecimento disso”.
Segundo ele, há dificuldades ainda porque nem todos os celulares suportam a carga de atividades escolares que recebem todos os dias.
“Tem que se procurar um método, uma forma que possa garantir o acesso de todos esses estudantes ao ensino a distância nesse momento”, destacou.
Danilo também lembrou que o município recebeu R$ 700 mil em emendas parlamentares para custeio da saúde do município da média a alta complexidade, que é o foco do Hospital de Tuparetama.
A programação busca valorizar tradições do ciclo natalino, com atividades culturais e religiosas Será aberta neste sábado (15/12), a partir das 16h, a 13ª edição do Natal Triunfo. Realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Sesc, a mais bela celebração natalina do Sertão pernambucano, tem como proposta valorizar as manifestações do ciclo natalino, e movimentará a […]
A programação busca valorizar tradições do ciclo natalino, com atividades culturais e religiosas
Será aberta neste sábado (15/12), a partir das 16h, a 13ª edição do Natal Triunfo. Realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Sesc, a mais bela celebração natalina do Sertão pernambucano, tem como proposta valorizar as manifestações do ciclo natalino, e movimentará a cidade até o dia 6 de janeiro de 2019, com atividades culturais e religiosas.
A abertura dos festejos será comandada pelo tradicional Cortejo, que reúne estudantes de escolas públicas da cidade, grupos de tradição personagens natalinos, e o bloco Cobra da Bexiga Lixa (Arcoverde).
A concentração será no Parque Dona Marizete, com destino à Via Verde Iaiá Gastão. Às 17h, na Casa Brechó, localizada a Avenida Getúlio Vargas, será aberta a Exposição Figuras do Lugar. Às 19h, na Via Verde Iaiá Gastão, acontecerá um dos momentos mais esperados por moradores e turistas: o acendimento das luzes de Natal, que será acompanhado de concerto da Orquestra Isaías Lima.
A programação do Natal Triunfo chegará ao seu ápice na terça-feira (25/12),com o esperado desfile de Papai Noel. A concentração será às 16h na Praça Carolino Campos, e contará com a participação da Cavalhada do Tamboril (Arcoverde), Banda Marcial Lar 101, Treca de Caretas, Trupernas (Arcoverde), Cambindas de Triunfo, Quadrilha Estilar com a Cutilada e Cabras de Lampião (Serra Talhada). O encerramento do desfile será na Fábrica de Criação Popular do Sesc.
No mesmo dia, às 20h30, o Pastoril Infantil de Triunfo se apresentará na Praça José Veríssimo Júnior. Às 21h30, no Theatro Cinema Guarany, o público poderá conferir o Concerto de Natal, com participação do Grupo de Violinos do Sesc Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Igor Alves e Edição Extra.
Até o dia 6 de janeiro a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um grande cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário, com a participação do Bloco Lírico Amantes das Flores (Camaragibe), Pastoris de Triunfo, Giselly Andrade (Recife) e Orquestra Isaias Lima. Haverá ainda a tradicional queima de pedidos ao menino Jesus. A programação completa, que pode sofrer alterações, está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
A Transnordestina, que segundo o próprio Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, não terá o aproveitamento do Ramal de Pernambuco por questões ligadas a demanda, fez três vítimas de uma mesma família esta tarde. Três pessoas, pai, mãe e filho ainda não identificados – o Instituto de Criminalística foi ao local para perícia e identificação – […]
A Transnordestina, que segundo o próprio Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, não terá o aproveitamento do Ramal de Pernambuco por questões ligadas a demanda, fez três vítimas de uma mesma família esta tarde.
Três pessoas, pai, mãe e filho ainda não identificados – o Instituto de Criminalística foi ao local para perícia e identificação – morreram ao ter o carro em que seguiam, um Pálio placas HAV 48J5, atingido por um trem na ferrovia.
O acidente aconteceu à altura do assentamento Poço do Serrote, zona rural do município. Os três tiveram morte instantânea, tamanha a força do impacto. um corpo chegou a ser arremessado para fora do veículo.
As perguntas óbvias, que não repõem o sofrimento dessa família são: se não há atividade na ferrovia, com o ramal sem utilidade para o governo, porque havia um trem circulando? Qual a finalidade do trajeto? A quem pertence a composição?
Outra dúvida é sobre a sinalização obrigatória em cruzamentos, estejam eles na área urbana ou rural. Porque não havia uma sinalização com cancela “pare e siga” no local? Isso tem relação com o fato de a obra ter paralisado? Havia ou não previsão de instalação da sinalização naquele local?
Você precisa fazer login para comentar.