“Uma tragédia”, diz Lula sobre desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição em Recife
Por André Luis
Na tarde desta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para manifestar sua tristeza e solidariedade em relação ao desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, ocorrido na Zona Norte do Recife.
O incidente, que resultou em duas mortes e deixou dezenas de feridos, alguns em estado grave, foi classificado por Lula como uma tragédia que abalou não só a cidade, mas o país inteiro.
Em sua mensagem, o presidente expressou profunda tristeza pela perda de vidas e pela dor enfrentada pelos feridos e seus familiares.
“Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento,” escreveu Lula.
Pequenos comerciantes de bombinhas, peidos de véia, chuvinha e outros artefatos juninos estão revoltados com o Comando Regional do Corpo de Bombeiros, que em reunião dia 11 de maio determinou tantas condições para o início de trabalho e comercialização, que eles ainda não puderam iniciar as atividades, já dentro do mês junino. O curioso é […]
Barraquinhas de artefatos juninos são tradição em todo o Nordeste. Em Afogados, barraqueiros reclamam de exigência dos Bombeiros. “Não temos como trabalhar”
Pequenos comerciantes de bombinhas, peidos de véia, chuvinha e outros artefatos juninos estão revoltados com o Comando Regional do Corpo de Bombeiros, que em reunião dia 11 de maio determinou tantas condições para o início de trabalho e comercialização, que eles ainda não puderam iniciar as atividades, já dentro do mês junino.
O curioso é que em praticamente todas as cidades de Pernambuco há comercialização e queixas de falta de fiscalização das autoridades. Aqui, a reunião reuniu MP, Prefeitura e Bombeiros e definiu critérios de segurança para a comercialização de artefatos juninos. O próprio MP reconhece que as exigências feitas são exageradas. “Exigiram o que não costumam exigir nem em Caruaru”, diz o barraqueiro Augusto Silva.
A Prefeitura fez termo de Ajustamento de Conduta com regras de segurança pré estabelecidas junto ao MP, mas os Bombeiros não aceitam e querem regras mais duras. Segundo o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, a decisão é do Centro Técnico em Serra Talhada. O próprio promotor considera as exigências “pesadas demais”.
O ponto mais critico é da comercialização na Praça de Alimentação. Se a exigência tiver que ser cumprida, os pequenos comerciantes terão que sair do local e ir a área afastada da cidade.
Um encontro com o Diretor-Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, o Secretário de Cultura de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos e o Gerente Administrativo da Rádio Pajeú, Nill Júnior, discutiu o apoio da entidade na programação dos 60 anos da emissora pioneira do Sertão Pernambucano, que serão vividos em 4 de outubro próximo. Segundo a emissora, a […]
Um encontro com o Diretor-Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, o Secretário de Cultura de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos e o Gerente Administrativo da Rádio Pajeú, Nill Júnior, discutiu o apoio da entidade na programação dos 60 anos da emissora pioneira do Sertão Pernambucano, que serão vividos em 4 de outubro próximo.
Segundo a emissora, a proposta da programação contempla um ato no Cine São José com a participação de nomes da história da emissora e do rádio pernambucano. A formatação do evento ainda está sendo discutida, mas figuras históricas da emissora como Monsenhor Assis Rocha, Zé Tenório e importantes da radiodifusão como Geraldo Freire serão convidadas. Após, a ideia é a realização de um show na rua da emissora, a Newton César, com apoio da Fundarpe.
Na conversa, ficou encaminhado que um novo encontro deverá acontecer em agosto, considerando que a grade festiva do estado costuma ser fechada com 15 dias a um mês de antecedência.
A Rádio Pajeú é a primeira emissora do Sertão Pernambucano, com grande contribuição para a formação política, religiosa e cultural de toda a região. Ligada à Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, tem uma programação com informação, prestação de serviço e valorização da cultura. É premiada nacionalmente, com o Ayrton Senna de jornalismo (1999) e o Microfone de Prata (2007), além de comendas estaduais e regionais.
João Campos começa a trilhar caminho para 2026 pelo Pajeú O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, participa de entrevista com este jornalista na Rádio Pajeú, às 8h30, antes da sua agenda política, neste domingo (30) pela manhã, na Associação Atlética do Banco do Brasil. A respeitada jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, […]
João Campos começa a trilhar caminho para 2026 pelo Pajeú
O prefeito do Recife, João Campos, do PSB, participa de entrevista com este jornalista na Rádio Pajeú, às 8h30, antes da sua agenda política, neste domingo (30) pela manhã, na Associação Atlética do Banco do Brasil.
A respeitada jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, também participa do encontro. Largar nessa pré-candidatura – mesmo que Campos não assuma – pela região, tem uma simbologia.
Poucas cidades no Sertão significaram mais para Eduardo, assim como foi para Arraes, que Afogados da Ingazeira e o Pajeú. Tida como terra politizada, terra de Dom Francisco, que ambos visitaram tantas vezes, era essa simpática cidade que atraía tanto a atenção deles. Virou uma espécie de referência política do socialismo no Sertão.
O PSB aqui sempre foi tratado como uma extensão dos ideais socialistas de Eduardo e Arraes. Eles, sempre que podiam, incluíam Afogados e o Pajeú no roteiro.
A rota fez discípulos no modo de pensar. O maior deles nos últimos 50 anos, indiscutivelmente José Patriota, que foi prefeito e deputado estadual, morto em setembro do ano passado. A vinda de João e do staff socialista reforça o caráter da justa homenagem que será prestada ao socialista.
Aliás, o legado de Patriota e a possibilidade de manutenção de uma cadeira na Assembleia com DNA do Médio e Alto Pajeú, também estará em jogo. Depois da morte de Patriota, há um movimento que defende uma candidatura única do PSB com a cara da região. O favorito é o ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. Aparentemente, tem a benção do prefeito do Recife.
Mas não é um alinhamento fácil, dada a disposição de alguns socialistas pelo nome de Diogo Moraes, que tem todo alinhamento com nomes como Anchieta Patriota e Luciano Torres. A vinda de João também será o pontapé para, quem sabe, desatar o nó.
8h30
A entrevista de João Campos à Rádio Pajeú vai gerar repercussão em todo o Estado. Isso porque ocorre em um momento movimentado do ano pré-eleitoral em Pernambuco e também porque, dada a agenda atribulada, João não tem parado tanto para momentos como esse.
Simultâneos
A ida de Sebastião Oliveira para visitar a prefeita Márcia Conrado teve de tudo, menos timing. Em paralelo, um movimento orquestrado por Leirson Magalhães com vários secretários da gestão e vereadores, fazia a hashtag #breno2026.
Tese
A possibilidade de Márcia Conrado e Sebastião Oliveira estarem em palanques diferentes para muitos também será usado como álibi para que a gestora não siga o candidato do AVANTE. No fundo, Márcia não quer deixar Luciano Duque ganhar terreno em 2026 pensando em 2028. E muitos acham Breno mais leve em Serra que Sebá.
Recado
“Pernambuco se levanta e anda pra frente”. Foi com esse mote que a militância do PSB se reuniu, na manhã deste sábado (29), no Congresso Regional do partido em São Lourenço da Mata. O evento contou com a participação do prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos. “Assim como foi o maior partido nas eleições de 2024 em Pernambuco, o PSB continuará sendo o maior partido do nosso estado, inclusive nas eleições de 2026. Vamos trazer novos quadros Brasil afora, crescer em tamanho, mantendo a nossa qualidade e a nossa firmeza política. Tenham certeza de que a caminhada vai ser bonita. Vamos reunir muita gente pelo caminho e fortalecer esse conjunto que está aqui, porque não adianta você crescer se seus amigos não acompanham esse crescimento.”, declarou.
Destino: Arcoverde
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, detalhou na noite da sexta-feira (28) como será o São João de Arcoverde em 2025. O repórter deste blog, André Luis, participou do evento que também anunciou as atrações do Palco Multicultural. O gestor confirmou a mudança do palco principal do evento da Praça da Bandeira para a rua Padre Roma, a partir do largo da antiga Estação Ferroviária (hoje Estação da Cultura), sentido Parque Verde, entre o Centro da cidade e o bairro São Geraldo. De acordo com o prefeito Zeca, o novo espaço triplica a capacidade de público para até 30 mil pessoas – um salto em relação aos 12 mil do local anterior. No evento, entre os dias 14 e 28 de junho, Zeca quer turistas de estados como Bahia e Paraíba. “Queremos que Arcoverde seja destino certo para quem busca o autêntico São João nordestino”.
Cachimbo da paz
Durante a sua fala no lançamento da programação do São João 2025, o prefeito Zeca Cavalcanti fez questão de abraçar o seu vice-prefeito, Siqueirinha, e dizer que entre eles não houve nenhum tipo de conflito. “Estão querendo que a gente brigue, mas a gente não briga de jeito nenhum. Estamos mais unidos do que nunca para fazer Arcoverde ainda mais forte”, enfatizou o prefeito de Arcoverde.
Passarinho voou…
Tido como homem de confiança de Zeca Cavalcanti, o jornalista José Manoel Torres, o Passarinho, foi exonerado do cargo de Secretário de Comunicação da gestão na terça-feira (25). O anúncio, feito aqui no blog com exclusividade, gerou muitas especulações. Uma delas foi a de que havia um atrito entre o jornalista e os demais integrantes da equipe de comunicação do prefeito. Outra, que ele estaria rompendo a amizade com o vice-prefeito Siqueirinha ou mesmo com a primeira dama, Neryanne Cavalcanti. Em nota, o jornalista disse que a decisão de sair foi dele mesmo “por questões profissionais e pessoais”. Ah, tá…
Gabrielle ficou!
Quem assumiu a pasta, interinamente, foi a publicitária e social media, Gabrielle Almeida, que é a Secretária executiva de Comunicação desde o início da gestão. De cara, já ficou nas mãos dela a convocação da imprensa e a estratégia geral da comunicação para o lançamento do São João do município.
Desfecho trágico
Ontem (29) a tarde, policiais do BEPI prenderam o homem que havia sequestrado a menina Ingrid Vitória, de 13 anos na última terça-feira (25), em Santa Maria da Boa Vista. De acordo com a polícia, ele trocou tiros com os policiais, foi baleado e morreu ao dar entrada no hospital Monsenhor Ângelo Sampaio. Horas depois, a menina foi encontrada morta, amarrada e com sinais de violência sexual, no povoado Caraíbas, Zona Rural do município. A notícia gerou comoção e repercute em veículos de comunicação de todo o Estado.
Governadora lamentou morte da adolescente
Raquel Lyra expressou a sua dor, através de nota oficial, “como mãe e governadora”, diante da violência que chocou o estado. A governadora também reforçou que as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime e estendeu sua solidariedade à família da vítima e à população local. Raquel encerrou sua nota com um apelo por justiça e reforçou o compromisso do estado com a segurança pública: “Seguiremos trabalhando para que crimes como este não se repitam em nosso território”.
Prêmio Excelência 2024
Em entrevista do blog de Júnior Campos, durante a entrega do prêmio promovido pela MV4, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, falou sobre a importância de receber mais um prêmio. “Fiquei muito feliz com esse reconhecimento da população. Uma prova de que o nosso trabalho vem dando certo. Que esse trabalho de escuta qualificada da população, para diagnosticar problemas e buscar soluções da melhor forma possível, traz o reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou o prefeito.
Descascou
João de Maria, atual secretário de Assistência Social de São José do Egito, não perde oportunidade de atacar o ciclo Evandro Valadares nem em evento social. Ontem, ao receber o Prêmio Excelência da Agência MV4 – como vereador, referente a 2024 – disse que não havia ninguém agraciado da gestão anterior porque só entregou caos e desmantelo ao município.
Não abre
Quem ouviu Daniel Valadares ontem no Prêmio Excelência teve a certeza de que ele não vai baixar a guarda para quem tenta reduzir seu espaço político ou minimizar sua candidatura em 2028. No discurso, prestou contas dos milhões conhecidos em emendas, apontando o dedo para Carlos Veras. Daniel diz que nenhum vice conseguiu o que ele trouxe de emendas para o município.
A multa de Arquimedes
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou, na quinta-feira (27), um Auto de Infração contra o ex-prefeito de Buíque, Arquimedes Guedes Valença, devido ao descumprimento de normas relacionadas à transparência na gestão pública. O processo destacou falhas na disponibilização de documentos e informações essenciais para o controle administrativo. Arquimedes foi multado.
Olho no olho
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, passou por uma cirurgia de retirada de pterígio na cidade do Recife. “Graças a Deus, tudo ocorreu bem, e agora sigo as recomendações médicas para alguns dias de repouso”. Pterígio é uma lesão benigna no olho, indolor e não infecciosa. “Em breve, estarei de volta para, juntos, continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município. Agradeço a todos pelo carinho e pelas orações”, disse.
Frase da semana:
“Na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o [ex-presidente Joe] Biden deveria ter tomado, sou obrigado a dizer que está no caminho certo.
Do presidente Lula elogiando pela primeira vez o presidente americano Donald Trump.
Por André Luis O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta sexta-feira (17) um vídeo institucional para a televisão. O vídeo, que tem como protagonista o deputado federal Carlos Veras, destaca as ações do governo do presidente Lula nos primeiros seis meses de mandato. No vídeo, Veras afirma que, após anos de descaso dos governos anteriores, […]
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta sexta-feira (17) um vídeo institucional para a televisão. O vídeo, que tem como protagonista o deputado federal Carlos Veras, destaca as ações do governo do presidente Lula nos primeiros seis meses de mandato.
No vídeo, Veras afirma que, após anos de descaso dos governos anteriores, o PT recebeu a importante missão de reconstruir o Brasil. “Com Educação e Saúde de qualidade para a nossa gente, comida no prato e um compromisso com o meio ambiente, o governo do presidente Lula vem mudando novamente a nossa história”, diz o deputado.
Veras cita como exemplos dessas ações a retomada do programa Bolsa Família, o investimento em infraestrutura defesa do meio ambiente.
“A caminhada não é fácil, mas juntos e juntas conseguiremos novamente transformar o Brasil na grande nação que sempre foi”, afirma Veras no vídeo.
O vídeo institucional do PT está sendo exibido em emissoras de TV de todo o país. A legenda espera que o vídeo ajude a divulgar as ações do governo Lula e a aumentar o apoio ao partido.
O general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), participaram de acareação no Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta terça-feira (24). A audiência foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes. Os dois são réus na ação que apura a participação do chamado “núcleo crucial” da organização […]
O general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), participaram de acareação no Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta terça-feira (24). A audiência foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Os dois são réus na ação que apura a participação do chamado “núcleo crucial” da organização criminosa acusada de tramar um golpe de Estado no país. Cid tem um acordo de colaboração premiada fechado com a Polícia Federal.
O procedimento durou cerca de 1h50, segundo advogados que acompanharam a audiência. Em seguida, começou a acareação entre o ex-ministro Anderson Torres e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército.
O primeiro faz parte do “núcleo crucial” apontado pela Procuradoria-Geral da República; o segundo é testemunha no processo.
Prevista na legislação penal, a acareação é um procedimento em que pessoas cujos depoimentos apresentam contradições são colocadas frente a frente para esclarecer os fatos. Pode ser realizada entre acusados, entre testemunhas ou entre acusados e testemunhas.
Durante a audiência, os envolvidos respondem a perguntas e têm a chance de esclarecer os pontos controversos. A sessão é registrada por escrito.
Braga Netto, que está preso em uma unidade militar no Rio de Janeiro, teve de vir pessoalmente participar da audiência. Para isso, ele colocou uma tornozeleira eletrônica e viajou do Rio até Brasília.
Logo após a acareação, Braga Netto terá de voltar para a prisão na capital fluminense. Ele não poderá se comunicar com outras pessoas, à exceção do advogado, durante esse deslocamento.
Por que as audiências foram marcadas?
Os procedimentos foram solicitados pelas defesas de Anderson Torres e de Braga Netto na fase de diligências adicionais, logo após o interrogatório dos réus, realizado entre os dias 9 e 10 de junho.
Ao ministro do STF Alexandre de Moraes, advogados de Torres afirmaram que a medida era necessária para esclarecer contradições em declarações apresentadas por Freire Gomes, testemunha no processo.
Segundo eles, pontos apresentados pelo militar e pelo ex-ministro “divergem frontalmente em ponto nevrálgico” da ação.
Já os advogados de Braga Netto querem tratar do que consideram divergências entre as declarações do general e de Cid durante o interrogatório. Moraes autorizou os procedimentos na terça-feira (17) passada. As informações são do g1.
Você precisa fazer login para comentar.