Notícias

Uma em três casas do país ainda não tem esgoto

Por Nill Júnior

Uol

Na casa de Raquel Abelardo, 36, o mau cheiro e os mosquitos são rotina. Segurando o neto de oito meses repleto de picadas de insetos, a dona de casa recebe o UOL na porta da pequena residência onde eles mora, no bairro da Levada, em Maceió, onde o esgoto corre a céu aberto a menos de dois metros da vila onde vive.

A casa está em uma estatística que se tornou uma das marcas do Brasil: a falta de saneamento básico. Dez anos após sancionada a Lei do Saneamento Básico, uma em cada três casas do país ainda não têm esgoto ligado a rede.

Um levantamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mostra que, em 2015 –ano com dados mais recentes disponíveis–, 34,7% dos lares brasileiros estavam fora da rede de esgoto, o que significa 69,2 milhões de pessoas sem acesso ao esgotamento sanitário com mínima qualidade.

“Hoje, as escolas brasileiras tê, mais acesso à Internet (41%) que a esgoto (36%). Não que não seja importante, mas mostra bem as prioridades do país”, afirma o presidente da Abes, Roberval Tavares.

O estudo da Abes fez um comparativo do crescimento entre 2008 e 2015. Os dados de 2006 e 2007 não foram usados porque, segunda a entidade, possuía uma metodologia diferente –o que impediria comparações fidedignas.

No esgotamento sanitário por rede, a cobertura avançou 6 pontos percentuais nesse intervalo de 7 anos, passando de 59,3% para 65,3%. Nesse período, 10,3 milhões de pessoas passaram a ter cobertura.

O saneamento básico inclui outros dois itens, que têm melhor cobertura que o esgoto. O abastecimento de água, por exemplo, chegava a 85,4% dos lares em 2015. Já a coleta de lixo tem o melhor índice de cobertura entre os três quesitos, com 89,8% dos domicílios brasileiros atendidos.

Mesmo assim, no Brasil, 29 milhões de pessoas permaneciam sem acesso ao abastecimento geral de água por rede, e 20,5 milhões, sem coleta de lixo.

Além do alto índice de casas sem esgotamento sanitário, o país convive com outra realidade desafiante: nas diferenças regionais. Enquanto no Sudeste há 88,6% dos domicílios com esgoto ligado à rede, apenas 22,6% têm o serviço no Norte; ou 42,9%, no Nordeste. Sul (65,1%) e Centro-Oeste (53,2%) têm índices mais próximos da média nacional.

A diferença também faz parte da estatística de abastecimento de água, onde o Sudeste lidera mais uma vez com 92,2% das casas recebendo água, contra 60,2% do Norte.

No quesito coleta de lixo, as desigualdades existem, mas em diferenças menores. Enquanto no Sudeste tem 96,4% dos domicílios atendidos, no Nordeste são 79,1%.

Outras Notícias

Brejinho recebe o Banco Vermelho em ato de conscientização e combate à violência contra a mulher

Na manhã desta segunda-feira (16), o município de Brejinho vivenciou um importante momento de conscientização social com a instalação do Banco Vermelho, um símbolo nacional de alerta e combate à violência contra a mulher. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e de toda a sociedade na luta pela defesa da vida e dos […]

Na manhã desta segunda-feira (16), o município de Brejinho vivenciou um importante momento de conscientização social com a instalação do Banco Vermelho, um símbolo nacional de alerta e combate à violência contra a mulher. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e de toda a sociedade na luta pela defesa da vida e dos direitos das mulheres.

O evento aconteceu em espaço público e reuniu diversas autoridades locais e representantes de instituições ligadas à proteção e defesa dos direitos humanos. Estiveram presentes o prefeito Gilson Bento, secretários municipais, vereadores, além de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Promotoria Pública, da Delegacia da Polícia Civil e da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

A instalação do Banco Vermelho é um ato simbólico, mas de forte impacto visual e social, que busca sensibilizar a população sobre a gravidade da violência de gênero. O banco traz as seguintes frases: “A relação abusiva de hoje pode ser o feminicídio de amanhã e, mulher quebre o silêncio e denuncie”, servindo como um alerta permanente para que a violência não seja ignorada ou naturalizada.

Durante o evento, as autoridades reforçaram a importância da denúncia, da prevenção e da união entre os órgãos públicos e a sociedade civil para proteger as mulheres e punir os agressores. Em sua fala, o prefeito Gilson Bento destacou que a gestão municipal continuará apoiando ações de enfrentamento à violência doméstica. “Este é um marco para Brejinho. Precisamos falar, denunciar e combater qualquer forma de violência contra a mulher. Esse banco é um símbolo de respeito, memória e alerta”, afirmou.

Dêva diz que reverterá decisão: “vingança de Sávio”

“A decisão da Justiça Federal é um produto da má fé do atual gestor de Tuparetama, que de forma vil induziu ao erro o Juízo da Vara Federal de Serra Talhada. A decisão será agravada e os verdadeiros fundamentos de fato e de direito serão apresentados ao TRF da 5ª  Região, afirmando que certamente sairá […]

“A decisão da Justiça Federal é um produto da má fé do atual gestor de Tuparetama, que de forma vil induziu ao erro o Juízo da Vara Federal de Serra Talhada. A decisão será agravada e os verdadeiros fundamentos de fato e de direito serão apresentados ao TRF da 5ª  Região, afirmando que certamente sairá vitorioso, porque existe provas robustas capazes de afastar o esquema maléfico  do atual prefeito, que é tentar tornar Deva Pessoa inelegível”. É o que diz a defesa de Dêva Pessoa em nota ao blog sobre a liminar federal que bloqueou seus bens.

“Ademais, cita nomes como da Secretaria Morgana e seu pai Dr. Gonzaga Pessoa, comerciante, professor, reconhecidamente pessoa de total e ilibada reputação. Acrescenta Dêva que, “por mais irrisório que fosse qualquer valor, jamais colocaríamos a prova, uma gestão que se consolidou pelo trabalho, pela honestidade e transparência,  reconhecida em todo estado, inclusive pelos órgãos de controle do estado e União. Desnecessário faz-se dizer que a verdade prevalecerá”.

Alfinetou afirmando que na sua gestão de governo “foi quem mais construiu pela saúde, fez a maior e mais humanizada reforma da Secretaria de Saúde que Tuparetama já teve, construiu a maior Unidade de Atenção Básica distrital registrada no Pajeú, construída no distrito de Santa Rita e fomentou a maior política de distribuição de medicamentos, exames e serviços de saúde preventiva vivenciada pela população “.

“O prefeito de Tuparetama vive em função de uma infundada vingança privada e esquece de atender o cidadão mais necessitado”, critica. “O ex-prefeito que além do atual gestor tentar torná-lo inelegível, tenta desviar o foco das atenções para não ficar em evidencia a desastrosa administração que vem tendo em Tuparetama”, conclui.

Prefeitura de Afogados firma parceria com UFRPE para melhorar arborização urbana

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira celebrou uma parceria com o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas da UFRPE, em Serra Talhada. O primeiro passo dessa parceria foi a realização de um curso técnico de podação de árvores em áreas urbanas, ministrado pelos Professores Wellington Lundgren e Luzia Ferreira. O curso contou com a parte […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira celebrou uma parceria com o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas da UFRPE, em Serra Talhada.

O primeiro passo dessa parceria foi a realização de um curso técnico de podação de árvores em áreas urbanas, ministrado pelos Professores Wellington Lundgren e Luzia Ferreira. O curso contou com a parte teórica, ocorrida no Centro Tecnológico, e a aula prática, promovida na Praça Alfredo de Arruda Câmara.

“Uma poda mal realizada pode significar, a médio e longo prazo, na morte de uma árvore. A podação deve ser feita exclusivamente em casos de extrema necessidade, quando a árvore está provocando avarias em um imóvel ou danos à rede elétrica,” destacou o Professor Wellington.

Participaram do curso a equipe de servidores municipais encarregada pelo serviço em Afogados. Profissionais da CELPE e do Corpo de Bombeiros também participaram. “Estamos trabalhando para ampliar a área arborizada de Afogados, com mais qualidade e priorizando as nossas espécies nativas. Em breve teremos boas novidades a esse respeito para a nossa população,” destacou o Prefeito José Patriota, que participou das atividades.

Confirmada a morte de Paulo Gustavo

O ator e humorista Paulo Gustavo,  de 42 anos,  teve sua morte confirmada,  aos 42 anos, criador de Dona Hermínia — e de outros personagens inesquecíveis — estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul. A piora no quadro de saúde do ator aconteceu na noite de domingo (2). Paulo […]

O ator e humorista Paulo Gustavo,  de 42 anos,  teve sua morte confirmada,  aos 42 anos, criador de Dona Hermínia — e de outros personagens inesquecíveis — estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul.

A piora no quadro de saúde do ator aconteceu na noite de domingo (2). Paulo Gustavo vinha apresentando melhoras significativas, chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e também com o marido, Thales Bretas. À noite, no entanto, sofreu uma embolia pulmonar.

Nesta terça, novo boletim disse que o ator estava com quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a morte de Paulo Gustavo.

Em 22 de março, o ator precisou ser intubado, “para ser tratado de forma mais segura”, segundo informou a assessoria dele.

No último domingo (2), ele chegou a apresentar melhora e interagiu com médicos e com o marido, Thales Bretas. À noite, porém, sofreu uma embolia pulmonar e teve o quadro agravado.

Álvaro Porto diz que, caso seja preciso, falará sobre PSDB no momento devido

Instado a falar sobre a saída da governadora Raquel Lyra do PSDB, a anunciada filiação da gestora ao PSD e também a respeito do especulado interesse da direção nacional da legenda tucana em tê-lo no comando regional da sigla, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), informa que, caso seja necessário, […]

Instado a falar sobre a saída da governadora Raquel Lyra do PSDB, a anunciada filiação da gestora ao PSD e também a respeito do especulado interesse da direção nacional da legenda tucana em tê-lo no comando regional da sigla, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), informa que, caso seja necessário, se pronunciará no momento devido. 

O parlamentar ressalta ainda que permanece como mero espectador da cena política.